Rock Shox Tora não faz o curso devido!

#1
Boas, tenho uma suspensão Rock Shox Tora 302 U-turn com curso regulável entre os 85 e 130 mm. A suspensão tem 2 anos, mas só começou a ser utilizada mais regularmente desde há um ano.
Há cerca de um mês reparei que ela só está a fazer metade do curso, ou seja, quando está com o u-turn nos 85 mm, não faz mais do que cerca de 40 mm, mas se aumentar gradualmente o curso, a diferença é cada vez menor, por exemplo, se regular o curso para os 100 mm, faz 80, e se regular para o máximo, que são os 130 mm, faz 115.
Qual será o problema?

Eu nunca abusei indevidamente da suspensão, não sou muito pesado e só de vez em quando é que salto quando encontro umas rampas naturais nos trilhos, mas nunca foram grandes o suficiente para esgotar o curso da suspensão.
 
#2
Olá,

Se puder arriscar um diagnóstico com os dados que escreves, diria que o óleo do Motion Control passou para a parte de baixo (copa) e é esse óleo que te está a limitar o curso.

Pode ter uma solução simples e económica se for o que estou a descrever, mas com esse mesmo sintoma podem ser mais coisas, algumas mais graves.

Porque não pedes à tua loja para enviar a Tora para ser reparada?

VT
 
#3
Pois, já pensei em mandar a suspensão para ser reparada e deve ser mesmo o melhor que tenho a fazer. Quando o curso está no máximo, não me incomoda muito, mas quando preciso de mudar para os 85, sinto muitas limitações porque o curso realizado é mesmo muito curto.
Disseste que com este sintoma podem ser problemas mais graves, que tipo de problemas?
 

TBW

New Member
#5
Aproveitando o tópico, exponho o meu problema. Possuo uma tora 302, em que deixou de funcionar o lock. Ao abrir, verifiquei que a jarra direita tinha óleo vindo da bainha. Verifiquei o o-ring que veda o movimento do rebound, estando este bom, mas notei um pequenissimo movimento na base da dita bainha, sendo por ai que eu penso que o óleo se está a escapar. Quando montei tudo de novo, o lock ficou a funcionar, mas é cada vez mais ineficiente. Será que o meu problema e respectiva solução se encaixa no post anterior? Qual seria o custo? Desde já o meu obrigado por qualquer resposta
 
#6
Olá,

O problema da tua Tora é precisamente o que exponho no post anterior.

Pode ter duas soluções: ou se consegue reparar apenas com custo de mão de obra, ou, em casos mais dificeis apenas fica bom com a substituição das baínhas.
Não sei de cor o preço das ditas, mas ronda os 130 a 150€, mas posso estar enganado, não costumo lidar com preços, só com ferramentas! :)

VT
 

TBW

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#7
Obrigado. Acho que vou optar pela reparação cá em casa. Nada que um pouco de paciência e trabalho de torno não resolvam.