Rocky mountain ETSX30 "A Alface"

Depois de centenas de horas a ver bikes na net, deparei-me com uma que me chamou logo a atenção, não só pela côr verde alface, mas também pelo sistema de suspensão traseira, algo invulgar...

A dita bicicleta, uma Rocky Mountain ETSX30, estava, ainda por cima, com 46% de desconto por ser de 2007, o que fez com que uma bike de uma pipa de massa me ficasse por cerca de 1600€...(ok,continua a ser uma pipa de massa :oops: , mas valeu a pena! :mrgreen: :mrgreen:)


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O equipamento da bike é o seguinte:

Quadro: Easton Custom 7005 UltraLite Aluminium
Amortecedor: FOX FLOAT RP2 CUSTOM VALVED100 - 115 - 130 MM travel
Suspensão: FOX TALAS II R100 + 120 + 140 MM travel
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Shifters: Shimano Deore
Pedaleira: RACE FACE RIDE XC X-TYPE
Cassete: Shimano Deore
Espigão de selim: EASTON EA30
Avanço: EASTON EA30
Guiador: EASTON EA30
Travões: Shimano Deore
Rotores: A2Z Teppan Yaki
Rodas: Mavic Crossride Disc pretas
Pneus: IRC Mibro Marathon 2.25
Selim: RMB
Pedais: Shimano SPD 520

Para quem vem de uma fuji semi-rígida as diferenças são brutais, principalmente a nível do conforto, tanto a subir como a descer, e principalmente a descer,pois com a talas nos 140mm as raízes e buracos são ultrapassados com uma facilidade e segurança surpreendente...

Apesar de não ter feito ainda muitos quilómetros, já dá para fazer uma pequena análise aos componentes...

Rodas:
As rodas que tenho na fuji deixam muito a desejar,por isso quando experimentei estas, fiquei pasmado com a maneira como rolam, e são também mais robustas.

Travões:
São os meus primeiros travões hidráulicos, até agora só tinha tido V-Brakes, e mesmo tendo poucos quilómetros nas pastilhas, noto que travam MUITO melhor, o que me dá mais segurança a descer, e quando estão molhados travam mesmo, ao contrário dos v-brakes :twisted: ...troquei os rotores porque os que vinham eram Centerlock, e para além disso estes são muito mais bonitos :wink:

Transmissão:
É em tudo semelhante á outra bike que tenho,portanto zero razões de queixa, tanto os desviadores como os shifters se portam muito bem e não dão problemas...seja em piso seco ou cheios de lama,nunca me deixaram ficar mal...

Amortecedor:
O fox RP2 parece-me o suficiente, pois com ele aberto a descer a bike "come" todas as irregularidades do terreno, e com o propedal a subir não bombeia mesmo quando vou a pedalar em pé, e ao mesmo tempo mantém a roda colada ao chão...

Suspensão:
Talvez o componente que mais me agrada na bike...suave, fácil de ajustar e com um pormenor que acho indispensável, que é o facto de poder alternar o curso entre os 100mm\120mm\140mm... a subir ando quase sempre nos 100mm, o que deixa a bike com uma óptima geometria sem ter que me deitar em cima do guiador, e a descer mudo o curso para os 140mm e aí sim, noto que a Talas é verdadeiramente uma suspensão de topo...passo por tudo sem sequer abrandar...o que permite umas aventuras já bem engraçadas...

Pneus:
Apesar de ter furado por 3 vezes nas ultimas vezes que peguei na bike ( a culpa foi minha que passei por uma zona cheia de silvas no chão) os pneus parecem-me ser bons, mas mais para piso seco, pois os tacos são curtos e juntos uns aos outros, o que faz deles excelentes roladores. já na lama, deixam um bocado a desejar, pois a aderência não é a melhor...

E por último, o quadro:
A côr é uma das mais bonitas que já vi, e é diferente da maioria das bikes que vemos por aí...a geometria do quadro é espectacular e podemos também alterar o curso do amortecedor rapidamente entre 4", 4,5" ou 5", com um aperto rápido que se encontra na parte superior do amortecedor...por opção, e por achar que a bike assim fica mais equilibrada, ando sempre com o amortecedor nos 5"...

Para já é a análise possível, e á medida que for fazendo mais quilómetros vou actualizando e pondo uma fotos como deve ser :wink:

Boas Pedaladas! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Pax

New Member
Ora aí está o homem da bina verde!!

Até que enfim um review!!

Muito louca a bike!

Amanhã quero ver isso a descer à minha frente!! :wink:

Já agora qual o peso final do bicho?
 

MarioVieira

New Member
Mas q grande compra! por esse preço so em 2ª mao!! agora e tentar n a perderes quando estacionares a bike numa zona verde ahah
 
Pax, quanto a veres a bike á tua frente, só se for nas subidas, que a descer a tua anda mais... :mrgreen: :mrgreen: ou então á porta do café.... :D
O peso dela deve andar por volta dos 13kg. e qualquer coisa...

ice-dragon, eu não a perco de vista!só quando a deixo na garagem ;) ;) ;)

Cumps.
 

floopi

New Member
DESLIGA_O_CAPSLOCK said:
ice-dragon, eu não a perco de vista!só quando a deixo na garagem ;) ;) ;)

onde é a garagem??? :twisted: :twisted: :twisted:
grande maquina DESLIGA, parabens...

essa cor é no minimo "diferente", no "maximo" espectacular :mrgreen: ... ainda deve ser mais bonita ao vivo...

abraço
 

Tecnico_ttbike

New Member
Realmente a "Alface" surpreendeu-me pela positiva...tirando a questão da procura da peça da caixa :wink:

A escolha dos componentes de upgrade foi boa.

Tens de me deixar dar uma volta um dia destes :)

Boas pedaladas.
 
Tecnico_ttbike said:
Realmente a "Alface" surpreendeu-me pela positiva...tirando a questão da procura da peça da caixa :wink:

A escolha dos componentes de upgrade foi boa.

Tens de me deixar dar uma volta um dia destes :)

Boas pedaladas.

Pois, a questão da peça esquecida na caixa foi chato... :D
Quando quiseres dar uma volta avisa, estás á vontade! :mrgreen:
 
Tem levado uns bons apertos...ainda no sábado tive que fazer umas acrobacias para não entrar com ela para dentro de umas silvas no final de uma descida um bocado agressiva...conclusão: uma grande porrada no joelho e ainda não consigo andar como deve ser...mas ao menos não a risquei nem caí nas silvas... :D
Assim que fôr fazendo mais quilómetros vou postando as minhas opiniões sobre a máquina!
Cumps.
 
Se fosse a fuji, não me importava...mas esta é nova e larguei uma data de euros nela...ainda me mete pena quando uma pedra bate no quadro... :evil:
 

Pax

New Member
DESLIGA_O_CAPSLOCK said:
A dita bicicleta, uma Rocky Mountain ETSX30, estava, ainda por cima, com 46% de desconto por ser de 2007, o que fez com que uma bike de uma pipa de massa me ficasse por cerca de 1600€...

:roll:
 

maxix

New Member
BEM........... MAS QUE GRANDE MAQUINÃO!!!!! FOGO!!!!!!!! MESMO BRUTAL .. ENTÃO ESSA COR É NO MINIMO UM EXPLENDOR!!!... E MESMO BRUTAL..... AGORA E METER-LHE KM EM CIMA E VER SE NAO FURAS MAIS VEZ NENHUMA :oops: :oops: :oops: LOL...



FIKEM BEM


PS: uma duvida? esses 140mm de curso trazeiro será que dao para uns abusos mais fortes????(AI COMO DESCER UMA ESCADAS LONGAS OU MESMO NUM TRILHO MESMO AGRESSIVO)-podem responder por PM
 

Pax

New Member
O amortecedor faz 130 e não os 140. :wink:

Na frente a Fox é que tem 140mm ao dispor.

É uma bike com veia endurista e como tal não me parece projectada para grandes impactos ... :roll:


Digo eu...
 
Sim, não é mesmo bike para grandes drops e assim...mas qualquer escadaria que apareca ela nunca se nega, desce sempre a abrir, assim como em caminhos agressivos...até agora não tenho razões de queixa, nunca me deixou ficar mal...a atrás o curso muda entre os 4" e os 5", ou seja, 115 a 130mm +\-
Cumps.
 
Depois de mais uma data de kilómetros feitos, venho dar mais uma achega em relação á minha bike, nomeadamente os pneus
Os ditos, uns Mibro IRC marathon 2,25 parecem verdadeiras camisas de Vénus, e bastam uns mínimos picos para furar...tenho uns Mythos XC II na rígida e não tive um único furo em mais de 2000km, fazendo os mesmos caminhos, ou seja, o defeito é mesmo dos pneus, que apesar de serem bons roladores e muito bons em piso seco têm este grande defeito...
 
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