(Rescaldo) VII Maratona Rota do Presunto - 18 de Setembro de 2011

Narciso Magalhães

Active Member
El Commandant, obrigado por te lembrares do meu palpite neste rescaldo. Nada mau, acertei em 50% das apostas o que faz de mim o "jogador" que mais acertou ! :mrgreen:

O craque que falas (Francisco Anjos) foi 9º classificado em Veteranos A no Campeonato Nacional de Maratonas realizado no fim de semana passado. Nesta Rota do Presunto, na minha opinião, deixou fugir a vitória porque atacou logo na subida inicial, tendo feito a prova totalmente em solitário, enquanto que atrás formou-se um grupo de três atletas (André Anes, João Matias e Miguel Macedo) que trabalharam durante toda a prova em conjunto. Este factor levou a que na parte final da maratona os tais três atletas estivessem mais frescos fisicamente.

Posso-te dizer que fiquei muitoooooooooo contente com a vítória do meu amigo Miguel Macedo, que aos 17 anos, venceu pela primeira vez a Rota do Presunto ! Parabéns ! :clap:
 

Narciso Magalhães

Active Member
Daniel Anes, vencedor da VII Meia-maratona BTT Rota do Presunto. Parabéns ! :clap:

dsc00636qw.jpg
 

ptn

New Member
Boas noites

Esta é a minha 2ª participaçao nesta belissima rota do presunto.
De minha parte acho que correu tudo bem, exceto alguns betetistas com falta de civismo.

Até lá boas pedaladas
 

M. Melo

New Member
Para o tal Sr. Paulocmm e para o Ljmane,

Se viu lá as marcações e se te estavam a estorvar muito, só tinha uma coisa a fazer. RETIRA-LAS, e olha que não apanhava nenhuma doença.

E também esta a meter um bocado de água, porque partes do percurso ficaram limpas e nomeadamente desde Feces ate a chegada.

Não sei se me conhecesse nem se não, mas também não me afecta nada, mas para mim a maratona ainda não acabou. Sai hoje as 13:30 e cheguei eram 20.45, a recolher todas as marcações, inclusive o lixo que alguns atletas deitam para o chão(é o único ponto que estou de acordo consigo).

O que fiz ou deixei de fazer depois de chegarem os últimos atletas isso a si não lhe diz respeito, ou então mete mãos a obra e começa a ajudar. Ate porque ainda estava voce na caminha as 6h, e já eu e os meus colegas andávamos no percurso a ver se estava tudo em ordem para você fazer a sua provinha sem seperder. Mas mesmo assim ainda houve um ou outro que vão sempre a olhar não sei para onde.

E já que diz que participou na organização de eventos, então deve ter muita mais experiencia do que eu. Tem que me mostrar o seu currículo.
E para a próxima posso assim contar com a sua ajuda???
 
Last edited:

helio69

New Member
Pessoal de Chaves, não vos aconselho a prestar muita atenção a certos comentários que têm claramente um objectivo que não o de promover a vossa prova e a vossa terra.

Pedir para todas as marcações estarem retiradas no dia a seguinte à prova, assim como queixar-se disso mesmo, é o mesmo que pedir que hoje, terça-feira, e depois de retiradas as fitas, passem uma escova nos trilhos de forma a não se notarem os rodados dos pneus!

Foi um bom trabalho, e apenas gostava aqui de deixar só mais um agradecimento público às "porcas e porcos de Chaves", que tão belos presuntos dão! ;) (Estou a brincar, mas aqueles presuntos são mesmo algo doutro mundo)

ps. Há, lembrei-me de um pormenor que falhou... Deviam ter lá alguém a vender presuntos. Nós tínhamos trazido três!
 

paulocmm

New Member
Algumas considerações/esclarecimentos;

1º, Não tenho nada contra o bttclubedechaves ou algum dos seus membros (já fui socio deste clube de btt em anteriores direções), peço desculpa se feri suscetibilidades;
2º, As criticas que apontei relativamente à edição de 2011, passaram se comigo, ou em situações que presenciei, e a minha única intenção quando as fiz é que sejam tomadas como criticas construtivas, para que futuros eventos deste genero possam correr ainda melhor (todos temos a ganhar com isso!);
3º, Eu anualmente participo em dezenas de provas deste género (maratonas btt, oficiais da taça, e outras), logo tenho muitas referencias, a maior parte boas mas tb outras más, de como se organizam provas, e gostava, como Flaviense q esta prova continuasse a ser uma excelente referencia a nivel nacional! dai a importancia das criticas construtivas q levantei!

Aspetos técnicos:

- Os tempos colocados na classificação da maratona, ainda não estão corretos, no meu caso (dorsal 778, em que fiz abaixo das 4h (3h52' tempo do gps) aparece um tempo de 6h40'...
- Quanto à sinalização do percurso, congratulo me que ja a tenham retirado como referiram! como bttistas temos q dar o exemplo! a natureza/ambiente agradecem! :)

SAUDAÇÕES BTTISTAS
 

M. Melo

New Member
Bom dia hélio.
Você tem razão, mas uma pessoa que se diz que é flaviense tem que ouvir e talvez para a próxima venha ajudar. Temos que aproveitar este profissional que apareceu aqui no fórum caído do céu...
Mas quanto aos presuntos, é só dizer... Quantos quer?
Houve um ano, e salvo o erro, acho que foi na primeira edição, tivemos lá uma banca com uma senhora a vender fumeiro. É uma ideia a pensar novamente para o ano.
Obrigado pela dica.
 

EL COMANDANT

New Member
é verdade, grandes leões esses 3 mais o daniel Anes. e se dizes que foi assim o decorrer da prova, só comprova como se trabalha e se faz as coisas com cabeça.
 

carocha

New Member
No ano anterior existiu uma banca com produtos regionais á venda: Presunto, alheira, linguiça, etc.
Provavelmente o Manuel Melo não viu, mas nem tudo lembra a um grupo novo que acabou de chegar para liderar
uma resposabilidade destas.
No geral e agora que penso que já se começam a por as ideias no seu devido lugar a nota foi e continua bastante positiva,
á que lembrar que no BTT Chaves não existe ninguem renumerado, apenas e só as pessoas de livre e espontanea vontade e
por gosto á cidade e a modalidade dão ser a este projeto que continua numa fasquia bastante alta, reunir este volume de participantes
numa cidade do interior não é facil e com os apoios cada vez menores, decerto que se aceitão ideias para fazer melhor aos envolvidos que
aqui fica uma palavra de carinho e apreço pelas horas perdidas depois do horario de trabalho, votos de que continuem esta caminhada a
cidade a nova geração e grande parte dos participantes com toda a certeza que partilharão estas linhas, de que é necessario gente capaz
e com vontade de fazer, o BTT de toda a parte decerto que agradece.
Aproveito para cumprimentar os organizadores das provas que se realizaram no dia da Rota do Presunto, sei que tudo correu pelo melhor,
fico contente, á lugar para todos neste mundo do BTT que cada vez é maior, parabens amigo Carlos Pereira e srº J.Marinho.
 

M. Melo

New Member
Boa tarde colega.
Então foi mesmo isso, eu é que não vi essa banca. Este ano é que não nos lembramos desse detalhe. Nunca sai tudo perfeito, falta sempre algo.
Tudo que dizes é bem verdade, apesar de muita gente não pensar isso, o que custa muito chegar ao fim e ainda ouvir certas coisas.
Melhores dias viram...


OBRIGADO A TODOS QUE AJUDARAM, PARA QUE ESTE EVENTO FOSSE CONCRETIZADO
 

carocha

New Member
Da nossa vizinha Espanha ouve-se o seguinte:

"Pois paseino ben en Portugal , a ruta non tiña nada especial casi que se podía facer con unha ríxida total . O resto todo xenial , a organización da marcha moito millor que a calquera das que teño ido .
o Sábado a noite despois de recoller os dorsales enchimonos de xamón e uns bolos que chaman mistos , consomé , cerveza , viño etc .
na ruta tres avituallamentos que tiñan de todo incluído xamón e barritas enerxéticas .
E para rematar a comida , mi madriña como nos puxemos . Arroz , churrasco , costilletas , chorizo , unha especie de chanfainas e de postre flan

Esquecíaseme un maillot da ruta .

todo esto por 25 €"
 

Steck

New Member
Boas,

Venho aqui felicitar a organização, que isto de orientar um evento com tantos atletas não deve ser nada fácil.

Agora vai aqui a minha modesta opinião relativamente a vários pontos.
- Levantamento de dorsal rápido, houve pessoas que não poderam logo usufruir do jersey. Mas a organização comprometeu-se a enviar para casa (nota positiva).
- Jantar impecável com um caldo verde e presunto à descrição (5*), pena o frio que logo a seguir ao sorteio todos fugiram.
- Partida relativamente a horas com uma fase inicial para alongar o pelotão e um percurso bem marcado. Na divisão da meia ou da maratona havia uma série de indicações a dizer qual o percurso que iamos a seguir, na fase final várias indicações dos quilómetros faltantes. (nada a apontar)
- Chegada bem desenhada a volta do forte 5*
- Banhos, bem este é o aspecto menos positivo da prova, mas que seguramente vais ser melhorado nas próximas edições..

Se me permitem a ousadia, gostava de aconselhar a entrega de uma lembrança simbólica juntamente com o dorsal. É sempre bom poder olhar para a prateleira e recordar a rota do presunto de chaves. Também pode se entregar literatura relativamente a chaves com os vários pontos de interesse turistico e suas histórias (os acompanhantes adoram).

Mais uma vez os parabéns a quem organiza!!!!

Adorei o fim de semana em chaves principalmente pelos castelos fortes museus e afins.

Aquele Abraço e até 2012,
SV
 
Last edited:
Top