Rodas 29

#1
Boas pessoal.
Mais uma vez preciso de recorrer às vossas opiniões.
Tive um pequeno acidente de BTT com um automóvel. Como era de esperar a parte pior ficou para mim. Podia ter sido bem pior mas foi só roda traseira da bike e os meus "cromados" riscados.
Ora a minha intervenção prende-se com o facto de estar com um problema técnico na bike, mais concretamente na roda traseira.
A roda ficou empenada. Levei à loja, desempenaram a roda mas há um empeno que eles não conseguiram tirar porque segundo eles o mesmo foi feito para dentro e não de lado.
Agora com esta situação quando vou a rolar em alcatrão sinto o empeno como se a bike fosse "fugindo/deslizando" coisa pouca mas sinto.
Solução apresentada: andar até me fartar e comprar uma roda nova.
Como qualquer dia a trasmissão tem de dar lugar a outra nova estava a pensar na altura investir em tudo. Atualmente tenho 2X10. Na loja perguntei se quisesse fazer upgrade para 1X11 ou 1X12 se dava. o que me disseram é que se optar por 1X12 tenho de mudar a roda traseira porque a minha não suporta 12V só até 11V.
Como é que consigo identificar que rodas dão para 12V?

Obrigado.
 

Insignia

Well-Known Member
#2
Se tens 2x10 o cepo que tens na roda é HG da Shimano, pode levar qualquer cassete desde que esta seja 11-XX, independentemente de ser 10,11 ou 12v.
O que acontece é que cassetes 11-XX de 12v apenas existem em gamas muito baixas, o que as torna muito pesadas. Depois tem as cassetes 12v com dentição 10-50/10-51/10-52 que necessitam de um cepo diferente, XD para SRAM e MicroSpline para Shimano. Estas cassetes permitem maior velocidade de ponta porque o carreto mais pequeno é de 10 dentes em vez de 11 dentes.

Basicamente se quisesses meter o Eagle da SRAM por exemplo, irias precisar de uma roda com cubo XD.