RFM Pergunta da tarde: porque é que alguns ciclistas não páram ao sinal vermelho ???

Continuo a achar que a questão é pertinente, tal como se amanhã a pergunta for sobre as alarvidades que muitos automobilistas fazem! Porque é que ALGUNS ciclistas não param nos vermelhos?

Nalguns casos se calhar não se justifica, como já referiram os casos dos semáforos de velocidade... Mas noutros casos justifica pararem, tal como em cruzamentos em que ignorar este sinal é sinónimo de estar a por em perigo a própria vida e também a dos outros... E ALGUNS não param! A pergunta formulada de outra forma não teria este tipo de reacção...

Lá por uma cambada de trolls comentarem o facebook da RFM, não quer dizer que a discussão aqui do forum tenha de seguir o mesmo caminho ;)

E atenção que não estou a aqui a defender ninguém, nem a RFM, que é rádio que nem ouço.
 

n4s

New Member
A minha resposta

Porque é que alguns peões não páram ao sinal vermelho?
Isto não revolta os ouvintes da RFM?!?

A atitude dos ciclistas é equiparada a atitude de um peão, se for uma avenida tipo a da liberdade nem se arriscam (só umas excepções que nem comento) mas se for uma pequena rua, dá se um olhinho e passa-se.

Tanto a pé como de bicicleta somos nós que fazemos o esforço, somos nós que nos cansamos e parar é quebrar, muitos sabemos que quando se para perde-se o ritmo.

Os senhores automobilistas que refilam é pelo simples facto que eles ficam parados no sinal com o seu BMW que tem 200cv e é completamente injusto que um individuo num veiculo sem qualquer estatuto social decida avançar primeiro.

Os peões já não revolta pois não, é que esses como não ocupam a faixa de rodagem...

Porque é que os automobilistas não dão os 1,5m de distancia quando ultrapassam um velocípede?

Saudações
 

msantos1708

New Member
A piada de tudo isto é que a maior parte daqueles "anjinhos" tinha de certeza os carros estacionados em cima dos passeios, mas enfim como diria o Catroga o português adora discutir "pintelhos", com tanto problema neste país...
 

Mach 4

New Member
mark_lopez,

Se leres com atenção o post do n4s fácilmente encontras aí a resposta para as tuas duvidas.
Ele sim, tem uma visão correcta do que é a realidade.
 

Foquinha

New Member
A minha resposta

Porque é que alguns peões não páram ao sinal vermelho?
Isto não revolta os ouvintes da RFM?!?

eu mudava o cerne da questão para:
Porque é que os automobilistas não param ao sinal amarelo? mantendo tb válidas as outras perguntas.
 
Mach 4, mas eu também estou de acordo com o n4s! :) Só acho que não deviamos pautar as discussões pelo nível de palermice dos comentários que aparecem lá...

Porque é que no GERAL, existem um desrespeito imenso pelas regras de trânsito e de segurança??
 
Fui lá espreitar e confirma-se. Perguntas parvas, respostas parvas.

É pena que os meios de comunicação só procurem o espalhafato, antes havia a "Silly Season" apenas no verão agora é o ano todo, como eu nem gosto de ouvir a RFM vou-lhes dar a devida importância.
 

Flint

New Member
Será que, tal como nas respostas ao dito post de facebook, não há por aqui algumas opiniões "de raiva" e demasiado "virgem ofendida-like"?

É que eu também não concordo..
...que os carros estacionem em cima dos passeios, muito menos a ocupar ciclovias,
...que os peões achem que aquela espécie de vermelho no chão é uma passadeira vermelha para suas excelências passearem alegremente sem sequer se desviarem para ceder passagem aos alvos aos quais ela realmente se destina(e ainda reclamam se estes desviam para o passeio),
...que os automóveis não tenham qualquer cuidado com os ciclistas
...com quem não respeita os outros, porque acha que mesmo que haja problemas "eu fico bem, o resto que se lixe"
...com falsos moralismos

Quem anda na estrada deve cumprir o código, e o facto de os outros não cumprirem, não transforma em certo que nós não o façamos (2 errados não fazem 1 certo). Se não se quer "parar" ou "perder o ritmo" não se escolhe a estrada para andar, vai-se para onde não há semáforos nem trânsito. A desculpa do desrespeito dos automóveis não justifica que não se respeitem sinais vermelhos.
A teoria do "passar sinais vermelhos com cuidado" facilmente causa problemas. Já me vi muito próximo de ter um acidente devido a um ciclista que não respeitou o vermelho (deixou o "com cuidado" parado no semáforo) e não é por isso que generalizo. Dificilmente alguém que conduza nunca passou um sinal vermelho (por pressa, desatenção ou seja que razão for), mas isso não faz com que seja correcto fazê-lo. Se tiverem de carro/mota, também passam vermelhos "com cuidado"?

Não pretendo de forma alguma defender seja quem for ou seja o que for(nem sequer ouço a referida rádio), mas acho que há que ser minimamente racional e olhar para as coisas dum ponto de vista o menos tendencioso possível, se as pessoas não lêem o "ALGUNS", problema de quem não lê, não de quem pergunta. Sou contra generalizações abusivas, mas também não me parece que ser alvo disso dê seja a quem for o direito de não respeitar os outros. (é preciso respeitar, se queremos ser respeitados).
 

oliana

Active Member
Então amigos. Vamos todos respeitar o código da estrada. Parar as bikes e as motos ( 10 ou 20) em fila indiana no semáforo vermelho e respeitar isso mesmo no arranque e andamento (deveria ser engraçado). Nas portagens, os motociclistas têm de trazer o pagamento trocado e numa bolsa descartável para entregar sem demoras ao portageiro e sem retirar as luvas ou abrir o blusão. Todos os carros não podem ultrapassar os 50 km/h, 90 km/h ou 120 km/h, consoante as vias. Ultrapassagens nunca devem ser feitas nos traços continuos por motos a carros e vice/versa. Não atiramos nada pela janela do carro, incluindo cuspo e cinza do tabaco.
Depois de ler isto tudo fiquei esclarecido. Eles (os opinantes) não são piores que nós. Vamos olhar todos para o espelho.

Quanto á RFM, que ouço ocasionalmente, acho que deviam pasar menos musica impingida e de qualidade duvidosa, a troco de alguns tostões. Ainda sou do tempo de programas a sério nos anos 80, como " Os 100 Mais" ou " O colar de pérolas". Depois vieram o American top 40 e afins. A musica chega mesmo a ser deprimente nas madrugadas tal a repetição de hits promocionais.
 

João Roldão

New Member
Meus amigos fiquei enjoado com as respostas.

è só ignorantes e engraçadinhos.

esta foi a minha resposta
É bom ver que as pessoas gostam de gozar com os ciclistas. Aposto que mais de 90% das e dos "engraçadinhos" que aqui ladrou, perdão escreveu, nunca pegou numa bicicleta. Se o tivessem feito sabiam que um ciclista depois de 20, 30, 40 ou mais km quando se ve obrigado a parar, tem uma quebra de ritmo e depois é muito complicado voltar a esse ritmo, os músculos arrefecem existem inúmeras explicações fisiológicas para tal. Eu agora pergunto. Quantos ciclistas veem ser atropelados por não pararem no semáforo?? Muito poucos ou nenhuns. o mesmo não acontece com os senhores automobilistas que ao não pararem no vermelho atropelam peões, e não são assim tão poucos quanto isso. Por isso pensem antes de escreverem qualquer coisa. Nós ciclistas podemos erras mas os automobilistas também. eu agora coloco a questão. Porque é que os automobilistas não param no vermelho??

Não gostei de muitos dos comentarios alguns ate achei ofensivos.....enfim e a mentalidade das pessoas..n teem mais nada que fazer na vida
 
Concordo que é chato ter de parar num semáforo e quebrar o ritmo, além de que em certas situações não faz mal se passarmos o sinal, uma vez que não colocamos ninguém em perigo. Porém, esquecemo-nos de que a lei refere que é obrigatório parar no semáforo quando este está vermelho, o que faz com que, ao passar, nos habilitemos a levar com uma bela multa. Por esta razão, paro sempre e não tenho problema nenhum em chamar à atenção quem não o faz. A lei existe para ser cumprida por todos e o facto de "ser chato" ou "não dar jeito" não é razão que justifique o seu incumprimento.
Abraço
 

kabazuk

New Member
Bom dia companheiros, não fui ver o face em questão mas quanto a mim, na minha modesta opinião, se for colocada a questão em qualquer órgão de comunicação social, as respostas e energúmeros serão certamente os mesmos.....se tentarem colocar a mesma questão em casa com amigos ou até familiares poderão certamente confirmar que as respostas serão divergentes....
No anonimato de um teclado longe de um confronto verbal e lúcido é fácil escrever barbaridades e ofensas generalizadas e nem sempre é certa a velha máxima: "Todos diferentes todos iguais " deveria ser nestes casos Todos diferentes e alguns animais.... sem querer ofender ninguém desejo as minhas cordiais saudações desportivas a uns e a outros....LOL

PUT THE FUN BETWEEN YOUR LEGS
 
Last edited:

Foxanon

New Member
Acho tão triste os comentários lá de pessoas que pensam que os ciclistas tem menos direito de andar na estrada do que os carros, como os comentários aqui a dizer que vão mudar de rádio etc.
A RFM não tem culpa dos ignorantes que la vão comentar...
 
A questão não está nos que lá falaram que não têm que fazer, mas a consciência da população portuguesa face aos ciclistas na autovia.
Quantas e quantas vezes fui insultado por fazer ultrapassagens ou mesmo por assustar alguém nas ciclovias e a maioria das vezes sem culpa nenhuma! Já não é a primeira nem segunda vez que vontade não me faltava para para a bike e ir ao condutor estender-lhe um remo. Mas não adianta! O tuga é ignorante e estúpido no que toca a este assunto. Nós temos tanto direito a andar lá como eles, mas eles não percebem isso, aliás nem a policia nos respeita o que fará os taxistas meios tresloucados e as donas de casa impacientes LOL.

Acho que já está na hora do país começar a fazer leis que nos protejam nas autovias ou que começem a criar cada vês mais ciclovias.

Por estas e outras questões, comparando o nosso pais a outros na europa como Holanda e afins, nós somos um pais retrogado! Como queremos que o nosso pais evolua se a mentalidade das pessoas continua na mesma?

Por outro lado há ciclistas que abusam! desculpem lá mas essa dos sinais vermelhos e quebras de ritmo não cola! A quebra de ritmo não é desculpa nenhuma para pormos em causa a segurança pública!
Como condutor também já passei por muitos ciclistas que bem mereciam umas palavrinhas menos educadas! Também há que haver moderação no tipo de manobras que fazemos com as bicicletas no trânsito! Para sermos respeitados, temos que respeitar!

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 
Last edited:

Mach 4

New Member
No outro dia um agente da GNR foi apanhado sem seguro a conduzir...
Á uns meses atrás um agente da PSP foi apanhado a conduzir sem carta...
Eu conheço pessoalmente um que está neste momento em prisão domiciliária (com a famosa pulseira no tornozelo)...
Conheço vários que estão divorciados ou separados porque se meteram no jogo, nas put.s e na droga...

E ainda tenho de ouvir que tenho que parar em vermelhos...e não atravessar em passadeiras...e a ter de circular a 50kmh dentro das localidades.

GANHEM MAS É TODOS JUÍZO E FAÇAM O QUE VOS APETECER. DESDE QUE O FAÇAM COM ATENÇÃO E PRECAUÇÃO NADA VOS IRÁ ACONTECER.

E SE UM GAJO DESSES VOS QUISER MULTAR PARTAM PARA O TRIBUNAL...E VÃO VER O QUE ACONTECE.
 

tfmc

New Member
Boas amigos, aproveitando esta temática, gostaria de colocar uma questão que pode ser um pouco parva, mas lá vai.

Na minha habitual volta Domingueira costumo passar numa zona que tem um semáforo numa recta com uns 1600 metros (que tem algum movimento automobilístico e que me parece um pouco perigoso derivado à velocidade/tangentes que me costumam fazer) onde existe um passei com divisória (ferros) entre o mesmo e a estrada, neste passeio e à hora que vou, nunca lá passam peões, visto gostar de cumprir as regras, acham que posso ter problemas em vez de circular pela estrada, faze-lo nesse passeio (nessa recta)?????

Abraço
 

Foquinha

New Member
DESDE QUE O FAÇAM COM ATENÇÃO E PRECAUÇÃO NADA VOS IRÁ ACONTECER.
se conduzirem ou terem acções dentro dos limites aceitáveis e não mensuráveis pela lei.
depois as autoridades é que são más, qdo são as nossas atitudes que incorrem no não cumprimento.
 
GANHEM MAS É TODOS JUÍZO E FAÇAM O QUE VOS APETECER. DESDE QUE O FAÇAM COM ATENÇÃO E PRECAUÇÃO NADA VOS IRÁ ACONTECER.

E SE UM GAJO DESSES VOS QUISER MULTAR PARTAM PARA O TRIBUNAL...E VÃO VER O QUE ACONTECE.

Este pseudo conselho é uma das maiores barbaridades que eu vi por aqui nos últimos tempos. Deves ter algum problema grave com a autoridade mas deixa-me que te diga que aconselhares os miúdos a desrespeitarem o código da estrada e ainda por cima vires insinuar que nada de mal lhes acontece revela muito àcerca da tua própria personalidade.
 
Top