RockRider 8 XC Carbono 2010

#42
Viva...

Tenho uma Decathlon 8 xc desde Fevereiro 2005...
Tem cerca de 13 000 kms dos quais 70% feitos em monte.

Quadro
Made in france

Montagem.
France

Principais componentes
Jantes tubeless mavic 819 disc.
Eixos DT swiss com rolamentos selados.
Transmissão Truvativ Stylo GXP e cassete Shim. XT.
Caixa velocidades Xt à frente e XTR a trás.
Travões disco XT center lock
Suspensão manitou Skareb. (É bem melhor do que se pensa)
Caixa direcção FSA
Pedais SPD shimano 520.

O meu peso
Cerca de 95 kilos mais equipamento.

Upgrades.
Avanço mais pequeno
Guiador mais largo
Suporte garrafa.
Cabos transmissão melhorados
O que levou... fora os upgrades

O que mudei
2 Cassetes XT (6000 e 10000 kms)
3 correntes
Um cepo (negligência – falta de manutenção)
Pastilhas travão.
Pistão de ara suspensão.
Mola suspensão.
Um prato médio e um pequeno.
Uma pata carrinho
Dois pares de roldanas XTR

Neste momento vai ter de levar.
Rolamentos GXP do movimento pedaleiro.

E mais tarde.
Cassete, corrente e pratos pedaleiro.

O que nunca mudei…
Rolamentos rodas
Rolamentos caixa direcção
Discos
Pedais
Óleo travões


Só gostaria que a Decathlon continuasse a ser uma marca de segunda até eu a voltar a comprar outra igual... que não sei quando vai ser.
 
#44
Precisamente o que se quer de uma bike....FIABILIDADE, o resto é pernas seja Decathlon ou outra marca xpto;-)
Por isso concordo com o cruzador, Por favor Decathelon, mantenham-se como estão;-)
 
#46
Ainda falta muitos meses para estar nas lojas, vai estar a um preço explosivo, bom equipamento (tirando rodas médias, mas pelo preço...) mas só depois do verão segundo rumores, mas vale a espera.
 
#48
Às vezes as pessoas enganam-se sobre o que são as marcas de bicicleta semi suspendidas...

Tirando a Cannondale que opta com arrojo por suspensões específicas, pode-se dizer que são basicamente marcas de quadros...

As bicicletas não são carros...
Nos carros para uma boa parte das peças há um caderno de encargos que diz respeito à qualidade que e quer imprimir na construção... e ainda, e mesmo assim, há peças que são comuns. Um farol de um golf só dá para o golf e foi feito a pensar no golf.

Nas bikes não é assim...
O desenho e a construção do quadro corresponde ao que cada marca pensa que é o melhor a todos os níveis tendo em conta as limitações do mercado...

Tirando a questão, é ir à feira e por os componentes que se quiser e que podem ser permutados em 99% das Bikes... O carrinho de uma specialized dá numa bicicleta do continente... e por aí fora... Não é pois como o farol de um gof...

Este raciocínio permite aliás perceber porque é que muito boa gente compra RRs 8.2 retira-lhe os componentes para por num quadro Scott ou outro... Com o quadro mas sobretudo com os autocolantes Scott a máquina fica um avião... por comparação directa, os mesmos componentes desse quadro Decat. de que foram tirados quase conseguem por a bike a chegar ao estatuto de avioneta...

Eu sei qual a filosofia da Decathlon... Mais do que um comercio tipo Sport Zone (com todo o mérito que esta loja tem) A Decathlon é um projecto baseado na democratização da prática desportiva... No fundo é: você quer praticar desporto? pois bem os nossos engenheiros trabalham para que o possa realmente fazer sem ter de esvaziar metade do seu salário mensal...
E é disso que eu gosto... não há elitismos... No caso das Bikes, o resultado é um compromissos entre custo qualidade que por comparação directa com as marcas conceituadas são estrondosos...

Eu não comparo marcas porque reconheço que algumas marcas premium fazer bicicletas que a Decathlon nem sonha fazer... sobretudos nas de suspensão total...
Mas comparo bicicletas... E digo: Uma 8 XC dá arrebata todas as outras bicicletas de todas as outras marcas premium ou não na sua categoria... Na sua categoria é uma das melhores senão a melhor... e isso, para quem se preocupa com o material e não a imagem do material, é o que conta...

Concluo o testamento com o seguinte:
A verdade é que tal como possuir e calçar umas boas sapatilhas de marca nos dá a ilusão de que finalmente iremos ser uns desportistas regulares... a bicicleta de marca nos dá a ilusão perante os outros que nada nos vai parar e que desse modo vamos fazer muitos e muitos quilómetros e quase de certeza à frente... Eu digo: Paradoxalmente a ilusão é o produto que melhor se vende neste século XXI...
 
Last edited:
#50
Mais racional... Mas nestas coisas, o coração de muitos vence a razão.
Eu não penso que seja o coração... salvo raras excepções que respeito muito...

É mesmo a ilusão ... meu caro, a ilusão é o que melhor se vende nos dias de hoje.

Ressalvo mesmo assim que há máquinas na categoria de suspensão total a que a Decat. nem chega em termos de concepção de quadro de escoras geometria etc...

Agora em termos de qualidade de fabrico, o que é diferente da concepção, eu devo dizer que tenho um grande prazer quando espreito o meu quadro por baixo e não vejo picadelas de pedras como as que vejo em outros quadros premium com muito menos pancada e tempo...
 
#53
Bom eu só mudava a decoração de verde para um vermelho bem vivo!:D

De resto, e pelo preço que se pede parece-me uma proposta muito equilibrada, como é apanágio da marca aliás.

Resta saber se o quadro corresponde em robustez o que já tem em aspecto, e se está ao nivel (nessa área) dos seus primos mais pobres em Alu6061 da 8XC.

Mesmo que não estejam e que partam, vale a máxima da Dec: "traga o comprovativo de compra que agente troca" :eek:

Espetas, quando te passar uma destas pelas unhas avisa o pessoal que eu vou querer um modelo de testes para esmifrar uns dias!

Abraços!

Castroma
 
#55
Ora a Decathlon cedeu à tentação do Carbono...

Adoro a bike, adorava ter uma :) mas espero que não deixem de produzir o quadro da 8XC alu podem passa-lo para uma gama mais baixa por ex 8.1, pois é um quadro excelente e que aguenta umas maçaricadas como quedas para o lado, embates de trigers...

Eu adoro os quadros da Decathlon, acho que cumprem sempre muito bem o fim a que se propõem, foi por isso que acabei de montar um 9. à la carte e que grande quadro!

Boas pedaladas!
 
#58
Permita-me discordar,

O quadro, segundo o site da B´Twin, não parece ser igual:

8.2 "Double thickness 6061 aluminium frame. 1,650g (size L)"
8XC "variable thickness DBXL aluminium alloy frame. 1,550g (size L)"
 
#59
Bora pesa-los para tirar-mos dúvidas??
É provável que sejam iguais, o da 5XC, 8.1 e o da 8.2 sei que são, agora o da 8XC, não sei bem que ainda não olhei ao detalhe para ele, mas se tiver reforços nas soldaduras do quadro como a 8.2 e a 8.1 aposto que é igual e com o mesmo peso!!

cumpsss
FMateus.