Resistencia para subidas

pedro25martins

New Member
Ao fazeres treino de hipertrofia (para ganhar mais massa muscular) estás a provocar alterações cardiorespiratórias e a recrutar outro tipo de fibras diferentes das que são necessárias a um bom desempenho em resistência e no caso, em subidas...

Daí o dizer que o melhor treino para se fazer boas subidas, é subir, pois aí estás a treinar as fibras adequadas.

Segundo, ao ganhares mais massa muscular, ganhas mais peso, o que não é grande vantagem as subidas.

Podes fazer os 2 tipos de treinos, alternando entre resistência e força. No meio é que está a virtude, a não ser que alguem esteja a pensar tornar-se um trepador nato, magros e finos que nem enguias!
 

mandixo

New Member
Para mim as subidas dão-me algum gosto, pois eu sou magro portanto aguento-me bem nas subidas.
O que eu costumo fazer para treinar, é correr bastante. Neste momento costumo correr com uns pesos nos tornozelos.
Assim ganho mais massa muscular e aumento a minha resistência.
Aconselho a fazerem o mesmo.


mandixo
 

NunoCoutinho

New Member
Vocês estão a precisar de ver os ditos "prós" a andar. Há maior vantagem em fazer cadência, trabalhem para isso, não é do dia para a noite...
Aqui no forum há alguns tópicos de como treinar, percam um pouco de tempo a ler, temos a sorte de ter nesta comunidade pessoas com grandes conhecimentos e que escreveram aqui, aproveitem.
Eu também fiz ginásio, tenho muita massa muscular a nível de pernas, no entanto utilizando essa massa com uma cadência boa em subida vocês daqui a uns tempos dizem-me se não é outra coisa.
Não se esqueçam, tudo o que vocês precisam já está dentro de vocês, só precisam de trabalhar.
 

e-m@gica

New Member
de há algum tempo para cá que tenho tentado treinar cadência tb, pois dizem-me que é mais vantajoso na hora de subir...é verdade que senti bastantes melhorias, pois já consigo subir com mais cadencia e menos força, mas não subo mais depressa, apenas não me canso tanto, mas sou igualmente lenta. vou continuar a treinar para ver se isto melhora.
 

cbm

New Member
Eminha:

Se és melhor em força (como eu!) procura pedalar pesado... numa mudança acima do que é normal em terreno plano ou com ligeira inclinação e quando chegares ás subidas reduzes uma mudança ou as que axares necessárias para continuares com a mesma cadência de pedalada (Muito importante)...

Garantidamente assim vais conseguir controlar melhor a tua cadencia e ganharás mais resistencia nas subidas!
Quanto mais linear for o exercicio melhor/mais tempo o corpo irá resistir - logo quanto mais linear for a tua cadência e força por pedalada mais resistencia terás!

Agora quanto ao ginasio, conforme já aí foi dito á que encontrar um meio termo e serve de complemento ao treino, pois um musculo maior produz mais força ajudando sem duvida na altura de subir, mas aí tens força pra subir e não resistencia pra continuar a andar e andar... O ideal será conciliar umas voltas com uma sessão ou outra de ginasio!

Falas que com pedais custa mais, não é bem assim o que te está a custar é a integração de outros musculos , (que não estavas habituada a solicitar, pelo menos nesta intensidade) na pedalada... quando te habituares verás um acrescimo de rendimento!

Espero ter ajudado
Cumps
CBM :wink:
 
Existem diversos factores que podem ajudar na subida...
1. Peso - recentemente perdi 8kg e foi uma diferença abismal na performance... mal posso esperar para perder os outros 32kg
2. Forma de pedalar - a rotação rápida acelera a tua frequência cardíaca e respiratórios o que provoca cansaço aeróbico (falta de ar). Pedalar pesado mantém o ritmo cardíaco mais baixo, mas massacra mais as pernas... tudo depende de como te sentes na altura.
3. Posição do corpo - centro de gravidade baixo, com o tronco quase deitado no guiador e chagado para a frente, sentado no bico do selim.
 

e-m@gica

New Member
é verdade que sinto muito mais rendimento, subo mais rápido quando uso bem os pedais, mas a fadiga muscular surge muito mais depressa, e concordo mesmo ctg CMB, até melhorar a coordenação muscular com este novo movimento vou ter de treinar muito..é difícil reaprender a pedalar...hehehe
em relação à outra ideia, talvez resulte, mas tenho feito precisamente o contrário, em recta ponho o mais leve possível para treinar cadência. Antes de começar a fazer btt e não percebia mesmo nada disto achava que era bom pôr sempre prato gd e mudanças pesadas, andava smp assim, andava sempre em plano tb. Agora vejo-me à rasca para pedalar depressa, portt, é melhor continuar a insistir nas mudanças leves, não achas?
 

hesitate

Member
Para se ganhar resistencia e mais ´´power`` nas subidas o melhor treino que se pode fazer é começar a correr, quando chegarem a um nivel que já fazem uns 15km facilmente então aí não há subida que vos trave, pelo menos comigo funcionou assim, mas claro que cada corpo é diferente, e o mais importante é conhecerem o vosso, pois só assim podem adequar o treino em função das vossas necessidades, e pontos fracos.

cumps
 

lycasblack

New Member
Pois é vou ter que perder uns kilos e começar a fazer uns treinos ao meio da semana com umas subidas o meu mal é que so ando ao Domingo e isso não chega. Treino treino e mais uns treinos para ver se começo a ter mais força nas pernas. Depois de uns treinos vou dando noticias dos progressos
Boas Pedaladas
 

n3rson

New Member
Boas,

Pois é também sofro do mal de alguns dos que 'falaram' aqui.
Sou um gajo pesado (mt pesado) e qd o piso começa a subir é bem complicado :cry:
O que me acontece de diferente é que ao fim de algumas centenas de metros começam me a doer os joelhos? ao que se deve este mao estar?

Abraços
 

c3l5o

New Member
Ora aqui está um tópico bastante interessante, vou começar já hoje o processo de habituação a pedalar em cadência. Já há algum tempo que tenho tentado melhorar também a chamada "pedalada redonda" mas a verdade é que a maior parte das vezes acabo por me esquecer de a praticar.

Até hoje sempre fui uma espécie de smasher, sobretudo quando estou na estrada. Assim que começam as subidas nem descia de mudança, levantava o cú do banco e tá de lhe dar fruta. Claro que nas mais inclinadas acabava por baixar a mudança, e algumas vezes até parecia que ia ter um colapso, mas recuperava logo em cerca de 30 segundos.

Acho que durante o próximo mês vou aproveitar para treinar as subidas mais a sério. É a área onde me sinto menos evoluído, para além da resistência.
 

match

New Member
Isso aí. Não tem como melhorar subida sem sofrer.
Não foi respondido na questão de subir em pé, não totalmente, claro, mas parte da subida.
Trabalha-se outras fibras e mantém uma velocidade média maior no geral da subida, talvez, mas o desgaste é beeeem grande, e assim acabo me mantendo sentado mesmo, a não bem pouco tempo.
O quê dizer sobre?
 

btt-alentejano

New Member
Acho que o subir em pé ajuda bastante, pelo menos para mim! Ainda me estou a habituar, mas já noto diferenças!
Antes cometia o erro de andar sempre sentado.
 

e-m@gica

New Member
subir de pé é uma boa opção, mas depende do piso e do pneu traseiro, mts vezes, mal levanto o rabo do banco começo logo a derrapar, por isso só me levanto se for em estrada ou outro terreno mais rijo.
 

rucaf3

New Member
lycasblack said:
Pois é vou ter que perder uns kilos e começar a fazer uns treinos ao meio da semana com umas subidas o meu mal é que so ando ao Domingo e isso não chega. Treino treino e mais uns treinos para ver se começo a ter mais força nas pernas. Depois de uns treinos vou dando noticias dos progressos
Boas Pedaladas

Se treinas só domingo a domingo dificilmente melhoras prestações, uma técnica boa para ganhares a subir é fazeres treino longos de resistência, não te emportes no inicio com as subidas, faz muita estrada, longas distâncias e alternando de velocidade (treino Fairthleck acho que é assim que se escreve).
Depois então pensas nas subidas quando já tiveres alguma resistência

Uma das causas de muito pessoal não subir bem é a abordagem com que fazem á subida, ou seja uns ainda não começaram a subir e já estão a pôr na avozinha e por aí fora, outros ganham balanço antes e chegam a meio com os bófios de fora, etc.
A melhor aborgagem a subir é a seguinte ( se souberem outra melhor digam) vens no teu ritmo normal e confortável (exemplo) 2/7 ou 2/8, e inicias a subida na mesma em que vais, quando começa a forçar esperas mais um pouco (as batidas sobem mais 5 ou 6) e tiras uma atrás de seguida outra mas só até ao ponto em que vês que consegues pedalar com um ligeiro esforço e a partir daí se a subida for extensa, quando tiveres cansado descansas em pé metendo uma mais forte, tás cansado tiras uma ou duas e sentas-te...

A partir daí com o tempo aprendes a gerir muito mais facilmente... Após teres já um bom tempo seguido de treino, tenta fazeres séries a subir ou seja, poupas-te a direito e quando sobes sprintas ... Vais ver que ao fim de um tempo pareces o Contador... :mrgreen:

Este é o tipo de treinos que me fez subir cada vez mais rápido em estrada para mato a unica coisa que muda são a velocidade e a anticipação dos obstáculos que tens de transpor e te conheceres muito bem a ti próprio para saberes em que mudança terás de ir sabendo que vais do ponto X ao ponto Y sem desmontares, mas para isso já requer treinos nos piores sitios que conheças pois a técnica vence a velocidade quando se trata de subir no mato com dificuldade razoável, na maior parte dos casos em mato (comigo) a unica mudança que mudo são os pratos ou seja, venho por exemplo em 2/3 ou 2/4 quando abordo a subida só passo para a avozinha atrás mantém, no cimo volto a pôr o prato do meio a assim sucessivamente quando desço cravo a talega para esticar a corrente.

Espero ter ajudado...

Abraço
 
Top