[Rescaldo] VI Maratona de Sandim

Nameless

New Member
Boas, só tenho a dizer que esteve tudo dentro do muito aceitável.
Boas marcações (já participei em muitas maratonas com um renome muito maior onde falharam muito), trilhos excelentes pois adoro singletraks técnicos como os que apanhei por ai e a organização tentou fazer tudo o possível para dar resposta a todas as exigências dos atletas.
Só tenho que dar os parabéns a toda a organização pelo excelente trabalho e continuem pois acho que existe ai potencial para ir muito mais longe.
E já agora ganharam mais um parceiro de pedaladas, vou aceitar o convite para me juntar aos unidos pelo pedal e percorrer esses trilhos mais vezes aos domingos.
Abraço
 

RICBIKE

New Member
Virgem said:
Boas,

Relativamente à prova gostei bastante, foi muito intensa com um percurso duro mas muito bonito.
Penso que a organização está de parabéns, organizou um evento muito positivo.
As marcações para mim estavam excelentes, sobretudo a parte em cal que era muito expícita.
Não posso falar dos banhos nem do almoço porque infelizmente tinha um compromisso que não me permitiu ficar para o convívio.
O único reparo que faço é relativamente à partida, não o atraso porque esse não foi significativo, mas por ser em descida. Com tanta gente junta há sempre colegas mais "aventureiros" que na ânsia de ganhar posições logo à partida arriscam demais e torna-se perigoso. Se o início fosse uma subida o pessoal espalhava-se mais e penso eu seria mais seguro.
De resto é para continuar e até para o ano.

Boas Virgem.
Há um reparo interessante, à partida.
À partida é o seguinte:
Vocês passaram por uma biela, junto ao parque de estacionamento na parte superior, esse trilho é interessante, agora imagina o pessoal sair do parque e ir logo para lá, estavam tramados. Então a ideia foi virarem a esquerda, descerem umas centenas de metros, fazerem inversão, passarem em frente ao TAS, tempo zero no computador e depois como era sempre a subir (um bocadinho puxadinha) o grupo dissipava-se e entravam na biela de uma forma constante, penso que resultou, depois podem confirmar no video.
O que correu um pouco mal com o grupo da frente foi o engano do motard na descida (deve estar com aquelas orelhas a arder :mrgreen:),
mas também não foi tão grave, porque se o António Silva ia a frente e mesmo com o engano entra na biela em primeiro, só posso dizer uma coisa aquele homem parece um foguete :rotfl:
 

RICBIKE

New Member
Nameless said:
Boas, só tenho a dizer que esteve tudo dentro do muito aceitável.
Boas marcações (já participei em muitas maratonas com um renome muito maior onde falharam muito), trilhos excelentes pois adoro singletraks técnicos como os que apanhei por ai e a organização tentou fazer tudo o possível para dar resposta a todas as exigências dos atletas.
Só tenho que dar os parabéns a toda a organização pelo excelente trabalho e continuem pois acho que existe ai potencial para ir muito mais longe.
E já agora ganharam mais um parceiro de pedaladas, vou aceitar o convite para me juntar aos unidos pelo pedal e percorrer esses trilhos mais vezes aos domingos.
Abraço

Boas para ti Nameless.
É com muito prazer que aceitamos mais um UNIDO, somos um grupo grande e humilde, competitivo :podio: , gostamos de trilhar, fazermos maratonas e chegamos a fazer centenas de Km de carro para as provas, os relatos no nosso blog são prova disso, temos uma pequena Sede, estamos associados e temos todos seguro.
És bem vindo. :cheers:
 

jmmribeiro

New Member
Boa tarde a todos;

Quero manifestar o meu agrado pelo percurso da prova, sendo que nem vi a placa referente ao "inferno". Acho que o mesmo estava muito bem marcado, nunca tive necessidade de procurar fitas porque elas apareciam normalmente e a ideia da cal delimitadora foi genial.
O pessoal ainda se queixa quanto às lavagens das bicicletas, desta vez até durante a prova se pode lavar as mesmas, e isso não acontece com frequência.
Foi pena o erro do motociclista no inicio da prova, mas o perfeccionista ainda não nasceu.
O pessoal do staff foi todo ele simpático e encorajador.
Foi uma prova que adorei fazer e para o ano lá estarei de novo, pois fica mesmo à portinha de casa (sou de Olival).

Queria apenas deixar uma sugestão - porque não para o ano tentar "oferecer" um jersey alusivo à prova, nem que a inscrição seja um pouco mais cara?
Parabéns pelo global e obrigado pelas fotos. :D
 

RICBIKE

New Member
Boas ao Fórum.
Obrigado jmmribeiro pela tua apreciação, a questão do Jersey é um assunto possivel em outros eventos futuros, já participamos em outras Maratonas em que têm os jersey's, ficam mais caras mas preferimos jersey's às t-shirts :mrgreen:
Há uma coisa que vos passa ao lado, que é o assunto do almoço, a maioria das Provas têm o pagamento do almoço, na nossa é facultativo, isto é, pagam com almoço ou sem almoço, a meu vêr deveria de ser pagamento com almoço, porque tivemos uma boa moldura humana, bicicletas lindas de morrer, algumas mais caras que o carro do participante :hahaha:, o colorido da prova, os espectadores adoraram e depois desvaneçe um pouco o evento porque como não vão almoçar o pessoal não toma banho e vai embora ou tomam e vão embora na mesma.
Ainda tivemos pelo menos 120 pessoas a almoçar mas foi pena porque tinhamos uma banda Os Hundred Station (o baterista é dos Unidos Pelo Pedal) e os rapazes até tocam e cantam bem, a vocalista principal é uma rapariga, não foi ela que cantou porque tinha exames na Segunda-Feira.
Temos 3 videos deles que iremos colocar.
 

Mcoelho

New Member
Boa noite, em nome da equipa FULL TEAM BTT, apenas quero deixar uma palavra de apreço a toda a organização, porem existiu uma pequena falha, que foi logo à partida, ainda bem, aquele engano do motard prejudicou muita gente, principalmente as "motas" que iam para ganhar.
No geral penso que teve muito bem, como já foi referido aqui no forum, umas barritas no abastecimento não era mau, enfim, mas ninguem é perfeito.
Parabens se continuem a dar este contributo preciso em prol das duas rodas principalmente no BTT.
Cumprimentos,

Márcio Coelho FULL TEAM
 

rabassa

New Member
boa noite,quero dar os meus parabens a organizaçao e a todo pessoal embolvido neste envento,o resto ja foi dito,espero que sirva para melhorar ainda mais as proximas maratonas,gostei de ver a assistencia da parte dos bombeiros nas zonas mais perigosas,continuem assim,vemo-nos por ai :roll:,até á proxima maratona.(Antonio Rabaça)
 

Harmony

New Member
Em nome do Arada quero agradecer a todos os participantes a vossa comparência nesta 6ª Maratona de Sandim com especial carinho para a Equipa Bicivendas que participou com mais de 50 atletas, coisa muito rara em maratonas com um total de 350 participantes.
Também pedir desculpa por situações que não deveriam ter acontecido, mas digo organizar uma maratona só com meia dúzia amigos é mesmo um INFERNO …


Felicidades para todos.

Fernando Correia
 

vitruvium

New Member
ola a todos.
Peço desculpa por aparecer aqui a manifestar uma opinião contrária à maioria mas julgo que sendo este um espaço de opinião livre não devo omitir a minha.
Para além da confusão ao estacionar e da confusão para levantar os dorsais, o erro dos motards no inicio da partida nao devia ter acontecido. O ligeiro atraso na partida, derivado das confusões já referidas, a meu ver não é significativo. O facto de ser anunciado 40 Km e ter feito sensivelmente 48Km também não me pareceu grande problema, e o facto de ter chegado na ultima parte da tabela e já não ter tido fruta ou qualquer outra comida sólida na bancada da meta são pequenos detalhes que na proxima edição serão facilmente corrigidos.
O meu alerta vai no sentido de ter ficado com a sensação de que o traçado foi desenhado por quem gosta de Enduro, em mota. Eu sei que há quem tenha gostado do traçado, sei que há quem o faça em 2 h quase (inveja!!) infelizmente eu tive muitas dificuldades em chegar ao fim e digo-vos, sofri para terminar. Não gostei do permanente traçado subida-descida-subida-descida sem patamares de descanso. As descidas, na sua maioria de dificuldade e risco elevadas, orbigavam a estar em esforço e concentração permanente nao permitindo (pelo menos a mim) recuperar o suficiente para a subida seguinte, que se revelava quase sempre ainda mais dificil que a anterior.
Posto isto, so me resta garantir que irei tentar estar melhor preparado para o proximo ano e se a organização corrigir estes pequenos detalhes estou certo que será um sucesso maior do qual farei parte!

Um abraço e boas pedaladas.
 
Bom dia a todos têm aqui um video da prova e mais umas fotos.No video podem constatar a velocidade dos primeiros a entrar no primeiro trilho da prova :shock: realmente pareciam flechas!

http://vimeo.com/4364213

http://picasaweb.google.com/BTTSandim/6MaratonaDeSandimParteIII?feat=directlink

Agora respondendo ao companheiro vitruvium quanto á dureza dos trilhos independente do tempo que demoraste a acabar aqui os trilhos em Sandim como pudeste reparar são muito tecnicos e duros.Foi essa a razão que nos levou a ter uma meia maratona pois inicialmente não a ia haver contudo depois de termos constatado a dureza da prova foi por bem que a fizemos.
O traçado em si foi feito por quem gosta de BTT e não enduro(motas) pois a malta que o faz somos todos quase do mesmo calibre mas posso dizer que não temos niguém no grupo que o faça em 2 horas! :wink:
Tivemos em conta os singletracks, as paisagens, os trilhos em si mas aqui em Sandim e nas freguesias á volta os trilhos são assim com desniveis muito grandes tornando dificil de tornar a coisa mais fácil do que foi dando a impressão que escolhemos o pior pelo contrário temos aqui bem pior...talvez para o ano!
Não querendo ser intrometido eu mesmo já fiz o trajecto diversas vezes compreendo o que dizes quando fazemos o trilhos e não temos ponto para descansar mas olha que aqui tinhas a meu ver varios pontos para descansar pois a nivel de descidas perigosas assinalo assim duas de memória mas é dificil estarmos aqui a discutir o gosto de um e de outro.Numa Maratona como é obvio não podemos satisfazer o gosto de todos e tentamos minorar esse efeito.
Fica registado a tua opinião que é sempre bem vinda e um conselho para o ano vem treinar mais por aqui e vais ver que te corre melhor !
Um aparte o trajecto em sim dava 43km´s e não 48 km´s não terás feito aí mais km´s ?
Boas pedaladas,
6ªMaratona de Sandim
 

Harmony

New Member
Bom dia Vitruvium!
Nós poderemos melhorar muitos coisas que estavam mal para o próximo ano só não poderemos é escolher um traçado ao gosto de cada um.
Na minha opinião o melhor da maratona foi mesmo o traçado e se não tinhas preparação tinhas sempre a possibilidades de aos 20 Km alterares para os 25 Km.

 

Nameless

New Member
Mais uma vez boas pessoal.
Estou cá de novo para contrariar um bocado o nosso colega Vitruvium, pois para mim os trilhos foram simplesmente espectaculares, muito técnicos mesmo como eu gosto obriga a estar sempre activo na bike e muito atento a tudo. De resto tudo se consegue com treino pois que eu saiba isto era 6ª MARATONA BTT de Sandim e não PASSEIO de BTT, pois são coisas diferentes, numa maratona tem que se contar sempre com percursos mais puxados um bocado.
Vitruvium só te resta mesmo treinar mais um bocado e para o ano vai-te custar menos.
Abraço
 

FVA

New Member
Boas,

Antes que se faça tarde, vou deixar também o meu comentário.

No geral acho que a Organização esteve bem e é uma prova/evento a ter conta para quem é adepto deste tipo de percursos.

- a partida deu-se sem atrasos significativos. Neste ponto e tendo em conta o números de participantes, que poderá ainda ser maior nas próximas edições, o processo de levantar dorsais deverá ser repensado para que possa ser mais célere, já que penso que foi esta situação que atrasou um pouco a hora de partida;
- o engano do motard na volta lançada já foi mencionado, poderia ter tido consequencias mais sérias!, ainda vi alguém que no meio da confusão chegou mesmo a cair, mas penso que sem consequências de maior;
- as marcações estavam 5**, tirando uma única situação em que fui uma "Maria vai com as outras" não registei qualquer engano ou falha nas marcações;
- os abastecimentos penso que tinham o essencial (apenas parei na do alto da subida do "Inferno" :mrgreen:);
- nos cruzamentos haveria um ou outro ponto em que deveria ter estado alguém para avisar do trânsito, mas no geral estava tudo bem sinalizado, incluindo as zonas de maior perigo (descidas);
- à chegada já não havia qualquer tipo de alimento para repor as forças e penso que ainda chegou muita gente depois de mim, demorei cerca de três horas para completar os 43km's. Não sou esquisito nestes aspectos, mas se inicialmente havia reforço para os que chegavam deveria ter sido previsto uma maior quantidade de alimentos para um maior número de atletas;
- a lavagem de bikes, já aqui foi dito que existia, mas eu perguntei no final e também não me souberam responder;
- os balneários estiveram à altura das exigências e não faltou a água quente para relaxar os músculos.

Realço novamente que acho que a Organização, no geral, esteve bem. Quem organiza este tipo de eventos sabe o trabalho que dá e sabe que não é possível controlar todos os factores, por isso, no meu ponto de vista, a nota é bem positiva, mesmo no percurso, para quem gosta deste tipo traçados aconselho vivamente a participar já na próxima edição.
Para mim (no meu gosto pessoal, note-se bem) achei algumas descidas muito agressivas, propícias a quedas, pelo menos em duas delas (eu desmontei :oops: ... quem não pode ... sai de cima :mrgreen:) e achei exagerada a passagem de cursos de água. Na primeira passagem não havia alternativa à passagem do rio e tinhamos água até ao joelho e na segunda situação foram seguramente mais de 500m dentro do curso de água ... ... é muita água!, ... ... agora podem "atirar pedras", mas como já referi, que trata-se do meu gosto pessoal, outros, obviamente, não concordarão comigo e também não é possível satizfazer todas as vontades, mas como é o meu comentário é a minha opinião ... ... fica.

Os parabéns à Organização pelo evento, dentro do género tem tudo para ser uma referência, e parabéns também pela notícia da maratona de Sandim no Jornalciclismo: http://jornalciclismo.com/?p=4812 :wink:

Abraços e boas pedaladas
 
Olá FVA,
obrigado pela tua opinião acerca da nossa organização e pelo voto de confiança :wink:
Concordo que ouve aquela situação do atraso de entrega de dorsais mas já estamos a repensar uma maneira de minorar aquela demora que vos chateou a vós e a nós!Não estavamos á espera porque tinhamos tudo organizado (a organização trabalhou que se matou para personalizar os dorsais e sua organização por equipa) para que não atrasasse mas assim não foi.Não querendo estar a culpar e tentar desculpar com erros dos outros constatamos que ouve muitos particpantes que ás 09:20 ainda estavam a chegar ao parque com bicicletas sem sequer terem levantado os dorsais foi uma falta de respeito para os que já estavam á espera da partida :shock:

Na situação de á chegada não ter comida,houve para os primeiros (e alguns depois dos primeiros)que foram chegando iam-se abastecendo contudo denotamos que nos falhou ali uma entrega originando uma rotura no abastecimento.Tentamos adiantar a entrega que demorou a chegar e o FVA e mais participantes não tiveram direito nesse momento mas passado um pouco até sobrava queques, bolos e agua porque logo depois chegou! :sPor esse facto pedimos desculpa mas espero que te tenhas abastecido bem das belas sandes de porco no espeto pois estavam deliciosas acompanhado pelo Caldo Verde quentinho pois estava uma ventania fresquinha!

Continuação de boas pedaladas a todos,
6ªMaratona De Sandim
 

vitruvium

New Member
ola novamente,


"Bom dia a todos têm aqui um video da prova e mais umas fotos.No video podem constatar a velocidade dos primeiros a entrar no primeiro trilho da prova realmente pareciam flechas!

http://vimeo.com/4364213

http://picasaweb.google.com/BTTSandim/6MaratonaDeSandimParteIII?feat=directlink

Agora respondendo ao companheiro vitruvium quanto á dureza dos trilhos independente do tempo que demoraste a acabar aqui os trilhos em Sandim como pudeste reparar são muito tecnicos e duros.Foi essa a razão que nos levou a ter uma meia maratona pois inicialmente não a ia haver contudo depois de termos constatado a dureza da prova foi por bem que a fizemos.
O traçado em si foi feito por quem gosta de BTT e não enduro(motas) pois a malta que o faz somos todos quase do mesmo calibre mas posso dizer que não temos niguém no grupo que o faça em 2 horas!
Tivemos em conta os singletracks, as paisagens, os trilhos em si mas aqui em Sandim e nas freguesias á volta os trilhos são assim com desniveis muito grandes tornando dificil de tornar a coisa mais fácil do que foi dando a impressão que escolhemos o pior pelo contrário temos aqui bem pior...talvez para o ano!
Não querendo ser intrometido eu mesmo já fiz o trajecto diversas vezes compreendo o que dizes quando fazemos o trilhos e não temos ponto para descansar mas olha que aqui tinhas a meu ver varios pontos para descansar pois a nivel de descidas perigosas assinalo assim duas de memória mas é dificil estarmos aqui a discutir o gosto de um e de outro.Numa Maratona como é obvio não podemos satisfazer o gosto de todos e tentamos minorar esse efeito.
Fica registado a tua opinião que é sempre bem vinda e um conselho para o ano vem treinar mais por aqui e vais ver que te corre melhor !
Um aparte o trajecto em sim dava 43km´s e não 48 km´s não terás feito aí mais km´s ?
Boas pedaladas,
6ªMaratona de Sandim"


Na resposta a esta entrada quero deixar so esta nota:
Afinal o jornal ciclismo tambem contou 48 Km....
basta clicar e ler,
http://jornalciclismo.com/?p=4812


Mais uma vez, Boas pedaladas e obrigado pelos comentario.
 

Ucraniani

Member
Boas pessoal,também contei 48 kms e devo dizer que o meu conta kms bateu sempre certo nas placas dos 10,20,30 e 40,já se sabe que na parte final,os ultimo kms custam sempre mais,principalmente numa maratona desta dureza,para quem pensava que ia ser "canja" custou mais um pouquinho,ouvi algumas queixas,algumas ainda a meio,e eu a saber o que os esperava :mrgreen: Hoje que já não doi tanto :twisted: fico ainda mais com a ideia que foi um excelente evento!
Abraços e boas pedaladas!
 

RICBIKE

New Member
Boas ao Fórum.
Em resposta a alguns colegas de trilhos...
O traçado inicial para a prova e colocado no Blog contava com 43/44Km (já andavamos aos meses a estudar os melhores trilhos), um aparte não imaginam a inveja que tive de quem fez a Maratona, porque uma coisa é faze-lá em treino outra é em prova, continuando a explicação, de certeza que vocês fizeram a contagem na saída do parque (e não era) mais algumas alterações que fizemos nos últimos dias de marcações em alguns trilhos para o pessoal não atalhar (mesmo assim de certeza alguns atalharam, quem o fez que se acuse :roll:) e alteração na chegada ao TAS, deve ter dado 46/48Km, mas antes assim porque tiveram oportunidade de gozar mais os trilhos, não fosse acontecer como o ano passado que faltavam meia dúzia de Km ao anunciado.
Compreendemos que no final faltando as forças uns Km a menos vinham a calhar. :wink:
Bons treinos e pedaladas, preparem-se para o ano. :mrgreen:

Em relação as fotos e 1 video (iremos colocar mais videos, mas ultrapassamos os megas de carregamento esta semana, por isso para a semana saí o resto dos videos), manifestem-se, estão boas, estão más, queriam que fizessemos de outra maneira, opinem.
 

RICBIKE

New Member
Os elementos da Organização, têm consciência que há certos pormenores que estiveram menos bem, mas havia 3 essências que não queriamos que falhasem:
-TRILHOS/MARCAÇÕES.
-BANHOS.
-ALMOÇO.
Nestes três pontos estivemos 99,9999% perfeitos, o resto já sabem Eventos com esta dimensão (média), não são 100% perfeitos, mas podem ser melhorados... :exacto:
 
Top