Rockrider 5.2

#1
Boas pessoal, sou novo por cá, e precisava do vosso conselho em relação à aquisição de uma bike.

Estou a pensar numa
Rockrider 5.2, mas gostava de saber a opinião dos entendidos.
Esta minha paixão é agora muito recente, e como tal sou um leigo na matéria, espero junto de vocês e deste forum (desde já os meus parabéns), aprender muito sobre esta atividade.
Agradeço desde já, um abraço

A bike:

http://www.decathlon.co.uk/rockride...l#anchor_ComponentProductTechnicalInformation
 

SeteGu

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#2
Não é muito boa escolha a meu ver dado que tem travões de disco mecânicos há frente... no que toca a travões, a meu ver, ou v-brake ou de disco mas hidráulicos.
É bom para estar sempre a desafinar, etc...

Algo melhor já com hidráulicos ainda é um pulo valente e hoje em dia só com v-brake só mesmo nas bicicletas mais básicas.
 
#3
Neste caso, tem V-brake atrás e disco mecânico à frente, parece-me?!?
Não havendo €€€ para os discos hidraulico, vai para V-brake.
A suspensão parece-me fraquita também...
 

FMCurto

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#4
Eu começei com uma 5.2 das antigas (com o mesmo quadro da 5.3 recente) , na altura tb não conseguia esticar mais.
Do original só tem mesmo o quadro (que já decapei) e as rodas (que ainda não cons€gui mudar), com o tempo fui alterando conforme a disponibilidade e foi dos melhores investimentos que fiz: o material não é do mais leve nem XPTO mas é muito robusto tirando talvez a pintura do garfo da altura (agora um Marzochii), a pedaleira fez 6k km sem mudar corrente pq tb estava com um bocado de "pressa" em estoirar a original para a mudar (agora SLX), o pneu de trás durou quase 4k km e o da frente ta guardado em casa para uma emergencia a roda de trás tive de a desempenar duas vezes mas tb pq fazia muita nabice.
Qualquer travão desde que bem afinado faz o que lhe compete:trava. Agora uns são mais leves, outros têm modulação outros portam-se melhor na lama,etc...

Se gostas dela ficas bem servido para começar e se não tens medo de mexer nas coisas e te interessares vais aprender muitíssimo de mecânica ao substituir material apesar da assistência da Decathlon ser bem referenciada. Assumindo que o bicho morde Muito provavelmente num futuro não muito próximo vais querer mais mas ai tb sabes o que escolher melhor para ti e não precisas que ninguem tu diga ;)
 
#5
É como disse, sou um leigo na matéria, seja como for, uma vez que é para iniciação, também não quero assim nada muito caro, hoje em dia todos os € são bem vindos. Dentro do valor na mesma, que são os 299€ e tendo em consideração as especificações da bike, e esqueçam que são prós! lol Analisem assim desta forma.
 
#8
Se tiveres entre 1.65m e 1.77, tenho uma KTM Chicago 2012 tamanho 43, em venda pelo valor que aqui referes. É de Setembro (agora tenho uma KTM ULTRA SPORT). é melhor equipada que essa Rockrider 5.2, e um quadro com qualidade que permite outros upgrades.
Mas seria bom ouvir a opinião de outros foristas. Não quero impingir nada a ninguém ;)
 
#11
A resposta é não amigo, não vais fazer uma boa compra, mesmo para quem esta começando, pois ou compras com V brake ou com disco, de preferência hidráulicos, meu conselho seria que aguentasse mais um pouco e comprar algo melhor depois, ou então podes sempre optar por comprar uma usada com melhor equipamento, a KTM chicago que o Pedro ofereceu é uma boa opção pois tem um equipamento bom para quem esta começando, e alem de tudo é uma KTM!! sempre podes ir nos tópicos de venda do forum e ver se tem alguém ai perto de ti!!!!
 
#12
Não querendo estragar o negócio a ninguém, para um iniciado comprar a um desconhecido é capaz de não ser a melhor opção: quando tiveres um problema (que vai aparecer com uma nova ou usada) vais recorrer a quem? Ao menos nova tens a garantia obrigatória de 2 anos e qualquer loja séria te vai dizer que tens de lá voltar após os primeiros 50 ou 100km para uns apertos e afinações. Se já souberes te desenrascar os conheceres quem o faça tudo bem mas se assim fosse tinhas ido perguntar a esse alguem,nao?

Muitas lojas têm modelos em segunda mão tb procura ai tb, sempre ficas com à vontade para lá voltar perguntar ou....reclamar.

Fui ver as especificações de uma e outra e tirando o facto do curso dos garfos (que são ambos fracos para grandes aventuras) serem de 70 e a outra 100 a diferença é irrisória.Há uma diferença realmente muito grande para quem liga a esse tipo de coisas: uma tem autocolantes KTM e a outra do "supermercado".

Vais ficar apeado no monte com uma avaria grave em alguma delas?Não me pareçe.
 
#13
A bicla está em Algés... mais perto de Alfragide do que isto?!? mas compreendo que não queira uma usada, ou que o tamanho não seja adequado, ou que até desgoste da côr ;)

Em relação a essa rockrider, a Chicago deve pesar bem menos 0,5kg além da superioridade em termos de componentes... de resto a bicla está na "prateleira" desde a semana passada com 4 meses de uso, é uma boa bike para uma pessoa começar. Eu comecei. Gostei, apaixonei-me e acabei por adquirir uma mais evoluida (com preço a condizer, dava para comprar duas chicago novas e ainda sobrava para algumas coisitas).

KTM - Quem Tem Mantém... eu mantive ;)

Não estou a ver quais as avarias, que possam surgir, excepto as decorrentes de desgaste normal de material.
A bicla foi adquirida numa Loja em Benfica e já fez a 1ª revisão.

Não estraga negócio algum, ajudávamo-nos mutuamente ;)

Abraços,
 
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#14
Se tem ainda a garantia e passa para ele já não está cá quem falou.

EDIT: Não disse avaria,disse problemas decorrentes do material budget: rodas empenadas a precisar de apertos,afinações e assim.
 
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#15
Obrigado pessoal pelas respostas.
Tive a ver as especificações da Rockrider, e diz "Brakes Shimano Altus brake levers; Rear Rockrider V-Brake. Hayes MX5 cable disc brakes in the front provide superior braking even in rain and mud." Como tinha dito não percebo nada disto, mas parece que a trás tem v-brake, e à frente Cable disc?!

Eu não me importava em adquirir a do Pedro, mas aqui o problema é €.
 
#16
É isso...como os v-brakes cairam em desgraça já muito dificilmente se encontra garfos com os apoios necessários para v-brakes, a solução budget é usar travão de disco mecanico.

Trava?Trava se afinado, como qualquer travão, mas não tb bem como um hidraulico.
 
#17
FMcurto, a bike não tem as rodsas empenadas porque praticamente só andei em estradas de alcatrão e estradões de terra e a transmissão já está afinada ( desafinou no principio, era nova é normal, esteve em rodagem).
Abraços

PS:Então o orçamento não é 299E?!? Está dentro do que estou a pedir.
 
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#18
[h=3]INFORMAÇÕES TÉCNICAS da 5.2[/h]
  • Quadro - Quadro em alumínio reforçado 6061, geometria exclusiva para roda 29 polegadas FIVE SPORT concept para uma utilização desportiva. Dropout amovível para proteger o desviador em caso de choque. As três camadas de pintura permitem assegurar a protecção durável do quadro.
  • Garfo / Suspensão - Suspensão dianteira de molas Suntour XCT, fiável e eficaz.
  • Acessórios/equipamento -
  • Transmissão - Desviador dianteiro Shimano TZ30, desviador traseiro Shimano Altus, corrente KMC Z51. A adaptação é fácil para uma iniciação ao BTT.
  • Pedaleira / Cassete - Pedaleira com 3 pratos 24x34x42. 21 velocidades. Pedaleira em aço com proteção em plástico, robusta e fiável.
  • Travões - Manetes em alumínio para 2 dedos, travões V-brake de mola helicoidal. A travagem é potente e progressiva. Um único dedo é suficiente para travar quando quiser. Os parafusos têm tratamento anti-corrosão.
  • Guiador/Avanço/Direção - Guiador e avanço em alumínio Oversize para maior robustez e rigidez.
  • Rodas - Rodas Rockrider em alumínio de parede dupla para maior rigidez by Rigida, cubos Btwin by Formula
  • Pneus - BTT polivalente com roda de 29 polegadas
  • Selim/Espigão de selim - Espigão em aço HL SP200, selim BTT PU. A posição confortável permite um bom controlo da bicicleta. Os componentes em aço garantem a robustez e a longevidade. O selim é largo e confortável.
  • Pedais - Pedais de plataforma VP com rolamentos
  • Ps, na descrição que a decatlhon faz diz bem claramente que não é indicada para a pratica de btt em terrenos acidentados
 
#19
podes ver o material da KTM aqui ktm-bike.pt/produtos.php?cid=1&sub=55&col=4&pid=431&lang=pt, acho que não tem comparaçao entre os dois, so em o grupo ser todo da shimano ja é uma mais valia, cubos entre eles, e não é só pelo auto colante no quadro(ate porque a KTM tem sua marca pintada) mais sim pela qualidade, ou seria o mesmo de dizer que um BMW é igual a um SEAT!!
 
#20
Qualidade de que?Assemblagem?
Não vou entrar em picardias mas isto tb pode ser informação útil p o Forehead.

Por odem de importancia mas regra geral sem diferenças assinalaveis nos grupos imediatamente acima ou abaixo, as séries para as bikes de recreio da Shimano:

Alivio [M410 and M430] (8 and 9 speed)
Acera [M360] (8 and 9 speed)
Altus [M310] (8 speed)
Tourney (6, 7, 8 speed)

(Acima destas está usualmente a "Deore" e a "Non-series" consideradas de entrada nos componentes de mais "á séria")

Comparemos:

Shimano Altus 8-speed shifter_________________ST-EF51-8/ST-EF51-3 (Acera/Altus)
Shimano C050 front derailleur (Tourney)_________Shimano M190 (Altus ou Torney?)
Shimano Altus rear derailleur___________________Shimano Acera M360
Suntour XCT302 22x32x42_____________________Shimano M131 42-34-24 (Altus ou Tourney?)
SRAM PG830 8-speed 11x32 cassettes___________ Shimano HG31-8 11-34
 
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