Rock Shox Dart 2, Rock Shox Tora, ou Suntour XCR

davidpeixoto

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Boas, estou a pensar comprar uma destas 3 suspensões, o dinheiro não está a abundar por isso vai ter que ficar por esta gama de preços, qual das 3 recomendam.

Faço um bocado de asfalto, e também trilhos com muitas pedras soltas, qual destas 3 recomendam, e se possível por ordem.

Obrigado pessoal
 

fmateus

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Aposta na Suntour, por experiência própria consegue-se gostar mais do funcionamento dessa do que da Tora, consegue ser mais sensivel e mais "suspensão" que uma Tora e que a Dart2.
Eu ia para a XCR sem pensar 2 vezes.

cumpssss
FMateus
 
tive a xcr 5000km, nada a dizer... meti a epicon agora... nada a dizer... e a epicon compras por 170e, novinha... "so" pesa menos meio kilo, e o funcionamento/conforto nao tem nada a ver...
 

José Martins

Administrator
A Epicon tem bom feedback de quem utiliza.
Mas entre as três que referes, claramente a Tora. Entre a Tora e a Dart, a Tora ganha claramente e tem obrigação disso. Afinal de contas, é da gama acima da Rock Shox.
Entre a Tora e a XCR ... posso falar com conhecimento de causa, de quem utilizou uma XCR durante bastante tempo e quilómetros e apesar de não me ter dado problemas de maior, conheço muita malta que teve de tudo um pouco e a assistência não ajuda muito.
No que toca à Rock Shox, é garantida.
Atenção que me refiro apenas aos modelos que o companheiro davidpeixoto aponta como opções.
 

KLUCA

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mestre cristovão não esquecer que a TORA vai desde o amortecimento com a classica mola TOING TOING

até ao amortecimento a ar PUFF PUFF

e para quem tem a tora com a mola adaptada a peso acima da média, é muito usual as reclamações pois acaba por ser muito dura.

quanto ao dono do tópico, antes de mais diz lá o que tens na bike, pois para pedir concelhos nestas gamas podes ter por aí uma bike que nem tão pouco aceita uma suspensão de que tás a falar
 

brejero

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Boas tenho uma tora a ar tem um bom comportamento, é bem fixe o facto de por ajustar a sensibilidade através do ar, antes que alguem pergunte porque digo que é boa e tenho a minha a venda, é apenas porque quero ir para uma suspensao de gama superior que nada tem a ver com estas 3. Destas 3 seguramente que a tora é a melhor falando da versao solo air
Cumpz
 

MRocha

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Se a Tora é o modelo solo air é claramente a melhor... mas tambem bem mais cara que as outras. A dart 2 parece mais robusta que a xcr, mas a xcr é bastante confortável.
De notar que as xcr não são todas iguais; há um modelo que só tem molas e elastómeros(por dentro é igual às xcm mais baratas) e os outros com cartridge hidráulica. Entre os modelos com cartridge há modelos com ajuste de rebound (nunca vi nenhuma ao vivo, mas está no catálogo), com lockout no topo da perna e lockout no guiador.

Se o preço for um factor importante e não houver hipótese de testar os três modelos a xcr é mais barata e não desilude(modelos com cartridge).
A dart não comprava, por ter um preço já bastante próximo da tora, e a tora, só se fosse a versão a ar ou uma versão a molas com mola adequada ao meu peso e a bom preço.

Também se encontra o modelo antigo da epicon(baínhas pretas em Cr-Mo em vez de alumínio), mais leve que essas três e com o funcionamento ao nível da epicon nova, a preço de saldo, nalgumas lojas.
 
Last edited:

ruiafonsolive

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Ola,
eu utilizo uma xcr mg com o cartridge a oleo, rebound e bloqueio no guiador, que ja conta com 1500 km, e à qual fiz agora a primeira revisao.
Nao tenho qualquer razao de queixa, mto pelo contrario, até pq leva mta coça, mta lama e mta agua e com um peso pesado em cima...
Na revisao apenas foi necessario limpeza e lubrificaçao pq todos os componentes se encontravam em bom estado.
Como sou pesado, pensei q a susp nao fosse aguentar comigo, mas enganei-me pq ela aguenta e funciona bem.
Como tal, o meu conselho vai para a xcr. Se fosse a tora solo air, aí sim, seria a tora e depois xcr.
 
Last edited:
a minha xcr tinha 5000km e nunca lhe mexi... nem revisao, nada, e continuava a bombar... so troquei porque entre fazer revisao e mudar, optei por a vende e mudar para a epicon... a grande diferença é mesmo a suaveza... na epicon, os buracos e pedras sao absorvidos, na xcr agora que ja mudei e posso comparar, é muito bruta...
 

rprb

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Dentro dessas eu escolhia a tora mas a ar! agora se quer gastar pouco ainda podia escolher entre a rock shox Recon!
 

davidpeixoto

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Obrigado pelas dicas pessoal, actualmente tenho uma XCM V2 que deu as ultimas, em principio vou optar pela XCR pelo factor preço, pois custa um bom bocado menos que a TORA a ar, e quando houver mais alguns €uros, devo passar para a Epicon, e passo a XCR para uma outra bicicleta mais de estrada.
A XCR que vi é com lockout na perna, e é o modelo de 2009. 80€ nova parece bom preço?

Obrigado
 

jayme

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Já tive um xcr e pecava por se ter que andar sempre a lubrificar as bainhas porque senão começava a ficar presa, eu ia para a tora mesmo que fosse de molas.

Jaime
 

M.Mira

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Boas companheiro,
Se fosse a ti, procurava no mercado de usados por uma suspençao a ar, talvez uma Suntour EPICON ou uma RS RECON. Se nao estiveres para ai virado, ainda te aconcelho a juntar mais uns trocos e investe numa EPICO ( cerca de 160 euros), nao te vais arrepender.
Caso nao tenhas mm hipotese de juntar mais um pouco nem quereres uma de 2ªmao, das hipoteses que colocaste, eu iria para a XCR, tem a melhor relaçao preço/qualidade. As caracteristicas dela sao mto identicas á da Rockshox TORA de mola, so que esta ultima é um pouco mais cara. Quanto a mim nem colocava a hipotese da DART 2, pois esta nem vale apena falar.
De qq maneira deixo ja o aviso, a minha bike trazia de origem a Rockshox Tora de mola, e foi a primeira peça que alterei, pois nao gostei nada do comportamento dela. Era um verdadeiro cepo, nada sensivel ao terreno, sentia tudo quanto eram vibraçoes e para alem disso era pesada, cerca de 2300g se nao me engano.
Ás vezes mais vale esperar mais um ou 2 mesitos e juntar uns tustoes para investir logo numa coisa em condiçoes, estou certo de que nao te irias arrepender.
 

pintox

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Tenho duas Tora 302, pesadinhas são sem duvida, mas vão cumprindo bem a sua missão, quanto á questão que o M.Mira referiu que a suspensão em causa era um verdadeiro cepo também eu tive esse problema no incio, mas facilmente o resolvi.
Fiz uma visita á ciclocoimbrões, foi feita a substituição da mola que não estava de todo adequada ao meu peso por uma mais macia, ficou totalmente diferente, sendo uma operação barata e efectuada em poucos minutos.

Já experimentei a XCR e a Dart, não sendo uma suspensão de topo sem duvida que esta é a melhor das três propostas.
 
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