Rocket Ron 1.85 Vs 2.10 (Roda Dianteira)

greenaim

New Member
Olá!

Vou comprar uns pneus para a minha bicicleta! Uns Rocket Ron 1.85 para a roda traseira, mas estou indeciso na dianteira. Devo colocar 1.85 ou 2.10?
A escolha passará sempre pelos Rocket Ron.

Obrigado.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Pelo feedback que alguns users dão em relação ao grip dos RoRo (borracha muito dura), eu não arriscava em colocar um 1.85 na dianteira.

Este pneu (1.85) "existe essencialmente" para ser utilizado em lama (por ser MUITO fino).

Eu gosto de pneus "fininhos" mas com borracha macia, e pelo que já li por aqui, esse não é o caso dos RoRo.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Até posso estar equivocado, mas o facto do Hutchinson Cobra ser mais duro que o RoRo, não quer dizer que o RoRo seja macio.

Fizeste muito bem em trocar o Cobra dianteiro (que é um pneu com o rasto pouco profundo e pouco espaçado) por um pneu com características mais "aderentes".

A boa prestação que estes pneus têm no seu geral, deve-se (em grande parte) ao design do rasto do pneu (disposição/tamanho/formato do cardado) e à tecnologia empregue na construção da carcaça.

A Schwalbe disponibiliza vários compostos de borracha, que tanto diferem em peso como em dureza (como em preço).

A opinião que expressei anteriormente, baseia-se em informação "adquirida" aqui no NOSSO fórum e em revistas da especialidade (ainda não tive oportunidade de rolar com estes pneus).

O facto da maioria dos users que os usam lhes darem uma "boa avaliação", demonstra que são uns bons pneus, mas 95% desse users utilizam o 2.1 ou o 2.25, o que que se está a discutir aqui são os 1.85.

Se tens experiência com os 1.85, obviamente que está muito mais habilitado que eu a responder a esta questão.

Não nos podemos esquecer que a escolha dos pneus também é um bocadinho temperamental; os pneus que eu adoro podem ser odiados por ti (e vice versa).

Um abraço

NY
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu já acho o meu 2.1 fino, o 1.85 ainda deve ser mais ainda. Se for para andar a chafurdar na lama acho bem, para pneu para a frente e para andar no tempo mais seco que se segue eu só teria dúvidas entre o 2.1 e o 2.25.
Quanto à borracha ser dura, talvés na versão performance seja um pouco, mas a versão evolution é macia.

E porquê só Rocket Ron? Há mais opções em jogo.
 

Silvas

New Member
Eu uso o RoRo 2.1 performance à frente e não acho que seja suicídio. Já usei durante muito tempo o Larsen TT 1.9, que na realidade aproxima-se mais de um 1.75, e continuo a achar que não é suicídio mas é óbvio que, devido ao cardado e à largura do pneu, o RoRo transmite mais segurança que o Larsen tt e é mais seguro efectivamente.
Tudo depende também da vertente que se pratica, estilo de condução etc.

Um pneu mais largo confere maior superfície de contacto logo mais tracção e, na maioria dos terrenos, menos resistência ao rolar. Não é à toa que os pneus estão cada vez maiores
Tal como já foi referido, se for para andar na lama 1.85, para qualquer outro caso eu optava pelo 2.1.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Silvas, se fores usar o 2.25 vais ver que o pneu não foge de frente!! o Ron 2.1 foge...

Amigo greenaim, para usares á frente o Ron 1.85 mais vale usares quando estiver o tempo húmido (Inverno) pois agora (está quase) começa a moda dos pneus semi-slick, Larsen TT, SB8, Bontrager XR, e afins...
O 2.1 se fores usar na frente, dependendo da marca, depois podes ver qual o melhor..
 

pmgf

New Member
Boas. Tinha um Ron 2.25 Evo à frente e neste momento tenho um Rubena Charybdis 2.0 (ust) à frente e apesar de ser mais fino tem melhor aderência e rola melhor. Não gostei muito do pneu. Em medidas inferiores ainda deve ter menos aderência...
 

hortega

New Member
Eu quando me referi ao Rocket Ron 1.85 é ao TL Ready, eu acho o pneu bastante seguro já levo perto de 300km com ele e ñ tenho nada a apontar, antes pelo contrario.

Em relação á dureza da borracha em comparação com o hutchinson cobra acho-o bastante mole o q me transmite mt segurança. No catalogo da Schwalbe se virem as características em relação á durabilidade só tem 2 quadrados o q quer dizer q a borracha é mt macia e desgasta-se + rapidamente.

Cumprimentos
 

Pessegueiro

New Member
Boas,

já uma vez tivemos a falar dos Rocket Ron 1.85,

eu uso Rocket Ron 1.85 a frente,

já andou por todo o tipo de terreno,

areia, rocha, solo seco, lama,

e acho muito bom,

pessegueiro
 

DMFT

New Member
Boas!!
Kto mais largo, menos resistencia ao rolar?! dcp, mas explica lá isso... é q as leis da fisica que eu conheco dizem exactamente o contrario...
Boas pedaladas
 

Silvas

New Member
As leis da física que conhecemos funcionam para o alcatrão porque aqui estão envolvidos outros factores como a maior resistência do pneu ao ar devido a velocidades mais elevadas, onde é óbvio que quanto mais largo for o pneu, maior será essa resistência.

Para os restantes tipos de terreno já é diferente, pois geralmente as velocidades são menores:
http://www.schwalbe.de/gbl/en/techn...D_Sprache=2&ID_Seite=143&tn_mainPoint=Technik

Já se perguntaram porque é que os pneus estão a ficar cada vez maiores?

Acho que este link já andou aqui pelo forum http://www.mtbonline.co.za/downloads/Rolling_Resistance_Eng_illustrated.pdf.
 
Last edited:

Jorge S

Member
Para um bom desempenho da roda da frente e em segurança, o mais importante é encontrar a pressão correcta que varia em função do peso do atleta, geometria da bike (centro de gravidade + avançado ou + recuado), largura do pneu, dureza de borracha e carcaça e tipo de piso mais ou menos agressivo.

Maior pressão, ao diminuir a área de contacto com o solo:
-Favorece o rolamento (óptimo em piso compacto).
-Mais incisivo na lama.
-Maior agilidade nas mudanças de direcção.
-Impossibilita o furo por esmagamento da câmara de ar (snake byte)

Mas também se fôr em excesso:
-Torna a frente mais saltitona/insegura em descidas rápidas com mau piso.
- Menor aderência em curva, principalmente com piso solto sobre superfície dura.

Menor pressão:
-Aumenta a aderência em curva.
-Torna a frente mais previsivel e estável em descidas rápidas.
-Melhora a travagem.

Em excesso:
-Aumenta a possibilidade de furar a câmara de ar por esmagamento.
-Diminui a segurança em curva por deformação do pneu.
-Acelera a deterioração lateral do pneu.

Quanto mais estreito fôr o pneu menor será também a margem de erro, ou seja, a faixa de pressão utilizável.

Tenho um conjunto de RR na medida 2.1 versão Evo e mais estreito só se fosse mesmo para utilizar 100% em lama.
 

carmona

New Member
Tenho um 2.1 a frente e estou muito satisfeito, e acho bastante rápido e seguro.
Mas também conheço que opte pelo mais estreito.
Boas pedaladas!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Só para dizer que segundo a Física o atrito não depende da área de contacto, pois ao diminuír a área a pressão aumenta proporcionalmente. Isto é válido para a terra, lama, alcatrão... tudo.
No BTT as maiores larguras e menores pressões utilizadas até contribuem para diminuir a resistência ao rolar, pois adaptam-se melhor ao terreno sendo menos travados pelas irregularidades.
Por isso eu deixava o 1.85 de lado :wink:
 

Night

New Member
Boa Tarde

Eu uso tanto na frente como atrás RR 1.85 Tubeless ready, até ao momento zero problemas. Em termos de aderencia são bems melhores que os que retirei (Nobby Nic 1.8). Em relação ao dureza da borracha posso dizer que são muito macios, bem mais também que os Nobby Nic.

Cump
 

Jorge S

Member
Os Rocket Ron terem mais aderência que os Nobby Nic parece-me um bocado difícil, só se for em estrada... a própria Shwalbe considera que os NN têm mais grip.
 

fitty77

New Member
Eu acho que muitos users do Ron usam a versão performance, daí a questão da borracha mais dura, mas a versão Evo tem a borracha mais macia. Isso pode ou não querer dizer alguma coisa dependendo do pneu, mas no caso do Ron, inequivocamente o Evo é melhor que o performance. A vantagem do performance é o preço e a aparente melhor robustez. De resto o Evo é melhor em tudo. Usei ambos em 2.1. O 2.25 acho muito para XC maratonas e o 1.85 talvez seja adequado para situações especificas de piso e pode desfavorecer quem pretendo mais balão para se sentir mais seguro.
 

rui_araujo

New Member
Boas! Aproveito este tópico para perguntar se o rocket ron evo 1.85 é uma boa ideia para pôr na minha roda traseira.

O traseiro desgastou-se muito mais rápido que o da frente (os penus têm 1000kms) por culpa minha nas travagens. Peso cerca de 92 kgs e tenho dois rocket ron evo 2.1 (de origem): queria saber se 1.85 será boa ideia tendo em conta o meu peso.

Não uso tubeless, uso câmaras de ar com gel.

Obrigado !
 
Top