Rescaldo Trilhos do Carril- Macinhata do Vouga 18-04-10

CoolAlex

Member
Prova impecável...boa organização, bons abastecimentos, sem nada de negativo a assinalar...
O trilho era fantástico, mas não faltavam era paredes para trepar :) (quem me manda meter-me numa maratona destas sem treino :) )

Cumps
 

duchene

New Member
Ora aqui vai o meu habitualmente alongado rescaldo:

Como sempre, uma palavra para o processo pré-maratona. Apesar de ainda não ser totalmente automatizado, o processo de inscrição foi realizado sem percalços, pagamento efectuado e rápida confirmação da atribuição do frontal. A informação no site era esclarecedora.

Nota extremamente positiva para a elaboração do Guia do Participante. Apesar da esmagadora maioria dos participantes ser de perto, e pelo que percebi, quase todos se conhecerem, é óptimo para um forasteiro como eu, ter a informação essencial toda condensada num único documento, que dissipou todas as dúvidas que pudessem existir quanto aos procedimentos do dia.

As indicações para o local de partida estavam bem presentes mal se entrava em Macinhata do Vouga, falhando no entanto a última placa, na viragem à direita para o campo de futebol. Só estava colocada para quem vinha no sentido oposto. No entanto vi o arco de partida e lá descortinei o local.

Secretariado bastante eficiente e rápido, listagem bem ordenada e kit's já prontos. Como estou um pouco escaldado confirmei se tinha as duas senhas de almoço, estando tudo correcto. Mais uma nota positiva para o sistema de controlo informático dos tempos. Na falta de um chip descartável no frontal o cartão funciona muito bem nestas organizações mais pequenas. Muita simpatia e boa disposição foram um bom presságio para o resto do dia. E já me esquecia! Parabéns pelo mel!!! Ao invés de uma qualquer t-shirt que não terá uso, nada como falar com um produtor da terra e oferecer algo típico ou artesanal.

Partida seria a horas não fosse "o primeiro furo do dia" que deixou o arco da partida sem fôlego. No entanto, mal reposta a situação foi dado o início à maratona.

Confesso que vinha com algum receio do tipo de terreno que viria a encontrar, especialmente porque previa uma combinação explosiva de água e terra escura e solta. Sendo eu um tipo da terra do Xisto e da quase ausência de lama, justificava-se a preocupação. No entanto os primeiros quilómetros deram para perceber que não seria mais lama do que o aceitável, e não seria nem de perto nem de longe o suplício que passei, por exemplo, no Trilho dos Moinhos em Barcelos.

O percurso estava muito equilibrado, zonas muito bonitas especialmente nos quilómetros iniciais e após a subida dos 25km. A subida dos 30/35 era um valente rebuçado e por uma questão de gestão de prova foi feita a pé, embora fosse perfeitamente ciclável caso o objectivo final fosse apenas o passeio. Zonas bastante rápidas, piso compacto e algumas zonas bem divertidas. Alcatrão na medida certa.

As marcações precisam de uma ou outra afinadela. As placas amarelas são muito importantes e nem sempre estavam presentes nos locais essenciais. Num troço de estrada já perto do final houve alguma hesitação porque as setas apontavam para o alcatrão mas, até ao cruzamento uns 400 metros mais abaixo, não havia fitas e só tive a certeza que ia no caminho certo quando vi um aglomerado de pessoas no cruzamento. Será um ponto a rever, bem como a referência no briefing inicial, de que as marcações a tinta no chão, também eram da prova.

Em termos de maratona não me correu a 100%. Comecei mal, descontrolado na pulsação e respiração e, por isso, demorei uma dezena de quilómetros a entrar no ritmo certo. Só com o aparecimento das primeiras subidas a sério é que estabilizei mas, mesmo assim, ao km 25 estava apenas em 62º. Fiz a gestão possível e aproveitando o fraquejar de alguns companheiros de pedal na parte final e com a ajuda daquela longa subida de alcatrão onde ganhei alguns lugares, consegui chegar em 49º aos últimos 10km.

Um último esforço no quilómetro final e mais 4 posições ganhas, que ditaram a minha classificação.

Chegada sem problemas, registo de tempo com a entrega do cartão e... hora do banho.

Primeiro para a bicicleta. Um sinal menos para os meios e a forma. Máquinas de lavar à pressão... não! Pior era o facto de uma estar incapacitada e a outra estar com o bico cónico que aumenta ainda mais a pressão da água do que o normal jacto da máquina. Este usa-se usa para descascar a tinta dos muros...

Acabei por dar um lamiré só para tirar o maior da lama, sempre a uma distância razoável da bicicleta. Nestes casos mais vale duas boas mangueiras sem grande pressão. Os rolamentos e restantes partes móveis/lubrificadas agradecem.

Bicicleta no carro e banho para o mamífero. Instalações modestas mas suficientes. Água inicialmente fria mas depois aqueceu e o banho soube muito bem.

Rumo ao almoço, sendo fácil dar com o local, com as placas a indicar. Uma nota paralela para o interessantíssimo edifício do Clube Macinhatense. Gostei imenso do salão de festas e especialmente das pinturas nas paredes.

Almoço eficaz. Sem ser um banquete cumpriu a missão de reconfortar o estômago e encerrar uma bela manhã de BTT.

Em suma, foram 160Km de viagem muito bem investidos a partir de Valongo (não o do Vouga!). Fica uma nota bastante positiva para uma organização pequena mas eficaz. Pelo que vi dos rescaldos do ano passado estão a crescer com passos pequenos mas seguros, e têm todas as condições naturais para fazer bons percursos e excelentes maratonas. Para o ano, caso não atropelem, em termos de calendário, alguma das provas clássicas que normalmente faço, poderão certamente contar com a minha presença e, quiçá, com mais alguns companheiros de pedaladas aqui das terras do xisto e da lousa.

Balanço final: 45º com 2h31m (tempo conta km)


2q3cide.jpg

Aqui fica uma foto da locomotiva de 100Kg, já na recta da meta.
 

cagaréu

New Member
Com a minha participação no sábado no Duatlo de Matosinhos e do Valter na Serpa 160 e atendendo à amizade que os Cagaréus têm com o Excepção Btt, decidimos participar mas ficou previamente decidido que iríamos todos na descontra e sem "estorvar" nimguem, tendo como objectivo chegar ao abastecimento para repôr energias :) Depois foi o descarrilamento, as máquinas saíram dos carris e regressámos a Macinhata pois a hora de almoço aproximava-se e os compromissos familiares tambem.

Podem ver as fotos do nosso Weekend XXL no Blog dos Cagaréus
 

cagaréu

New Member
:rotfl::rotfl: estava decidido que seria assim e assim foi, no sábado estive com os Galináceos no Duatlo, modalidade que cada vez mais gosto de praticar :yeah:
De vez em quando é bom o pessoal juntar-se e irmos todos na descontra :)
 

petit_23

New Member
Boas pessoal, acho que o rescaldo do duchene diz tudo em relação á prova.
Resumindo, prova 5*, para o ano têm de melhorar a sinalização e a lavagem das bikes.

Parabéns á Associação Atlética Macinhatense e ao grupo eXCepçãoBTT.

Cumps
 

sempremaior

New Member
Boas
Penso que já foi tudo dito sobre este evento o qual eu partilho em absoluto valeu a pena ir de Gondomar a Macinhata e fiquei a gostar tanto que se voltarem a realizar podem contar comigo os meus parabéns pela simpatia de toda a organização mas em especial das pessoas que estavam a servir o almoço.
Cump,
CA
 

kdcmar

New Member
Depois de 6 meses sem sentar a parte traseira em cima da bicicleta, confesso que foi com alguma apreensão que me levantei de manhã para arrancar para Macinhata.
Como no dia antes decidi mais a "Maria" ir levantar os dorsais, foi sem qualquer dificuldade que lá cheguei (sou mais um que aplaude a ideia do mel ao invés das t-shirt's, para o ano que vem proponho uma garrafa de vinho, hehe).
Foi a primeira vez que foi dar a volta dos trilhos do carril, mas... se calhar para o ano lá estou de novo.
Voltinha muito porreira onde apenas um ou outro ponto quanto a mim pudesse ser melhorado no que toca a sinalizações, abastecimento impecável onde nada faltou (ainda tive direito a mecânico para bina, lavagem superficial e lubrificação da corrente, feita pelo Pedro Pinheiro, hehe não foi para todos, obrigado Pedro).
Nota a todos os participantes, normalmente quando se anda de bicicleta, costuma-se de usar uns jerseys que na parte de traz tem umas coisas modernas chamadas de Bolsos que dão jeito para transportar coisas, com é o caso dos gels e barras que levam para consumir no decorrer da prova, no entanto também servem para levar as embalagens depois do produto consumido, assim como as garrafas vazias, eu bem sei que esta é uma das organizações que mais se preocupa em limpar os trilhos no fim da maratonas, mas... mesmo assim se se pudesse evitar... (confesso que já vi situações piores que esta maratona).
Outra coisa é no que toca a banhos, quando fui para o tomar... bem contava com um banho quentinho para retemperar forças e não com agua gelada. Reclamação feita á organização que pediu desculpa pelo sucedido e rapidamente resolveu a questão, não deu para tomar um banho quentinho mas lá se arranjou agua ligeiramente mais quente que a temperatura ambiente ( e mais um ponto para a organização). O problema meus amigos e que pude comprovar, é o desconhecimento que algumas pessoas tem em relação ás duas coisas redondas que se encontram na base do chuveiro, aquilo meus amigos, é um mecanismo moderno que vulgarmente chamamos TORNEIRA e tem como função abrir e fechar o circuito da água, por outras palavras, se rodam aquelas coisas redondas para a esquerda, a agua sai por aquela chapa perfurada que exista no topos e se RODARMOS PARA A DIREITA a água para de correr, isto possibilita que quem vem a seguir encontre agua quente tal como vocês encontraram e que bem sabe depois de uns quilómetros percorridos e para facilmente retirar a lama que pesa no corpo (quando fui para tomar banho, só no "meu" balneário" 2 dos chuveiros corriam como se alguém lá estivesse a tomar banho, mas... sem ninguém lá debaixo ou até no interior do dito balneário, assim não á organização que aguente isso tenho de concordar)

Creio que para a próxima no guia do participante que a organização fez, também tenham de ser incluídas algumas chamada de atenção BÁSICAS de como usufruir de certos espaços comuns e mesmo assim acho que infelizmente ainda vamos passar pelo mesmo.

Meus amigos, uma organização pequena, com instalações modestas é certo, mas que prova que não precisamos de grandes infraestruturas para que um evento destes possa funcionar em pleno.
Os meus agradecimentos á organização, que apesar de tudo preparado, mesmo assim ainda se prepararam para os imprevisto e puderam garantir um Domingo bem passado.
Obrigado.
 
Last edited:

rbcruz78

New Member
Primeiro devo dizer que foi uma óptima manhã de btt.

Quanto à organização:
- sinalização: boa
- posto de controlo / abastecimento: impecável
- trilhos: impecável
- lembrança: impecável

Só falta uma coisinha para terem nota máxima: CLASSIFICÃO FINAL

pedalem... continuem a pedalar...
 

cagaréu

New Member
Eu aceito que todos gostem de saber o tempo que fazem, mas as classificações deveriam ser em Absoluto e Escalão e aí sim. Isto é so uma sugestão, não faz sentido medir tudo pela mesma bitola :)
Participo em alguns duatlos (cada vez mais) e é assim que se procede.

Quanto ao evento está tudo dito, basta ter sido organizado por pessoal 5 ***** é lamentavel que alguns porcos continuem a deitar lixo para o chão mas, o Excepção é uma organização eficiente que protege o ambiente, e lá vai ter de limpar.
 

F.Moreira

New Member
Olá pessoal,

em relação ao desempenho da organização penso que está tudo dito... pelo segundo ano consecutivo a demonstrarem que quando bttistas organizam provas para bttistas o resultado é simplesmente fantástico... parabéns pela bela manhã de btt que nos proporcionaram! A quem não teve oportunidade de vir à prova, para o próximo ano não a percam... é do melhor em que tenho participado.

Aquele abraço, continuem com o bom trabalho.

Nando - Slowdown/Medicértima
 
Top