[RESCALDO] Volta ao Concelho de Mafra - 24.09. 2006

fcasimiro

New Member
Boas,

Venho aqui também deixar o meu testemunho: em relação á organização, logistica e marcação, nada a dizer pois estava tudo muito bem.
Em relação ao percurso, gostei dos 1º 50km e passei pelo meu carro e pensei, devia ficar por aqui, mas não, toca de fazer os 100. Resultado: um empeno dos grandes na 3ª etapa e chuva e lama na 4ª, ok faz parte mas mesmo assim não gostei da 2ª parte do percurso, pois uma coisa é ser sobe e desce, outra é ter inumeras subidas praticamente impossíveis de se fazer a pedalar.
Em relação ao almoço, lá fui eu todo lançado com a minha senha e espetam-me um saco com um queijo e dois pães. Esse para mim foi o unico ponto menos positivo, mas enfim.
Pessoalmente, estava a espera de um percurso mais bonito, salvou-se a tapada (espectáculo) e aquela pequena parte á beira mar.

Abraço, Fred.
 
Re: [RESCALDO] Volta ao Concelho de Mafra - 24.09.2006

O meu testemunho resume-se a 18 Km, pois nem tive oportunidade de terminar a 1ªetapa, uma vez que fui literalmente abalroado por um veado ainda dentro da tapada de Mafra.

Isto é assim, ia eu a descer rapidamente (cerca de 35km/h) quando começo a escutar o barulho da vegetação e qual o meu espanto quando olho para o lado direito e vejo um veado, já adulto (não o pequeno gamo que se encontrava no chão junto a vedação) a encaminhar-se em direcção ao estradão onde me encontrava.
Tentei travar, mas a velocidade que ia não consegui mais do que afrouxar ligeiramente, fechar os olhos e esperar não bater em nada.
Puro engano, o bicho saltou por cima do estradão e dei-lhe uma tremenda cabeçada, caindo de imediato no chão. Quando me levantei já não vi o veado, pelo que acredito que tenha ficado melhor do que eu.
Da minha queda ficaram visíveis duas pequenas escoriações. Uma no joelho e uma outra no cotovelo, sem qualquer relevo.

Ainda andei mais 2 km até onde se encontrava alguém da organização e por ai me fiquei aguardando que a ambulância chegasse, pois as dores na cabeça eram muitas, não existindo por isso condições para fazer aquilo a que me tinha proposto. Os 50 Km!!!

Ainda fui até ao centro de Saúde de Mafra, mas a como o mesmo centro não têm meios para RX, decidi ir para o hospital SF Xavier onde passei a tarde toda.

Desde já aproveito para agradecer à organização e aos bombeiros a forma célere como abordaram este assunto.
Muito Obrigado
 

BioticoTT

New Member
Re: [RESCALDO] Volta ao Concelho de Mafra - 24.09.2006

sygurvinski said:
O meu testemunho resume-se a 18 Km, pois nem tive oportunidade de terminar a 1ªetapa, uma vez que fui literalmente abalroado por um veado ainda dentro da tapada de Mafra.

:shock: bolas, a isto é que se chama "encontros imediatos do 3º grau" :mrgreen:

Mas prontos, tirando as mazelas fisicas (que espero não tenham sido muitas), podes te gabar de teres tido uma experiência unica, para já não dizer rara, pois tirando cães e alguns automobilistas, a vida animal em Portugal não tem o hábito de perseguir o betetista mais incauto. :twisted:
 

mvalente31

New Member
Eu só fui fazer os 50km. Concordo com tudo o que foi dito - excelentes marcações, excelente percurso e excelente paisagem, excelente secretariado, enfim excelente Organização.

A parte negativa foi de facto o abastecimento dos 25km (estava a contar com o chá quente do ultimo raid) bem como algo de mais substancial. O almoço (?) também foi muito fraco.

Não posso terminar, sem deixar uma mensagem de apreço ao Moto Reis (O Senhor que andava com a moto 4 pelos nossos trilhos) sem o qual teria sido incapaz de terminar o passeio. Ao km 32 parti o Selim, mas ao km 36 encontrei o Moto Reis (Não sei o nome do Senhor) que num minuto me substituiu o selim e respectivo espigão, por um suplente, o que me permitiu acabar o passeio tranquilamente. No fim lá me encontrei com ele para voltar a fazer a troca de material!

mvalente31
 

Rick Hocket

New Member
Mais uma volta, mais uma viagem!

Para primeira vez em Mafra não foi mal, foram uns belos 50 Km! Penso que as duas primeiras etapas tinham de tudo, subidas rápidas, subidas técnicas, descidas rápidas (55 km/h vel. max. no meu velocimetro), descidas técnicas, lama, empedrado, asfalto e muita terra....RESUMINDO....que bela voltinha!

Tirando a sinalização dos acessos à partida (uma placa a dizer BTT ou outra coisa qualquer não custa nada e para quem não conhece dá um jeitaço) correu tudo pelo melhor e julgo que com tanta sinalização no percurso era dificil alguem se perder.

De resto foi só pedalar e chegar ao fim....sem muito mais para dizer!!!!

Ao melhor nível esteve:
o trajecto escolhido (50Km)
meios disponibilizados
limitação das inscrições a 1000 participantes (mais do que isso em Mafra é demais).

A melhorar estará:
rentabilização dos meios disponibilizados (um pouco mais de profissionalismo não faz mal a ninguem e todos aprendemos com os erros).

Para o ano se tudo correr bem e se continuarem a ser só 1000 inscritos, lá estarei....mas para os 100Km!

Boas pedaladas e um "desempeno" rápido para todo o pessoal que caiu e que não caiu.

RH
 
N

Nuno Franco

Guest
Eu fiz os 100 km, e apesar de não ter termo de comparação de outras maratonas, já que foi a primeira vez que fiz uma, esta foi dura... mas realço a alegria de chegar ao fim.

Desde o princípio ao fim tudo correu bem em termos físicos e mecânicos.

Excelente companhia do Rui e do Miguel, e na última etapa da malta do Pedra Amarela.

A destacar pela positiva as marcações em todo o trajecto, a beleza da natureza associada ao trajecto e como é natural a camaradagem.

De negativo a comida, tanto nos abastecimentos como a refeição. Uma sandes de chouriço, um pão e um queijo e um bolo? A organização que se esmerou em todos os aspectos fica "manchada por esta gafe" e tem de rever este aspecto.

Mesmo assim até para o ano!!!!
 

penatabua

Active Member
Ola Malta, penso que tudo de BOM e MAU foi mencionado, mas gostaria de realçar 3 pontos na minha óptica A REVER:

1-As subidas que não eram cicláveis eliminadas em futuras EDIÇÕES, acredito que não houvessem alternativas, mas a malta quer é andar de bike.

2-O TIMING PARA RETIRAR AS FITAS E PLACAS do trajecto tem de ser respeitado, Aproximadamente aos 90 kms, demos pela falta das INDICAÇÕES E PERDEMO-NOS RESULTADO mais 14 kms no BUCHO :evil: :oops: para o próximo ano comecem a retirar("TRABALHO ESSENCIAL") as marcações do início para o final .

3- O FLAGELO DO LIXO, continua a perseguir-nos, qq dia os responsáveis dos parques naturais vedam as nossas passagens nestes locais :ko: :ko:


CONCLUSÃO

Se a organização, tem como objectivo proporcionar a Maratona mais duraaaaaaaaaaaa a nível nacional, ESTÁ DE PARABÉNS :clap: :clap:, ela de facto foi mesmo DURA, se não fôr esse o seu objectivo, na minha óptica deveria rever os seus trajectos, para acabarmos com prazer evitando conhecer o célebre HOMEM DA MARRETA :tungas:.

Um grande abraço e um desejo de rápidas melhoras ao amigo SICAESte EMPENO FOI TAL QUE TB VOU PRECISAR DE UM MÊS PARA RECUPERAR)(, assim, como a todos os outros, que não tive oportunidade de conhecer.

Abraço de Penatabua
 

jamal

New Member
Bom, chamar-lhe "empeno" no meu caso acho que não se aplica, não há nada mais forte? :twisted: É que a tareia foi tanta que parece que fui atropelado pelos 1000 participantes... mas também o que é que podia estar à espera? Muitos poucos km nas pernas, ando fim de semana sim, fim de semana não, num fim de semana bom faço 60km nos 2 dias... por isso o que é que se podia esperar? Tareia na certa...

Com muito esforço lá fiz os 50km, mas a máquina rebentou aos 35km aproximadamente, só para partilhar, até aos 25km fiz 1h30 aproximadamente, não chegou, aos 35km ia com 2h50, e cheguei aos 50km com ~4h30 :shock: ou seja levei 1h40 para fazer os ultimos 15km...

Por isso, tu que pedalas pouco e se tens juizo fica longe de MAFRA!!!!

À parte disto, achei a Tapada fabulosa, o percurso também me agradou, se o fizesse em 2 dias :twisted: tinha agradado mais..., achei o percurso (50km) bem marcado, bem organizado, placas de aviso nos locais certos, na minha opinião faltou uma, mas nada de especial... parte negativa, a comidinha, o LIXO, como vinha no pelotão do fim, vi camaras de ar com fartura, o plastico das barras energeticas, e o plastico do gel , sobre isto não há grande coisa a acrescentar, são porcos... enfim e por ultimo não avisaram que o percurso era para homens e não para meninos como eu...

Para o ano espero repetir, mas com muito treino em cima

Jamal
 

farripas

New Member
boas pessoal !!! Na minha opinão para todos os que gostam de btt este fim de semana foi muito positivo. a maratona de Mafra está cada vez mais a atrair pessoas e começa mesmo a ter nome marcante no panorama nacional. Penso que as caracteristicas de zona a zona (relevo, paisagem) fazem com que esta maratona seja muito apetecivel. O percurso é muito exigente e desgastante, sobretudo para quem como eu anda de bike só ao fim de semana. Mesmo assim e com muito esforço fiz o 100km. É bom ver que o espirito e a paixão pelo btt são cada vez maior, eu tb fui um dos que acabei já chuvia(já longas as horas em cima de uma bike)

Quanto à organizão, penso que os abastecimentos e sobretudo o almoço devem ser melhorados ou alterados no caso do almoço(na miha opinião para o fim da maratona). Continuem.

As melhoras aos acidentados, e voltem depressa.

Até para o ano!!! :D
 

diogop

New Member
Já que tá tudo com a "mão na massa" expliquem la essa historia do veado.
Quando passei, só consegui ver o veado no chao com pessoal a aguarra-lo.
Afinal ele foi atropelado ou bateu na vedação ou tavam a segurá-lo para ele não se atravessar no meio do caminho?
As melhoras, quer pós participantes, quer pó veado (se se aleijou) :mrgreen:

8)
 

jginja

New Member
viva,
este ano tinha como objectivo fazer os 100km de mafra. consegui em 7h45'. terminei já debaixo de uma chuva que caía a bom cair.
PONTOS POSITIVOS:
- as marcações
- o percurso
- a equipa organizadora
PONTOS MENOS POSITIVOS:
- o "almoço volante"
- o lixo no chão :cadeirada: não há volta a dar a essas mentes
- a "confusão" no abastecimento nos 50km

de facto a chuva a partir do vale da senhora do ó (zona junto ao rio, antes das últimas subidas) perjudicou o andamento. sei que conseguia fazer melhor senão fosse o piso nas ditas subidas estar já enlameado.
"apanhei boleia" de uma companheiro dos casalinhos, o miguel, viemos sempre pedalando descontraidamente, para o final deixei do o ver, por isso, boas pedaladas miguel.
encontrei (vi) o pessoal da pedra amarela e mais companheiros do pedal.
assisti satisfeito mais uma vez ao companheirismo que o btt provoca em todos nós, não só na ajuda na resolução de problemas como no incentivo ao andamento.
cheguei ao fim encharcado, dorido mas com a alma preenchida por uma alegria enorme.
parabéns a todos os que participaram.
parabéns à organização.

boas pedaladas
 

CD

New Member
Á terceira foi de vez.
Após 2 anos em que só fiz 50 kms, foi finalmente a vez de fazer (os aproximadamente) 100 kms.
Para ser franco a minha intenção era só fazer 50kms, mas as duvidas surgiram ao entrar no estádio, ainda pensei seguir o concorrente que seguia á minha frente, ele sem o saber iria decidir tudo, mas após me aproximar da placa dos 100 kms, não consegui ver mais nada, tinha de ser por aí o meu caminho. Nem no abastecimento parei. Ao chegar aos 75kms parei para comer, foi a altura que começou a chover bem. A organização estava a carregar bicicletas para as levar para o final, e perguntaram-me se não queria acabar ali. Recusei, e lá continuei o meu caminho, entretanto as dores já eram algumas, e comecei a pensar o que seria subir o que ainda havia para subir. Quando passei pelo Lizandro os "lagos" eram mais que muitos. A subida para o Carvalhal foi quase toda feita desmontada. Entretanto ia um grupo a 200 metros á minha frente, que a dada altura voltou para trás. De repente deixámos de ver sinalização, estávamos perdidos, , resultado no final o conta kms marcava 107kms e cerca de 9h30m de tempo total.
Agora aqui sentado a escrever questiono que me passou pela cabeça, pois nunca tinha feito mais de 50kms, e desta vez, nunca me passou pela cabeça terminar fosse por razão que fosse.
Peço desculpa por este extenso Blá-Blá, mas ainda não me encontro em mim.
CD
 

Helio

New Member
Fiz os 100 km e não desgostei tirando os dois furos, o desviador da frente deixar de trabalhar com a lama, a chuva e ao fim fazer mais 14km por causa da organização que posso eu dizer, se não fosse o caju e as avelas do penatabua, acho que não tinha acabado :p

Ps. Como se costuma dizer antes isso que partir uma perna :)


Abraços,
Hélio
 

cmmcorreia

New Member
Boas.
Participo na Volta a Mafra desde a 1ª edição.
Esta, tem vindo a melhorar consideravelmente no que diz respeito a organização .
Concordo que poderia melhorar nos abastecimentos, já quanto aos traçados da volta não há muito a fazer. São duros. São tecnicamente muitissimo exigentes. Então se chove meus amigos algumas das subidas e também algumas descidas são praticamente impossiveis de se fazer. A acrescentar a isto o facto do traçado das vias rapidas e auto-estradas limitarem em alternativas outros tracks.
Mas isto é que dá cor e a alma a este passeio.
Fiz os 100 km. Cumpri mais uma vez o meu objectivo. Chegar ao fim.

Muito negativo

A quantidade de lixo que se via no chão não devia ser caracteristica de pessoas que praticam este desporto e aprecia acima de tudo o contacto com a natureza .

CCorreia
 

km-zero

New Member
Boas pessoal dos trilhos, aqui vai o meu relatório de Mafra:

Fiquei-me pelos 75 Km numa das provas mais duras do BTT, segundo dizem, para mim foi com certeza.
Ao fim de 6:52h (almoço incluído), cheguei ao final da 3ª etapa eram 16:12 (tinha ainda 18 minutos para partir para a última), mas acabei por ficar-me por ali.
Deixe-me explicar-vos que factores pesaram na minha decisão:

Motivos a favor para continuar:
- os próximos 10Km (Ericeira Foz do Lizandro) eram no meu terreno preferido (alcatrão).
- fisicamente estava bem, sem caimbrias, nem cheguei a comer as barras energéticas nem o PowerRaid, ficou tudo no saco.

Motivos que e fizeram desistir:
- Nunca tinha andado com lama e chuva(foi o meu batismo) e mais de metade da última etapa foi feita nessas condições.
- Não levava impermeável e arrefeci muito, quando cheguei ao final da 3ª etapa estava a chover torrencialmente e cheguei gelado (a brisa do mar não foi uma ajuda).

- Fiz praticamente os 25 Km sozinho, sem companhia é sempre mais difícil.

Então comecei a pensar se valeria a pena sacrificar-me mais 25 km (pelo menos + 2 horas), sozinho e debaixo daquela chuvada e com frio. Optei por ficar por ali.
Para mim foi uma vitória pessoal, ter chegado aos 75km(mais um recorde pessoal) e sentir-me bem fisicamente, pois foi a minha 1ªmaratona, uma vez que só comecei no BTT em Julho deste ano.

Estatistica (me and my BERG XC S1 105):
Distancia: 75km
Tempo: 6:52 h
Quedas: 0
Furos: 0
Avarias: 0
Caimbrias: ZERO !!!!

Desculpem-me a extenção do relatório, mas é do entusiasmo :#1:
Para o ano há mais, contem comigo!!!
 

miguelromao

New Member
O que eu possa escrever sobre este dia de btt é pouco por aquilo que passei em cima de uma bike. sem dúvida a mais dura maratona de btt e das mais bonitas em paisagens.
a organização esteve 5 :yeah:(com o preço da inscriçao não se pode pedir um banquete) o terreno estava bem sinalizado, apoio as avarias estava presente no terreno ,em termos médicos tb funcionaram bem.

Quanto a mim, ainda hoje tenho as minhas pernas duridas depois de ter feito a maior parte das subidas em cima da minha bike excepto parte da primeiras grande subida da 2 etapa pelo aglomerado de bttistas e as que não podia pedalar porque era impossíve com tantas pedras ( também faz parte do btt andar com ela as costas), mas foram aquela que consegui subir que deu-me alento e coragem para continuar a maratona até ao fim. Depois dos 75kms os que continuaram ou estavam razoavelmente bem para continuar ou o cansaço não pemitia antever as dificuldades que o mau tempo tinha preparado para os útimos 25kms e decidiram avançar (corajosos),ou simplesmente por amar o btt e gostar de sofrer horrores para terminar o objectivo que proposeram no começo da maratona..
foi o meu caso, por amar este desporto, não arrependo nem um metro da minha decisão ,só o que senti ao cortar a meta foi o sufeciente para engrandecer o meu ego mostrar a mim mesmo que o sufrimento é ultrapassado.

obrigado pela excelente companhia do Pedro Mateus,Pedro Lemos e FG que fez 95% da maratona comigo grande ajuda :#1:

Só peço a organização para ter em atenção ao número de participantes para edições futuras, 1000 é o sufeciente e pagar um pouco mais para os abastecimentos (almoço) ser melhorado.

para o ano voltarei sem dúvida.
 

caselli

New Member
Helio said:
se não fosse o caju e as avelas do penatabua

Exacto. Tão bem que me soube aquele bocadinho naquela subida (uma das tais incicláveis), na palheta e com os frutos secos do Pé-na-Tábua.
Grande Pé-na-Tábua, Obrigado.
 

penatabua

Active Member
Olá Hélio, Caseli, ZÉ TOMAC, ANÓNIMO e todos os outros, são estes momentos de União, Camaradagem, que NOS ELEVA E ELEVA O BTT, COMPARATIVAMENTE AOS OUTROS DESPORTOS, se de facto os frutos secos(aos 90 e .....++++kms) e a nossa companhia, contribuiram para vocês atingirem o final, fico feliz e contente por isso, em qq outro evento, estarei lá para ajudar no essencial, resumindo, fiz aquilo que qq betetista convicto FARIA, mas olhem que olhando para as vossas e minhas dificuldades, todos encharcados, enregelados, cheios de frio, cansados, perdidos, a união do grupo esporádico, fez milagres e provou que o QUERER "É MAIS QUE TUDO".
Abraço de Penatabua
 
Top