Revisão à Suspensão Manitou R7

antoniojcramos

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Boas,

Ontem terminei a revisão à minha suspensão R7, que fazia um ano e meio que a tinha comprado, e esta já quase não trabalhava. Pus mãos à obra e voilá, já está.

Para os curiosos, com alguma habilidade( não é precisa muita) e alguma ferramenta (a essencial), quero partilhar convosco esta aventura, para se, assim o desejarem, fazerem o mesmo.

Não vou descrever passo a passo, mas vou sugerir que façam o mesmo percurso que eu, pois definitivamente é necessário estudar um pouco.

No youtube está um video, dividido em três partes, que explica a parte de desmontar e montar. Ver http://www.youtube.com/watch?v=qhzYo9dpcNc&feature=related

Mas não explica a parte da lubrificação nem da limpeza. Esta pode melhor ser encontrada no manual técnico, no site da manitou http://www.manitoumtb.com/index.php?page=support&c=service-guides, selecionando o manual relativo à vossa suspensão, particularmente importante o ano.
e neste link http://www.singletracks.com/blog/mtb-repair/mountain-bike-fork-servicing-manitou/ , onde um bacano do Canadá, partilha com a WWW o seu conhecimento.

Depois de lerem isto, se tiverem alguma dúvida, digam!

Aspectos a considerar: 1cc não é um centilitro, mas sim um mililitro:confused:

Mãos à obra!
 
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Marco Nunes

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Boas.
Ainda bem que te desenrascas-te bem. Também acho que ás vezes uma limpeza e lubrificação não é nada do outro mundo. Desde que não mexamos no sistema interno das pernas (rebound, bloqueio, camara de ar) a coisa até não é dificil. Ah, e acaba por ficar a coisa baratinha (se tiver tudo em boas condições, claro).

Fica bem.
 

antoniojcramos

New Member
Boas,

De facto, tens razão. Mas na realidade desmontei a suspensão toda, até ficar com o pistão de ar e os dois pistões hidraulicos na mão. Mas quando digo que é preciso estudar, é mesmo, pois uma revisão mal feita e a nossa vida pode estar em risco!!
Eu preparei a revisão durante cerca de duas semanas.

Agora recomendo que comprem com antecedência os retentores e os aneis de lubrificação, quanto aos o-rings, podem comprá-los em qualquer loja da especialidade, não é necessário mandá-los vir da marca. É só levar os velhos e trocar por novos. Fica cerca de 10 vezes mais barato.

Boas pedaladas e não se esqueçam: O Material tem sempre razão!
 

kikubike

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Ola Amigos..

Bem ... pergunto onde se compra o material necessário para fazer a revisão completa da manitour mrd r7 ... e que tipo de óleos são utilizados...


Aquele abraço
 

antoniojcramos

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Bem,

Tu precisas dos retentores e dos aneis de lubrificação, que podes comprar aqui http://www.tftunedshox.com/. Isto para o caso de eles se encontrarem danificados, o que só vais saber ao desmontar. Mas sempre os de marca, pois são verdadeiramente evoluidos e distintos dos outros.
Quanto ao óleo, precisas de dois tipos. O óleo hidráulico para a suspensão e o óleo de lubrificação ou de banho, como lhe chamam os ingleses numa tradução às três pancadas.
Quanto ao óleo hidráulico, o fabricante recomenda um óleo da suspensão de peso 5w-40 da motorex, mas qualquer um serve, desde que seja deste peso. Podes comprá-lo em qualquer loja de motas, já que nem sempre há à venda nas lojas de BTT. Podes também colocar um óleo mais pesado (10W, 15,.-..) o que vai aumentar a rigidez do suspensão ( do amortecimento e da recuperação ou rebound, como lhe chamam).
Quanto ao óleo de banho, podes utilizar o utilizado na lubrificação dos motores dos carros, mas tem de ser um sintético e 5w-30/40. Um bidon de meio litro dá-te para dois anos!!!
Os o-rings, podes comprá-los numa loja da especialidade. as que vendem rolamentos, por exemplo. Neste caso, depois de desmontada, agarras nos velhos e vais comprar iguais. Podes mandá-los vir da CRC, onde estão baratos.

Atenção ao nivel e quantidade de óleo recomendado, cada modelo tem um!! Ver os manuais do ano da suspensão e o respectivo modelo.

Para peças mais especificas, tens que falar com o representante que está em espanha, mas que responde com prontidão. É o Maccario lloriente. Basta colocares no google et voilá!

Fica bem!!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Muito bem! Não sei como é nas outras marcas, mas as Manitou até são relativamente simples de fazer a revisão.
E nem sempre é preciso fazer uma revisão completa, eu ainda no outro dia fiz só uma manutenção ao "exterior do interior", onde a lubrificação fica mais exposta e onde mais se nota a falta dela.
É tão simples como desapertar, tirar as pernas, limpar o melhor que conseguirmos, passar com massa nas áreas de contacto/deslize, embeber as esponjas ou anéis de lubrificação, montar sem empurrar até ao fim, com a suspensão inclinada e virada ao contrário meter 16 ml (se não me engano) do 5w40 em cada perna pelos buracos no fundo das pernas, acabar de montar e apertar. Feito!
A única dificuldade é apertar a perna do reebound, porque a tentar apertar podemos empurra-lo demasiado para o interior. Além disso é para chave de 7 mm, o que obriga quem não tem essa medida (eu) a usar uma de 6 mm e uma chave de fendas!
Isto para uma R7 MRD 2008.

Falta ainda referir que a massa aconselhada é a Prep-M da Motorex, que é feita exclusivamente para a Manitou. Embora eu tenha usado uma massa qualquer da mais barata!
 

mota

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boas, tenho uma r7 mrd ´de 2011 com uma semana e cinto uma folga que vem não sei de onde, da caixa de direção não é, penso eu que é nas bainhas onde entra na coroa, é possivel ou é normal auxilar um pouco?? obrigados e aguardo, se alguem me poder ajudar.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Nunca notei qualquer folga nas baínhas na minha de 2008. Se tens a certeza que a folga é das baínhas o melhor é falares com a loja onde compraste e possivelmente seguir para garantia.
 

mota

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é o grande problema comprar online, agora não queria enviar para ingland, vou ouvir mais algumas opiniões e depois logo se v~e, talvez tenha que ir ao nuno Duarte ( Moca)
 

antoniojcramos

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Não utilizas por acaso um disco center lock? Ou essa folga não virá do cubo da roda? Enfim de tudo quanto possa mexer! É que a vir donde sugeres é muito grave, pois poderás estar a colocar a tua vida em risco!! Não adies a resolução do problema!!
 

vanwilder

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Boas
A minha também tremia um bocado quando travava no asfalto e fazia um tec-tec na perna esquerda levei à oficina onde comprei e tiveram a analisar e a vibração e barulho vinha da folga das pastilhas. Não sei se é bem isso mas agora deixou de fazer. Deixa lá ver se volta pq ainda está na garantia.
 

mota

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boas, pois , eu sei que é um grande risco por isso não andei mais, utilizo discos com parafuso , este fim de semana vou desmanchar tudo e voltar a montar , até comprei uma caixa de direção nova, depois logo se vê. a minha está como nova, andou muito pouco e está na garantia, mas enviar para inglaterra está fora de questão.
 

antoniojcramos

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Pois, realmente esse é o grande inconveniente, mas bem visto, a diferença entre isso e comprar na loja não é assim tanta, especialmente no caso das Manitou. Isto porque a mesma não é dada em Portugal e demora sempre o seu tempo.

Depois, vais ver que o problema não há-se ser nada de especial, pelo menos assim esperamos.
 

antoniojcramos

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Boas,

Não há se sem senão. Eis que de alguns dias a esta parte, a suspensão começou a fazer um som atipico. Quando salto, ou a suspensão tem que fazer todo o seu curso e obriga a recuperar por completo, por vezes, oiço um som seco.

Desmontei a suspensão ontem, verifiquei os niveis de óleo, as peças, os o-rings, a mola, tudo, e nada. Continua a fazer o barulho.

A única coisa que não fiz foi tirar o piston de ar fora, o que vou fazer ainda esta semana. Confesso que quando o coloqei no sitio não o lubrifiquei com massa consistente, como a marca recomenda, mas como o piston leva 3cc de óleo lubrificanto, não achei que fosse necessário.

Contudo julgo que o problema não vem dai, e por isso ando à toa.

Alguém pode ajudar??
 
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