[Rescaldo] V BTT - Circuito do Minério - Santana de Cambas 25/07/04

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Boas, depois de ter tido conhecimento da realização deste passeio aqui no fórum não pude deixar de ir descobrir mais um pouco do nosso fantástico Alentejo!

Não participei nas edições anteriores deste passeio, mas pelo que me apercebi o impacto nas edições anteriores foi maior, arranquei então para esta 5ª edição deste passeio organizado pela Junta de Freguesia de Santana de Cambas, do concelho de Mértola.

Destaque para o empenho da Bicipalma e de todos os membros da Team Alacrau que "bateram" o circuito e fizeram os esforços para que o passeio fosse possível.

Devido á minha veia artistica-imaginária ser podre não há um textozinho porreiro a acompanhar as fotos, e desta feita nem descrições das fotos, a minha condição de preguicite aguda não mo permite :lol: mas para vos compensar o Joypoli brindou-nos com um bom texto que eu aproveito para citar aqui:

Joypoli said:
Domingo, 25 de Julho de 2004.
Por volta das 7 da manhã, cerca de 50 amantes do BTT abandonam o leito e o merecido descanso, e partem para uma jornada de puro contacto com a Natureza aliada à engenhosidade dos Homens.
Localidade pacata, como a maioria no Baixo-Alentejo, Santana de Cambas começa a bulir com a chegada dos bttistas e de meia-dúzia de vendedores de produtos da região (o cremoso queijo de ovelha, os bolinhos regionais, entre outros).
Dão-se as últimas afinações enquanto se trata da burocracia da ordem e ai temos o Sr. Presidente da Junta local e o responsável pela organização em discurso agradável com frases que são de bom entendimento para todos.
Como o calor estava a chegar (+- perto dos 40º) o pessoal comentava ...ontem tava piori... Pois, mas ainda eram 09H15 da manhã!!!
Não podemos esperar mais, temos que por os músculos a trabalhar, e lá vai aquele grupo de amigos e conhecidos, ou nem por isso, em busca do percurso do minério tão anunciado.
Primeiro pelos Alves, depois com paragem nos Picoitos foram-se conhecendo estes povos e dando alvorada aos dorminhocos. Sempre em regime de passeio e em grupo animado, seguiu o pelotão em direcção ao Pomarão com o Guadiana aos pés. As descidas puxam pela adrenalina e o público (pouco mas entusiasmado) observa a passagem das pudalêras.
Enquanto o cacilheiro parte para águas algarvias, a malta reforça o estômago no cafézinho do Pomarão. Quem não resiste à proximidade do rio è a malta de Castro Verde que salta para a água e até se esquece de tirar a bicicleta!!!!
De volta ao caminho, entra-se pelo imaginário de tempos passados, através dos túneis da antiga ligação ferroviária entre as minas de S. Domingos e o cais do Pomarão.
Sem dúvida algo diferente doutros passeios, com morcegos e velas para iluminar o ambiente fresco das construções admiráveis, temos a voz do Dr. Nascimento que solta algumas palavras de sábia informação.
Sobre traves, parafusos, muita pedra solta, abelhas e o calor que por vezes quase derretia o capacete, chegamos aos Salgueiros onde para alegria dos presentes há água fresca para refrescar os motores.
Quando eram quase 13H00 dá-se a entrada de regresso em Santana, onde o povo rejubila com entusiasmo, o que não é de estranhar em terras do Alentejo por estas horas.
Para terminar: banho e o bom grão com bacalhau acompanhado de imperial fresquinha ou sumo, melão e pêssegos.
De um modo geral foi um agradável passeio, felizmente com poucas quedas (pelo menos a minha), onde todos estavam com vontade de repetir no ano que vem e trazer mais alguém.
Agora digam lá: - Foi melhor assim, ou passar a manhã na cama a criar bicos de papagaio e outras doenças provocadas pelos colchões?
Ouvi dizer que a tarde prometia ainda na tapada da Mina de S. Domingos com banhos refrescantes.
Um abraço.
JMarques

Até á próxima :)

DSCN2748.JPG


DSCN2749.JPG


DSCN2757.JPG


DSCN2772.JPG


DSCN2775.JPG


DSCN2781.JPG


DSCN2785.JPG


DSCN2790.JPG


DSCN2797.JPG


DSCN2802.JPG


DSCN2803.JPG


DSCN2805.JPG


DSCN2806.JPG


DSCN2821.JPG


DSCN2826.JPG


DSCN2842.JPG
 
Top