Respiração

#1
Boas,

Felizmente deixei de fumar há 6 meses, mas, qual não é o meu espanto, quando desde esse momento para cá, as minhas prestações foram baixando (agora mais depois de 3 semanas de férias). Noto que me canso mais e tenho grandes dificuldades em controlar a respiração. Ainda este fim-de-semana fui para a zona da Lousã e pensei fazer uns km valentes pelas estradas florestais que normalmente não são muito inclinadas, e qual não foi o meu espanto quando ao fim de meia dúzia de km estava completamente esgotado.
Tenho 1,83m, 97 kg (mais 5 do que quando fumava). Gostava de saber se isto poderá ser normal, tendo em conta a desabituação da nicotina com o normal aumento da caixa toráxica.

Obrigado e Cumprimentos
 
#2
Boas,

Deixas-te de fumar há muito pouco tempo, é normal, se continuares a desabituação ao tabaco e a treinar regularmente, uma a duas vezes por semana, vais ver que te sentirás muito melhor e que consegues ir mais longe, a evolução é progressiva. Continua com calma!

Boas pedaladas, Miguel Cardoso.
 
#3
de nada serve deixar de fumar se continuares a engordar.... Parece-me que o teu problema será esse.

Já agora, não sou especialista mas comigo passa-se o mesmo e é sem dúvida do excesso de peso.

Cumps
 
#4
Penso que em termos de aumento de peso, parece ter estabilizado, alguém tem noção do tempo que poderá demorar a regularizar a desintoxicação?
Penso que o peso vai começar a diminuir (assim espero) com o início da prática mais regular.

Obrigado
 
#7
moreirabtt said:
xiiiiii

cada vez mais sinto que é uma borrada fumar!!!!

agora só depois dos 40 é que fico 5 estrelas...
Nem isso porque aos 40 já apareçem outros problemas (normalmente) da idade, logo parece-me que nunca mais ficar 5*****

hehehehe, junta-te ao grupo.
cumps e não penses nisso, pedala e o resto logo se vê.
 
#8
loko said:
moreirabtt said:
xiiiiii

cada vez mais sinto que é uma borrada fumar!!!!

agora só depois dos 40 é que fico 5 estrelas...
Nem isso porque aos 40 já apareçem outros problemas (normalmente) da idade, logo parece-me que nunca mais ficar 5*****

hehehehe, junta-te ao grupo.
cumps e não penses nisso, pedala e o resto logo se vê.
De certeza que o professor Cabrita, poderá ser um exemplo para todos nós que já passámos os 40. :yeah:

CD
 
#10
De qualquer das formas será uma situação normal, ou tenho de tomar precauções (para além de não me deixar engordar mais)?
Existe um explicação plausível para esta situação, é uma questão de tempo ("cientificamente" falando)?
Foi uma situação que me anda a deitar abaixo mentalmente embora a vontade de andar não me passe, só que cada vez que o esforço tem de aumentar...
 
#11
Boas,

procura info. na net. Pode ser que alguém especialisata se prenuncie. No entanto a ideia que tenho é que quando se abandona o vicio o corpo, que já estava habituado a ser "alimentado" pelo fumo, funciona um pouco ao contrário. Ou seja, normalmente quando temos carência de oxigénio sentimo-nos cansados, na tua situação será um pouco ao contrário, a falta do "smog" provoca a sensação de falta de ar. No entanto a tua decisão é positiva e aos poucos o teu organismo vai voltar à normalidade.
 
#12
Sim sem dúvida tb acho que tens de ter calma.
Claro que deves ter algum cuidado e controlar as pulsações, usa sempre um pulsómetro.

Muito importante, consulta um médico e faz um check-up. Ficas sempre mais descansado e a saber qual o caminho a seguir.

Cumps.
 
#13
Eu tenho um colega que anda no BTT há 5 anos e fumava muito. mesmo muito ( 2 maços de tabaco/dia ). De um dia para o outro deixou de fumar e andou para aí dois meses com muita ansiedade e insónias. Mas com o BTT e natação as coisas foram ao sitio. Sei que engordou uns 3 ou 4 quilos nesse periodo. O aumento de peso deveu-se à ansiedade da falta de nicotina e passou a comer muito para compensar! Ao fim de uns 5 ou 6 meses começou a andar calmo, a comer menos mas bem e actualmente está impecável! Em termos respiratórios ele sentiu melhoras logo ao fim de 1 ou 2 meses mas sei, pelo que tenho lido, que só se fica a 100% ao fim de uns anos mas a 80-85% ao fim de 1 ano!
Engordas pois deves andar mais nervoso e comes mais. Faz muita bicicleta e natação para afastar o stress e não comas doçaria e chocolates que é o que normalmente os ex-fumadores comem para "substituir" o vicio. Outra sugestão é uma consulta no Médico mas acho que pouco ou nada adianta! Na volta receita-te um calmante e depois ainda comes é mais.
Força e pensa que o tabaco é a pior coisa para a saúde e que cada dia sem tabaco só estás a melhorar a tua saúde e a dos outros. Depois sentes na carteira!

Boas pedaladas
 
#14
Obrigado a todos e espero poder estar aqui daqui a seis meses a dizer que tenho ido a não sei quantas maratonas e passeios e que pedalo como nunca pedalei!!!

Pelo menos fica aqui a promessa de que vou tentar!!!

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado a todos.
 
#15
Passados mais 6 meses, cá estou eu novamente.

Agora praticamente com o mesmo peso que há um ano, sinto melhorias em termos físicos, com maior capacidade física e tenho conseguido "ir mais além"!

Mas continuo a ter algumas dificuldades em controlar a respiração, a pulsação aumenta muita a subir, já a rolar, sinto que estou relativamente bem.

Há algum tipo de comportamento que possa adoptar para conseguir melhorar esta situação, algum treino específico? Durante a semana faço estrada, normalmente dentro de Lisboa (à noite) e até procuro fazer algumas das piores subidas para tentar melhorar, mas não tenho verificado grandes melhorias.

Obrigado
 
#16
Boas!
Moreira,pra já parabéns por teres largado o vício e partilhares isso com a malta,és sem dúvida um exemplo pra muita gente...
Vou tentar dar-te umas dicas na respiração:pra controlares melhor a respiração,principalmente em esforço,experimenta inspirar plo nariz e pla boca ao mesmo tempo,e expirar mais rapidamente só pla boca...a inspiração deve ser mais lenta que a expiração para que o ar chegue á totalidade dos pulmões,e quando expiras a ideia é livrares-te o mais rápido possivel do dioxido de carbono...
Além disso,se tens problemas em respirar plo nariz,podes experimentar aqueles pensos da Breathe Right ou parecidos,são uma grande ajuda a aumentar a capacidade de ar que o nariz pode inspirar
Naquelas subidas mais lixadas,experimenta concentrar-te na respiração,no fim de a "ensinares" vais ver que tudo se faz mais fácil

Boas Pedaladas!
 
#18
OS 5 kg a mais devem estar a fazer a diferença...
Deixei de fumar à 9 anos, mas ainda sou fumado passivo :D
Em Outubro vou para a natação para controlar e melhorar a minha respiração...

Vamos ver se resulta.
Parabéns a todos os que conseguiram deixar o vício!

João
 
#19
Caro colega deixei de fumar ha um ano e pouco comecei a praticar btt passei pelo mesmo. mais tarde foi a um plumolugista tenho asma... o tabaco so saira totalmente ao fim de 20 a 25 anos so fumei dos 15 aos 27 anos mas ao fim de um mes ja se nota diferenças. so te posso dizer isto . tenta falar com um medico pois deixar de fumar sem falar com pode ser perigoso mais anida k anads de bike... fika bem
 
#20
Em primeiro lugar, Parabens!
Como ja mencionaram o aumento de peso é normal quando se deixa de fumar uma vez que a nicotina corta muito o apetite. Relativamente às prestaçoes e à falta de ar, ja devias ter notado diferença, para melhor. É certo que deixaste à relativamente pouco tempo mas ja se deviam ver melhorias. O pessoal esta a dar a sua opinião mas nenhum de nos é especialista em saude por isso o melhor que fazes é ir mesmo a um medico. Faz uma visita ao medico de família ou mesmo a um pneumologista.
Força nisso e boas pedaladas