Roda 26, qual o seu futuro?

Rui Marçal

New Member
LuisPFerreira,

Estás redondamente enganado. Se o agirão com as bikes que tem e os km já feitos com elas disse o que disse, quem sou eu para dizer o contrário?

Não conheço as bikes dele, nem geometrias ou peso. Por isso não posso opinar grande coisa...

O que posso opinar é sobre o que já experimentei. E aí já experimentei muita treta 29 e até 26...

O que sempre disse e volto a dizer é que houve malta que trocou bikes 26 por bikes 29 bem piores...

Ou vão-me dizer que qualquer bike 29 é melhor que muitas 26 de topo que estão por aí à venda bem baratinhas...

E sou muito mau com a roda da frente no ar...
 
Não percebo porque á malta que se chateia com isto das rodas. Existe espaço pa todas, todos vão ter preferências por umas e outros por outras. Não faz sentido é achar-se que a 26 agora é pior que as 29.
Malta a trocar 26 espectaculares por 29s não tão espectaculares, porque foram apanhados na rede da moda/tendência do mercado, não consigo perceber.
Compreendo quem o faça com coerência, agora quem não o faz não compreendo.
Agora uma coisa é certa, volto a dizer, provocações por causa disso não faz sentido nenhum. Discutir as diferenças é o que é suposto.
 

Hardskin

Well-Known Member
Nada neste tópico já faz sentido... :mad:
Faz-me lembrar a minha mãezinha, ao tentar me convencer a comer aquilo que eu não gosto e do qual tenho má experiência degustativa e de uma ainda menos boa ao nível da digestão respectiva...
"Come filho! Isto sabe bem e faz ainda melhor..." :eish::eish::cadeirada:
 

ermporshe

Member
Exacto isto é como tudo a sempre pessoas a preferir 1 roadster outros que por outro lado preferem um coupé.
Cada um andará com a que achar adequado.
Se eu numa subida conseguia faze-la com a minha 26 é normal que também a fizesse uma roda 29.
Cada um sabe de si nestas situações.
 
vou lançar mais lenha para a fogueira ,depois de passar a moda das 29´ers o que vai vir a seguir para as marcas continuarem a vender vamos ter bicicletas de roda 32?!?!
 

Jocas22

Active Member
isto anda em loop. Comprem só se gostarem depois de experimentar. Antes das rodas também já havia com amortecedor, sem amortecedor, pessoal que comprava uma ou a outra e arrependia-se.
 
O melhor remédio para o Stressados é seguirem com atenção esta discussão à volta do tamanho das rodas. É que um tipo ao ler tanta coisa de alguns iluminados cá do burgo fica curado, É SÓ RIR.....

Boas pedaladas nem que seja numa roda de 14...
 

Rui Marçal

New Member
Até estou à espera das minhas rodas novas 26' devem chegar esta semana. É pena o tempo estar uma treta, mas enfim.

Ontem fui dar uma uma, eu e mais 13. Rodas 29' eram cerca de 9. O resto eram 26'. A malta que antes em 26' se desmontava nas subidas, agora faz o mesmo. A malta que descia mal em 26' continua a faze-lo em 29', etc...o que me pareceu pior em quem já teve 26' e agora tem 29' foi nos singles estreitos entre os eucaliptos. Muita malta a desmontar nas subidas com curvas mais apertadas. E, quando paravamos, já não conseguiam arrancar tão facilmente.

A 29' é melhor na maioria das situações, partindo do princípio que tem a geometria certa, bom peso e boas relações de transmissão, mas o kit de unhas é muito mais importante.
 

agirão

New Member
Tudo evolui, estando a evolução marcada pela experimentação, pelos avanços e recuos naturais do processo. A ciência é dinâmica e, dinamismo, não é, forçosamente, avanços, tem retrocessos processuais.

A habituação produz eficácia e, pode ser positivo não querermos anular as resistências a quem se sente bem com algo. Pode, até, mais tarde, vir a verificar que quer arriscar mas, é quma questão de tempo, ou não.

Não há duas razões, há justificações para gostarmos ou não gostarmos e temos de as entender. Não é crime gostar mais de 26'' ou de 29''. Podem ser tendêrncias, efeitos de expectativa, amor, ou algo parecido.

Mas que há que respeitar, lá isso há...!

Todas as afirmações são válidas, desde que justificadas e, nestes casos de 26'' e 29'', tenho visto pessoas a defender a sua causa com coerência, o que respeito muito. É verificada esta situação neste tópico.

Agora, chamar-se de "iluminados", é puro acto de divergência com o raciocínio e com o civismo! É que há sempre quem saiba mais do que nós...do que qualquer em individual, seja em que tema for. Negar esta evidência é absurdo, embora as teorias comportamentais a considerem "complexo de perda" = "complexo de inferioridade", na vulgaridade da língua.

Respeitar a opinião é o acto cívico de excelência, o princípio da paz, a calúnia, o primeiro passo para a guerra.

26'' e 29' têm, ambas, vantagens e desvantagens.
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Mas falando de coisas mais concretas e de encontro ao título do tópico ( não interessa as comparações e de qual é melhor,se é que existe melhor,etc),fiquei surpreendido por exemplo a rock shox continua a produzir uma boa gama de suspensões 26"... O material que difere as bikes podemos resumir em quadro,suspensão,aros,raios,pneus... Material para rodas não parece faltar,bem como a produção de pneus,já que a procura ainda é muito grande.... Quadros sabemos que as principais marcas quase não têm interesse em manter a produção dos mesmos...suspensões era o meu maior receio... Não vai faltar num médio prazo material para 26",já que o "parque" das mesmas é ainda muito grande,mas por outro lado também pode ser verdade que poderemos não ter as últimas tecnologias aplicadas em material 26, exemplo de geometrias de quadros mais evoluídas, modelos de pneus ...Não tou a ver a RS lançar uma versão da nova RS1 em 26 por exemplo... Todos sabemos que há material para transmissão de 7,8 velocidades e é fácil de achar....mas no mercado nacional estes tempos um amigo meu teve dificuldade de achar uma cassete XTR de 9v..online ainda muitas,não quero iniciar uma discussão sobre achar cassete xtr de 9,só quero perceber se o material mais de topo começa a ser mais descontinuado pelas marcas...
Eu tb tenho uma boa 26 e não vou a largar,até porque não há dinheiro para comprar uma equivalente com roda maior ,o que interessa aqui é o futuro das 26 não na vontade dos donos,mas com o que podemos contar tendo em vista as condições do mercado das bikes de hoje...
 

Rui Marçal

New Member
Em relação ao material para 26' penso que vai levar menos desenvolvimentos do que era. Agora, comprei umas rodas novas e em alguns sites ou mercas de rodas já começam a não se venderem alguns topos de gamas. Esses aparecem em roda 29' e 27,5'.

É claro que durante muito tempo irá continuar a haver material 26', mas com o tempo as marcas vão deixar de desenvolver material para essas rodas.

Mas para já, não será por isso que a malta deixa de ir sujar-se para a lama, lol...

Também há muito material para 29' e 27,5' que serve em 26', o pior é o material relacionado com as rodas.

Depois o tempo dirá também se as rodas 29' serão mesmo extintas ou não. Continuo a achar que as rodas 27,5' irão prevalecer. É por aí que as marcas estão a alinhar agora. No catálogo tem 27,5' e 29'. É o caso da Scott.
 
Se alguém estiver muito frustrado por não ter uma 27,5 ou 29, e tenha uma desatualizada All-Montain eu estou a precisar de uma. Para pagar, obviamente e para muita diversão.
 

Rui Marçal

New Member
Não deves ter assim muita sorte. É que a malta das Allmountain não estão a livrar-se assim delas...é um outro assunto. Embora, conheça que tinha allmountain com suspensões de 120 ou 140 e agora comprou 29', não fazem é a mesma coisa que faziam antes...descidas a fundo, lol...
 

klaser

Well-Known Member
Pois Rui..concordo....fiquei é surpreendido por exemplo em ainda se produzirem Sid XX World Cup roda 26...que a princípio é uma suspa mais vocacionada para competição de XCO ou para quem tem dinheiro pra gastar...na competição quase não se vê mais 26 e quem tem dinheiro pra gastar quase não compra mais 26 :D
 

trgoncalves

New Member
Sem me querendo estar a meter muito na conversa..isto já parece uma situação que aconteceu a uns tempos....Windows XP -> Windows Vista

Ninguém gostava mas "todos tiveram" de usar... Para quem tem dinheiro para gastar/ primeira bike não faz sentido apostar mais nas 26' Quem já tem um maquina XP/26 aproveite que fica bem servido.

Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Meus amigos, em especial ao amigo Rui Marçal, um bttista da "beira mar", independentemente do tamanho da roda, já mais será um bom "singletrack´ista". ;)
 
Top