RFM Pergunta da tarde: porque é que alguns ciclistas não páram ao sinal vermelho ???

Vamos lá a ter calma. Não é preciso pensar muito para ter a noção perfeita que uma bicicleta não é igual a um carro nem moto, é um velocipede sem motor, onde nem sequer é preciso ser encartado para a conduzir. Para muitos é muito grave passar um vermelho, mas mais grave ainda é ultrapassar os carros todos que estão presos no vermelho, e colocar-se logo a seguir em 1º da fila para ser o 1º arrancar, sujeitos a levar com algum condutor mais agressivo.
Pelas tuas palavras dá a entender que apenas conhecs a realidade automobilistica da grande cidade, se tentares perceber um pouco a realidade fora das grandes cidades vais ver que a realidade muda e muito.
Por essas e por outras é praticamente abandonei a estrada e optei apenas por trilhos tt.
 
era perguntar a esses senhores, os mesmos que colocaram a pergunta no ar se:

num cruzamento sem sinalização em que uma bicicleta lhes apareça pela direita, se eles param para dar prioridade????

essa é que eu gostava de ver ser respondida...

abraço
 
paulino, nao param porque infelizmente o codigo da estrada diz que os carros têm prioridade sobre as bicicletas.

E sinceramente não percebo o porque de tanta indignação neste tópico. Muitos já disseram que passam no vermelho. já sabemos que as generalizações são perigosas, mas se alguns passam é normal que critiquem quem o faça, assim como eu critico os motociclistas que ultrapassam nos semaforos etc....
 
se tentares perceber um pouco a realidade fora das grandes cidades vais ver que a realidade muda e muito.
Aqui dou-te toda a razão....

Eu só estou a tentar perceber o porquê de tanta indignação com a pergunta, quando afinal quase toda a gente passa ou já passou um sinal vermelho. Portanto, é aceitar as criticas e assumir aquilo que se faz, não tentem sacudir a água do capote a dizer, ah e tal vocês são uns santinhos, etc etc...isso é atitude de pessoa fraca.
Vou fazer o seguinte, vou dar a minha opinião pessoal e tentar fazer uma critica construtiva ok?

Se passo vermelhos? Passo.
Se acho que faço bem? Não
Se continuo a passar? Depende da situação.
Se me incomodam as criticas? Não
Se tenho coragem de assumir o que faço mesmo sabendo que estou errado? Sim
Se me desculpo com os erros dos outros, tipo automobilistas? Não


Resumo: Faço o que faço e tenho consciência daquilo que faço, sendo errado ou não, mas não é por isso que me sinto incomodado com este tipo de perguntas de uma rádio qualquer, ou que tenho argumentos tipo os automobilistas também fazem muita asneira porque é que eu não posso fazer?
 
canuco, a tua frase "Eu só estou a tentar perceber o porquê de tanta indignação com a pergunta, quando afinal quase toda a gente passa ou já passou um sinal vermelho. " deveria encerrar esta discução...

Quer de bike quer de carro, se não todos quase toda a gente acelera num amarelo, mesmo as vezes já meio avermelhado.

Como já disse no meu ultimo post, a pergunta da rádio tem tanta lógica, como dizermos que todos os camionistas sao estupidos (muitos sao mais simpaticos e compreensivos que a maioria dos condutores), ou que os adeptos do clube xx sao uns broncos.

Para os mais alheados da realidade, que acham que os ciclistas muitos nao passam no vermelho, ja varios o admitiram aqui no topico (eu tambem ja passei alguns). Acho que seria melhor discutirem os riscos que corremos quando o faze-mos... Em vez se em alguns casos que já por aqui vi, partirem para o quase insulto...
 
Boas amigos

Tenho seguido com atenção este tópico, e francamente por haver muita gente "indignada" com os que passam o sinal vermelho, parece-me que o mais lógico é perguntar QUEM é que ainda não passou um sinal vermelho?

Eu de Bike faço-o muitas vezes, mas porque vejo que o posso fazer sem perigo para mim e para os outros, de carro também já o fiz mas por pura distração (dentro da localidade)

Abraço
 
Ninguem aqui vai mais ofender ninguem, pois não. Somos todos iguais. Conduzimos todos os mesmos veiculos (ou quase). E acima de tudo somos utilizadores do melhor veiculo existente á face da terra. Aquele que não nos torna nuns seres inertes e insensíveis. É por isso que temos de ser diferentes. Já foi dito mais que uma vez que essa pergunta generaliza. É por isso que é perigosa e gera conflitos. Se assim não fosse nem a faziam numa rádio que é lider de audiências e quer manter o lugar, naturalmente. Ainda que seja católica e tenha, ou pareça ter, alguns príncipios que defenda a igualdade humana.
Geraram-se algumas opiniões contraditórias com o próprio modo de sermos no dia a dia. Acabámos por aqui tentar defender coisas com as quais não estamos de acordo na verdade. Criticarmos um igual com coisas que nós próprios fazemos.
Depois destas horas de alguma animação (num tópico sem pés nem cabeça) conflituosa, nada esclarecedora, sem consenso algum e completamente inutil, devemos dar os parabéns á RFM. Conseguiram o que queriam. Fora dos microfones é certo, mas conseguiram. Alguem vai aqui mais levar esta "porcaria" a sério?
Boas pedaladas, malta. Vamos largar de vez isto e dar ao pedal.
A para o Canuco::yeah: Gostava de conhecer-te um dia. Queria ver se ficavas com essa ideia toda de mim. Acho que não!
E cuidado nestas estradas de alcatrão. Apanhamos cada susto! Eu que o diga!
Viva a paz da serra (da Arrábida, no meu caso).

Olimpio Bravo
 
Na boa, sem nenhum stress. Eu nunca me dirigi pessoalmente a ti...falei sempre no geral, incluindo-me a mim também como pecador...Eu gosto muito de fazer amigos e trocar opiniões de forma aberta e frontal. Por trás destes infractores e moralistas estão boas pessoas.:p
És de Setubal, e eu de Lisboa, um dia deste vamos até à Arrábida....e até passo a 25 de Abril de bike :mrsock:
 
Oliana, disseste que a radio em questão era católica. Eu não considero bem isso, considero que é um grupo de media, pertencente à igreja católica (tal como é ou foi a TVI em que dão programas que os padres até se devem benzer 10x, mas la passam uma missinha ao domingo), e que utiliza a elevada audiencia que tem, para fazer publicidade!

E quando disse de troca de insultos, não me estava a referir particularmente a vocês, mas do que fui lendo ao longo do tempo no tópico, havia um certo clima de crispação...
 
Semáforo vermelho :

Eu passo
Tu passas
Ele passa
Nós passamos
Vós passais
Eles passam

Proíbido e perigoso :

Eu sei
Tu sabes
Ele sabe
Nós sabemos
Vós sabeis
Eles sabem

(in)consciente e amigo :

Eu sou
Tu és
Ele é
Nós somos
Vós sois
Eles são
 
Podes crer. Como é possível que duma discussão aparentemente estéril tenha surgido um rasgo de tamanho virtuosismo e genialidade?... É indubitavelmente fruto de uma mente brilhante. Por mim está encontrado o vencedor da bicicleta.
 
Last edited:
Mach apesar de muitas vezes divergir da tua opinião, este teu post tá magnifico. Simples, curto e grosso.
:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap: