Rodas 29 em carbono

Jocas22

Active Member
#61
qual o preço das prototype (so curiosidade, nao tenho orçamento para essas maluqueiras por agora)

outra duvida pra quem tem rodas de carbono. Nota-se aumento do conforto ou nem por isso? ou tal como na ridigez "tudo depende"
 

RTC

Super Moderador
#62
Eu penso que as Prototype, dependendo da loja ou desconto, rondam os 1200€.

Dos alguns kms que já fiz com umas XXX da Bontrager, conforto nota-se. O "pisar" é outro. Rigidez sinceramente não notei diferença mas também não puxei por elas.
 
#63
Penso que não é o conforto que se ganha nuns aros de carbono mas mais a rigidez. O pisar é realmente outro e isso é logo notório, pelo que experimentei nas roval.

As prototype têm muito bom aspecto. Acho que a equipa MMR na WC usam essas rodas :)
 
#64
sim, o preço ronda os 1200€ +-
depende dos descontos.

o "pisar" é outro sim, e em relação as anteriores portotype de aluminio que tinha, gosto bem mais deste pisar.

usam a MMR no UCI , e por cá tambem usam muitos, exemplo do David Rosa, entre outros atletas profissionais.
 

RTC

Super Moderador
#65
Boas malta.

Uma reviravolta na intenção de compra das rodas.
Decidi que irei desmontar as minhas rodas actuais e manter o que tem de bom e em bom estado, ou seja, os cubos DT 240. Deste modo e através de um conselho de algum amigo aqui do fórum que me enviou uma sms (desculpa mas não tenho o teu número guardado :D) com um link de uma loja em Espanha que vende rodas e peças em carbono, optei pela compra de 2 aros em carbono.
Os 2 aros irão ficar por 552€.
Troquei uns emails com a loja sobre as características dos mesmos e deixaram-me confiante na compra. Os portes, que seriam de 22€, são oferecidos.

Quando chegarem comprarei cá os 64 raios Sapin CX e nipples (mais 128€). A montagem será um amigo habilidoso que a fará.

Preferi assim, tanto por motivos económicos mas também para aproveitar os cubos que tenho. Comprar rodas completas implicaria vender as que tinha e não seria fácil nem honesto, atento os estado dos aros. (uma vez que a loja que me iria aceitar algum material "virou o bico ao prego" :s )
Deixo aqui o link dos aros em questão: http://tienda.trackstar-bike.com/15...ho_de_la_llanta-27_mm_exterior_22_mm_interior

A quem me enviou a mensagem com a sugestão, que se acuse. Obrigado!
Veremos se tomei a decisão correcta. Acho que sim. :)
 

RTC

Super Moderador
#67
Ele tem. Por acaso perguntei. :p
Não sei é se é Parktool mas deve ser porque pela ferramenta que vejo lá na garagem dele, a grande maioria é Parktool.
 

FMCurto

Active Member
#68
Engraçado, tinha andado a ler este tópico por curiosidade e estive quase para mandar um bitate de veres as montagens da LightBicyle ou da Nextie, mas nunca tendo experimentado e só tendo lido (na mtbr) as opiniões sobre as mesmas nas variantes de AM e Enduro acabei por não escrever nada. Mas pensava que eles só tinham venda directa, desconhecia haver importadores na Europa o que é uma boa informação, pelo menos evita dissabores de alfandegadas.
 
#69
RTC, assim que tiveres feedback deixa um testemunho. Essa poderia ser uma opção interessante tb para mim, uma vez que possuo umas rodas igualmente com DT240.

Abr.
 

RTC

Super Moderador
#70
Bom dia.

Chegaram os aros. Após uma primeira análise, tudo ok relativamente ao acabamento dos mesmos.
Medidas dos aros:
- 27mm externa;
- 22mm interna
- 23mm de perfil
(A foto é a possível. Não dá para ver grande coisa. :/)

image url


Agora é escolher os raios, verificar a medida necessárias e montar.
Gostava de arriscar e montar os raios em cinza/prata. Vejo montagens muito bonitas com raios desta cor em aros totalmente pretos mas não sei...
 

RTC

Super Moderador
#72
Não me parece. Optei pela compra só dos aros acima de tudo por uma questão racional. Não vou optar agora por uns raios que custam quase 5€ a unidade e que poucas ou nenhumas vantagens trazem em relação a uns de aço (Seja DT, Sapim ou mesmo CN).
Conseguir um baixo peso nas rodas (talvez a maior vantagem montando raios em Ti) não é uma prioridade.
 
#73
sapim laser ou cx ray todas as minhas rodas montadas foram com estes raios e estou super bem servido, só não te aconselho a ires para apertos em aluminio, reagem muito com o carbono e oxidam e partem muito rápido
 

RTC

Super Moderador
#74
Ai é grouk?
Por acaso não sabia disso.
Quando comprar as cabeças vou confirmar essa info.

Só uma nota do peso dos aros: 348gr e 350gr.
Praticamente como o anunciado.
 

davidream

Active Member
#75
só não te aconselho a ires para apertos em aluminio, reagem muito com o carbono e oxidam e partem muito rápido
Boa dica! também não fazia ideia disso :s
Nipples em alumínio são tidos como mais frágeis e eventualmente menos duradouros... desaconselhados em montagens mais All mountain/downhill(pelo menos pelo que leio) mas isso vale o que vale,agora na montagem em carbono é bom saber.

Cumps
 

Nozes

Active Member
#77
Essa é nova para mim...como é que diabo o carbono reage com o alumínio?? Não tenho aros de carbono,mas nunca parti nenhuma cabeça por oxidação e como mudo muitas vezes de pneus já descolei várias vezes a fita,deixando entrar liquido para dentro do aro. (Stan's e Joe's,supostamente com elementos corrosivos como amoniacal).

Depois o peso...64 cabeças de raio de latão pesam cerca de 65 gramas,se forem de alumínio rondam os 20 gramas.

Eu uso cabeças de raio (nipples,para quem não é de cá) DT Swiss.
 

Hardskin

Well-Known Member
#79
Fazendo fé no que aqui se está a dizer acerca dos nipples em alúminio reagirem desta forma com o carbono, não sei onde é que os construtores de rodas andam com a cabeça! :-K
Então vou estar tramado com as minhas DT Swiss XCM 1200 que supostamente são concebidas para aguentar tudo menos os próprios materiais com que são feitas.
É o que faz ser uma marca nova no mercado e sem experiência nenhuma no ramo...:(
 
#80
Acredito mais que é corrosão derivada da amónia dos liquidos tubeless ou de zonas com humidade/salitre constantes. Corrosão galvânica é possível mas difícil porque apesar do carbono ser condutor o polímero/resina vai neutralizar bastante.


cumps