Rocky mountain ETSX30 "A Alface"

Tecnico_ttbike

New Member
....cada um tem aquilo que merece ;-) neste caso espinhos!

...entretanto um relatório secreto que me foi entregue indica que nos próximos quilómetros já não vais ter nenhum furo!

Boas pedaladas!
 
Eu não tenho nenhuma máquina de jeito, mas já pedi uma para amanha ou depois tirar umas fotos...já ando a adiar há uma data de tempo :D
Assim que as tiver posto aqui!
Cumps.
 

Albertoliveira

New Member
Essa bike é espetacular, esse sistema de suspensão traseiro é o ideal para uma leitura do terreno ao mais alto nivel.
Quanto a drops, de facto não é vocacionada para isso tanto pelo curso como pela fragilidade á torção dessas "escoras".
Só um conselho, não te metas em grande cenas de FR com ela, esses pivot foram desenhados para ler o terreno e não para saltar por cima dele... cuidado com as desafinações e olho vivo nesses pivots.
 
Definitivamente o FR não é a minha onda...é mais um XC\allmountain e quando ando pela cidade tenho mesmo que ir ás escadas...
Quanto á torção das escoras, elas são muito mais resistentes e robustas do que parece na foto...quando puser fotos novas tenho de ver se mostro esse pormenor... :wink:
 

Albertoliveira

New Member
Eu quando falo em FR falo de qualquer vertente mais radical, tipo allmountain ou Enduro ou Freeride...

Quando falo da fragilidade da escora referia-me mais aos pivots que vão do tubo do espigão do selin á pseudo-escora. Estes 2 pivots têm um aspecto pouco robusto no que diz respeito a cenas mais hardcore, não é no entanto um defeito, essa bike tem um funcionamento de excelencia, muito perfeito e preciso. Mas requer um pouco mais de atenção quanto a folgas e má manutenção em relação a outros sistemas como o FSR; 4link-bar ou Vpp.. ou ainda o mono-pivot que a nivel de manutenção é o que necessita menos.

Grande bike, boa escolha, boa sorte.
 
Ora bem, Bastantes quilómetros depois, ultrapassei a preguiça e vou fazer um update da minha análise da Rocky...

Não consigo precisar ao certo quantos km ela já leva neste quase 1 ano, uma vez que ainda não aderi ao ciclocomputador, mas eventualmente serão uns 2000, ou por aí assim...
neste período, houve bastantes trocas de material, umas porque não gostava do que tinha, outras por necessidade e outras só porque ia tirar algum peso e torná-la mais agradável a nível estético.

A lista neste momento está assim:

Quadro: Easton Custom 7005 UltraLite Aluminium
Amortecedor: FOX FLOAT RP2 CUSTOM VALVED100 - 115 - 130 MM travel
Suspensão: FOX TALAS II R100 + 120 + 140 MM travel
Desviador traseiro: Shimano XT
Desviador dianteiro: Shimano LX
Shifters: Shimano Deore
Pedaleira: RACE FACE RIDE XC X-TYPE
Cassete: Shimano Deore
Espigão de selim: EASTON EA30 --> KCNC Ti pro lite
Avanço: EASTON EA30 --> Race Face Deus XC
Guiador: EASTON EA30 --> Race Face Deus XC
Travões: Shimano Deore -->Avid Juicy 7 White
Rotores: A2Z Teppan Yaki
Rodas: Mavic Crossride Disc pretas
Pneus: IRC Mibro Marathon 2.25
Selim: RMB
Pedais: Shimano SPD 520

Quanto aos Componentes estamos assim:

Quadro:
Surpreendentemente leve para um quadro que faz 135mm de curso traseiro (2750gr. sem amortecedor), tem sido mesmo o elo mais forte da bike, é bastante rígido e mesmo farto de levar porrada não cedeu 1mm, apenas a destacar uma picada mesmo minúscula que apareceu depois de um embate violento de um calhau que saltou da roda da frente. A qualidade da pintura é a toda a prova, não tem nem um risco, mesmo no tubo superior, onde os cabos das mudanças roçam ás vezes...(e não a tenho plastificada, apenas um bocado de fita isoladora verde por baixo do eixo da pedaleira).

06022009048lh1.jpg


Rodas:
Rolam bem, e quanto a características, fiabilidade, etc não há muito a falar, são talvez das rodas mais usadas pela malta que anda de bike... A registar só o facto de ter de as desempenar de vez em quando, mas é natural, pois não são feitas para andar a descer escadas, e brincadeiras do género :mrgreen:
Os pneus, apesar de ao início ter algumas reticências quanto ao comportamento em piso molhado, ou com lama, desfizeram qualquer dúvida que pudesse ter, portam-se sempre 5* em qualquer tipo de piso, estou rendido á IRC! (já na minha fuji usava os IRC mythos XC II que sempre foram excelentes em qualquer ocasião)

Travões:
Os Deore de origem são aquilo que são, uns travões de entrada de gama, com tudo aquilo que a isso está associado...travavam pouco, e perdiam muito potência em descidas mais longas\exigentes, por isso, e depois de uma data de meses a ver travões, comparativos, preços, etc, reparei uns Juicy 7 brancos á venda na fizzbikes, foi amor á primeira vista, e até hoje não me arrependo nada da escolha, para além de serem bonitos, travam bem, sem no entanto darem aquela sensação que se enfiou um pau na roda :mrgreen: , permitindo dosear bem a potência.

06022009042xe1.jpg


Periféricos:
O espigão de selim que vinha de origem ficava mesmo no limite para o meu tamanho, e como tinha medo que algum dia partisse ou estragasse o quadro, troquei por um maior (400mm). Optei pelo KCNC por ser leve, relativamente barato e porque as reviews eram excelentes, até hoje não tenho nada a apontar.
O conjunto guiador\avanço troquei mesmo por birra, porque encontrei com 50 e tal % de desconto e já que eram bem mais leves que o conjunto que tinha resolvi aproveitar, assim tirei umas gramas e ganhei no aspecto geral.

06022009041yp6.jpg


Transmissão:
Até ver, nada a relatar...tanto os shifters como o conjunto de desviadores têm cumprido o seu trabalho, apenas as afinações ocasionais do costume. Nota positiva para o drop-out\desviador, que após uma valente porrada, apesar de terem torcido, com um bocado de jeito e ajuda do Ricardo da TTbike ficou tudo 5* outra vez.
A pedaleira, apesar de não ser especialmente leve, nunca me deu problemas, no entanto ultimamente anda a fazer uns barulhos esquisitos, mas julgo que não é nada que uma revisão e um bocado de massa não resolva (espero eu :) ).

Suspensão:
A fox continua a ser um dos pontos que mais gosto na bike, a selecção rápida do curso (100-120-140 mm) é prática e uso-a em praticamente todas as voltas, mudando completamente a geometria da bike, torna-a muito mais polivalente do que se tivesse curso fixo, e o acréscimo de peso não é significativo.
Nunca notei nenhuma torção ou falta de rigidez, mas também só peso 65kg, por isso acho que é normal :lol: . Podia ser mais sensível, do género das float, mas no geral acho que é mesmo muito boa. Uso o rebound no meio (+\-) e raramente mexi nas pressões, etc depois de ter acertado com as ideais para o meu peso (teve foi de ser a olho, porque no cd da fox a minha faixa de peso não é contemplada :s ).

Amortecedor:
Ao inicio estava rijo de mais, depois acertei com as pressões e tal como a suspensão nunca mais tive que lhe mexer. Esgotou o curso algumas vezes em aterragens mais hardcore, mas normalmente fica sempre +\- 1 cm por usar no fim das voltas...
Uso também muitas vezes o propedal, essencialmente a subir, pois parece que vai bloqueado, enquanto que aberto a descer dá uma confiança bastante grande (ás vezes até demais :cadeirada: ) .

06022009050ii4.jpg


A qualidade das fotos não é a melhor, pois só tinha aqui o telemóvel á mão...entretanto tiro umas como deve ser...
Cumps.
 

Pax

New Member
Até que enfim umas fotos actualizadas da burra! :twisted: :twisted:

E com os novos upgrades. :wink:

Está bonita sim senhor!!

Já agora sabes qual é o peso final?
 

marky27

New Member
Parabens pela bike, gosto muito! Pelas fotos parece que é um bocadinho pequena para ti? Quanto medes e qual é o tamanho?
Eu não confiava num espigão KCNC para andar assim tão perto do limite, digo isto porque já tive um e aquilo abana que dá gosto!
Os travões foram uma escolha acertadissima a meu ver, tb já tive uns e para mim continuam a ser os melhores travões que conheço.

Love the ride.
 
Bem, diz que vem aí mais material a caminho :twisted: , assim que receber tudo e tiver as coisas montadas tiro umas fotos e opiniões sobre o estado\comportamento actual da bike...
 
+\-...pelo menos tem ficado á sombra, já que não tenho mesmo conseguido andar nos ultimos tempos...Ainda devo ir mais umas 2 semanas de férias, por isso só depois é que começa a andar como deve ser outra vez... :mrgreen:
 
Top