RockRider 8 XC Carbono 2010

ANTTEI

New Member
Tb gosto
mas nada como ver ao vivo...
Está na hora da BTwin deixar de ser um produto de supermercado para ter os seu próprio espaço
 

cruzador

New Member
Viva...

Tenho uma Decathlon 8 xc desde Fevereiro 2005...
Tem cerca de 13 000 kms dos quais 70% feitos em monte.

Quadro
Made in france

Montagem.
France

Principais componentes
Jantes tubeless mavic 819 disc.
Eixos DT swiss com rolamentos selados.
Transmissão Truvativ Stylo GXP e cassete Shim. XT.
Caixa velocidades Xt à frente e XTR a trás.
Travões disco XT center lock
Suspensão manitou Skareb. (É bem melhor do que se pensa)
Caixa direcção FSA
Pedais SPD shimano 520.

O meu peso
Cerca de 95 kilos mais equipamento.

Upgrades.
Avanço mais pequeno
Guiador mais largo
Suporte garrafa.
Cabos transmissão melhorados
O que levou... fora os upgrades

O que mudei
2 Cassetes XT (6000 e 10000 kms)
3 correntes
Um cepo (negligência – falta de manutenção)
Pastilhas travão.
Pistão de ara suspensão.
Mola suspensão.
Um prato médio e um pequeno.
Uma pata carrinho
Dois pares de roldanas XTR

Neste momento vai ter de levar.
Rolamentos GXP do movimento pedaleiro.

E mais tarde.
Cassete, corrente e pratos pedaleiro.

O que nunca mudei…
Rolamentos rodas
Rolamentos caixa direcção
Discos
Pedais
Óleo travões


Só gostaria que a Decathlon continuasse a ser uma marca de segunda até eu a voltar a comprar outra igual... que não sei quando vai ser.
 

jorgegt

New Member
Precisamente o que se quer de uma bike....FIABILIDADE, o resto é pernas seja Decathlon ou outra marca xpto;-)
Por isso concordo com o cruzador, Por favor Decathelon, mantenham-se como estão;-)
 

artsite

New Member
Ainda falta muitos meses para estar nas lojas, vai estar a um preço explosivo, bom equipamento (tirando rodas médias, mas pelo preço...) mas só depois do verão segundo rumores, mas vale a espera.
 

cruzador

New Member
Às vezes as pessoas enganam-se sobre o que são as marcas de bicicleta semi suspendidas...

Tirando a Cannondale que opta com arrojo por suspensões específicas, pode-se dizer que são basicamente marcas de quadros...

As bicicletas não são carros...
Nos carros para uma boa parte das peças há um caderno de encargos que diz respeito à qualidade que e quer imprimir na construção... e ainda, e mesmo assim, há peças que são comuns. Um farol de um golf só dá para o golf e foi feito a pensar no golf.

Nas bikes não é assim...
O desenho e a construção do quadro corresponde ao que cada marca pensa que é o melhor a todos os níveis tendo em conta as limitações do mercado...

Tirando a questão, é ir à feira e por os componentes que se quiser e que podem ser permutados em 99% das Bikes... O carrinho de uma specialized dá numa bicicleta do continente... e por aí fora... Não é pois como o farol de um gof...

Este raciocínio permite aliás perceber porque é que muito boa gente compra RRs 8.2 retira-lhe os componentes para por num quadro Scott ou outro... Com o quadro mas sobretudo com os autocolantes Scott a máquina fica um avião... por comparação directa, os mesmos componentes desse quadro Decat. de que foram tirados quase conseguem por a bike a chegar ao estatuto de avioneta...

Eu sei qual a filosofia da Decathlon... Mais do que um comercio tipo Sport Zone (com todo o mérito que esta loja tem) A Decathlon é um projecto baseado na democratização da prática desportiva... No fundo é: você quer praticar desporto? pois bem os nossos engenheiros trabalham para que o possa realmente fazer sem ter de esvaziar metade do seu salário mensal...
E é disso que eu gosto... não há elitismos... No caso das Bikes, o resultado é um compromissos entre custo qualidade que por comparação directa com as marcas conceituadas são estrondosos...

Eu não comparo marcas porque reconheço que algumas marcas premium fazer bicicletas que a Decathlon nem sonha fazer... sobretudos nas de suspensão total...
Mas comparo bicicletas... E digo: Uma 8 XC dá arrebata todas as outras bicicletas de todas as outras marcas premium ou não na sua categoria... Na sua categoria é uma das melhores senão a melhor... e isso, para quem se preocupa com o material e não a imagem do material, é o que conta...

Concluo o testamento com o seguinte:
A verdade é que tal como possuir e calçar umas boas sapatilhas de marca nos dá a ilusão de que finalmente iremos ser uns desportistas regulares... a bicicleta de marca nos dá a ilusão perante os outros que nada nos vai parar e que desse modo vamos fazer muitos e muitos quilómetros e quase de certeza à frente... Eu digo: Paradoxalmente a ilusão é o produto que melhor se vende neste século XXI...
 
Last edited:

cruzador

New Member
Mais racional... Mas nestas coisas, o coração de muitos vence a razão.

Eu não penso que seja o coração... salvo raras excepções que respeito muito...

É mesmo a ilusão ... meu caro, a ilusão é o que melhor se vende nos dias de hoje.

Ressalvo mesmo assim que há máquinas na categoria de suspensão total a que a Decat. nem chega em termos de concepção de quadro de escoras geometria etc...

Agora em termos de qualidade de fabrico, o que é diferente da concepção, eu devo dizer que tenho um grande prazer quando espreito o meu quadro por baixo e não vejo picadelas de pedras como as que vejo em outros quadros premium com muito menos pancada e tempo...
 

Marko_Pinho

New Member
Epa a bike ta um espectaculo, a sid com os toclantes em verdes ficou brutal, com uns toques aqui e eali fica uma bike levinha e bonita
 

castroma

New Member
Bom eu só mudava a decoração de verde para um vermelho bem vivo!:D

De resto, e pelo preço que se pede parece-me uma proposta muito equilibrada, como é apanágio da marca aliás.

Resta saber se o quadro corresponde em robustez o que já tem em aspecto, e se está ao nivel (nessa área) dos seus primos mais pobres em Alu6061 da 8XC.

Mesmo que não estejam e que partam, vale a máxima da Dec: "traga o comprovativo de compra que agente troca" :eek:

Espetas, quando te passar uma destas pelas unhas avisa o pessoal que eu vou querer um modelo de testes para esmifrar uns dias!

Abraços!

Castroma
 

JMCM

New Member
Ora a Decathlon cedeu à tentação do Carbono...

Adoro a bike, adorava ter uma :) mas espero que não deixem de produzir o quadro da 8XC alu podem passa-lo para uma gama mais baixa por ex 8.1, pois é um quadro excelente e que aguenta umas maçaricadas como quedas para o lado, embates de trigers...

Eu adoro os quadros da Decathlon, acho que cumprem sempre muito bem o fim a que se propõem, foi por isso que acabei de montar um 9. à la carte e que grande quadro!

Boas pedaladas!
 

Jorge S

Member
Permita-me discordar,

O quadro, segundo o site da B´Twin, não parece ser igual:

8.2 "Double thickness 6061 aluminium frame. 1,650g (size L)"
8XC "variable thickness DBXL aluminium alloy frame. 1,550g (size L)"
 

fmateus

New Member
Bora pesa-los para tirar-mos dúvidas??
É provável que sejam iguais, o da 5XC, 8.1 e o da 8.2 sei que são, agora o da 8XC, não sei bem que ainda não olhei ao detalhe para ele, mas se tiver reforços nas soldaduras do quadro como a 8.2 e a 8.1 aposto que é igual e com o mesmo peso!!

cumpsss
FMateus.
 
Top