DESLIGA_O_CAPSLOCK
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Depois de centenas de horas a ver bikes na net, deparei-me com uma que me chamou logo a atenção, não só pela côr verde alface, mas também pelo sistema de suspensão traseira, algo invulgar...
A dita bicicleta, uma Rocky Mountain ETSX30, estava, ainda por cima, com 46% de desconto por ser de 2007, o que fez com que uma bike de uma pipa de massa me ficasse por cerca de 1600€...(ok,continua a ser uma pipa de massa , mas valeu a pena! :mrgreen: :mrgreen
O equipamento da bike é o seguinte:
Quadro: Easton Custom 7005 UltraLite Aluminium
Amortecedor: FOX FLOAT RP2 CUSTOM VALVED100 - 115 - 130 MM travel
Suspensão: FOX TALAS II R100 + 120 + 140 MM travel
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Shifters: Shimano Deore
Pedaleira: RACE FACE RIDE XC X-TYPE
Cassete: Shimano Deore
Espigão de selim: EASTON EA30
Avanço: EASTON EA30
Guiador: EASTON EA30
Travões: Shimano Deore
Rotores: A2Z Teppan Yaki
Rodas: Mavic Crossride Disc pretas
Pneus: IRC Mibro Marathon 2.25
Selim: RMB
Pedais: Shimano SPD 520
Para quem vem de uma fuji semi-rígida as diferenças são brutais, principalmente a nível do conforto, tanto a subir como a descer, e principalmente a descer,pois com a talas nos 140mm as raízes e buracos são ultrapassados com uma facilidade e segurança surpreendente...
Apesar de não ter feito ainda muitos quilómetros, já dá para fazer uma pequena análise aos componentes...
Rodas:
As rodas que tenho na fuji deixam muito a desejar,por isso quando experimentei estas, fiquei pasmado com a maneira como rolam, e são também mais robustas.
Travões:
São os meus primeiros travões hidráulicos, até agora só tinha tido V-Brakes, e mesmo tendo poucos quilómetros nas pastilhas, noto que travam MUITO melhor, o que me dá mais segurança a descer, e quando estão molhados travam mesmo, ao contrário dos v-brakes :twisted: ...troquei os rotores porque os que vinham eram Centerlock, e para além disso estes são muito mais bonitos :wink:
Transmissão:
É em tudo semelhante á outra bike que tenho,portanto zero razões de queixa, tanto os desviadores como os shifters se portam muito bem e não dão problemas...seja em piso seco ou cheios de lama,nunca me deixaram ficar mal...
Amortecedor:
O fox RP2 parece-me o suficiente, pois com ele aberto a descer a bike "come" todas as irregularidades do terreno, e com o propedal a subir não bombeia mesmo quando vou a pedalar em pé, e ao mesmo tempo mantém a roda colada ao chão...
Suspensão:
Talvez o componente que mais me agrada na bike...suave, fácil de ajustar e com um pormenor que acho indispensável, que é o facto de poder alternar o curso entre os 100mm\120mm\140mm... a subir ando quase sempre nos 100mm, o que deixa a bike com uma óptima geometria sem ter que me deitar em cima do guiador, e a descer mudo o curso para os 140mm e aí sim, noto que a Talas é verdadeiramente uma suspensão de topo...passo por tudo sem sequer abrandar...o que permite umas aventuras já bem engraçadas...
Pneus:
Apesar de ter furado por 3 vezes nas ultimas vezes que peguei na bike ( a culpa foi minha que passei por uma zona cheia de silvas no chão) os pneus parecem-me ser bons, mas mais para piso seco, pois os tacos são curtos e juntos uns aos outros, o que faz deles excelentes roladores. já na lama, deixam um bocado a desejar, pois a aderência não é a melhor...
E por último, o quadro:
A côr é uma das mais bonitas que já vi, e é diferente da maioria das bikes que vemos por aí...a geometria do quadro é espectacular e podemos também alterar o curso do amortecedor rapidamente entre 4", 4,5" ou 5", com um aperto rápido que se encontra na parte superior do amortecedor...por opção, e por achar que a bike assim fica mais equilibrada, ando sempre com o amortecedor nos 5"...
Para já é a análise possível, e á medida que for fazendo mais quilómetros vou actualizando e pondo uma fotos como deve ser :wink:
Boas Pedaladas! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A dita bicicleta, uma Rocky Mountain ETSX30, estava, ainda por cima, com 46% de desconto por ser de 2007, o que fez com que uma bike de uma pipa de massa me ficasse por cerca de 1600€...(ok,continua a ser uma pipa de massa , mas valeu a pena! :mrgreen: :mrgreen
O equipamento da bike é o seguinte:
Quadro: Easton Custom 7005 UltraLite Aluminium
Amortecedor: FOX FLOAT RP2 CUSTOM VALVED100 - 115 - 130 MM travel
Suspensão: FOX TALAS II R100 + 120 + 140 MM travel
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Shifters: Shimano Deore
Pedaleira: RACE FACE RIDE XC X-TYPE
Cassete: Shimano Deore
Espigão de selim: EASTON EA30
Avanço: EASTON EA30
Guiador: EASTON EA30
Travões: Shimano Deore
Rotores: A2Z Teppan Yaki
Rodas: Mavic Crossride Disc pretas
Pneus: IRC Mibro Marathon 2.25
Selim: RMB
Pedais: Shimano SPD 520
Para quem vem de uma fuji semi-rígida as diferenças são brutais, principalmente a nível do conforto, tanto a subir como a descer, e principalmente a descer,pois com a talas nos 140mm as raízes e buracos são ultrapassados com uma facilidade e segurança surpreendente...
Apesar de não ter feito ainda muitos quilómetros, já dá para fazer uma pequena análise aos componentes...
Rodas:
As rodas que tenho na fuji deixam muito a desejar,por isso quando experimentei estas, fiquei pasmado com a maneira como rolam, e são também mais robustas.
Travões:
São os meus primeiros travões hidráulicos, até agora só tinha tido V-Brakes, e mesmo tendo poucos quilómetros nas pastilhas, noto que travam MUITO melhor, o que me dá mais segurança a descer, e quando estão molhados travam mesmo, ao contrário dos v-brakes :twisted: ...troquei os rotores porque os que vinham eram Centerlock, e para além disso estes são muito mais bonitos :wink:
Transmissão:
É em tudo semelhante á outra bike que tenho,portanto zero razões de queixa, tanto os desviadores como os shifters se portam muito bem e não dão problemas...seja em piso seco ou cheios de lama,nunca me deixaram ficar mal...
Amortecedor:
O fox RP2 parece-me o suficiente, pois com ele aberto a descer a bike "come" todas as irregularidades do terreno, e com o propedal a subir não bombeia mesmo quando vou a pedalar em pé, e ao mesmo tempo mantém a roda colada ao chão...
Suspensão:
Talvez o componente que mais me agrada na bike...suave, fácil de ajustar e com um pormenor que acho indispensável, que é o facto de poder alternar o curso entre os 100mm\120mm\140mm... a subir ando quase sempre nos 100mm, o que deixa a bike com uma óptima geometria sem ter que me deitar em cima do guiador, e a descer mudo o curso para os 140mm e aí sim, noto que a Talas é verdadeiramente uma suspensão de topo...passo por tudo sem sequer abrandar...o que permite umas aventuras já bem engraçadas...
Pneus:
Apesar de ter furado por 3 vezes nas ultimas vezes que peguei na bike ( a culpa foi minha que passei por uma zona cheia de silvas no chão) os pneus parecem-me ser bons, mas mais para piso seco, pois os tacos são curtos e juntos uns aos outros, o que faz deles excelentes roladores. já na lama, deixam um bocado a desejar, pois a aderência não é a melhor...
E por último, o quadro:
A côr é uma das mais bonitas que já vi, e é diferente da maioria das bikes que vemos por aí...a geometria do quadro é espectacular e podemos também alterar o curso do amortecedor rapidamente entre 4", 4,5" ou 5", com um aperto rápido que se encontra na parte superior do amortecedor...por opção, e por achar que a bike assim fica mais equilibrada, ando sempre com o amortecedor nos 5"...
Para já é a análise possível, e á medida que for fazendo mais quilómetros vou actualizando e pondo uma fotos como deve ser :wink:
Boas Pedaladas! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: