Rockrider para Newbie! ST520, ST520 v2 ou ST120?

#1
Boas malta!

Conseguem dar uma ajuda porque não estou a perceber as diferenças entre elas?

Os preços são parecidos:
ST520 - 249€
ST520 v2 - 260€
ST120 - 269€

A v2 traz assim alguma melhoria? E a ST120? Ou é comprar a mais barata?

Obrigado ^^
 

edununo

Well-Known Member
#2
Entre as 2 520 as diferenças parecem de pormenor. São ambas 3x8 velocidades com algumas diferenças nos modelos das peças utilizadas na transmissão. A meu ver é escolher a mais barata.

A ST120 é 1x9. E com um range bem pequeno. 1x9 com cassete 11-36 é curto.
Só por isso risca a-a da lista.
 

edununo

Well-Known Member
#4
Eu dei uma vista de olhos nas Specs das bikes no site da Decathlon. Não vi nada que fizesse grande diferença. É pá mas também estamos a falar em 11 euros. É algo irrisório.
 
#5
Entre as 2 520 as diferenças parecem de pormenor. São ambas 3x8 velocidades com algumas diferenças nos modelos das peças utilizadas na transmissão. A meu ver é escolher a mais barata.

A ST120 é 1x9. E com um range bem pequeno. 1x9 com cassete 11-36 é curto.
Só por isso risca a-a da lista.
Olá o que faz ter um range curto? Para "subidas" é impossível é isso? Fica limitado? Eu há muitos anos que não praticava BTT e agora quero voltar de novo devagarinho. Por mim comprava os outros modelos... mas estão todos esgotados em todo o lado :( Este é o único que está à venda (pelo menos à volta de Lisboa).
 
#6
Boas malta!

Conseguem dar uma ajuda porque não estou a perceber as diferenças entre elas?

Os preços são parecidos:
ST520 - 249€
ST520 v2 - 260€
ST120 - 269€

A v2 traz assim alguma melhoria? E a ST120? Ou é comprar a mais barata?

Obrigado ^^
Qual foi a que decidiste comprar? Conseguiste encontrar em algum lado? : ) Eu acho que vou optar pela ST520 v2!
 

edununo

Well-Known Member
#7
Olá o que faz ter um range curto? Para "subidas" é impossível é isso? Fica limitado? Eu há muitos anos que não praticava BTT e agora quero voltar de novo devagarinho. Por mim comprava os outros modelos... mas estão todos esgotados em todo o lado :( Este é o único que está à venda (pelo menos à volta de Lisboa).
O range é a amplitude da transmissão.
Isto é, a diferença entre a relação mais leve e a mais pesada.
Essa ST120 tem cerca de 330% de amplitude. Para andar em ciclovia, percursos com poucas subidas chega bem e sobra.
Agora para subidas de 2 dígitos (>10%), fora de estrada pode ser complicado para quem não tem grande preparação.
O ideal é ter cerca de 500% de range. Isto permite subir e rolar.
 
#8
O range é a amplitude da transmissão.
Isto é, a diferença entre a relação mais leve e a mais pesada.
Essa ST120 tem cerca de 330% de amplitude. Para andar em ciclovia, percursos com poucas subidas chega bem e sobra.
Agora para subidas de 2 dígitos (>10%), fora de estrada pode ser complicado para quem não tem grande preparação.
O ideal é ter cerca de 500% de range. Isto permite subir e rolar.
Obrigado! Faz todo o sentido. E já agora, por curiosidade, porque será que tem (praticamente) o mesmo preço que a ST520v2? Se tem menos amplitude há de ter outra coisa melhor certo? Porque é que alguém haveria de comprar a ST120, qual é a vantagem se o preço é mesmo, mas parece que "tem menos funcionalidade" (ou seja: menor amplitude)?

Estive a ver as diferenças nos restantes componentes e só encontrei as seguintes:
  • ST 520 v2
    • MICROSHIFT TS 39
    • KMC Z7
  • ST 120
    • MICROSHIFT SL-759
    • KMC Z9
Será por aqui a diferença? Posso por exemplo procurar reviews sobre estes componentes e ver se vale a pena?

Talvez espero que volte a haver a ST520v2 disponível. O problema é que não sei quanto tempo vai demorar, é possível que seja meses.

Já agora aproveito e ainda faço outra questão: do que percebi o melhor, para perceber o tamanho ideal é experimentar a bicicleta certo? Eu meço à volta de 174 cm. Estaria mesmo no limite superior de uma M. Compro a M certo? Ou a XL? Só experimentando não é?

Muito obrigado!
 

edununo

Well-Known Member
#9
A ST120 tem menos range mas é de 9 velocidades. 1x9 neste caso.
A 520 é de 8 velocidades, neste caso 3x8. A pedaleira tem 3 pratos e a cassete 8 carretos.
O facto da 120 ser de 9v poderá justificar o preço.... Talvez.

São ambas bicicletas de gama baixa. Servem para uns passeios softs.
Quanto ao tamanho é de certeza o M.
XL nem pensar.
 
#10
Sim, tamanho M
Eu meço 168cm e sou tamanho S (como referência)

Sem querer baralhar... mas com o orçamento que tens e a indisponibilidade de bicicletas para entrega, que tal veres uma bike melhor em 2ª mão?!
Se passares numa loja especializada e perguntares podes fazer um negócio muito mais interessante por esse valor...
 
#12
A ST120 tem menos range mas é de 9 velocidades. 1x9 neste caso.
A 520 é de 8 velocidades, neste caso 3x8. A pedaleira tem 3 pratos e a cassete 8 carretos.
O facto da 120 ser de 9v poderá justificar o preço.... Talvez.

São ambas bicicletas de gama baixa. Servem para uns passeios softs.
Quanto ao tamanho é de certeza o M.
XL nem pensar.
9 velocidades é melhor que 3x8? Percebo mesmo pouco disto, tenho que ir ler :p

Enganei-me! Não era XL que queria dizer, era M vs L. Obrigado!

Em principio sim... M.... M...M
Obrigado!

Sim, tamanho M
Eu meço 168cm e sou tamanho S (como referência)

Sem querer baralhar... mas com o orçamento que tens e a indisponibilidade de bicicletas para entrega, que tal veres uma bike melhor em 2ª mão?!
Se passares numa loja especializada e perguntares podes fazer um negócio muito mais interessante por esse valor...
Já pensei nisso! Mas como isto é mesmo para utilização casual e pelos vistos o serviço pós-venda da decathlon é muito bom, acho que vou optar por comprar nova. Depois se me viciar novamente nisto, vejo essas opções : )

Obrigado!
 

edununo

Well-Known Member
#13
9 velocidades é melhor que 3x8? Percebo mesmo pouco disto, tenho que ir ler :p
A evolução dos grupos é, de uma forma geral, medida pelo número de velocidades das cassetes.
Neste momento tanto a SRAM como a Shimano estão nas 12v.
A SRAM apostou no 1x12. Já a Shimano continua a oferecer mesmo nas 12v, grupos 2x12.
 
#14
Boas pessoal, aproveito este post porque a minha dúvida é idêntica e ainda não consegui ainda bem perceber a diferença entre a

ST120: https://www.decathlon.pt/btt-st-120-275-preto-azul-id_8602020.html
ST520 V2: https://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-st-520-v2-preto-id_8583819.html#sM - 165-174CM

Consegui stock da ST120 M no site da Decathlon mas fiquei na duvida se devo de ir para a 120 e avançar com o pagamento ou aguardar pela disponibilidade da 520 V2? Qual a vantagem de uma ou de outra?

Obrigado pela vossa resposta ! :)
 
#15
Se andares so junto ao rio, uma subida ou outra, a ST120 chega . Se queres subir a calçada da ajuda ( Ufa!!!) e dar um pulinho por alguns trilhos dos mais simples de monsanto... tens de ir para a 520... se leres para tras tem a haver com o tipo de transmissão.
 
#16
Se andares so junto ao rio, uma subida ou outra, a ST120 chega . Se queres subir a calçada da ajuda ( Ufa!!!) e dar um pulinho por alguns trilhos dos mais simples de monsanto... tens de ir para a 520... se leres para tras tem a haver com o tipo de transmissão.
Thanks, ficou tudo claro, vou ter que esperar pela disponibilidade da 520 V2 então :) a calçada da ajuda fica para daqui por uns meses... vou começar só pelo rio para já visto que não ando em nenhuma bike a cerca de 15 anos.. :D
 
#17
calçada da ajuda fica para daqui por uns meses.
Sabes, ainda não a tentei subir ( a volta calha sempre ao contrário).. mas já desci aquilo por 2X... é fixe...mas é preciso atenção.... em particualr com os peões.... o que vale é que o minha roda livre faz uma chincalheira linda ( DT240)... que ecoa por entre os prédios .... não há peão que no passeio não olhe ;)
Mas toma nota que qq uma dessas bikes não é para fazer trilhos, saltos ou saltinhos... aquilo são uns paus pesados e nada mais. O preço de uma dessas bikes, não dá para comprar uma roda desta bike (que até é roda 26)
 

edununo

Well-Known Member
#18
Se andares so junto ao rio, uma subida ou outra, a ST120 chega . Se queres subir a calçada da ajuda ( Ufa!!!) e dar um pulinho por alguns trilhos dos mais simples de monsanto... tens de ir para a 520... se leres para tras tem a haver com o tipo de transmissão.
É isto mesmo.
Se for para umas voltas mais em estrada ou ciclovias a 120 chega e até se torna prática por ser mono prato.
Se for para subir trilhos no fora de estrada pode ser complicado.