Rescaldo UpandDown-1ªEtapa Vouzela 01-05-11

afonso

New Member
boas
Fui dos ultimos a chegar mas sou o primeiro a postar por aqui;)
Quando me leventei de manhã e chovia torrencialmente em Aveiro.
disse para mim que vais fazer lá para fora:(
mas algo me disse que valeria a pena ir até vouzela:D
E realmente foi isso que aconteceu uma bela manha de puro btt,um trajecto em que as subidas era interminaveis mas depois das subidas vem as descidas e que descidas:D e depois os singletracks variadissimos,isto tudo num terreno em escelente condições.
A chuva resolveu dar treguas e só deu para me molhar nos ultimos klms.
para a primeira participação neste campeonato achei que a fasquia ficou bem alta em relação as futuras etapas;)
Gostei espero fazer 90 a 95% das restantes etapas, mas para isso tenho que treinar mais já que o niivel dos participantes está altissimo;) e os percursos tambem.
A minha prestação foi sempre na economia já que os mais de 1500mt de acumalado iria fazer mossa para quem tem andado aleado dos treinos,por isso na companhia do Kemp lá fomos gerindo o esforço e de vez em quando empenava um outra vez empenava outro:D:D
Parabens a todos que tornaram tornaram possivel este evento.
ja agora umas fotos:D

abc
afonso
 

GeoGama

Member
Foi sem duvida uma prova com excelente traçado, e com o S. Pedro a cooperar de uma forma totalmente inesperada, pois tb em viseu chovia bem quando me fiz à estrada.
Foi também uma prova com record de quedas pelo que me apercebi (eu incluido..ehehe).
No traçado destaco:
a 1º ponte era só mesmo pra fazer patinagem.. e artistica lol
a passagem no rio quase me chegou à cintura (a alternativa era passar numas pedritas ao lado mas aí acho que mais depressa fazia mergulho)
singles à boa maneira de vouzela (já começa a ser uma expressão) e aquele apoio enorme no 1º single é de louvar!! que ambiente!
Na minha opinião penso que o nivel geral continua o mesmo do ano passado.. alto, mas sem surpresas.
Bom, a organização está de parabéns, mesmo com tanta gente a participar.
 

afonso

New Member
boas
e ainda as escelentes marcações apesar de eu me perder por ter de baixar a cabeça numa zona de dois singles e tive que ir logo para a direcção errada:(
Realmente foi fantastico o apoio do pessoal na zona de Vasconha:)
abc
afonso
 

Pedro Augusto

New Member
Boas!

Recomeçou a festa rija que é o campeonato UPandDOWN. E não podia ter começado da melhor forma! Uma subida do c@r2lho em alcatrão, logo compensada por uma descida feita à enxada pelo VasconhaBTT para dar espectáculo a quem via, e por um sorriso nos lábios de quem a fazia! No mínimo, e citando o Paulo Futre, fantástico. E o percurso seguia todo esta linha. Subidas e descidas do catano, uma ou outra feita à mão, para evitar idas desnecessárias ao solo.
Deve ter sido um record de participantes, ou não?

A nível pessoal, estou triste! Falhei um cruzamento (eu e mais uns quantos) e logo à frente apanhamos fitas do ano anterior. Como o ultimo a chegar ao fim é um grande mariquinhas, ninguém estranhou e toca a dar ao pedal. Só nos apercebemos do erro quando já estávamos a andar em contra mão. Resultado: fizemos mais 3.58km (representados a vermelho) que o resto da malta! :fpalm:
semttulotad.jpg


E pronto, está feito! Parabéns VasconhaBTT, e parabéns INATEL.:p
Quando é a próxima?
 

helio69

New Member
Gama, se não caísses em Vasconha não era a mesma coisa!

O nosso rescaldo fica para mais tarde, com mais tempo, no entanto na página do facebook das Mulas já está o track e os demais dados relativos ao mesmo... Gravado por mim.
 

Frei

New Member
Já andava à espera de Vouzela faz tempo, no ano passado fiz 4km furei a acabei pro desistir, este ano foi a compensação :)

Do melhor, singles de perder de vista com algumas zonas em que era preciso kit de unhas, subidas duras que se tornaram muito técnicas devido ao estado do piso,e calçadas bem perigosas também devido à humidade que se fazia sentir :)

Curioso, o inatel têm de adoptar o conceito de "dualbike" ao invés do tribike que se realizou na lousã, pois já há concorrentes a fazer a subida inicial em bike de estrada para no fim da mesma pegar na de btt...

Bons treinos,
Ricardo Pereira
 

Scooby

New Member
Como já era de prever o Vasconha BTT voltou a estar na positiva nos Trilhos e em toda a organização.
Aqueles 15Km´s iniciais é que me empenaram todo ;), mas os singles fizeram esquecer estas "pequeninas" subidas. Percurso para todo o tipo de gostos o que foi muito bom.
Como o Frei diz o conceito do "dualbike" vai pegar moda EH EH EH EH, acho que essa pessoa deveria ser desclassificada ou mesmo ser PROIBIDA de poder continuar no Up&Down 2011, pois acho que quem o fez tem uma falta de consideração para com os restantes participantes, até parece que no final havia algum prémio de 15000€, mas se o participante em questão achou que foi correcto que continue se isso o faz sentir feliz, [Ujá agora em que lugar é que ficou essa AVE RARA!?!??!!??[/
A organização terá QUE FAZER MAIS ATENÇÃO A ESTE TIPO DE SITUAÇÕES E ALTERAR O REGULAMENTO, para acabar com estas palhaçadas, de gente sem respeito nenhum pelo esforçio dos outros.

Mas tirando isto venham as provas seguintes tou mesmo a ver os empenos AI AI !!!!!!!!!!!!!!!!
Já agora ondde podemos encontrar as fotos tiradas pelo pessoal do Vasconha?
 

Pedro Augusto

New Member
Pois foi! No inicio houve um tipo numa bike de estrada que se meteu a ultrapassar toda a gente! As pilhas foram curtas, pois não se aguentou no grupo da frente muito tempo, mas... ele estava em prova? Qual foi a ideia?
 

Pedro Ribeiro

New Member
boas:
Como elemento da organização acho que foi alcançado o objectivo de fazer o melhor possivél para que todos saissem de vouzela contentes... infelizmente algumas pessoas magoaram-se e é sempre o facto triste a registar. As melhoras para todos! Quanto ao percurso, houve alguns enganos, mas nao acho que tenha sido falta de marcação, o pessoal é k anda muito depressa e distraí-se com dificuldade :) (não se percebe por exemplo como houve gente a não ver a placa da separação, que so tinha 2,00m x 1,20m). Pedro Augusto, no sitio onde te enganaste, havia duas setas á direita, além das fitas, uma linha vermelha no chão e se te enganasses, 10m a frente do lado esquerdo tinhas um X numa arvore (vinhas era entusiasmado com o single fantástico ... :) ).
Como participante na prova gostei especialmente do apoio das pessoas, no primeiro single do castelo e em particular em vasconha junto do reforço, que quando passei aquilo parecia a chegada a meta numa volta a portugal... :) O percurso já o conhecia e sou suspeito para opinar, mas é disto que eu gosto :) e claro foi bom rever velhos amigos como o Gama ou o Pedro Augusto e muito outros que estiveram presentes...
As fotos que os fotografos do vasconhabtt tiraram serão colocadas em breve online e o link aqui disponibilizado, obrigado a todos e até á proxima... ;)
 

Pedro Augusto

New Member
Eu só tomo as culpas a mim mesmo... Em anos anteriores era em frente! Nem procurei sinalização.
Quando fiquei na dúvida voltei atrás, e vi uma fita atada a um arame de uma videira que devia ser do ano passado. Vai dai, segui em frente e voltei ao reforço! Não foi mal de morte, e ninguém se aleijou...

Parabéns rapaziada! Aquilo estava 5 estrelas... Todos os metros do percurso foram muito bem escolhidos! :)
 

visiense

Member
Começou mais um campeonato Up and Down, e este ano, logo com umas das provas mais difíceis e duras: Vouzela. Ainda por cima, para dificultar mais um bocadito, chuva toda a semana, logo, lama para tornar o piso mais pesado e os singletracks mais perigosos. Mas uma prova do up and down que não seja exigente, não é prova do up and down, não é? eh eh

Mais uma vez adorei o percurso, e só tive mesmo pena que o piso não estivesse seco para poder ter usufruído mais daqueles singletracks maravilhosos. Vinha algum pessoal a queixar-se que tinham que andar com a bike à mão, mas amigos, em zonas da Beira, técnicas e com muita pedra, isso também faz parte. O percurso era duro, e no gpsies.com, a meia tinha de acumulado quase 1500m.

Quanto à organização, esta não engana. Tudo óptimo! :D

Agora é esperar por fotos e classificação, e que venha a próxima etapa (que ainda não sabemos qual é).



PS: o sucesso dos últimos anos está a dar resultado, pois acho que nunca vi tantos participantes numa prova, e com tanta gente a andar bem. Em conversa com outros, a ideia que fica é que o nível qualitativo parece ter aumentado bastante este ano. Que acham?
 

poliveira.eng

New Member
E o Campeonato começou...

8:30 da manhã do 1º de Maio, chuvosa, e já em Vouzela se juntavam carradas e carradas de betetistas ávidos de duros trilhos...
Este ano com a entrada das boxes de partida o stress de encontrar um bom lugar é menor (ainda que o pessoal não esteja habituado às boxes, mas a coisa vai lá)
O VasconhaBTT tinha-nos preparado um maná... 17kms de subidas duras (apenas com uma zona espetáculo lá no meio - um single clássico, mas este ano repleto de público), e depois umas descidas electrizantes, até entrarmos num carrossel de sobe e desce que comaçava em Vasconha e acabava na antiga linha do comboio, às portas de Vouzela.
Parti da box 2, e o objectivo firmado no sábado com o Pedro Augusto era simples: passarmos para a box 1 na etapa seguinte.
Dada a partida, iniciei a persecução desse objectivo... A subida em alcatrão foi feita num ritmo elevadíssimo. O grupo da frente carregou fundo e eu, numa gestão entre guardar energias e não poder mesmo mais pedalar, fiquei num grupeto mais atrasado.
O primeiro single foi passado sem qualquer problema (o que para mim é um feito!), e depois a subida mais dura foi feita com calma. Ao passar no 1º controlo seguia nos 20 da frente (segundo me disseram)!
Na descida perdi lugares (mas isso já eu esperava), e ainda perdi mais terreno nos singles antes de chegar a Vasconha (o famoso single do depósito da água), mas tudo isto ja estava nas minhas contas...
Passada Vasconha, e com a companhia do António Cabral que já tinha recuperado do arranque da box 5, decido que estava na hora de meter tudo a funcionar a 100% pois já sabia o que nos esperava no final.
Aumento a rotação, aumento a velocidade, ganho posições, fico com muitissimos atletas à vista e claramente com menos estamina que eu e... PUMMM parte-se a corrente a 6 kms do fim! Não havia descrava correntes, por isso foi a andar até ao final! 70º lugar (a aguardar confirmação), em 2h 47m, média de 15kmh (17kmh se só contar a parte em que a corrente funcionou)! Algum dia tinha de ter um problema mecânico, e ontem foi esse dia!
Entre desistir e partir da box5, e correr (e andar) os 6 kms, marcar uns pontos e partir da box3, eu preferi andar!
Depois de chegar à meta parecia que choviam as desistência por avaria: quadros partidos, cepos empenados, pneus rebentados, ... um maná para as lojas de bicicletas! :)
Como cheguei tarde e ainda estive muito tempo à conversa, por isso quando cheguei aos banhos aquilo estava um pouco lotado, mas nada que 5 minutos de espera não resolvessem!
O almoço foi massa com frango estufado... Repeti 2x, será preciso fazer outras considerações sobre a refeição!?
Em suma, um percurso muito duro (parte pelo próprio, parte pelo add on da lama e água das chuvas dos últimos dias) à moda que o pessoal do VasconhaBTT nos tem habituado! Simplesmente fantástico! 5 estrelas! E a concorrer para a melhor etapa de 2011 (e estamos na primeira...!)

Por fim só deixar um abraço aos amigos que reencontrei: DanielSantos, RicardoTerminal, Frei, Pedro Carrilho, Sérgio, Cafealbino, Nuno Santos, e claro, ao Pedro Augusto, António Cabral, Hugo Trindade e Nuno Paiva, e outro aos meus colegas da equipa PROCICLAR que também passaram por dificuldades.

Venha a próxima!!!!
Pedro Oliveira
 
Last edited:

Frei

New Member
O tipo que ultrapassou toda a malta ia mesmo em prova, houve mesmo alguém que disse: "Deixem-no ir que esse não conta!" Mas afinal o rapaz contava mesmo :)
 

Xquim Chefinho

New Member
Boas, depois de recuperado, cá vamos nós fazer o rescaldo da primeira etapa do up and down de 2011! E que etapa...
Para começar, dizer que esta etapa/organização esteve fantástica, tudo muito bom! o local de partida, os boxes "inovação 2011, muito correcta" o percurso (do melhor, que já vi), a chegada, os banhos e o almoço!
Quanto ao percurso, foi variado, algo duro, culpa também das condições do clima, mas muito divertido de se fazer! depois de vasconha, aquele sobe e desce constante, ui ui, perninhas com poucos treinos! doeu mesmo!
quanto à minha prova, até estava a correr bastante bem, quando ao km +- 30km, da maratona, quando se entrava no estradão que nos levava ao Crasto, o meu pneu da frente rebentou "autenticamente", e com se ia a andar a alguma velocidade, não consegui parar de imediato a bike, eis quando o pneu sai do aro, bloqueia-me a roda e lá vou eu, "The Rocket Man", um tombo jeitoso, e desde já agradecer ao meu colega de maratona da BiciCastro que me emprestou uma câmara, dorsal 171. Aí perdi imenso tempo, pois o pneu estava todo torcido e como tinha arame, ainda pior, não conseguia desmontar, mas lá se fez, entretanto só via pessoal a passar, enfim coisas que acontecem a todos!
Lá arranquei e desloquei-me com algum pessoal, e aproveitar para divertir-me nos single junto da ribeira, excelentes, mesmo do melhor, só a passagem da água, e que tornava as coisas mais molhadas, mas depois ao ver aquela ponte, uau exclamei, se o Sócrates sabe, vem cá inaugurá-la. Parabéns ao pessoal que se dedicou a fazer isto, deve ter dado muito trabalho, para nós foram 5 seg a passar, para eles deve ter sido semanas, pois havia kms de silvas todas cortadas e isso tb conta e muito!
Bem continuando o meu rescaldo, mais à frente penso que deveriam faltar cerca de uns 7km para a meta, numa descida com muita pedra, ou melhor balcões, como trazia o pneu da frente ligeiramente em baixo, ao virar numa pedra derrapou e .... " Rocket Man II", o que vale foi mesmo um muro de terra que havia do lado direito, aonde eu fiquei quietinho e sossegadinho sem me ter magoado, mas foi um valente susto. Depois foi só andar até à linha de meta, com algumas dores de pernas!
Parabéns aos vencedores, e a todos os participantes por terem feito esta prova fantástica, agora venha a 2.ª etapa e ver se se começa a treinar para não doer tanto as pernas!
Um abraço a todos os colegas do Azuribike Mangualde Team, pois todos deram o seu melhor!

Xquim Chefinho
Azuribike Mangualde Team - Maratona
 

Al Jazeera

New Member
Boas, colegas do Pedal!

Com tanto elogio, nem vale a pena postar mais nada!!!
Bem, mas gostaria de dizer que o pessoal se esmerou em fazer um optimo trilho, se bem que se esmerou de mais... alguns single's eram escusados, mas a prova esteve muito bem, muito dura, e prova da dureza foi o vai e vem da ambulancia.
Nao culpem so o tempo e os ciclistas, porque a dureza da prova, se bem que ninguem queria isso, era propicio a muitas quedas.
O nivel competitivo era muito bom, e o nivel da organizaçao foi excelente.
Deixo so aqui um reparo, para a proxima correr melhor... aquele ultimo ponto de agua, era 500 metros mais atras, quando se saia do single track.
Foi a minha primeira vez de up and down, e adorei.
Encontramo-nos em Cantanhede... ou nao, se S.Joao do Monte for primeiro.
Um abraço e as melhoras a todos os que se lesionaram.
 

Duarte Marques

New Member
Boas

Vou deixar também a minha opinião acerca desta prova durinha, quer a nível físico como técnico, principalmente devido à chuva que se fez sentir durante a semana. Concordo com o colega Al Jazeera, tb achei desnecessários alguns single´s. Pelo que me apercebi e pelos relatos, houve muitas quedas, só à minha frente vi 4, felizmente sem grandes mazelas. Penso também que algumas partes do percurso deveriam ter sido melhor escolhidas, talvez tentando evitar a enorme quantidade de pedra, que aliada à chuva, foi a principal causa de quedas.
De resto não tenho nada a apontar, tanto organização, marcações, lavagem de bikes, banho e almoço, tudo impecável.

Para terminar, desejo rápidas melhoras a todos os lesionados.

Até à próxima!
 

kemp

New Member
Boas pessoal.

Adorei a prova, os trilhos, as marcações estavam impecáveis, os reforços, tudo.... Não tenho nada a apontar! Até o tempo esteve bom.
Algumas zonas do percurso eram técnicas isso não esta fora de questão, pelo menos para as minhas capacidades, agora "quem não tem unhas não toca viola" eu desmontei nos trilhos que achei que não ia conseguir passar em segurança sem me aleijar e não tive nenhuma queda durante quase todo o percurso. Só no final a cerca de 3kms do final quando se juntou o pessoal dos dois percursos é que caí porque existe pessoal que se mete nestas coisas e não tem noção do que anda a fazer e põe a segurança dos outros em risco... mas foi um caso isolado.

Venha a próxima.
 
Last edited:
Top