[Rescaldo] VII Passeio BTT "Rotas das Fontes" - Alcanhões (Santarém)

Nozes

Active Member
Então posso ser já eu a iniciar o rescaldo da Rota das Fontes deste ano :)

Foi a minha 2ª participação neste evento,e depois de há 2 anos ter achado o percurso pouco interessante e com poucas dificuldades técnicas,agradou-me bastante o traçado deste ano,os caminhos da zona foram muito bem aproveitados,estava muito equilibrado e com umas belas paisagens (surprendeu-me a vista sobre o Tejo,espectacular!). Era também duro como a altimetria fazia crer,e de certeza ninguém ficou com pena de serem "só" 50km :D
As marcações com fitas faziam com que tivessemos de tomar muita atenção,e 2 ou 3 sítios deviam ter mais algumas,mas não foi o fim do mundo.Como sugeri à organização,para a próxima se possível utilizem cal no chão para as marcações,é mais fácil de seguir e evitam o trabalho da recolha das fitas.
Abastecimentos só utilizei um,estavam bem situados e tudo malta simpática.

Devido a compromissos não pude ficar para o almoço,e como moro perto tomei banho em casa.

Gostei bastante de constatar uma grande evolução para melhor neste passeio (que também é uma prova,para a próxima talvez não seja má ideia publicitar como "Raid/Passeio Btt Rota das Fontes...),parabéns à organização que envolvia muita gente e são muito empenhados!

Até à próxima!

Luis Nogueira
 

Hellangel

New Member
Foi a minha 1ª participação neste evento e não podia ter ficado mais satisfeito . Pessoal simpático terra acolhedora, e agora passando a prova achei que o traçado era bom com dureza qb pena é que em certos sitios a marcação pecou por escassa, o que no meu caso levou a que andasse perdido no meio das vinhas (e não encontrei nenhum garrafão eheheheh), mas gostei e voltarei para a próxima. Obg APA e coloquem os tempos e classificações s.f.f..
O almoço estava muito bom aquela sopa divinal melhor que os recoverys deste mundo.
 
Last edited:

Hellangel

New Member
Já me esquecia aquela situação das classificações para atribuição de prémios acho que o director de prova esteve bem, pois salvo aquelas maratonas mais temáticas ou de taças de portugal ou desde que no regulamento diga que quem opta por uma distância tem que ser classificado nessa distância, faz todo o sentido que quem não se sinta em condições de fazer a maratona escolha seguir para a meia. Somos amadores e em principio amantes da modalidade como tal devemos respeitar as decisões dos atletas em irem para a meia ou para a maratona.
 

santos-23

New Member
boa noite malta o que tenho a dizer desta maratona ?
bem é pouca coisa porque fiz os 35 km a nível de traçado gostei, a nível de abastecimentos tinha o essencial parai neles dois pois vinha numa de curtir a paisagem e de passeio, a nível de marcações acho que não deviam de poupar na fita , eu não me enganei mas houve alguns enganos eu próprio tive em certas situações olhar a procura de fitas, os controlos deviam ter sido de 2 picagens nos 35 km pois houve malta a fazer atalhos mas pouco importante a esses eu chamo de impostores.
se voltarem a realizar mais algum evento façam dorsais diferenciados uma cor para os 35 e outra para os 50.
em relação as classificações uma pergunta como é que se faz em grande parte das maratonas as pessoas que se inscrevem para uma maratona e depois só fazem a meia-maratona? em todas aquelas que tenho ido são DESCLASSIFICADOS.
eu sei que somos amadores e a organização também é amadora mas há coisas que se podem fazer para evitar estas situaçoes ,
posto isto já são vão duas maratonas que vou a alcanhoes será que vou a terceira não sei bem.
para o ano se pensarem entregar premios tenham muita atençao a isso pois nao é justo ou entao optem por nao entregar premios e e façam so um passeio que deve ser o melhor...
 

Hellangel

New Member
Santos-23, deixares de ir por causa de umas classificações nem merece a pena pois quem leva as classificações a sério vai para as da taça de portugal aí sim as classificações têm valôr a organização esteve muito bem e que fique aqui bem claro que nem sabia que Alcanhões existia no mapa, mas que passaram a merecer o meu respeito e que para o ano levo mais amigos comigo.
 

Hellangel

New Member
Vitor Hugo para seu conhecimento quando da inscrição foi perguntado as pessoas que estavam no secretariado se quando se desse a separação dos percurssos podia-mos optar por qq uma delas o que nos foi transmitido que sim, consoante o nível de cansaço ou de disponibilidade fisisca. Penso ser esse um menos senão num evento que foi bastante agradável feito por gente voluntariosa com o objetivo de divulgar a sua terra. Viva o BTT e o tintol também.
 

Nozes

Active Member
Entristece-me bastante chegar aqui e ver para alguns a única coisa que interessou ontem foi a classificação.

Por mim,nestes eventos nem deveria haver classificação nenhuma,se é publicitado como passeio é para passear.Se há classificação e prémios,e uma prova. É muito simples.
Claro que muitos aderem a estes passeios/corrida por não terem andamento para provas oficiais,e é um chamariz para mais participantes,mas então deveriam ser separados de quem quer só passear,parar nos abastecimentos,tirar fotos,ver a paisagem,ajudar quem tenha tido um problema...como dantes os passeios eram.

Classificação para os 30km então é que acho mesmo muito mal. Esta distância é destinada a quem está a começar,ou não se sente capaz de andar 2h e tal ou 3h de bike. Não deveria ser para quem aproveita para "competir" com os mais fracos e receber um prémio por isso!
 

Marko Augusto

New Member
Boas
Antes de mais os meus parabens à organizaçao pelo evento, no entanto deixo aqui o meu rescaldo de uma forma geral e muito resumida:

Aspectos Positivos
- gostei do percurso dos (30km), principalmente a passagem pelo rio, foi 5*****
- Muita agua/liquidos durante o percurso
- muito pessoal da organizaçao no percurso a auxiliar os participantes

Aspectos negativos a melhorar:
- por 2x vi pessoal a atalhar, nao gostei nada disso... como disse o Santos-23 e bem, devia de ter havido nos 30km outro posto de controlo... se o pessoal nao tem pernas nao aldrabem a coisa
- pouca ou defeciente marcaçao do percurso


Em relaçao ao posto de abastecimento e almoço nao me posso pronunciar pois nao parei em nenhum e nem almocei... no ambito geral foi um bom passeio, gostei bastante, foi a minha primeira vez neste passeio e espero voltar, continuem assim vao no bom caminho.
Quero so deixar uma palavra de apreço ao pessoal que tirou fotos do evento e que as partilhar sem cobrar um tostão, obrigado.

Abraço a todos
Fiquem bem.
 

kephas

New Member
Boa tarde a todos.

Como membro da direcção da Associação Popular de Alcanhões, fico muito contente de ter lido até agora todas respostas, sejam elas positivas ou negativas. Neste desporto que todos gostamos e praticamos, eu inclusive, houve, desde as primeiras pedaladas, uma evolução constante e uma aprendizagem de base muito importante, foram cometidos erros, surgiram as primeiras quedas e por consequência as primeiras feridas. Aprendemos que cair e fazer uma ferida magoa, mas sabemos também que em breve fica curado. E quem anda de bicicleta, amador e/ou profissional, sabe perfeitamente da existência dos riscos inerentes ao desporto praticado. Ora, nós como direcção e organização desta prova/passeio BTT também estamos cientes dos riscos que corremos, e para que possamos pedalar de novo para um VIII "Rotas das Fontes", precisamos também da vossa ajuda e comentários para melhorar a nossa "performance". Não somos profissionais, mas acreditem que damos o nosso melhor e tentamos sempre melhorar e inovar de ano para ano, e já lá vão 7 anos.

No nosso Blog, http://btt-alcanhoes.blogspot.pt/, já se encontram as fotografias tiradas ao longo do percurso aos atletas.

Deixo aqui a ligação para as classificações e tempos da prova:

https://docs.google.com/spreadsheet/pub?key=0ArSnxc9l-WStdDg1dW1OaGt5bDBGU2ZLYVBPTFhrNEE&output=html

No caso de existir algum erro, por favor comunique connosco o mais breve possível.

Obrigado a todos pela vossa participação e compreensão.

Pedro Martins.
 
Last edited:

Hellangel

New Member
kephas podes dar os meus parabens a todos os que estiveram envolvidos neste evento tanto directamente como indirectamente, pois para uma terra pequena demonstrou que também sabe fazer as coisas em grande, já nem falo no percurso que era excelente, tendo que na próxima melhorar as sinalizações não poupem nisso pois é extremamente aborrecido um participante perder-se, aquela saida para a esquerda era desnecessária podendo ter-se saído logo em frente com uma subida refreava os ânimos eheheh, a zona do almoço excelente fica para recordação almoçar no mercado a refeição muito boa, a t´shirt gira, enfim irei novamente pro ano e levarei mais amigos do pedal comigo. A A.P.A. está de parabéns.
 

kephas

New Member
Muito obrigado! Serão entregues a todos.

Haverá sempre pontos a melhorar, criticas a ouvir e uma evolução a realizar. Todos os comentários são importantes.

De resto foi óptimo ver que o percurso foi do vosso agrado e que tiraram prazer ao percorre-lo.

Abraços Hellangel.
 

kephas

New Member
Perdidos e Achados no BTT "Rota das Fontes" -2012:

- Boné da prova 24H de Coruche (CCH), de cor preta - estava caído no chão no local onde foi o almoço (entregue a quem provar ser o seu dono)


Obrigado.
 
Antes de mais, deixo aqui em nome dos elementos participantes do Clube de BTT Zona 55, os parabéns a toda a organização, pois criticar é fácil, participar também, organizar nem por isso, mas a critica se for com o intuito construtivo é sempre importante.
Deixo aqui a minha opinião, pois é importante dar o nosso parecer a uma Organização que no geral esteve muito bem, tirando alguns ponto de vista (na minha opinião é claro).
- Entrega de dorsais rápida
- Localização: Boa
- Percursos muito interessantes e bonitos, com grande diversidade.
- Almoço não me posso prenunciar pois não estive- presente.

Deixo assim uma opinião, sempre no sentido construtivo:
- As marcações estavam um pouco fraquinhas, poucas fitas, devendo sempre ser colocado mais uma fita nos cruzamento/entroncamento a reforçar, mas a melhor marcação para o cruzamentos são as feitas com pó de pedra, pois não deixa duvidas,
- Na parte do percurso antes do abastecimento devia ter havido um posto de controle, pois houve vários atletas enganados ( por descuido ou não).
- Um outro ponto a levar em conta, será a situação de colocar os atletas, aos 48 km, novamente dentro do mato com singles a subir, areia e uma subidas (espectacular, mas nunca na face final do passeio).
Assim mais uma vez deixo os parabéns a toda a organização, continuem e nós estaremos presentes

Rui Almeida
Zona 55 Bike Team
 

kephas

New Member
Viva Rui.

Agradecemos os V/ parabéns e aceitamos com gosto todas as críticas, pois servem para que consigamos melhorar de ano para ano, tanto o percurso como marcações e pormenores afins.

Obrigado pela vossa presença:)

OS melhores cumprimentos a todos vós.

Pedro Martins
APA
 
Top