RFM Pergunta da tarde: porque é que alguns ciclistas não páram ao sinal vermelho ???

oliana

Active Member
Já devo ter passado alguns por distração. E esses, sendo muito perigoso, não contam porque não sei quando e onde foram.

Serei eu o unico a errar por distração?
 

btt_

New Member
Perfeito ninguém é mas obedecer a uma regra tão básica do código de estrada que é considerada contra-ordenação muito grave? Se passei algum foi por pura destracção. Eu, a passar um sinal verde já bati num ciclista que vinha de uma descida e não parou no semáforo ainda por cima com tempo chuvoso. Por acaso correu bem e nenhum de nós ficou com lesões... Mas imaginem, e se em vez de bike, estivesse num carro? É apenas para a nossa própria segurança. Não querem cumprir, problema vosso mas depois somos muito mal vistos pelos reis encartados em vez de darmos a chapada de luva branca. Just Saying...
 

oliana

Active Member
Bom... assim já não só o unico distraído!:lol:
Somos sempe mal vistos em duas rodas, com e sem motor. Não podem ver como passamos por eles numa fila de carros e atravessamos uma cidade em metade do tempo, mesmo respeitando os sinais. Nunca seremos bem vistos por grande parte dos enlatados, mesmo respeitando o código. Acho que agora até podemos andar entre filas de carros que não é considerado infração o que irrita particularmente.
 

fox77

New Member
eu tb não paro...só gordos sentados no escritorio é que fazem estas perguntas de mer** sabem lá o que ter de retomar a marcha e depois ter de levar com os carros e os escapes quando todos arrancam ao mesmo tempo..eles ficam é lixados de terrem de ficar ali e depois os ciclistas é que pagam....
 

btt_

New Member
Oliana, já ouvi "bocas" de frustrados do trânsito... Aqui nós, ciclistas, incomodamos muita gente pois o acesso à cidade vizinha à minha é dificílimo de automóvel nos meses de verão e eu passo entre filas a ultrapassar toda a gente e por vezes levo buzinadelas sem saber porquê.

Mach 4, essa das portas é o pão nosso de cada dia... pelo menos para mim!
 

BAScarvalho

New Member
Completamente de acordo fox77. Só para quando for mesmo necessário e ao passar em cruzamentos certifico-me que não vem ninguem se vier sou obrigado a parar.
 

oliana

Active Member
Abrem sem querer???:aiui:
Já tenho alguns anos de duas rodas e já aprendi a defender-me. No entanto um dia pode acontecer o pior. Não estamos imunes. Tambem aprendi a respeitar as duas rodas quando conduzo o carro. Talvez por isso nós que andamos nos 3 veiculos (ou 4) saibamos respeitar melhor os outros. Não sei se é impressão minha.
Mais sensiveis aos outros. Embora o erro possa sempre acontecer.
 

nasp

Member
Por vezes dou por mim quando sigo a passo de caracol atraz de algum grupo de ciclistas, a pensar "gostaria que o teu treino de bike não prejudicasse o meu trabalho". Quando ando de bike dou por mim pensar "espero que o meu treino não prejudique o teu trabalho"
Faço alguns km diarios centenas na maioria das vezes, e não tem conta a quantidade de vezes que chego quase a fazer de um colega ciclista tapete. Então nos cuzamentos e samaforos é demais.
Passem os vermelhos, não parem nos stops mas com cabecinha e olhinhos, e lembrem-se que tal como eu a grande maioria dos ciclistas tambem são enlatados.
Quanto a real pergunta da RFM, continuo a não ver qual o mal de a fazerem.
 

Mach 4

New Member
Sim, não há mal nenhum, mas despoletou muitas respostas gratuítas.
Somente alguns responderam com nexo, os que realmente compreendem as razões do porquê de alguns ciclistas passarem vermelhos.

Mas já viram se faziam este tipo de perguntas :

-Porque é que alguns automobilistas deitam lixo/cigarros para fora do carro?
-Porque é que alguns motards circulam acima dos 200kmh?
-Porque é que alguns peões atravessam nas passadeiras a olhar para o chão?
-Porque é que alguns condutores estacionam em 2ª fila sem necessidade?

...e por aí fora.
 

btt_

New Member
Eu respondia ás perguntas desta forma:
-Porque é que alguns automobilistas deitam lixo/cigarros para fora do carro?

Por falta de civismo... Ou "porcalhice" mesmo.

-Porque é que alguns motards circulam acima dos 200kmh?

Adrenalina irresponsável. Apanham alguém à frente e matam-se a eles e a quem não tem culpa

-Porque é que alguns peões atravessam nas passadeiras a olhar para o chão?

Porque acham que por estar na passadeira todos somos obrigados a parar. Se fazemos uma travagem nos limites somos obrigados a ouvir bocas (mesmo de bike). Hoje aconteceu-me isso e como me passei respondi.

-Porque é que alguns condutores estacionam em 2ª fila sem necessidade?

Comodismo. Isso explica o facto de não respeitarem os ciclistas. Não levantam o c# para nada e de certeza não andam de bike (ou quase certeza pois há também alguns bttistas que não merecem ser tratados por esse nome).

Questão dos vermelhos, passem mas com muita responsabilidade e olhem sempre. É muito raro eu passar. Só passo quando estou nos limites físicos e não há perigo mas sei que o que estou a fazer é errado e convém termos essa humildade.

Abraço e Boas pedaladas a todos
 

canuco

New Member
Já opinei sobre esta matéria, mas não consigo ficar indiferente a certas atitudes, tais como a do incentivo....passem, mas com cuidado...eu passo mas tenho atenção se vem lá alguém.
Vou passar a fazer o mesmo quando for na minha moto, se cair o vermelho mas se não vier ninguém então não vejo motivo para parar e vou passar na mesma desde que não mate ninguém claro.
Sinceramente é por isto que a mentalidade do zé portuga nunca há-de mudar, é o chicoespertismo no seu melhor. Que se lixem as regras, viva a anarquia, tudo a passar vermelhos e amarelos, não parem nos stops.
Por vezes tenho vergonha de certas atitudes que alguns pseudo motociclistas têm, e como ando de moto sou também rotulado disso, e agora é ver ciclistas a passar vermelhos e depois é vê-los a reivindicar os seus direitos de ciclistas esquecendo que também existem os deveres....tudo isto se aplica aos automobilistas e aos motociclistas. É tudo uma questão de atitude, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.
 

btt_

New Member
Não estou a incentivar ninguém. Se ler os meus posts atrás, verá qual é a minha opinião sobre o caso. Como disse, sei que a atitude é errada e só faço em casos extremos. Quando disse "passem mas com muita responsabilidade e olhem sempre" quis dizer para passarem pelo seu próprio risco mas já que o fazem, tentem fazê-lo de forma responsável e não coloquem a vida dos outros em perigo. Quem treina comigo sabe que eu sou muito respeitador do CE em cima da bicicleta e estou sempre a dar-lhes na cabeça. Se passei sinais vermelhos, que me lembre foram 3 e foram porque não aguentava mesmo parar e retomar o ritmo em duas delas e noutra, com a agravante de ainda estar a 20km de casa.
Não sei se essa indirecta foi para mim mas caso tenha sido, aqui está a resposta.

Abraço
 

canuco

New Member
Eu gosto de participar em fóruns porque podemos sempre trocar as nossas opiniões com outras pessoas. Não foi nenhuma indirecta, foi só um constatar dos factos. A dada altura contradiz-se ao dizer para passarem com muita responsabilidade, mas o simples facto de passar um vermelho já não está a mostrar responsabilidade nenhuma. Isso é ser irresponsável. Ainda há pouco tempo li uma notícia num jornal onde 2 ciclistas não respeitaram um sinal de stop e que um deles ficou muito maltratado com membros partidos. Façamos antes a pergunta, terá sido por irresponsabilidade ou porque os pobres coitados não têm a habilidade de infringir o código da estrada mas com responsabilidade?
 

btt_

New Member
Dou-lhe inteiramente razão no que diz... Nem podia ser de outra forma. Como disse, sei que é errado e que põe em risco a vida de quem o faz e dos outros. Os sinais que passei não se enquadram tanto nessa filosofia pois eram redutores de velocidade. Meti em perigo alguém? Não. A culpa pelo sinal ter ficado vermelho era minha? Também não pois não atingo 50 numa subida. É contra o código de estrada? Sim. Orgulho-me disso? Nunca. Mas penso que não foi tão irresponsável quanto isso apesar de estar a quebrar uma regra muito grave do código de estrada.

Agora passar num cruzamento nunca o faria. Para além de ser uma falta de respeito estou a colocar a minha vida e a dos outros em perigo. Quem passa que faça pelo seu próprio risco, como disse anteriormente mas são eles que fazem nós, bttistas e ciclistas em geral, termos parte da má fama que temos, o mesmo que lhe acontece pelo facto de ser motociclista e haver indivíduos do mesmo grupo que fazem "asneiras". Espero ter-me feito entender ;)
 
Top