Roda 26, qual o seu futuro?

Cjaneiro

New Member
Bem já anteriormente tinha escrito sobre este assunto. Mas agora vou mudar para uma 29" e o porque de um investimento de milhares de euros???
Até à pouco tempo eu tinha uma Sworks Stumpjumper FSR 26". Já com algumas alterações com 3X10 Velocidades e tudo. Mas agora ao que interessa. Tenho 1,87m e o conforto das minhas costas é o mais importante. Vou passar para uma Scott Spark 29 mais ou menos com as mesmas características. No entanto é 29, porque é mais confortável porque dá mais confiança e permite andar distancias maiores com o mesmo esforço. Isto até porque quando uma 29 embala ela rola muito o que na 26 para acompanhar teria de pedalar quase 2x mais. Não é porque anda mais (até porque não ando a competir com ninguém) mas sim porque o esforço é mais doseado e para o tipo de terreno que ando que não é DH nem enduro a 29" adequa-se. O grau de diversão mantém-se e isso é o factor mais importante. Já agora as geometrias das bicicletas foram acompanhando o desenvolvimento das mesmas como tal há 29ers e 27.5 bem mais bonitas que muitas 26".

Obrigado e divirtam-se que isso sim é importante.
 

klaser

Well-Known Member
Pois..isso depende o tipo de terreno....no que eu ando,tipo trilhos travados que estamos sempre a reduzir e retomar a velocidade, a 29 cansa 2X mais pois não chega a "embalar" muito e para tirar a inércia ao trator sempre é mais difícil..e tenho a mesma altura que tu e tenho as pernas bem compridas,fico até "bem" em cima de uma 29,já testei algumas mas tenho medo de investir a sério,pois como dizem e bem quem tem uma 26 com 9Kg para ir para 29 também não pode pegar uma com material muito fraco,e sendo assim fica caro.. :D Não consigo meter a rodona tão rapidamente aonde quero nos trilhos sinuosos,mas isso acho é mais habituação que outra coisa,pois nunca tive uma 29 minha,só emprestadas por no máximo 4 dias....
Mas enfim como não tenho massa para uma boa máquina 29 e assumindo que esta é melhor em tudo,só me resta treinar mais para tirar a diferença com a 26 na perna e na técnica,toca a treinar :D
 

Rui Marçal

New Member
Concordo klaser,


A minha 26' com rodas novas ficou bem mais fixe.

Pessoal das bikes independentemente do diâmetro da roda, rodas leves fazem uma grande diferença em todos os aspetos...
 

ermporshe

Member
Já agora que rodas meteste Rui Marçal?
Ainda bem que temos 3 tipos de roda para cada tipo de zona, nem todas as zonas de Portugal são iguais e no States por exemplo já li vários que compraram a bike em 29 e a estão a vender para voltar a 26.
Isso depende de cada um e onde se anda.
 

Rui Marçal

New Member
Boas,

Comprei umas ZTR Alpine com cubos Tune Cannonbal e Tune Prince e raios em titânio.

Pesam 1208 grs...

Sim, o que dizes é verdade, mas cá não se nota tanto a malta a trocar assim a roda 29' por roda 26'.

O que noto é malta descontente com roda 29' e a piscar o olho à roda 27,5'. Mas aqui por Santarém, o que a muita malta está a fazer é trocar as primeiras rodas 29' por outras bikes com roda 29' também mas com material melhor e mais leve. É que pensavam que só por trocar as bikes 26' que tinham por qualquer roda 29' era suficiente para ser melhor do que tinham antes...Asneira...

E depois ainda há os outros que não conseguiram vender as 26' e empenharam-se (crédito) para comprar 29'...E agora não há gravete para trocar ou melhorar...
 

FireFighterBtt

New Member
Como sempre o Rui Marçal tem excelentes comentários que traduzem tudo o que se vem falando desde o inicio, será benéfico para alguém que tem optimo material com menos de 10 kilos numa bike passar para uma 29? Continuo a dizer que as 29 são benéficas para o pessoal acima de 1,80m....mas como é claro não passa duma ideia minha e para criticar alguem com opinião diferente ao menos que seja com uma critica construtiva....um Bem Haja..!
 

sonoro

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O futuro esta muito proximo e chega nos com as Fatbike ,que nos apresentam rodas 26x 4.80! Para mim a roda 26er normal que aqui se discute ira desaparecer para dar lugar a esta nova vertente que se avizinha, continuando a guerra eventualmente nas 27,5 e 29er.

Eu actualmente tenho uma 29er , mas sentiria me tentado a usar uma 26er com FS!

Topico http://www.forumbtt.net/showthread.php?49536-Fat-Bike
 

Rui Marçal

New Member
Boas FireFighterBtt,

Obrigado pelas palavras.

Quanto à tua questão se será benéfico passar de uma excelente bike 26' para uma 29'?

Como já se disse aqui muitas vezes, pode ser...

Respondendo quase à tua pergunta, nesta edição da Bikemagazine há um teste feito a 2 Scott Spark exatamente iguais. A diferença é nas rodas, 27,5' e 29'.

O que concluíram foi mais ou menos isto. Nenhum é melhor que a outra, são diferentes.

A roda pequena, é melhor para a malta mais baixa, melhor arranque, mais reativa, mais divertida, mais leve. Para quem se quer divertir é a melhor.

A roda maior, para malta mais alta, para quem faz estradão ou competição de XCM, para quem quer manter velocidades elevadas, mais segura e mais estável.

Vem ao encontro do que sempre digo. O tamanho da roda depende de onde andas, do que gostas de fazer, do tipo de rider que és?

Não defendo a roda 26' como muitos aqui dizem. O que defendo e gosto de esclarecer é que há "vida" para além das rodas 29'. É possível "transformar" uma roda 26' com pouco dinheiro e algo que se aproxima muito de uma 27,5' e de uma 29'. É possível tornar a bike mais segura e mais estável alterando a geometria da 26' e trocando de pneus, mexendo em pressões, trocando o guiador, alterando o avanço, etc...

Há muito pouco tempo, comprei outras rodas e retirei cerca de 450 grs com essa operação.

Já tinha lido, ouvido falar que é nas rodas que mais se nota o peso a menos. Agora confirmo isso mesmo.

O que não esperava era sentir outras alterações positivas com isto. Esperava subir melhor. Noto isso, mas para já não muito. Não tenho andado quase nada e nos 20 km que fiz subi 650m de acumulado positivo. Estive parado 7 semanas, por isso rebentei com alguma facilidade. Foram subidas com declive bem acentuado e em alguns casos com muito pouca tração. Senti realmente mais facilidade em subir, mas para já nada que justifique o investimento feito.

O que não esperava foram outras coisas.

A bike ficou muito mais reativa a curvar...

Está com a direção mais direta, dá a sensação de ter reduzido o avanço uns cm.

A outra coisa foi que agora consigo saltar com muito mais facilidade com a bike, tanto com as 2 rodas como só com a frente. Como é possível com meio kilo a menos notar-se tanto? Isto não esperava de maneira nenhuma. Ainda pensei de início ser impressão minha, mas ao fim de alguns saltos cheguei à conclusão que não era...Em alguns casos, em que não quero mesmo saltar por qualquer motivo, tenho de me preparar para não o fazer...

Outra alteração que esperava não ser notória é a subir. A frente agora está mais leve e quando pedalo com mais força com inclinação elevada a roda levanta mais facilmente. Isto é pior, claro. Tenho de aprender a compensar com o corpo para evitar isso.

Necessito de mais km e em outros locais que conheço bem para confirmar tudo isto, ainda é tudo muito novo para tirar para já conclusões finais.

Boas sonoro,

A roda que referes, também já a experimentei, mas nunca irá substituir a roda 26' magricela. A 26' magricela talvez desapareça mas devido à 27,5' ou 29'.

É que as fatbike são totalmente diferentes de tudo o que já pedalei.

Estás a ver o Dakar? (Já agora, parabéns Paulo Gonçalves).

A roda 26' são os Mini. A roda 27,5' são os Peugeot e as 29' é o Gordini do Robby Gordon. As Fatbike são os Kamaz. É diferença é assim tão grande. Aquilo tem um poder de tração e de travagem incríveis...Mas só isso. Não são nada ágeis e são muito pesadas...
 

froids

Active Member
Rui Marçal, gosto da tua ponderação nos comentários e concordo com quase tudo o que dizes.

No meu caso particular, a minha 26" assenta-me como uma luva. No meu tamanho, no meu estilo de pilotagem, onde ando e como gosto de andar.
E penso que acima de tudo, tudo se resuma a isto: Ter um equipamento que cumpra com os nossos requisitos, sejam eles quais forem. Um no qual nos sentamos bem a pilotar e que nos traga a diversao (ou competitividade) que pretendemos. Seja de roda pequena, média ou grande.

Para já, nem sequer equaciono a troca de bike. Não é por uma questão de carteira (felizmente) é mesmo por nao encontrar a necessidade que assim o justifique...

Se algum dia essa necessidade surgir, logo verei o que fazer com o meu dinheiro.
Mas garantidamente que nao irei comprar aquilo que o Marketing me quer impingir. Comprarei aquilo que mais satisfizer as minhas necessidades, com o qual eu me sinta bem e que cumpra com os tais requisitos que eu tiver na altura da tal hipotetica necessidade.

Até lá, 26" rules!
:yeah:
 

xman

Member
Boas,

Eu acho bem que as 26" estejam a acabar, assim consegue-se comprar aros Stans NoTubes ZTR Podium MMX por €56, novinhos e já com o custo da entrega!
Acabem também com as 9 velocidades que quero trocar a cassete e quero ver se arranjo um SRAM XG-999 baratinha. :D

Cumps.
X.
 

miguelcarromeu

Active Member
Ando completamente fora deste debate mas achei curiosos alguns pormenores:

Em um percurso de XCO, com subidas e descidas longas e trechos bastante técnicos, os atletas deram diversas voltas nos diferentes tamanhos de bikes

- Eu diria que 90% dos utilizadores normais de bicicletas, e potenciais compradores de rodas 29", nunca fizeram um percurso num circuito "puro" de XCO, com as diversas condicionantes (número de voltas e regime cardíaco "no limite");
- 95% estão longe de poderem ser considerados "atletas";


O percurso de 3,8km representava de forma bem fidedigna as condições que a maioria das provas de XC apresentam, subidas curtas e longas, trechos bastante travados, cascalho, descidas técnicas e etc.

- o mesmo de cima; as condições do utilizador normal raramente se assemelham a uma prova de XC.

No final das contas a aro 29 se mostrou disparado a melhor bike. (...) ela foi em média 12 segundos mais rápida por volta do que a 26 e 19 segundos mais rápida do que a 27,5.

Duas curiosidades: o tempo é pouco significativo, mesmo para o XCO; a 26" é mais rápida que a 27,5?! Não deixa de ser curioso.

No entanto, acho que se este teste fosse efectuado em condições semelhantes, mas em XCM, a 29" levará grande vantagem.

Não esquecer, também, que falamos de testes efectuados por atletas, com condições fisiológicas (teoricamente) superiores ao do utilizador comum e que conseguem extrair o potencial máximo de qualquer bicicleta.
 

ernez

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Já estou a ver a malta que converteu as 26 em 27.5, danados, afinal a roda 26 não morreu e não vai morrer, aqui dou o braço a torcer, em relação à 29, não era nada que eu não tivesse já dado conta, afinal foram muitos anos em 26, o que dá para ter uma perspectiva mais realista da vantagem da roda 29 em determinados planos.
 

jonyboy

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eles deviam era fazer a descrição ao pormenor da transmissão... ai sim ficava o estudo cientifico credivel
como muita gente diz e eu acho que é verdade é que cada marca diz que ou a 27.5 e melhor ou a 29 ou a 26 lol é tudo marketing, se pusessem uma pessoa com 1.5m numa 29 numa 26 e numa 27. ou mesmo outro ciclista o resultado poderia ser diferente... o mesmo gajo a mesma altura tamanho de roda diferente

estudo cientifico credível para mim tinha de ser varias bikes de varias marcas utilizadas por grupos de ciclistas diferentes de varias alturas, registar resultados com grupos de bikes iguais nos varios tipos de tamanho de roda e ciclistas fisicamente diferentes e vice versa.

e ai sim apresentarem qual a mais rápida pra dado tamanho de ciclista... do tipo:
gajo A 1,60 mais rapido na 26 na bicicleta f mais rapido na 29 na bicicleta x
gajo b 1,80 mais rapido em todas na 29
gajo c 1,70 mais rapido na 27.5 na marca h

etc
 

Paulo Oliveira

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Já agora uma dúvida, um pouco off tópic, mas as camaras de ar das 26 dão para usar nas 27,5?

A minha Stumpjumper é 26 mas a da minha namorada é 27,5. Se desse para ambos os tamanhos é que era :D
 

Jocas22

Active Member
pra mim a altura do rider nao tem nada a ver com o tamanho das rodas... entre estes 3 tamanhos claro.

a transmissao era igual pra todos, nao estou a perceber
 
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