Roda 26, qual o seu futuro?

rodinhas chamine

Active Member
boas
Rui ha uma afirmação que ja fizeste mais que uma vez que nao me parece correta, a de a roda 27,5'' ser o melhor de 2 mundos, e digo isto baseado em outra comparação.
Ora vejamos uma FS de 100mm de cursos, tipo a tua e uma FS de 120mm de cursos, será que não há uma boa diferença? Se lhe juntar mos uma de FS 140mm será que a de 120mm é a escolha correta?
O que quero dizer é que todas elas são diferentes, apesar de nas primeiras a diferença ser pequena certamente que ha uma diferença depois no terreno no seu comportamento, o que poderei fazer com a de 120mm tambem farei com a de 100mm, mas sera que com a de 120mm posso fazer o mesmo com a de 140mm? O que me parece é que a do meio ou seja a de 120mm nao sera a escolha acertada.
Passando para o tamanho de roda parece me que será a mesma coisa, teria mais logica ter 26'' e 29'' e vejo a 27,5'' como forma de abanar um pouco o mercado e ver se a moda pegava e como não pegou como estavam a espera toca de acabar com as 26'' para levar o pessoal a ''pegar lhes'' ou seja quantos tinham quadros de aluminio 26'' e pensaram dar o passo para o carbono e tiveram que se manter com o que tinham ou tiveram que comprar uma bike nova de rodas maiores,pois carbono novas 26'' ja nao ha, quer dizer eu sei de uma marca que continua a ter 26'' em carbono posso dizer a quem queira adquirir uma ou ate mesmo so o quadro.
 

Rui Marçal

New Member
Olá,

Quando digo que a roda 27,5' é o melhor de 2 mundos, quero dizer que vai buscar qualidades acima e abaixo.

É a minha opinião. Claro que é sempre muito variável. Mas para o que faço e por onde ando, acho a 27,5' mais completa.

Se eu só fizesse estradões, seria a 29', mas como é coisa que detesto...a grande vantagem da 29' acaba por se perder um bocado, que é rolar melhor depois de embalada.
 

JRSB

Member
Eu troquei recentemente de 26 para 29 e PARA MIM os ganhos são tudo menos marginais, a 29 faz praticamente tudo melhor e mais depressa nos trilhos por onde habitualmente ando, admito que nos singles mais técnicos e apertados a agilidade fique um pouco comprometida mas em 90% do que faço em BTT é uma melhoria significativa! Isto para dizer que não é preciso ser um profissional em pico de forma para tirar partido de uma bike diferente, as diferenças existem e notam-se bem!!!

Nunca experimentei uma 27.5 mas sou dos que nunca trocaria uma 26 por uma 27.5, devem ser muito similares...

Ás virgens ofendidas que defendem as 26 como se a vida dependesse delas só digo que troca quem quer e pode, já li aqui uma série de paginas, não todas, e não vi ninguém a dizer que alguém tem que trocar... o mercado já mudou e seja porque razões for acabou com as rodas de 26" e é mais que provável que não voltem, vai continuar a haver material para as 26" enquanto houver procura mas esta também vai diminuir com o tempo! Se não querem que diga que as 26 morreram, então vou dizer que estão em vias de extinção... :D

Independentemente do tamanho da roda já deu para ver que num ponto estamos todos de acordo: o que interessa é que consigamos tirar das nossas bikes o gozo que queremos!!
 

Joseelias

Well-Known Member
@ JRSB

E a roda 26 que tinhas é mais ou menos da mesma gama da 29 que tens agora? Isto é, tinhas uma 26 de 10kg, por exemplo, e agora tens uma 29 de 10,5kg (valores ao calhas)? Ou passaste de uma 26 de 15kg para uma 29 de 10kg?

Coloco esta questão apenas para esclarecer em que termos estabeleces a comparação entre as duas bicicletas e os ganhos que conseguiste.

É que independentemente do tamanho de roda, se passas de uma bike para outra que tem menos 3, 4 ou 5 quilos (em particular tirado das rodas) não interessa em que sentido mudaste a roda. A mais leve irá ter sempre ser uma diferença abismal relativamente à mais pesada.

Em vários testes que há por essa Internet fora e onde se usam exactamente os mesmo modelos de bicicleta mas apenas nas versões com rodas de tamanho diferentes, as diferenças de tempos não são tão expressivas assim. Estamos a falar de segundos no mesmo percurso.
 

SeteGu

Active Member
A roda 27,5 (que na realidade é 27,1) em pouco difere da 26. Porque substituiu a 26? A meu ver só para ser vendida como uma novidade e ao preço da 29 (ou quase).

Eu já tive recentemente uma bicicleta de roda 20 (Berg Easy 2.1), tenho uma 26 e já andei numa 29 (de gama inferior à minha 26).

Eu pessoalmente não dou o preço de uma 29 por uma 27 para ter mais 1 polegada na roda nem estou interessado em ter uma roda tão grande (29) porque para mim isso já acarreta mais desvantagens do que vantagens.
A mim não me interessa chegar ao fim de um trilho 5 segundos mais depressa mas sim desfrutar ao máximo de cada momento.

Vantagens 26:
Menor preço/melhor equipamento
Menor peso
Maior agilidade
Maior aceleração
Melhor travagem

Vantagens 27,1 / 29:
Maior área de contacto do pneu com o piso
Menos perdas de velocidade a rolar:
-melhor ângulo de ataque
-maior inercia das rodas

Há mais alguma coisa a acrescentar ás 27,1 / 29? Se for como disse, na realidade, vais muito ao gosto de cada um. Eu pessoalmente prefiro a roda 26 e não a posso escolher (enquanto nova).

Algo que senti é que com a roda 29 é necessário mais esforço para subir (ainda que reconheça que a bicicleta era mais pesada). Mas "desmultiplicação" da transmissão é "diferente" consoante o tamanho de roda. Eu com roda 20 notava isso muito bem (ao contrário).
Um carro com uma roda maior, para a mesma rotação, vai a uma velocidade superior devido ao maior diâmetro do pneu (à custa de maior esforço também). A questão é que em subidas muito inclinadas essa "desmultiplicação mais pesada" pode fazer a diferença para pior (e a descer precisamente o contrário, ou seja, para melhor).
Não sei se concordarão comigo ou se estou a pensar bem...

Isto só para dizer que cada uma têm as suas vantagens e desvantagens pelo que, teoricamente, não faria sentido acabarem de vez com a 26. ;)
 
Last edited:

xman

Member
Boas,

completando o Post do Joseelias, um vídeo de 2011, que já deve ter passado por aqui.

[video=youtube;i0fJzRQVZPU]https://www.youtube.com/watch?v=i0fJzRQVZPU[/video]

Atenção que é de uma empresa que está a fazer uma grande pressão na promoção das 29" e alem disso a 29" é mais rápida tanto a subir como a descer, mas também a pulsação do Sauser é sempre mais alta com a utilização da 29".

Tenho um 26" e gosto, já testei a 29" e não desgostei. Acho que a 26" não vai acabar, mas se queremos uma bicicleta nova vai ser impossível comprar 26" (tal como já foi dito).
Não troco a minha 26" por uma 29", pois não gosto muito do aspeto das 29" no tamanho M (as L e XL ficam mais proporcionais), alem disso para ter algo parecido com a que tenho, mas em 29", tinha que gastar uns milhares de euros. :)
O mesmo se passa com cassetes/desviadores de 9 velocidades, suspensões sem serem cónicas, etc... É a "evolução", nem que seja imposta pelos fabricantes.

Cumps.
X.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ xman

Muito interessante esse vídeo. Ainda não tinha visto.

Resumindo, num percurso de 10 km (5 a descer + 5 a subir?) conseguiu-se:

- menos 11 segundos a subir com a 29 relativamente à 26
- menos 12 segundos a descer com a 29 relativamente à 26

Isto é, 23 segundos de melhoria em 10km e com um top mundial a pedalar. Com mais prática e habituação, o Sauser diz que conseguiria melhorar o tempo na 29. Mas quanto? Mais 10 segundos em cada direcção, por exemplo, e ficaria com uma vantagem de 43 segundos em 10 km...

Para um atleta profissional a melhoria de 1 segundo já era boa pois pode significar uma vitória. Mas para o utilizador comum isso é assim tão imprescindível? Especialmente quando passam de uma 26 de 10kg para uma 29 de 12kg? Não acaba por ficar empatado porque se ganha num ponto mas se perde noutro? E ele ainda diz que em XCO prefere as 26 pois o seu ponto fraco é a capacidade de aceleração e que as 26 respondem melhor. Será que a malta que anda ao fim-de-semana tem uma aceleração melhor que o Sauser para não sentir isso entre um 26 e uma 29 de gama equivalente?

Mas não tenho absolutamente nada contra que quem queira comprar uma 29 o faça. Se gostam mais das bikes e elas se adaptam ao que fazem, força e divirtam-se. Só que para mim, ganhar 1 minuto que fosse em cada 10km é absolutamente irrelevante se isso significar andar com uma bicicleta da qual não gosto visualmente de forma alguma.
 

SeteGu

Active Member
Roda 26
A subir: 19:21
Batimentos cardíacos: 162 (média) / 168 (máximo)

A descer: 15:02
Batimentos cardíacos: 156 (média) / 165 (máximo)

Roda 29
A subir: 19:10 (-11 seg)
Batimentos cardíacos: 164 (+2) / 171 (+3)

A descer: 14:50 (-12 seg)
Batimentos cardíacos: 157 (+1) / 167 (+2)

Sendo de uma marca interessada em convencer os seus potenciais clientes de que a 29´ é melhor nem sei se esses valores são de fiar. De qualquer forma também os acho irrisórios, para mim, claro...
 

xman

Member
Boas

Mas não tenho absolutamente nada contra que quem queira comprar uma 29 o faça. Se gostam mais das bikes e elas se adaptam ao que fazem, força e divirtam-se. Só que para mim, ganhar 1 minuto que fosse em cada 10km é absolutamente irrelevante se isso significar andar com uma bicicleta da qual não gosto visualmente de forma alguma.
Como se diz em inglês Word! :D

Cumps.
X.
 

oliana

Active Member
Possivelmente estava na altura de alguém ficar para trás no tempo e investir numa empresa de fabrico/montagem de bicicletas de roda 26. Tratar também da sua "pouca" evolução. Quem diz que não será também uma grande oportunidade de negócio no futuro e quando a moda passar estão preparados para enfrentar o mercado.
Realmente o que andaram estes engenheiros a fazer durante todas estas décadas que só agora descobriram que a 26 não tem futuro?
Foram "burros" ou seguiram as ordens segundo as estratégias das marcas?. É que pelos vistos o consumidor no geral, é facilmente manipulável. E se já pouco há para evoluir nos tempos próximos numa bicicleta para além da sua estética ou pormenores pouco significativos para uma utilização de lazer havia que abanar o mercado para vender mais bicicletas com outra estratégia de marketing.

Para mim, para além das vantagens que qualquer das bicicletas possa ter ou não, isto é MARKETING puro!. Resta saber o que reserva o futuro.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Ja comentei este topico no sentido de ver as coisas.
Agora acho que poderei dar a minha opiniao pessoal, sou possuidor de uma 26'' carbono com 9,5kg a qual está parada pois quando surgiu as 29'' o pessoal dizia que aquilo era so para atletas e para gajos grandes, bem deixei passar 2 anos, fui andando sempre atente a tudo o que se dizia, inclusive o bom e o mau e fui ficando com a ideia que não havia consenso se era melhor ou pior, então eu pensei que de certeza ninguem estava certo ou errado e que só eu testando é que poderia chegar a algum resultado. Bem teria que ter uma se quisesse experimentar pois nao servia qualquer uma.

Bem levei 6 meses a escolher a bike pois teria que ser uma bike em que o quadro teria que ser extremamente pequeno,de carbono pois já tinha tido uma de aluminio HT e uma FS de aluminio, e o carbono era o meu preferido, 1,62m é a minha altura, mas mesmo pequeno teria que ser bastante curto, ou seja teria que ser uma bike 29'' com um quadro com umas medias muito identicas a 26'' ou seja não foi uma compra disparatada foi algo bem estudado.

Depois de tanta procura adquiri a Trek Superfly 9.6 que podem ver na secção das 29'' já sofreu alterações pois gostei do que experenciei e fui evoluindo, em conclusão para mim é melhor a 29'', não porque consiga tirar segundos ou minutos aos meus colegas de volta, mas sim porque me consigo divertir com um mais ''avontade'' pois sinto mais segurança onde me faltava kit de unhas, onde notei bastante diferença foi no PNSAC onde fui uma vez com a 26'' e não me diverti nada, garanto que recusei convites algumas vezes, fazendo com que amigos ficassem um pouco chateados por nao os querer acompanhar nas voltas, depois de ter a 29'' la voltei pois ja sabia que talvez fosse diferente, e foi muito diferente, inclusive já la voltei mais umas vezes e consigo apreciar as voltas pois tenho mais confiança na abordagem dos obstaculos, e quanto mais tecnicos sao, mais facilidade tenho em relaçao a 26''noto que a rolar tambem rolo melhor.

Na analise da bike explico isto melhor. Assim sendo consegui ganhar algo com a roda 29'' logo acho que valeu a compra, se penso voltar as medidas mais pequenas, claro que não, pois é aqui que estou a tirar todo o proveito do BTT, agora se ganho ou perco 20 ou 30 seg em 10km isso a mim nao me interessa.
 

Tininho_s

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Bem, sou mais um que passei para o outro lado da força XD
Vou mudar para 29, não porque acho que ande mais rápido, ou que tenha mil e um benefícios, mudo porque queria mudar de bike, logo comprar 26 novo era além de difícil uma má escolha em termos de retoma futura, pensei no 27,5 mas a realidade é que experimentei 29 e gostei, gosto da sensação das rodas grandes, da estetica em quadros de tamanho grande como o meu caso, da facilidade de transpor obstáculos, o resto são peanuts...
O 27.5 veio acabar de vez com a 26, pura e simplesmente por marketing, não acho que traga assim tantas vantagens em relação à 26, mas à que criar modas para o pessoal investir...
 
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Rui Marçal

New Member
Começando pelo video publicado pelo Xman, obrigado que não o conhecia.

Mas veio dizer o que temos falado por aqui muitas vezes, vantagens marginais...conseguidas por um profissional.

Claro que o teste vale o que vale. As 29' estavam no começo do seu desenvolvimento e agora estão melhores, com geometrias em que se aproveita melhor a potência da pedalada por exemplo. Acredito que as diferenças até serão um pouco maiores.

Mas se para quem anda na competição estas diferenças são enormes, para mim e 90% dos bettistas de fim de semana são irrisórias...

Se eu tivesse muito dinheiro? Já tinha uma 29' de certeza e até uma allmoutain, mas como não tenho assim tanto dinheiro para ter uma cave cheia de bikes que depois não tem o uso devido, lá vou evoluído a minha 26' até partir. Depois logo se vê...

Oliana,

Nenhuma marca de bikes vai apostar num formato 26' exclusivamente. Quanto muito uma marca tipo artesanal para um nicho de mercado...Senão sujeitam-se à falência.

Quem é que compra uma 26' agora? Só alguém que não percebe nada de tamanho de rodas, ou então alguém baixo, por exemplo senhoras. Ou então alguém esperto com olho para a coisa que compra uma grande máquina 26', cheia de componentes de topo e barata.

A seguir a esta moda, que veio para ficar irão aparecer outras. Assim o espero que isto é que anima o mercado e a malta nos fóruns, lol...É assim o mercado de bikes, carro ou outra coisa qualquer. Depois, cabe a Nós consumidores decidir o que nos interessa. Claro que o consumidor olha muito para as modas e para as aparências e muitas vezes não é racional, mas esta é uma característica humana. Quantas compras não fiz já irracionais? Infelizmente algumas, lol...
 

Rui Marçal

New Member
Boas Rodinhas,

O PNSAC...isso sim é pedalar...Só por lá tenho andado de 26' e se há local onde sinto segurança é lá...Podes achar estranho, mas faço muito trilho por lá, tenho lá centenas de km feitos...e adoro aquilo.

Mas, também te digo, há muita malta que não está nada habituado aquilo e chega lá, nem de 26' nem de 29'. Aquilo é um quintal onde tem de se ter respeito sob pena de mandar um trambolhão dos grandes.

Eu infelizmente com a adrenalina perco muitas vezes o respeito "aquilo" a que chamam singles, onde nem terra se vê e vou disparado por ali abaixo, até ao dia...

Mas compreendo e sei que uma roda 29' passa melhor por lá, até se fosse maior passava melhor. Mais rápido, tal como uma bike com suspensão de 140mm ou mais passava muito melhor...Eu iria sentir-me com mais segurança sem dúvida, mas não me iria divertir mais...

Só um conselho, nunca vás para o PNSAC com chuva ou pedra molhada, aí nem com roda 36' aquilo é bom, lol...
 

rodinhas chamine

Active Member
Acredito Rui que te la divertes e te sentes bem la com a tua 26, pois quando la vou vou com um amigo que tem uma 26 HT de aluminio e ele sente se bem ''avontade'' na mesma, a diferença é que ele tal como tu tem bem mais kit de unhas que eu, agora já o consigo ir acompanhando, mas mesmo assim tem dias, se é que me fiz entender''

Com chuva fiz uma fez na FS de aluminio numa maratona penso que a 1ª da Zona55 de Torres Novas, e foi muito cá por baixo, e sim aquilo tinha que ser muito, mas muito cuidadinho, pois mais parecia patinagem artistica.

Quando fui la depois de 26 de carbono é que ja estava bem seco e já foi mais serra e achei a experiencia bem pior do que com chuva, detestei mesmo, mas como nao ha 2 sem 3 la acabei por la voltar de 29 entao ja foi diferente e ja gostei, mas mesmo assim nao é sitio onde me perca muito de amores, mas ja nao preciso recusar la voltas e quando vou consigo curtir a volta.

Certamente uma suspensao maior seria bem mais facil, mas e a subir? Apesar de gostar de descer, no PNSAC gosto mesmo é de subir pois é aí que gosto de sentir a bike(roda maior) a funcionar, a descer é mais deixar ir hi hi hi
 
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