Rockrider XC120 vs Rockrider XC100 (incluindo o desconto actual na XC100)

Ricfil

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Boas a todos.

Depois de diversas pesquisas e tendo em conta o uso que pretendo dar à bike que pretendo comprar chego à conclusão que a escolha mais lógica para mim será talvez uma bike de XC. Dentro delas, as Rockrider XC120 e XC100 parecem-me propostas bem interessantes (qualidade/equipamento/valor pedido) mas no momento a Decathlon está com uma boa promoção na XC100.

https://www.decathlon.pt/p/biciclet...der-xc-100-29-shimano-deore-1x11/_/R-p-330066

https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-btt-cross-country-xc-120-quadro-aluminio-vermelho/_/R-p-330101

Uma vez que não estou muito dentro das marcas (equipamentos), gostaria que me indicassem as vossas opiniões relativamente ao quesito técnico sobre as suspensões de ambas, assim como a componente da transmissão e se a velocidade extra na XC120 fará muita diferença no dia a dia, e se sim, em particular em que locais.

Desta forma terei uma base mais sólida para perceber se justifica adquirir a XC100 em promoção ou se a XC120 é mesmo superior - valendo a diferença.

Agradeço toda e qualquer ajuda.

Boas voltas.
 
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nmt

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Atualmente deve ser difícil arranjar melhor relação qualidade preço que a XC100. As suspensões são relativamente equivalentes. No que toca à transmissão o facto da NX ter mais uma velocidade não quer dizer melhor velocidade de ponta ou mais desmultiplicação a subir, pois aí apenas contam a mudança mais baixa e a mais alta, apenas quer dizer um espaçamento mais apertado na de 12v. Se a XC100 vier com a cassete Shimano até acho o espaçamento melhor distribuído que na XC120 (SRAM). De resto, são 300€ para tirar 300 g à bicicleta...
 

Ricfil

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Atualmente deve ser difícil arranjar melhor relação qualidade preço que a XC100. As suspensões são relativamente equivalentes. No que toca à transmissão o facto da NX ter mais uma velocidade não quer dizer melhor velocidade de ponta ou mais desmultiplicação a subir, pois aí apenas contam a mudança mais baixa e a mais alta, apenas quer dizer um espaçamento mais apertado na de 12v. Se a XC100 vier com a cassete Shimano até acho o espaçamento melhor distribuído que na XC120 (SRAM). De resto, são 300€ para tirar 300 g à bicicleta...
Entendo e em certa medida também procuro a justificação para essa diferença no valor actual sobre as duas. Ainda para mais não gosto muito daquele vermelho como única escolha na XC120. :rolleyes:


Só não entendi bem a questão das velocidades. Estando fora do mundo das bikes faz tempo (desde finais dos anos 90) - sempre pensei que a cremalheira extra maior na XC120 lhe daria mais desmultiplicação para subir. Não é assim então? O "peso" nos pedais é o mesmo bem "lá em cima"? No caso só noto que a passagem entre velocidades é mais "suave" na XC120? É isso ou estou longe de entender? :)


Obrigado pela ajuda @nmt .
 

DriveMe

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Transmissão monoprato​

Shimano Deore M5100 11 velocidades
Cassete Deore 11-51 ou Microshift 11-46 (em função da disponibilidade de componentes)
Monoprato Prowheel Charm 32 dentes

Diria que é este detalhe aqui.
Se vier com Deore 11-51, espetáculo. Se for 11-46 é uma questão de avaliar se chega para as tuas necessidades.

A diferença do preço já permite um ou outro upgrade mais sério em caso de necessidade (sobretudo com a oferta que a RCZ vai tendo). A escolha não é fácil.
 

Ricfil

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Diria que é este detalhe aqui.
Se vier com Deore 11-51, espetáculo. Se for 11-46 é uma questão de avaliar se chega para as tuas necessidades.

A diferença do preço já permite um ou outro upgrade mais sério em caso de necessidade (sobretudo com a oferta que a RCZ vai tendo). A escolha não é fácil.
Obrigado pelas dicas. @DriveMe

Suponho que com a promoção a XC100 venha com a 11-46. Outra marca e menos velocidades? Não estou mesmo dentro dos termos usados nas bicicletas.

Vou confirmar com a Decathlon.

Também não entendi ao que te referes com "RCZ".

Obrigado.
 

nmt

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Obrigado pelas dicas. @DriveMe

Suponho que com a promoção a XC100 venha com a 11-46. Outra marca e menos velocidades? Não estou mesmo dentro dos termos usados nas bicicletas.

Vou confirmar com a Decathlon.

Também não entendi ao que te referes com "RCZ".

Obrigado.
Vou tentar explicar:
- Cassete SRAM NX 12v - 11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42-50;
- Cassete Shimano Deore 11v - 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51;
- Cassete Microshift 11v - 11-13-15-18-21-24-28-32-36-40-46.
Este é o número de dentes em cada um dos cogs. Para mim a cassete com melhor escalonamento é a da Shimano, permite a mesma velocidade de ponta (cog 11 dentes), tem a maior desmultiplicação (cog 51 dentes) e tem um espaçamento mais uniforme. Mas mesmo o cog de 46 dentes permite uma desmultiplicação interessante, permitindo subir inclinações muito consideráveis sem esforço excessivo.
A RCZ é uma loja online.
 

Ricfil

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Vou tentar explicar:
- Cassete SRAM NX 12v - 11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42-50;
- Cassete Shimano Deore 11v - 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51;
- Cassete Microshift 11v - 11-13-15-18-21-24-28-32-36-40-46.
Este é o número de dentes em cada um dos cogs. Para mim a cassete com melhor escalonamento é a da Shimano, permite a mesma velocidade de ponta (cog 11 dentes), tem a maior desmultiplicação (cog 51 dentes) e tem um espaçamento mais uniforme. Mas mesmo o cog de 46 dentes permite uma desmultiplicação interessante, permitindo subir inclinações muito consideráveis sem esforço excessivo.
A RCZ é uma loja online.
Agora entendi.

Obrigado @nmt

Então a Shimano Deore ainda tem um pouco mais de desmultiplicação em "altas" que a 12 velocidades da XC120. Pensei que fosse ao contrário (mais velocidades/mais desmultiplicação). Interessante.

Pelo que vejo a diferença não será de facto tão significa para a XC100 com o kit Shimano Deore.

Agora é verificar se ela o trás de origem dentro da promoção que a Decathlon está a fazer (dúvido). A promoção talvez esteja aí para "escoar" os modelos com o kit microshift.

Vou verificar.

Obrigado pela ajuda. Agora entendi.
 

Ricfil

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Vou tentar explicar:
- Cassete SRAM NX 12v - 11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42-50;
- Cassete Shimano Deore 11v - 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51;
- Cassete Microshift 11v - 11-13-15-18-21-24-28-32-36-40-46.
Este é o número de dentes em cada um dos cogs. Para mim a cassete com melhor escalonamento é a da Shimano, permite a mesma velocidade de ponta (cog 11 dentes), tem a maior desmultiplicação (cog 51 dentes) e tem um espaçamento mais uniforme. Mas mesmo o cog de 46 dentes permite uma desmultiplicação interessante, permitindo subir inclinações muito consideráveis sem esforço excessivo.
A RCZ é uma loja online.
Só para que conste se interessar a alguém, confirmei hoje com o apoio ao cliente da Decathlon e indicaram que todos os modelos da XC100 que têm vindo e que têm em stock usam a cassete Shimano Deore. Pode ser que interesse a alguém que passe aqui.

Já agora questiono: existe alguma forma de verificar fisicamente na cassete qual o modelo que está instalado na bicicleta?

Obrigado.
 

gfrmartins

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Só para que conste se interessar a alguém, confirmei hoje com o apoio ao cliente da Decathlon e indicaram que todos os modelos da XC100 que têm vindo e que têm em stock usam a cassete Shimano Deore. Pode ser que interesse a alguém que passe aqui.

Já agora questiono: existe alguma forma de verificar fisicamente na cassete qual o modelo que está instalado na bicicleta?

Obrigado.

Diz na Cassete e está em cada carreto escrito o numero de dentes

shimano-cassete-deore-m5100.jpg
 

jsbike

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Boas estou precisamente no mesmo dilema, já estive mais virado para xc 120 mas com o preço da xc100 agora a 770€ estou com muitas dúvidas, se não chegará para as minhas necessidades(iniciante) e ainda poupo 230 euros para outro material. Chegas-te a comprar alguma?

já agora o seguro da decathon valerá a pena?
obrigado
 

Ricfil

New Member
Boas estou precisamente no mesmo dilema, já estive mais virado para xc 120 mas com o preço da xc100 agora a 770€ estou com muitas dúvidas, se não chegará para as minhas necessidades(iniciante) e ainda poupo 230 euros para outro material. Chegas-te a comprar alguma?

já agora o seguro da decathon valerá a pena?
obrigado
Boas.

Acabei por optar pela XC100 e posso dizer que é uma bike top. Leve qb, com uma desmultiplicação nas velocidades bem interessante (especialmente para subir não vais sentir falta de mais desmultiplicação), a bicicleta é bem leve, trava bem e parece robusta. Ainda não andei a abusar dela, mas mesmo em empedrado nos trilhos já fiz alguns testes e a dinâmica dela é bem porreira. Para quem não é atleta e não vai andar sempre a abrir com ela é perfeita.

Ainda me custa habituar à posição do avanço do guiador (vais mais "deitado" para a frente na bike) mas nas XC será assim em todas - para optimizar a posição do pedalar nas subidas.

De referir, que ao contrário do que me tinham dito e referi acima, nem todos os últimos modelos trazem o kit Deore na cassete. Tive que pedir especificamente para me trocarem o kit Microshift que ela trazia pelo Deore, porque só a comprava em promoção se com esse kit. Atenderam ao pedido.

Considero apenas que o monoprato de 32 dentes é curto para estrada, sendo que seria útil mais "baixas" para embalar um pouco mais a bike. Tirando isso, bicicleta 5 estrelas.

Quanto ao seguro, não posso ajudar, optei por não o fazer. Pelo preço da bicicleta não sei se compensará.

Espero que ajude. Alguma dúvida indica.
 

jsbike

New Member
OK, muito obrigado pela ajuda tão detalhada, eu estou praticamente decidido pela xc100, mas passei pela decathlon e o responsável pela secção das bikes fez me uma conversa que me faz ter medo de depois me arrepender. Que é uma bike de outra categoria, que se experimentar a xc120 já não ia querer a xc100, parece conversa de vendedor mas como percebo pouco fiquei com a pulga atrás da orelha.
 

DriveMe

Active Member
Como já foi dito, a XC100, com o kit Deore (sem desprezar o Microshift), por aquele preço, é uma proposta bastante boa pelo conjunto.
Mas se tiveres orçamento para a XC120, considera. Compara, sobretudo, rodas, travões, pneus e a suspensão, e avalia se vale a diferença, ou se podes usar esse valor para um outro upgrade que faça mais sentido.
 

Adore

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Boas malta,
Também estou a pensar investir num brinquedo novo, e há muito que penso comprar a XC 100, principalmente agora que estão com desconto por ser descontinuada!
Mas tenho também estado de olho no OLX a ver se encontro alguma coisa usada em boas condições... no entanto lembrei-me agora que no ano passado havia um incentivo do estado para a compra de bicicletas elétricas e "convencionais" (ou não)!
Alguém me consegue confirmar se este incentivo ainda vigora, e se será válido para este tipo de bicicleta?

Aqui aparentemente não conseguem garantir

Cump. e obrigado

Edit 1
Afinal parece que não:

"Os deputados chumbaram, no entanto, o ponto da proposta do PAN que previa um reforço no próximo ano em 350 mil euros da verba atribuída ao incentivo às bicicletas convencionais."

Edit 2:
"Por «bicicleta nova» entende -se bicicleta convencional, sem assistência elétrica concebida pelo fabricante para uso citadino, não incluindo bicicletas destinadas a uso desportivo, nomeadamente para circuitos de cross ou montanha, nem trotinetes ou velocípedes de outro tipo."

Confirma-se! :(
De qualquer forma, pode-se sempre tentar, pode ser que "cole"!
Um apoio de 100€ dá sempre jeito
 
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f99

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Boas.

Acabei por optar pela XC100 e posso dizer que é uma bike top. Leve qb, com uma desmultiplicação nas velocidades bem interessante (especialmente para subir não vais sentir falta de mais desmultiplicação), a bicicleta é bem leve, trava bem e parece robusta. Ainda não andei a abusar dela, mas mesmo em empedrado nos trilhos já fiz alguns testes e a dinâmica dela é bem porreira. Para quem não é atleta e não vai andar sempre a abrir com ela é perfeita.

Ainda me custa habituar à posição do avanço do guiador (vais mais "deitado" para a frente na bike) mas nas XC será assim em todas - para optimizar a posição do pedalar nas subidas.

De referir, que ao contrário do que me tinham dito e referi acima, nem todos os últimos modelos trazem o kit Deore na cassete. Tive que pedir especificamente para me trocarem o kit Microshift que ela trazia pelo Deore, porque só a comprava em promoção se com esse kit. Atenderam ao pedido.

Considero apenas que o monoprato de 32 dentes é curto para estrada, sendo que seria útil mais "baixas" para embalar um pouco mais a bike. Tirando isso, bicicleta 5 estrelas.

Quanto ao seguro, não posso ajudar, optei por não o fazer. Pelo preço da bicicleta não sei se compensará.

Espero que ajude. Alguma dúvida indica.
essa posição de condução mais deitada é o defeito para mim da Bike. As de trail serão as melhores na relação costas mais elevadas e agilidade?
 

Ricfil

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OK, muito obrigado pela ajuda tão detalhada, eu estou praticamente decidido pela xc100, mas passei pela decathlon e o responsável pela secção das bikes fez me uma conversa que me faz ter medo de depois me arrepender. Que é uma bike de outra categoria, que se experimentar a xc120 já não ia querer a xc100, parece conversa de vendedor mas como percebo pouco fiquei com a pulga atrás da orelha.
O que o @DriveMe indicou. Penso que a XC120 varia no quesito aros das rodas, travões e suspensão (todos com melhor qualidade do que na XC100). Se isso vai fazer diferença no dia a dia só tu podes dizer. O equipamento da XC100 já é de qualidade, apenas na XC120 estes materias são ainda melhores parece-me.
Para mim que não sou pro considero que não iria aproveitar verdadeiramente as diferenças, por isso optei pela XC100 - que na altura estava com uma promoção 5 estrelas.

Ficarás com certeza satisfeito com qualquer das bikes. Boas compras.
 

Ricfil

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essa posição de condução mais deitada é o defeito para mim da Bike. As de trail serão as melhores na relação costas mais elevadas e agilidade?
Imagino. Efectivamente está a custar-me um pouco adaptar aquela posição tão agressiva da bike. Acho demasiado agressiva a posição. Questão de hábito talvez.

E nas subidas as pernas agradecerão, suponho. :)

As de trail talvez sejam um melhor compromisso sim. Não posso precisar, porque nunca tive alguma.
 
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nmt

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Boas malta,
Também estou a pensar investir num brinquedo novo, e há muito que penso comprar a XC 100, principalmente agora que estão com desconto por ser descontinuada!
Mas tenho também estado de olho no OLX a ver se encontro alguma coisa usada em boas condições... no entanto lembrei-me agora que no ano passado havia um incentivo do estado para a compra de bicicletas elétricas e "convencionais" (ou não)!
Alguém me consegue confirmar se este incentivo ainda vigora, e se será válido para este tipo de bicicleta?

Aqui aparentemente não conseguem garantir

Cump. e obrigado

Edit 1
Afinal parece que não:

"Os deputados chumbaram, no entanto, o ponto da proposta do PAN que previa um reforço no próximo ano em 350 mil euros da verba atribuída ao incentivo às bicicletas convencionais."

Edit 2:
"Por «bicicleta nova» entende -se bicicleta convencional, sem assistência elétrica concebida pelo fabricante para uso citadino, não incluindo bicicletas destinadas a uso desportivo, nomeadamente para circuitos de cross ou montanha, nem trotinetes ou velocípedes de outro tipo."

Confirma-se! :(
De qualquer forma, pode-se sempre tentar, pode ser que "cole"!
Um apoio de 100€ dá sempre jeito
Uma bike de btt não é comtemplada pelo fundo ambiental, como está bem descrito "...concebida pelo fabricante para uso citadino, não incluindo bicicletas destinadas a uso desportivo, nomeadamente para circuitos de cross ou de montanha...". Na candidatura é necessário indicar marca, modelo, assim como declaração do vendedor em como a bicicleta se destina a uso citadino. O ano passado adquiri uma Elops 520 na Decathlon e recebi 50€ do fundo ambiental.
 

DriveMe

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Imagino. Efectivamente está a custar-me um pouco adaptar aquela posição tão agressiva da bike. Acho demasiado agressiva a posição. Questão de hábito talvez.

Não há mal nenhum em ajustar a posição de condução.
Pelo menos era o que faria (não gosto de todo de geometrias XC): avanço mais curto (35 a 50) e/ou guiador mais largo (760-780).

Guiador​

Reto Rockrider em alumínio
Largura 720 mm
Ângulo 6,5°
256 gramas

Avanço​

Alumínio Rockrider
60 mm no tamanho S
70 mm no tamanho M
80 mm no tamanho L
90 mm no tamanho XL
 
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