Roda 26, qual o seu futuro?

A questão é que há rodas 26 novas, por 500€ bem melhores do que qualquer oferta de rodas 29 pelo mesmo dinheiro... Posso estar errado, mas ainda não vi nenhuma roda 29 (ou 27.5) por 500€, que esteja ao nível da RR 540. E por 600€, tb creio não haver nenhuma 29" que esteja ao nível da RR 560€
 

Scramble44

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Bem isso da jante grande nos carros tem que se lhe diga porque por ex: o meu carro trazia de origem umas de 15" e agora tem 17" o tamanho da jante aumentou mas o pneu reduziu como é lógico para compensar a mesma altura no fundo o diâmetro da roda continua o mesmo e a prestação é a mesma só no consumo é que perdeu muito ligeiramente devido á maior largura... agora como em tudo a questão da moda dita as leis de hoje porque os números esses vêm quase sempre em 1º lugar.
 

SeteGu

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Sim também é verdade... se bem que acredito que, no geral, o tamanho das rodas (jante + pneu) tenha vindo a aumentar.

Nos carros a jante maior proporciona um menor perfil do pneu o que faz com que o comportamento melhore (e o conforto piore).

Acho é que é preciso ter algum cuidado na forma como se compraram ambas as coisas.
 

Jocas22

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comparar jantes de caros com tamanhos de rodas no btt faz lembrar outra comparacao sem pes nem cabeça que ainda ha pouco aqui andava sobre cuecas.
 
Troquei esta semana a minha roda 26 por uma 29, e só tenho a dizer:
Ainda bem que só andei agora de 29er, porque se andasse antes (antes de vender a minha por um preço perto do que queria vender) iria perder certamente mais dinheiro na minha 26.

Sem dúvida... Aquilo é bom! ;)
 
Vendeste a máquina que tinhas para comprar uma 29er sem antes teres experimentado uma:confused: ? Arriscaste um bocadinho... Como seria se não gostasses da 29er? Mas se estás satisfeito, isso é o que interessa!
 
Sir_Moreira.
Deixa lá passar o efeito da novidade (há quem chame a isso tecnicamente "efeito placebo") e depois verás que, se calhar, não é tanta assim a melhoria.
A não ser que...
- Andes, quase só, em estradões;
- Sejas realmente um bom atleta em boa condição física.
Só preenchendo, pelo menos, esses dois requisitos a 29er será a roda para ti, se não, Epah...lá está, andas com "cuecas" apertadas ou largas demais para ti, apenas porque são moda. :fpalm:

Só as 29ers de suspensão total, sub10kg,-de preços superiores aos 7.000/8.000 €uros- têm mais vantagens que desvantagens.
Mas os possuidores dessas são uma ínfima percentagem.
 
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ravenxtxt

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Boas. Paulo_MG_Ribeiro.. Temos k respeitar todas as opiniões.. Mas não concordo cntg quando dizes que só umá FS sub 10 kg de mais de 7000 euros e que tem mais vantagens do que desvantagens...e uma HT 29??tem mais desvantagens do que vantagens????para ti????
 
ravenxtxt

Assim como hoje, existe esta "desavença" entre 26er e 29er com, agora as 27,5", - literalmente, pelo meio-, no século passado (sim leste bem) existiu uma outra "batalha" de conceitos entre os defensores das HT e os das FS.

Eu, sempre fui um defensor das FS- aliás já só uso FS´s desde 1997- Na ocasião uma Grisley Nimbus 30.
Adiante...

Concluiu-se com o tempo que as FS afinal eram mesmo o melhor para o BTT, quando as marcas começaram a apostar a sério no conceito e o peso das bicicletas diminuiu, o carbono começou a tomar conta dos quadros e por aí se foi evoluindo.

Agora, tenta-se renovar o conceito, dizendo que afinal as HT é que são boas para as 29er.
Já li e ouvi inclusive, que como as 29er têm uns pneus maiores, já amortecem melhor e, portanto, fazem as vezes do amortecedor numa FS. :fpalm:

O que acontece, é que o quadro e as rodas 29er não permitem bicicletas com grandes ângulos de amortecimento atrás e por isso não são bicicletas para as vertentes "All mountain" ou similares.
O que, também acontece, é que para as marcas conseguirem um peso bom numa bicicleta FS de roda 29", ( e mesmo assim, só na vertente X-country com pouco amortecimento), a mesma terá de ter material e equipamento de topo e isso não fica barato e logo acessível.

Então, tenta-se reformular o conceito de que as HT são as melhores bicicletas.
São pois, na vertente estradão, com certeza que sim e mesmo assim nem todas.

Respondendo à tua pergunta, acho que já nem sei andar em HT. Gosto demasiado da minha coluna para fazer dela amortecedor de bicicleta.
 
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Mas, Jocas_22, eu já experimentei a 29er.
Uma HT, há uns 4 anos atrás. Adorei aquilo nos estradões. Nesse primeiro momento, quem foi comigo nesse dia, achou que me ia converter tal foi o meu entusiasmo.
O problema foi depois quando a coisa começou a inclinar e os trilhos a estreitar... Parecia que tinha lastro.
Não, não é p´ra mim. No entanto, se ficar milionário compro uma 29er, de certeza, uma daquelas a rondar os €10.000.
E compro uma cruiser, uma pasteleira, uma de estrada sub-7, uma de Downhill, e por aí vai.
Adoro bicicletas. Até gosto de 29ers. Não são é para o meu estilo/forma/tipo de btt.
P´ra já a 27,5" (ou 650B, se quiserem) é mesmo o melhor dos dois mundos.
 
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Como dizem os "bifes", YMMV (your mileage may vary). Para mim não existe "melhor absoluta".

Tive uma suspensão total durante muitos anos. antes tive várias HT, e agora voltei a ter uma HT. Para umas coisas, a FS é melhor... para outras prefiro a HT. Não vejo porque não há de ser diferente no tamanho de roda e noutras características. Não há tanta gente a curtir brutalmente com bicicletas sem qualquer suspensão? Que raio, há muita bicicleta de roda 24, mas lá está, orientada para um uso diferente, ora vejam lá: http://www.pinkbike.com/forum/listcomments/?threadid=34645&pagenum=1

Aliás, sinto isso noutra utilização que faço da bicicleta - tenho uma Brompton (roda 16) e uma bicicleta de cidade com roda 700 (Globe Live): a Brompton é super ágil, acelera a uma velocidade impressionante e dá-me uma versatilidade brutal com o facto de ainda por cima ser dobrável; A Globe é mais pesada, mas mais estável e mais confortável. Tenho ainda outra maior e mais confortável (GT com kit Xtracycle), em virtude da roda 26 mas com pneus mais grossos e uma distância entre eixos enorme - pesadona, mas permite levar tudo.

Qual a melhor? depende do uso...

Não vou em dogmas: de acordo com o tipo de utilização E de acordo com o que queremos sentir e retirar da bicicleta, haverá uma solução à nossa medida...
 

Jocas22

Active Member
vou discordar que 29er é so pra estradoes pela minha experiencia e tambem nao concordo que 650b seja o melhor dos 2 mundos. Mas isto a cada um a sua. Agora nao digas que experimentaste uma 29er com 15kg e ma geometria das que saiam ha 4 anos e comparas com as tua bike, isso era extremamente injusto.

salvo raras excepcoes é impossivel ao comum dos mortais ter mais que uma bike ou ate um tamanho de rodas, dai a procura do compromisso. E tenho duas e sei o que envolve sustenta-las.
 

SeteGu

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Eu também já tive uma roda 20 (que me roubaram), uso habitualmente 26 e experimentei várias vezes uma 29 de baixa gama. Também já "toquei" numa 27,5 mas não deu para tirar grandes conclusões.

Eu também gostei muito da experiência de usar roda 20. Da 20 para a 26 nota-se muito as diferenças entre ter uma roda maior ou uma mais pequena... e também continuo a achar que depende muito do gosto de cada um...
 
Sim, Jocas22
Há quatro anos as rodas 29" eram apenas "uma roda maior", em que as geometrias eram desapropriadas. Concordo.
Aliás, parece-me que só de há uns dois anos para cá é que as 29ers começaram a evoluir no sentido de uma geometria que partisse do tamanho de roda e não o inverso, como parecia acontecer antes.
Além disso, os "geómetras" das 29ers começam, também,a perceber até onde podem ir e ao que se destinam.
Eu mantenho a minha opinião que, serão as 27,5" que colocarão as 26" num nicho e não as 29".
Olho para os catálogos da Specialized e da Scott- por exemplo- para 2016 e já noto lá muitas 27,5" idênticas em material às 29".
Creio que está, para breve, a entrada na "moda" das 27,5".
 

sonoro

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Então e as fatbike roda 26? Ninguem fala nessas meninas porque? :confused:

Eu curto muito das fatbike , espero poder a vir ter uma mas em 29 vai ser grande loucura :p

paulo_mg_ribeiro ja andas te em alguma gordita? :cool: eu nao andei ainda mas gosto muito delas gorditas naão a nada que lhes meta medo..

Ja posso ir da costa da caparica ao Cabo Espichel pela areia :#1::#1::#1::#1::#1:[h=3][/h]
 

SeteGu

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Eu não acho que uma FS seja melhor em tudo... eu até prefiro FS a HT mas há situações em que é preferível pedalar numa HT.

Para rolar ao longo de muitos kms (com piso relativamente meigo) uma HT é bem melhor mas também acredito que nem toda a gente concorde comigo. Como não gosto muito desse tipo de BTT prefiro FS... mas o ideal seria ter as duas.

Isto para dizer que no que toca ao tamanho das rodas não será muito diferente... varia consoante os gostos e percepções de cada um.

Fat bike 26 só é 26 na teoria... na prática de 26 não tem nada.
 

oliana

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Parece-me SeteGu que estás redondamente enganado! A hard tail é melhor quando passamos mais tempo em cima do selim sem grandes oscilações no terreno. No entanto, todos sabemos que a rolar com pequenas irregularidades no terreno a tendência é manter o traseiro no selim. É aqui a grande vantagem das FS. Com grandes buracos num trilho rolante todos levantamos o rabo do selim. Mas com pequenos buraquinhos, quem tem FS garanto que tem vantagem no conforto final, porque mantemo-nos mais tempo sentados sem cansaço físico. As hard HT têm as suas vantagens, mas para quem quer usufruir de conforto sem comprometer um bom andamento, as FS são uma boa opção. Das HT eu já tenho alguns anos de utilização, e conhecendo as suas vantagens, eu não as troco por as da FS actual. E tenho por cá em casa mais duas HT razoavelmente equipadas, mais leves que a FS, uns bons dois kilos.
Experiência própria para quem já teve as duas opções.
Para um utilizador normal!
 

SeteGu

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Claro que em termos de conforto será sempre melhor tendo o amortecedor a funcionar... mas também se dissipa muita energia por isso mesmo. Uma hard tail, para o mesmo preço, será sempre muito mais pesada e menos eficiente. Por outro lado é verdade que é mais confortável.

Eu também tive uma FS durante muitos anos. Mas para ter uma em condições é preciso investir muito mais que numa HT.

EDIT: Como exemplo... um amigo meu mudou de FS para HT e diz que foi o melhor que fez.

Poucos ou nenhuns são os produtos que não têm qualquer vantagem ou desvantagem. E aqui não é exceção... tal como as rodas... fica ao critério do que cada um mais aprecia.
Outra desvantagem (a meu ver incontestável) das FS é a sua maior manutenção.

Tal como as rodas 26 vs 29 ou travões v-brake vs de disco ou pneus finos vs largos, guiadores/avanços compridos vs curtos... a meu ver, é tudo uma questão de preferência e compromisso.
 
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