Respiração

Boas,

Felizmente deixei de fumar há 6 meses, mas, qual não é o meu espanto, quando desde esse momento para cá, as minhas prestações foram baixando (agora mais depois de 3 semanas de férias). Noto que me canso mais e tenho grandes dificuldades em controlar a respiração. Ainda este fim-de-semana fui para a zona da Lousã e pensei fazer uns km valentes pelas estradas florestais que normalmente não são muito inclinadas, e qual não foi o meu espanto quando ao fim de meia dúzia de km estava completamente esgotado.
Tenho 1,83m, 97 kg (mais 5 do que quando fumava). Gostava de saber se isto poderá ser normal, tendo em conta a desabituação da nicotina com o normal aumento da caixa toráxica.

Obrigado e Cumprimentos
 

Miguel Cardoso

New Member
Boas,

Deixas-te de fumar há muito pouco tempo, é normal, se continuares a desabituação ao tabaco e a treinar regularmente, uma a duas vezes por semana, vais ver que te sentirás muito melhor e que consegues ir mais longe, a evolução é progressiva. Continua com calma!

Boas pedaladas, Miguel Cardoso.
 

LOKO

Member
de nada serve deixar de fumar se continuares a engordar.... Parece-me que o teu problema será esse.

Já agora, não sou especialista mas comigo passa-se o mesmo e é sem dúvida do excesso de peso.

Cumps
 
Penso que em termos de aumento de peso, parece ter estabilizado, alguém tem noção do tempo que poderá demorar a regularizar a desintoxicação?
Penso que o peso vai começar a diminuir (assim espero) com o início da prática mais regular.

Obrigado
 

LOKO

Member
A última vez que li sobre o assunto vi que até recuperar totalmente são 10 anos. Mas Julgo que a pouco e pouco se vai reparando nas melhorias.
 

LOKO

Member
moreirabtt said:
xiiiiii

cada vez mais sinto que é uma borrada fumar!!!!

agora só depois dos 40 é que fico 5 estrelas...

Nem isso porque aos 40 já apareçem outros problemas (normalmente) da idade, logo parece-me que nunca mais ficar 5*****

hehehehe, junta-te ao grupo.
cumps e não penses nisso, pedala e o resto logo se vê.
 

CD

New Member
loko said:
moreirabtt said:
xiiiiii

cada vez mais sinto que é uma borrada fumar!!!!

agora só depois dos 40 é que fico 5 estrelas...

Nem isso porque aos 40 já apareçem outros problemas (normalmente) da idade, logo parece-me que nunca mais ficar 5*****

hehehehe, junta-te ao grupo.
cumps e não penses nisso, pedala e o resto logo se vê.

De certeza que o professor Cabrita, poderá ser um exemplo para todos nós que já passámos os 40. :yeah:

CD
 

LOKO

Member
sim é verdade, força de espirito e vontade de pedalar o resto arranja-se, devagar se vai longe. Sempre ouvi dizer.
Pedalemos amigos, pedalemos....

cumps
 
De qualquer das formas será uma situação normal, ou tenho de tomar precauções (para além de não me deixar engordar mais)?
Existe um explicação plausível para esta situação, é uma questão de tempo ("cientificamente" falando)?
Foi uma situação que me anda a deitar abaixo mentalmente embora a vontade de andar não me passe, só que cada vez que o esforço tem de aumentar...
 

ggx2

New Member
Boas,

procura info. na net. Pode ser que alguém especialisata se prenuncie. No entanto a ideia que tenho é que quando se abandona o vicio o corpo, que já estava habituado a ser "alimentado" pelo fumo, funciona um pouco ao contrário. Ou seja, normalmente quando temos carência de oxigénio sentimo-nos cansados, na tua situação será um pouco ao contrário, a falta do "smog" provoca a sensação de falta de ar. No entanto a tua decisão é positiva e aos poucos o teu organismo vai voltar à normalidade.
 

LOKO

Member
Sim sem dúvida tb acho que tens de ter calma.
Claro que deves ter algum cuidado e controlar as pulsações, usa sempre um pulsómetro.

Muito importante, consulta um médico e faz um check-up. Ficas sempre mais descansado e a saber qual o caminho a seguir.

Cumps.
 

pepebapty

New Member
Eu tenho um colega que anda no BTT há 5 anos e fumava muito. mesmo muito ( 2 maços de tabaco/dia ). De um dia para o outro deixou de fumar e andou para aí dois meses com muita ansiedade e insónias. Mas com o BTT e natação as coisas foram ao sitio. Sei que engordou uns 3 ou 4 quilos nesse periodo. O aumento de peso deveu-se à ansiedade da falta de nicotina e passou a comer muito para compensar! Ao fim de uns 5 ou 6 meses começou a andar calmo, a comer menos mas bem e actualmente está impecável! Em termos respiratórios ele sentiu melhoras logo ao fim de 1 ou 2 meses mas sei, pelo que tenho lido, que só se fica a 100% ao fim de uns anos mas a 80-85% ao fim de 1 ano!
Engordas pois deves andar mais nervoso e comes mais. Faz muita bicicleta e natação para afastar o stress e não comas doçaria e chocolates que é o que normalmente os ex-fumadores comem para "substituir" o vicio. Outra sugestão é uma consulta no Médico mas acho que pouco ou nada adianta! Na volta receita-te um calmante e depois ainda comes é mais.
Força e pensa que o tabaco é a pior coisa para a saúde e que cada dia sem tabaco só estás a melhorar a tua saúde e a dos outros. Depois sentes na carteira!

Boas pedaladas
 
Obrigado a todos e espero poder estar aqui daqui a seis meses a dizer que tenho ido a não sei quantas maratonas e passeios e que pedalo como nunca pedalei!!!

Pelo menos fica aqui a promessa de que vou tentar!!!

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado a todos.
 
Passados mais 6 meses, cá estou eu novamente.

Agora praticamente com o mesmo peso que há um ano, sinto melhorias em termos físicos, com maior capacidade física e tenho conseguido "ir mais além"!

Mas continuo a ter algumas dificuldades em controlar a respiração, a pulsação aumenta muita a subir, já a rolar, sinto que estou relativamente bem.

Há algum tipo de comportamento que possa adoptar para conseguir melhorar esta situação, algum treino específico? Durante a semana faço estrada, normalmente dentro de Lisboa (à noite) e até procuro fazer algumas das piores subidas para tentar melhorar, mas não tenho verificado grandes melhorias.

Obrigado
 

Nozes

Active Member
Boas!
Moreira,pra já parabéns por teres largado o vício e partilhares isso com a malta,és sem dúvida um exemplo pra muita gente...
Vou tentar dar-te umas dicas na respiração:pra controlares melhor a respiração,principalmente em esforço,experimenta inspirar plo nariz e pla boca ao mesmo tempo,e expirar mais rapidamente só pla boca...a inspiração deve ser mais lenta que a expiração para que o ar chegue á totalidade dos pulmões,e quando expiras a ideia é livrares-te o mais rápido possivel do dioxido de carbono...
Além disso,se tens problemas em respirar plo nariz,podes experimentar aqueles pensos da Breathe Right ou parecidos,são uma grande ajuda a aumentar a capacidade de ar que o nariz pode inspirar
Naquelas subidas mais lixadas,experimenta concentrar-te na respiração,no fim de a "ensinares" vais ver que tudo se faz mais fácil

Boas Pedaladas!
 

jm

New Member
OS 5 kg a mais devem estar a fazer a diferença...
Deixei de fumar à 9 anos, mas ainda sou fumado passivo :D
Em Outubro vou para a natação para controlar e melhorar a minha respiração...

Vamos ver se resulta.
Parabéns a todos os que conseguiram deixar o vício!

João
 

Pedro Lima

New Member
Caro colega deixei de fumar ha um ano e pouco comecei a praticar btt passei pelo mesmo. mais tarde foi a um plumolugista tenho asma... o tabaco so saira totalmente ao fim de 20 a 25 anos so fumei dos 15 aos 27 anos mas ao fim de um mes ja se nota diferenças. so te posso dizer isto . tenta falar com um medico pois deixar de fumar sem falar com pode ser perigoso mais anida k anads de bike... fika bem
 

Override

Member
Em primeiro lugar, Parabens!
Como ja mencionaram o aumento de peso é normal quando se deixa de fumar uma vez que a nicotina corta muito o apetite. Relativamente às prestaçoes e à falta de ar, ja devias ter notado diferença, para melhor. É certo que deixaste à relativamente pouco tempo mas ja se deviam ver melhorias. O pessoal esta a dar a sua opinião mas nenhum de nos é especialista em saude por isso o melhor que fazes é ir mesmo a um medico. Faz uma visita ao medico de família ou mesmo a um pneumologista.
Força nisso e boas pedaladas
 
Top