Roda 26, qual o seu futuro?

froids

Active Member
Digam-me lá sinceramente, o que acham que vai acontecer aos milhoes de bikes roda 26" que existem nesse mundo fora!
Vai deixar de haver consumiveis para as mesmas?! Não me parece...

Até porque, se o mercado inundar de 27.5's e 29's, quem agarrar nas 26" novamente terá todo o mercado à disposição. E um mercado "grandito" porque ninguem vai derreter o ferro de que sao feitas as bikes de roda "piquena"... Elas vão continuar por aí, em casa deste e daquele, nas garagens e até nos trilhos...

Pelo que nenhuma empresa de fabrico de componentes de bikes vai esquecer isso ;)

O que se passa agora, é que não há vontade do mercado em ter "spares" de 26" porque interessa mais vender o material "novo"...
Quando essa moda acabar e a pancada do consumo desenfreado acalmar, as marcas voltarã
o a fabricar aquilo de que houver necessidade.
Ou voltam a fabricar ou repoem no mercado o material já pronto e "guardado" em armazem, porque pura e simplesmente as marcas não metem no mercado.
E porque?! Porque de momento isso nao interessa de forma a "obrigar e condicionar" o mercado e consumidores a adquirirem novo material.

Sempre foi assim e sempre será! ;)

Se houver necessidade, haverá produto para colmatar essa mesma necessidade.
Agora, a que preços?! Pois.... Esses irão reflectir a "exclusividade" das "antigas" 26". Daí que digo que os preços dos componentes especificos de 26" não se irao manter assim baixos por muito tempo!

Abraços
:xau:
 

tinric

Super Moderador
O mercado é o que fazemos dele... a roda 29 iria ser rainha e senhora... não pegou nas vertentes de cursos mais longos, tiveram que "baixar" as calças e "inventar" a roda 27...


Experimentasse todo o mundo a chegar às lojas e dizer ... não tem 26, então não quero... a ver se a roda 26 não voltava a ser "única"...

O mesmo se passa com componentes, neste caso pneus, raios, e aros... (para não alongar a outros)... enquanto houver procura, haverá oferta... não duvidem disso... ainda se vendem mais pneus 26 que 27 ou 29 diria... se umas marcas não os fizerem outras aproveitarão para as fazer... não se deixem "atingir" pelo "medo" de que vai acabar...

Acaba se o pessoal quiser.. ainda há transmissão de 8v a vender-se (não todas as gamas, claro, mas há) ainda não há muito tempo uma cassete 9 estava mais cara que uma 10, depois o contrário, depois outra vez.. e agora tanto faz, conforme onde se encontra....

Com os pneus igual...

O futuro da roda 26, é igual ao futuro da roda 27 ou 29... é o que fizermos dele...
 

Baba

Member
É normal, estão a sair as novas coleções, que serão obviamente 29 e 27,5, logo deixam de vender as 26. Se ninguém quer comprar roda 26 nova não serve de muito ter roda 26 nova para vender ;)
 

oliana

Active Member
Podemos ir por aí! A morte das 26 se a oferta acabar e as marcas quiserem! Nesse caso acabamos por ter outra opção. Outra opção, para outras pessoas. Uma política suja que não se compreende!
Já fiz aqui uma pergunta a que ninguém me responde efectivamente. E agora coloco-a com uma provocatória em jeito de ofensa

COMO É POSSÍVEL QUE NOS ULTIMOS 30 ANOS DE EVOLUÇÃO DESTAS BICICLETAS TT, A TODOS OS NÍVEIS, COM TANTOS ENGENHEIROS ESPECIALIZADOS E TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS E REVISTAS QUE NUNCA SE LEMBRARAM DISSO, SÓ AGORA TENHAM CHEGADO Á CONCLUSÃO QUE O TAMANHO DA RODA ERA UM POUCO PEQUENO DEMAIS?
ESTUPIDOS E BURROS DO CARAÇAS!
:musica:

Pois é! Não me lembro de ver nas revistas os testes a dizer que com umas rodas maiores uma tal bicicleta ficava melhor com umas rodas maiores!

Devo ter alzeimer!
 

Baba

Member
Pode ser. Mas pergunta a quem vai comprar uma bicicleta nova se quer comprar roda 26, claro que não querem. Quem vai comprar novo quer algo com características mais recentes, neste caso 29 ou 27,5. E isso tem a ver não só com o mercado mas também com a "cagança" de quem compra, isto é muito um desporto de comparação de pilinhas :) E vá lá que pelo menos na decathlon o facto de passarem da roda 26 para 27,5 não significa grande alteração de preço, já noutras marcas.....
 
COMO É POSSÍVEL QUE NOS ULTIMOS 30 ANOS DE EVOLUÇÃO DESTAS BICICLETAS TT, A TODOS OS NÍVEIS, COM TANTOS ENGENHEIROS ESPECIALIZADOS E TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS E REVISTAS QUE NUNCA SE LEMBRARAM DISSO, SÓ AGORA TENHAM CHEGADO Á CONCLUSÃO QUE O TAMANHO DA RODA ERA UM POUCO PEQUENO DEMAIS?
ESTUPIDOS E BURROS DO CARAÇAS!

:bompost: :rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::zezus::zezus::zezus:
Oliana
É que agora as marcas, deixaram de ligar tanto à "engenharia" e passaram a ligar mais à "psicologia" e ao estudo das massas, ao conceito de "manada".
E o pior é que convencem uns quantos que depois querem convencer outros quantos.
Tenho um lema; "Não papo grupos"!!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

já o disse, e repito, há malta que continua a viver "no tempo dos homens das cavernas". Devem usar um telemóvel daqueles a preto e branco..... continuam a andar em carros de carburador.... tomam banho no rio, ou em casa numa bacia.... HELLO.... tudo evoluiu! Pq em relação às bikes teria de ser diferente?! ;)

....não sei pq não continuam a pedalar nas antigas pasteleiras, e outras da época! ....qual a diferença para as 26 que usam/gostam?! ....no dia em que se pedale em algo diferente das 29er, sim, é normal que continuem a evoluir! Nessa altura, estarão vocês a andar nelas. :D
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
E por ser novidade tem que ser melhor?

Tudo o que é novo é que é bom e o resto passa a obsoleto... Realmente nem sei porque as bmx ainda são roda 20... é coisa do passado. Deviam ser todas 29. É o melhor e o futuro, dizem!

:twisted:
 

froids

Active Member
Realmente, Medroso#78, a tua afirmação é um pouco amandada aos tordos.

Acho que ninguém se queixa que exista no mercado outras soluções além daquela que usa.
Não é isso que está em causa. E ainda bem que assim é!

O que está em causa é a troca, só porque sim, de algo que não cumpre melhor os requisitos do piloto, só porque... é moda, ou alguém disse que, realmente, aquilo é que presta!

Eu tou-me cagando se A ou B anda de 20", 26", 27", 29" ou 36"... Ou se ainda nem sequer tirou as rodinhas de apoio...
O que eu quero e preciso nao tem que ser igual aquilo que o meu vizinho precisa ou quer... Capiche?!

Ainda há quem pense pela sua cabeça e não em "manada", como já se disse por aqui e muito bem.

O que se discute é, se a aparição de outros tamanhos de roda condicionará, ou não, as "velhinhas" e comprovadas 26" ao esquecimento e desacreditação.

Ao que parece, as 26" só viraram filhas do Demo para quem trocou para bikes de roda maior. Porque na verdade, serem realmente melhores ou não, são outros dois cêntimos! Pode ser para o tal fulano A e não ser para o fulano B. Já se percebeu que assim é.
E porque tem isto de ser tao dificil de aceitar?! Pois, não sei...

E porque têm ambos os lados de se debaterem com as qualidades de cada uma, como se cada um fosse o detentor da verdade absoluta.
Pois... Também não sei....

As 26" continuam, e vão continuar a existir durante muitos mais anos. Dúvidas?!
Talvez até "sobrevivam" às 29", 27.5" e outras que entretanto surgirão!
O futuro o dirá!

E sendo este tópico de 07/2013, serve já para perceber que afinal as rodas "piquenas" nao desapareceram ainda, e pelos vistos, continuam a fazer kms com fartura!


Abraçorros
:xau:
 

ravenxtxt

Member
Na minha opinião a roda 26..vai ainda rolar MT e MT... Mas como a indústria comanda isto tudo....e tem k vender... . Lançar novos produtos ..29....27.5...etc Vai começar a limitar... E MT o material para elas... Que vai acabar por desaparecer... Para um dia voltar a ser novidade ....tenho 29 a 2 anos ...grandes trilhos fiz com a 26....e quando a vejo... pk ainda rola.. E bem.. Olho para ela é fico feliz.. "Grande máquina ":cool:e o novo dono... Está super contente...
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Caro camarada SeteGu, não, não é por ser novidade que tem de ser melhor, obviamente! Neste caso, para mim é melhor. ;)

É verdade que as 26 andam, e andarão por aí por muitos anos. Não tenho NADA contra as mesmas, tenho ambas, mas.... já o disse e repito, se tivesse que ter apenas uma, era a 29er e ponto. Não me importo NADA que os restantes andem seja lá no que for..... se terminarem para sempre as 26, que terminem..... não me faz diferença alguma (material para as que existem SEMPRE haverá), não duvido. Vocês têm bikes 26, estão bem servidos não estão?! ....e se realmente deixarem de aparecer modelos novos?! Para vocês que estão servidos, que diferença faz!??!? Se tiverem realmente de trocar, pq não comprar uma 27,5 (que no fundo é a mesma coisa)?! Não será mesmo "fanatismo" da vossa parte?! Vá... vamos lá ser tolerantes. ;)

Não critico quem não anda de 29er, independentemente do motivo. O mesmo digo a quem opta pelas 26, ou outra qualquer. No nosso quotidiano, já assim é, por exemplo nos carros..... não andamos todos de jipe (este vai onde vai um ferrari, já o ao contrario)... e agora?! Quem é mais inteligente?! :D

Resumindo, testei as 29er, AMEI, sinto muito mais confiança no BTT que faço, pude comprar, dou preferência a este tamanho de roda..... e agora?! Na boca de alguns (iluminados?!), somos uns parvalhões que não temos que fazer ao dinheiro...... compramos por moda... ou porque toda a gente tem (o mesmo posso dizer aos que usam 26, é carneirada..... toda a gente tem). É contra essa forma de ver as coisas que me faz responder-vos.. nada mais.

Que fique BEM CLARO, não venho cá para criticar ninguém... apenas deixei/deixo a minha opinião pessoal. Não é para isso que serve o fórum?!

Desejo a todos, MUITAS e boas pedaladas, seja lá em que bike/tamanho de roda for. ;)
 
Last edited:

sonoro

New Member
eu so digo uma coisa e tudo ciumes do pessoal com 29.Estao todos em pulgas para andar numa ou ter uma equipada razoavelmente aquilo é um autentico avião em termos de conforto e pilotagem.

A roda 26 vai continuar existir como todas os outras digam me la uma que tenha desaparecido?:nsei:

Agora cada um tem sua opiniao ficarem vidrados no passado , tudo bem continuem com as vossas belas e linhas maquinas 26 ,nao venham e dizer que 29 nao se tira melhor proveito da biccla porque quem anda em 29 anda sempre em altas.

So digo pela boca morre o peixe, quem desdenha quer comprar :eek:!!

Um dia andaremos todos em 29 ou 27 e diremos lembram se quando andávamos nas 26 todos malucos?Eu tenho 29 ja penso na 29er+ fs para mim e que vai ser aquela bike que faz lembrar uma moto e passa por todo o lado mesmo sem hesitações algumas.

A lugar para todos , o mercado esta muito agressivo e so vai com ele quem se deixar embarcar. É claro que outros nao teram escolha alguma senao comprar 27 ou 29 se forem para compras novas! E justo? Talves nao , mas o mercado assim o ditou
 

SeteGu

Active Member
Então estamos totalmente de acordo Medroso#78.

E é por isso que não acho que faça muito sentido dizer que andar de 26 é ainda estar no tempo das cavernas. Pelo menos foi o que eu percebi do outro post.

E não... não acho que quem tem roda 29 seja um tolinho que vai atrás do que os outros dizem mas... há algum pessoal que escolhe o tamanho de roda influenciado pelo marketing (com muita desinformação à mistura ou "meia" informação) e pelo que "ouve dizer" e não propriamente pelo que experimenta ou pelo que é melhor para si.
 
Curioso que se começam a ver 29" à venda de pessoal que vai regressar à 26".

Meus amigos, "esta" discussão já existia no final do séc. passado :p entre FS e HT: uns diziam que as FS não iam durar, outros que no futuro as HT iam desaparecer. Quase 20 anos depois, aqui estamos nós.

Eu tive HT, depois FS durante muitos anos e agora voltei à HT... talvez venha a ter 29 ou não... mas de uma coisa tenho a certeza, tal como uma FS não é melhor do que uma HT, nem vice versa, as 29 não sao melhores que as 26 ou 27.5 nem qq combinação pelo meio... são todas mais ou menos diferentes.

Se irão todas durar?... não faço ideia, isso será o resultado de tantos factores que não me arrisco a fazer futurologia
 
Top