RockMachine torrent 90

Tiagobart

Member
Boas noites, finalmente mudei-me para o cantinho das rodas grandes.
Para quem acompanhou o outro tópico venho de uma Sintesi 26 montada por mim. Passados uns meses da venda da dita 26, muita pesquisa e muita vontade de voltar a pedalar lá me decidi por esta machine!
Rock machine torrent 90 alumínio 6061 tam 16,5"
Tem como principais componentes:Rock shox xc30 gold ar
Transmissão 3x10
Manipulos shimano deore
Desviador frontal e pedaleira shimano Slx
Desviador traseiro shimano XT
Rodas com aros weinmamm race 29 com cubos shimano deore
Travoes shimano m445
Perifericos alumínio one
Pedais shimano m520
Selim wtb
Ainda não andei praticamente, mas parece-me ser bastante confortável, as únicas alterações pra já foram uns punhos alpcross tipo esygrips, porta bidões, proteção de escora velo e inversão do avanço. Deixo as fotos que falam por si, vou dando feedback
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boas pedaladas
 

Tiagobart

Member
Tinha que ser uma marca pouco comercial para mim Lol a verdade é que a relação preço/equipamento foi das melhores que arranjei.
Adorei o quadro e senti-me bem neste tamanho, agora é meter kms na máquina e ver o que ela vale!
Pontos fracos assim só de olhar, serão as rodas bem pesadas, os pneus pouco rolantes e o selim que não é do meu agrado estético, mas pra já ficará assim durante uns tempinhos.
boas pedaladas
 

edununo

Well-Known Member
Muito interessante. Gostei.
Acho apenas que a transmissão tripla é desnecessária. Isso com 2x10 com 24-38 chega e sobra.
 

Tiagobart

Member
Sim, também acho desnecessário, ainda hoje fui dar uma voltinha e raramente usei o prato de 42... Hoje fiz uns 30kms mas quase só estrada, não dá para comparar muito bem porque já não ando há 4 meses e engordei 3kgs, sensações são diferentes, acho que a sintesi tinha mais saída, mas a descer em monte deu-me mais confiança! Tudo muito vago ainda, este fim de semana já espero ter mais feedbacks pq espero meter lhe uns bons kms!
Boas pedaladas
 

Tiagobart

Member
Na altura surgiu a oportunidade de vender a 26 por um bom valor, ia apostar numa 27,5 depois falhou o negócio... Entretanto decidi esperar mais uns meses e em 29 o mercado de usados não é muito favorável, andei a ver novas e encontrei duas ou três dentro do meu orçamento, esta foi a que gostei mais, embora a marca não seja tão comercializada cá em Portugal é a 4a marca americana mais vendida. Acho a bike um pouco pesada para o material que tem, mas penso que deve-se muito as rodas e periféricos. Coisas a mudar com o tempo, o mais urgente será mesmo o selim, alguém tem feedback positivo dos vertu chinocas?
 

Tiagobart

Member
Boa noite, embora não tenha medido mas já deve ter rolado uns 100kms, já dá pra ter uma ideia.
Bem pra já as impressões não são 100% satisfatórias, noto que o meu rendimento caiu muito, acredito que o tempo que estive parado influência, tenho sofrido um bom bocado nas voltas q tenho dado... Sinto que é mais pesada que a anterior 26, faz mais resistência a rolar e em subida perco um pouco. Como tudo não pode ser mau, acho que melhorei em descida, pedras soltas e mesmo single tracks, estranho porque me aconteceu exatamente o contrário do que a maioria dos relatos que tenho, mas é a mais pura das verdades... Vou continuar a meter-me mais kms e ver se não terá mais a ver com o meu estado físico de que com a bicicleta, penso mesmo que o grande problema estará nas rodas, pois as da minha 26 embora não fossem das mais leves, rolavam imenso. Quanto ao quadro e posição de condução ta perfeito, a suspensão funciona muito bem,muito equiparada à recon gold que tinha na 26(mais rígida parece),a transmissão funciona bem, os travões chegam e gosto muito de como se parece, ficam umas fotos de uns pormenores.



boas pedaladas
 
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edununo

Well-Known Member
Após uma paragem tão prolongada, é difícil fazer comparações de rendimentos.
Eu se parar uma semana já noto. Imagino ao fim de 4 meses.
 

Tiagobart

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Acredito que seja um factor que influencia muito, pois andava duas vezes por semana no mínimo (uma só estrada e uma só monte) mais duas ou três horita de rolo. Já pensei que não me poderia adaptar por ser baixo (1.66m) mas não faz grande sentido porque me sinto super confortável com o tamanho da bike... O peso é outra questão que não consegui entender muito bem de onde vem, não pesei mas 13kgs acho bastante para o material que tem, tendo em conta por exemplo as canyon al que andam na casa dos 11.5 com equipamentos semelhantes... Tenho que a levar a balança para ver onde retirar algum peso. Sugestões!?
boas pedaladas
 

MiGuEl_82

Active Member
Tiago, acredita que essa falta de treino será sem dúvida o principal factor. Não vale a pena estares a sofrer por antecipação. Recomeça a pedalar c a assiduidade anterior e vais ver q melhoras de rendimento.

Quanto ao peso, é provável que o teu quadro possa ser mais pesado q os da Canyon, pelo que isso ajudará a explicar em parte a diferença ente pesos. No teu lugar a trocar algo apostaria em trocar de rodas e selim e depois convertia a transmissão para 2x10
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Primeiro para notares uma boa diferença de peso, muda as rodas, por exemplo para isto
NOVATEC Dragon 29".

E depois trocas o espigão e guiador para algo mais leve e mudas a transmissão para 2x10 apenas mudando os pratos para algo mais leve.

Com tudo isto já deves perder um bom peso na bicicleta ;)
 

Tiagobart

Member
Boas Miguel, pode ser psicológico, mas acho que já me estou a adaptar melhor, tenho andado todos os dias, nem que seja para fazer 10/15kms.
Em relação às modificações, como o Miguel e o Fábio dizem penso exatamente nas mesmas... As rodas são um investimento grande por isso e embora ache o upgrade mais "urgente" vão ter que esperar, ainda assim estava a pensar em algo mais modesto como por exemplo umas crossride. A transmissão também me parece que seria mais ajustada no modelo 2x10, a pedaleira tem pratos de 42/32/24, que fazem com que raramente use o prato de 42 tornando-o inútil...por outro lado tenho pena de estar já a investir nuns pratos tendo um transmissão nova, seria mais sensato gastar esta e só depois fazer o upgrade, mas ja agora que combinação de pratos sugerem e já agora marcas e preços (que não estou mt por dentro). Quanto ao selim ando a ver no mercado de usados alguma coisa ao meu gosto, se bem que penso q ainda assim vou comprar um vertu chinoca para experimentar.
boas pedaladas
 

fabio viana

Well-Known Member
Olha, por opção pessoal não metas essas crossride, porque para alem de pesarem pouco mais de 2kg, não deves ficar notar quase nada essa mudança(digo eu), para investir numas rodas, tens de comprar logo umas que valem o dinheiro que vais dar, e não optar por modelos mais baratos que se acabam por revelar iguais ou parecidas as que tens atualmente.

Para os pratos apesar de estar fora do assunto também :) , podias investir no sistema Shimano XT de 11v, apenas quando essa transmissão desse o berro(cassete, corrente e pratos gastos e desviadores a pedir a reforma).

Sendo assim ficavas com umas boas rodas e com um sistema de transmissão que pessoalmente é muito bom devido a simplicidade de usar apenas 1 prato, mas fica um pouco mais caro do que substituir a transmissão toda para Shimano XT de 10v, mas pronto para mim essa bike ficava bem com 11V e 1 prato :)

Para já apenas mudava os periféricos(espigão, aperto de espigão, avanço e guiador) para algo em carbono, e apenas mudava o resto(rodas e transmissão) quando desse o berro :D :D

Abraços ;)
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Da minha experiencia posso dizer te o seguinte:
Rodas? Ou investe numas rodas de no maximo ate 1600g ou nem vale a pena pensar numa 29 agil e rapida e vais sentir sempre essa falta de pernas que falas.300€ fazes a festa eu fiz, entreguei as minhas que vinham a bike e mais 300€ as de origem so rolaram 30km.
Em relaçao a transmiçao, isso tras cassete de 36v? se sim basta comprares um prato de 36 para a pedaleira e usas 36/24 com a cassete 10v 11/36 chega bem e vais a todo o lado.
Em relaçao ao guiador, espigao de selim podes optar por kcnc ou prototype sao o que se usa mais nao é carbono, mas relaçao preço peso e o melhor.
Em conclusao é preferivel andar 1 ano inteiro a poupar 1€ por dia para depois comprar umas rodas que realmente compense do que ir trocar de rodas so por estas pesarem menos 100 ou 200g e gastar 150 ou 200€ com pouco mais compras umas que retiram 1kg onde e mais importante.
Nao gastes dinheiro so porque queres mudar coisas na bike todas as semanas ou todos os meses, gasta com ''pes e cabeça''.E verdade que estamos sempre com vontade de ir trocando qualquer coisa, mas quando essa vontade aperta e facil, compras parafusos coloridos em aluminio, podes comprar parafusos em titanio para colocar nos discos, podes comprar outros discos mais leves, estas sao coisas que se podem ir alterando facilmente, e quando tiveres maior disponibilidade financeira optas pelas coisas mais caras.
Segue valores mais ou menos para puderes orientar te:
Rodas 300€ a 350€ a rondar 1450g a 1600g
Guiador de 700mm de 80€ 100€ a rondar 160g a 180g
Espigao de 80€ a 120€ a rondar 160g
Pode ser exagerado 500€ mas acredita que se desses mais estes 500€ e o valor a tua bike que nao conseguias ter uma bike abaixo dos 12,5kg enquanto se fizeres este investimento
no fim vais ter uma bike na casa dos 11,5kg a 11,8kg, partindo do inicio que a tua deve rondar os 14kg
LOgo que possivel pesa a sera mais facil orientar te
 
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Tiagobart

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Boas noites respondendo aos dos (rodinhas e Fábio) a questão que se pretende pela troca por umas crossride por exemplo, não é propriamente o peso, embora acredito que poupava sempre 300 ou 400g , pela experiência que tenho, umas rodas de rolamentos são outra coisa em relação às de esferas.
Ainda não pesei a bicicleta mas não deve pesar mais de 13kgs, sem pedais e segundo o vendedor estava entre os 12 e 12,5... Mas pesa seguramente 13kgs. Com 11,5 já me satisfazia! Quanto a transmissão já tinha pensado aproveitar o prato pequeno e comprar um 36 ou 38 dentes, até poderia na loucura retirar os dois pratos e fazer um 1x10, mas acho q fica bastante curto. Alguém tem ideia do valor de um prato de 38? Tenho andado a ver.
boas pedaladas
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas, qual é o BCD da tua pedaleira?

Se for de 104mm tens esta opção na Probike por 47.90€: Specialite TA Chinook
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Em relaçao as rodas as que falas custam no minimo 200€ isto na net em loja nacional nao compras abaixo dos 250€ a 280€ preço novas e pesam 2010g, ora para estar a gastar este valor mais vale por mais 100€ e comprar umas rodas que logo a partida sabes que pesam 1500g e sao de rolamentos tambem e em relaçao as crosride pesam logo menos 500g, imagina o quanto peso podem pesar a menos que as tuas.
Em relaçao ao valor do prato posso dizer que com o valor que o amigo fabio viana falou compro 2 em loja fisica nacional da marca Aerozine e ja agora nao ha necessidade de 38, 36 chega e sobra, nao te esqueças que estas numa 29'' nao é uma 26'' eu na minha que vinha de origem tenho 22/36 e chega muito bem.
 

Tiagobart

Member
Boas Fábio sim é essa a medida da pedaleira.
Rodinhas podes enviar por Pm onde é a loja e mais menos os valores, talvez aposte em 38 porque tb gosto de fazer estrada e 36 esgota cedo... Quanto à questão do manípulo da frente(deore 3v) não terei problemas, apenas afinação, certo?
 
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