Roda 26, qual o seu futuro?

Jocas22

Active Member
ó Rui pergunta la ao Nozes se com qualquer das 3 a experiência era igual (e os tempos), incluindo a experiência da 29 em DH (deve ter sido maior o desafio aposto). Duvido! Não há nenhuma que nao chegue ao fim, mas se é por ai (poupar os euros) vendam a 26 e comprem uma do jumbo. A mesma pessoa numa bike de 14kg ou de 9kg vai ter experiências, prazer, condução, tempos diferentes. Nas rodas o mesmo acontecerá.
Isto é como os carros, se o objectivo for só chegar ao destino qualquer punto serve, a experiencia é que nao é bem a mesma.
 

LuisPFerreira

New Member
As 26 não vão morrer, vai demorar muitos anos até que isso aconteça porque as pessoas simplesmente não vão deitar as suas bicicletas fora para comprar uma 650b ou uma 29.
Apenas vão "desapareçer" lentamente ao longo dos anos, mas aposto que daqui a 10 anos ainda vejo pessoal no monte a curtir com as suas 26.

Neste topico há muitas pessoas a criticarem fortemente as 29, mas o PRINCIPAL motivo da "morte" das 26 será as 650b e não as 29.
 

Jocas22

Active Member
as 26 só morrem se as pessoas quiserem, não por causa das 650b ou 29 ou outra coisa qualquer. A verdade é se as pessoas quisessem 26 era isso que se vendia.
 

LuisPFerreira

New Member
Estas enganado, as 26 vão morrer porque as 650b são muito proximas das 26 e as marcas deixaram de produzir 26.
Todo o marketing por trás das 650b é para impingir 650b a quem não foi para as 29.
 

Jocas22

Active Member
como já disse prefiro não entrar nessa discussão Luís. Mas o que dizes não sucederia se as pessoas preferissem as 26, seja marketing ou outra coisa qualquer se mudarem será sempre por opção, ninguém os obriga.
 

klaser

Well-Known Member
O Rui Marçal tem toda a razão..nem vale a pena falar mais... um dos fatores mais importantes é o "tesão do mijo"....já andei mais rápido na minha bike só porque tava feliz pq tinha posto 4 parafusos coloridos de alumínio na minha pedaleira...o mesmo já se passou a estrear um equipamento novo (roupa) ....lol Não existe isso de bike mais rápida,o que existe é uma pessoa se adaptar melhor a uma geometria ou mesmo tamanho de roda,material,etc,e aí sim conseguir melhor desempenho....
Quanto ao futuro das 26,estou com receio,porque parece q o mercado quer acabar mesmo com as 26,embora concorde que elas vão existir ainda muito tempo porque nem toda gente vai se desfazer delas como foi dito,se houver bikes e procura de material,deve haver à venda....agora novas realmente parece que estão a acabar...Concordo com quem diz que as 650b são mais marketing que as 29,as 29 são realmente bikes algo diferentes,as 650b das 26,já andei e andei,eliminar todo o fator psicológico é difícil,comparar duas bikes idênticas uma 26 uma 650b é difícil pq não há,matematicamente a diferença é muito pouca...Mas é uma grande jogada,quem tem 26 e não gosta de 29 ficaria com as 26....aí então o mercado cria um novo milagre..650b...
 

edununo

Well-Known Member
Neste caso só há escolha entre 650b e 29er.
As 26 foram simplesmente riscadas dos catálogos das marcas. Só gamas muito baixas e alguns modelos específicos tipo DH é que se mantêm.
Isto foi acima de tudo uma imposição das marcas. Há que vender.
 

ORANGE_77

New Member
Faz-me lembrar quando comprei a bicicleta nova até voava que me espalhei logo ao comprido tinha andado aí uns 600 mts num caminho...Se não tivesse aumentadoa carga de treino andava o mesmo que andava quando tinha a minha querida BERG de 300 €...
 

klaser

Well-Known Member
Completo com o que aconteceu com o meu grupo e deve ter acontecido um pouco por todo lado...logo que começaram a aparecer as rodas 650b,algum dos meus amigos para ficarem na moda,colocaram rodas "27,5" nas bikes 26...Como aquilo era quadro 26 e pra piorar ainda tinhas Rebas ou SIDs (arco da suspa baixo) tinham de mudar os pneus para com balão e tacos mais baixos,tipo aqueles rubenas quase sem tacos..aquilo era 2.0 mas parecia um 1.8... Eu com a minha 26 com o RR 2.25 à frente tinha quase o mesmo diâmetro final que eles com suas 27,5 da treta....Mas o "milagre" era instantâneo,com uns pneus finos da treta,bike com a geometria alterada,do nada diziam que aquilo "papava" tudo...que tinha mais tração a subir....lol...Pior que isso é que nas primeiras 2 ou 3 voltas o desempenho deles aumentou mesmo,mas era o tal "tesão do mijo",logo que a alegria e o fator psicológico passou passaram a andar igual ou até pior...Quando pomos na cabeça que uma coisa é boa é boa...quando achamos que vai dar segurança,dá confiança....se na verdade dá mesmo é outra história....
 

Jocas22

Active Member
"Quando pomos na cabeça que uma coisa é boa é boa...quando achamos que vai dar segurança,dá confiança"

o klaser só falta dizeres que tudo que tem duas rodas e um guiador é igual. Mesmo antes do tamanho de roda já havia milhares de pequenas diferenças nas bikes que as faziam mais controlaveis, melhores a descer, etc... Até te pode parecer o teu famoso "tesao do mijo" mas nao é. Se vale a pena mudar ou nao tendo em conta dinheiro vs o que se ganha isso é outra discussao, agora dizer que é tudo psicologico isso nao é verdade. Dava jeito se fosse mas não é. Nem meter ao baruulho as 27.5 transformadas os as 1as 29 com mas geometrias ajuda á discussão.
 

klaser

Well-Known Member
Eu não disse que era igual..mas que o psicológico transforma muita coisa isso transforma...e isso acontece em todas as vertentes da vida,não só nas bikes..não há o que fazer...
 

Jocas22

Active Member
isso que dizes eu percebo, não é preciso ser um génio de marketing pra saber que ali joga-se com as emoções humanas. Inveja, ganancia, etc... Acho é que levaste essa ideia longe demais, só isso. ;)

Só pra esclarecer uma coisa pra mim pessoalmente, nao foi ingenuamente que deixaste de fora ali as 29, certo? ;)
 

Rui Marçal

New Member
Jocas,

Não fiques tão chateado com a opinião dos outros.

O que interessa é que durmas descansado com a compra que fizeste e continues a pedalar forte e feio.

A tesão do mijo ou o fator psicológico conta e muito. Só isso explica aquele tempo canhão feito na Arrábida, no qual ninguém acreditou...

Há uns tempos atrás estive sem andar umas boas semanas. Quando comecei estava com uma falta de confiança do caraças e para piorar espalhei-me. Nas outras semanas, tudo o que tinha aprendido e alguma técnica que tinha, desapareceram como por milagre, lol, parece que andava embruxado e nada me saia bem.

É o fator psicológico que manda. Agora, já voltou tudo ao normal, mas andei umas semanas a fazer muita coisa à mão que muitas vezes fazia montado.
 

Jocas22

Active Member
Ó Rui comigo isso é tinto, não tinha vontade de me convencer de coisa nenhuma, não tinha vontade de gastar dinheiro e preferia não gostar. Agora isso sim, tu podes-te convencer do que te apetecer, eu convenci-me pela prática, são coisas diferentes. A compra veio depois da experiência, nunca o faria de outra maneira. Mas siga.

Acho que há aqui duas coisas diferentes em discussão muito sinceramente. Discutir a morte da 26 pra quem tem uma 26 é um verdadeiro quebra cabeças, se têm uma só morre quando quiserem. Peças existirão sempre e ainda podem comprar de topo a preço de uva mijona, podem mudar pra um quadro de topo, suspa de topo a preço low cost. Não percebo as queixas, eu aproveitei e muito. Agradeçam mas é e pedalem

Agora pra quem vai comprar uma nova, queixar-se da morte da 26 é ainda mais absurdo, pro que fazemos, se a 29 não vos convence a 27.5 é melhor escolha que a 26. Não haver 26 não é problema sequer.

Mudar uma 26 por uma 27.5 igual (mesmo tipo de bike, FS ou HT, mesmo peso e equipamento) não faz o menor sentido. Agora se querem um upgrade porque acham que merecem, a vossa está velha, etc... é escolher entre a 27.5 mais próxima da 26 ou a alternativa da 29. Suspirar pela 26 não passa de agarrar desesperadamente ao passado em prol de não terem de pensar que andam numa descontinuada e que os outros vos olham de lado, ou que o psicologico ;) vos faz pensar isso mesmo que pros outros seja indiferente se montam uma 24 ou 32.

Se nao o disse antes com todas as palavras digo agora, subscrevo aquela divisao que postei aqui há uns tempos, racionalmente faz todo o sentido, até pelos motivos pelos quais defendem as 26 com unha e dentes


  • Singlespeed and Hard Tails: 29er
  • Short Travel Race Bikes (100mm and under): 29er
  • Trail bike (140mm and 150mm): 650B
  • 160m+: 26″
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
pra completar a ideia... há muito tempo que os varios tipos de btt se especializaram com tipos de bikes diferentes. Todos conseguiamos dizer inumeras diferenças entre bikes de AM, DH, XC,... guiadores, espigoes, selins, avanços,... diferentes entre elas. A unica constante entre todas era mesmo as rodas. Ora agora tende a haver esta especialização das bikes tambem nas rodas, e pelo que experimentei, pelo que li, faz todo o sentido. Ninguem ia pra XC com aqueles espigoes de baixar e levantar (nao me lembro do nome) nem ninguem ia pra DH com guiadores de 580mm

É uma evolução natural.
 
Mudar uma 26 por uma 27.5 igual (mesmo tipo de bike, FS ou HT, mesmo peso e equipamento) não faz o menor sentido.

Posso só fazer uma pergunta inofensiva?

Já andastes a sério numa 27,5 ou estás a divagar baseado numa ideia pré-concebida?
 

Jocas22

Active Member
5ª linha do post 1176: "a 27.5 é melhor escolha que a 26". Não precisam de se chatear, não passa da minha modesta opinião, e não sou um expert nisto, mais um que pedala por prazer como muitos.
 
Uma comparação de rodas só será realmente bem feita numa bicicleta igual, e quando digo igual é exactamente igual.. Não haverá uma analise completamente coerente se as bicicletas em questão são diferentes, já que tudo o resto na bicicleta influencia o comportamento da mesma. Já vi uma comparação de rodas numa bicicleta que é compativel com 26 e 27.5, sendo que era só necessário trocar as rodas e respectivos dropouts para as acomodar correctamente.
No geral as diferenças notadas pelo ciclista foram pouco relevantes tendo até feito um tempo muito identico num troço de uma pa outra.
Sinceramente acho que 3 tamanhos de roda é muito. e secalhar compreendo mais se houvesse so 26 e 29. Por mim
 
Top