Roda desalinhada.

edununo

Well-Known Member
A imagem é meramente ilustrativa mas a distancia a vermelho é cerca de uns 2mm menor que a azul. O que indica que a roda está fora do centro cerca de 1mm.
Será da tensão dos raios?
Tive uma queda recentemente que empenou a roda da frente. Agora não está empenada mas está assim.
Solução?

rodadesalhinhada.jpg
 

luis biclas

Elos Rápidos
Aqui á dias aconteceu-me uma cena do genero, quando fui a ver era o pneu que estava a sair da roda, não a sair completamente mas sim a sair do risco da montagem, se é que me entendes...
 

klaser

Well-Known Member
Isso deve ter sido quando desempenaram a roda...geralmente dá-se atenção à duas regulações só,a roda tar alinhada lateralmente e também que não fique ovalizada,mas há também uma terceira que é tar centrada em relação ao centro do cubo...há ferramentas pra ver isso...
0cd773df9e9fc475ebf43bde50a17502eda0f5eb_800x700.jpg
 
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blackfire

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eu tenho o mesmo "problema" na roda da frente
de um lado cabe um dedo entre o pneu e o braço da suspensão, do outro o dedo fica apertado.
como a roda nao está empenada, apenas está descentrada n me tenho preocupado muito.
a roda em questão é uma Mavic crossride
 

htdeao

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As rodas só estão empenadas se a distancia entre o aro e a suspençao for diferente e não a distancia ao pneu.
Uma vez que os pneus são de borracha tem tendencia para se deformar especialmente se soferem fortes torções.
Como tal a menos que tenhas os aros empenados e que deves tentar desempena-los.
 

klaser

Well-Known Member
As rodas (aro,raios e cubo) podem tar empenadas,ovalizadas e descentradas,agora resta saber a quantidade de desalinhamento,se for 1mm fora do centro como no caso do edununo não se se vale à pena mexer....
 

lpsferreira

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A roda está descentrada, quem desempenou não centrou a roda. A solução é centrar a mesma, embora fique com a sensação que é pouco e não vale a pena mexer.
 

edununo

Well-Known Member
lpsferreira, foi isso mesmo. Fui à loja e a pessoa reconheceu que não reparou nisso e já está centrada. Quando é assim está tudo ok.
 

BigFoot

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diz me uma coisa edununo, que suspensão se trata? estou com um problema identico, por acaso uma crossride, mas o problema parece me mais grave do que isso. A roda estava alinhada e perfeita na desenpenadeira, no entanto montada estava mais chegada para o lado do travão notoriamente. Para centrar na suspensão, voltou a desenadeira e mantendo a sua secção circular alinhada descentrou se a roda para o lado contrario para conpensar. Ficou melhor no entanto apresenta uns 2 a 3 mm de diferença na desenpenadeira, o que não é bom. Posto isto e um olhar mais clinico parece me que o arco da suspensão, que é uma sid wc, parece ligeiramente empenado.. mas não tenho a certeza pode ser ilusão.. não dei nenhum toque forte nem com a roda nem nada que se parece, apartida nada aconteceu de minimamente violento desde que adquiri a mesma. Vou exprementar a colocar outra roda na suspensão e aquela roda noutra suspensao e ver o aspecto.. mas eu que sou picuinhas fiquei a pensar e já não dormi bem.. :mrgreen:
 

BigFoot

New Member
já agora para finalizar, tanto a roda como o eixo em si fizeram revisão muito recentemente, já me lembrei que tivesse sido o eixo, mas tive cuidado em só desapertar de um lado, logo nunca poderia fazer uma diferença daquelas.. e a suspensão tambem teve a sua revisão e o funcionamento esta optimo..
 

edununo

Well-Known Member
A suspa era na altura uma RS Recon Race. O problema era mesmo a descentragem. Ficou resolvido com a centragem da roda.
 
Z

zazork

Guest
Adquiri à cerca de uma semana umas mavic crossride e estou precisamente com o mesmo problema. A roda da frente está bastante descentrada. A de trás está razoável. E a acrescentar que as rodas não vinham 100% direitas. Não sei o que fazer. Vale a pena mandar para a garantia e esperar uma eternidade?! ou tentar centrá-las em casa? Não sei se está última solução é possível.
Fora isto, as rodas tem um andamento excelente.
 
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