[Rescaldo]trilho dos moinhos

debil

Member
Boas a todos.
Para mim foi uma das mais duras provas que participei.
Ésta minha opinião tambem se deve ao facto de estar muito em baixo de forma.
Caimbras ao km 18 foi logo um indicador que a coisa ia ser custosa.
Com muito sacrificio lá cheguei ao fim apenas com dores nas pernas pelas inumeras vezes que parei com caimbras.Uma queda por falta de refexos e força nos braços(sem nada de grave apenas uma pisadura).
No geral dou nota 4 a arganização pois como de costume fazem um bom trabalho.Já participei nos 5 Cumes e este invento, como organização esteve ao mesmo nivel.
Parabens a organização.
Abraço a todos e até a proxima (desta vez mais bem preparado)
Venham mais fotos.
 

ruiafonsolive

New Member
Aí está mais uma tareia com a assinatura dos Amigos da Montanha.
Começamos a prova com vinte minutos de atraso e, como tal, apanhamos um traçado ainda mais complicado pelo facto de estar ja com o piso mto massacrado pela passagem de todas as binas.
Ainda assim, mto ao nosso gosto pela sua tecnicidade.
Destaco a dificuldade fisica, facilmente comprovada pela quantidade de biker's ao longo do percurso em agonia carregados de contracturas.
É de lamentar q mts deles nao respeitassem aqueles que tentavam progredir no percurso sem desmontar a bina, atravessando-se no caminho ou nao tendo o cuidado de caminhar junto de uma berma. Eu acredito que a falta de oxigenio no sangue tem como consequencia a perda da faculdade de raciocinio desse tipo de biker's, se assim se podem chamar.
Avançando, pena pelo banho gelado, mas que ate serviu para esquecer as dores musculares...lol
Resumindo, mais uma boa organizaçao e uma prova a repetir.
 

duchene

New Member
Vamos então ao habitual rescaldo:

Como não me canso de repetir, um evento não se resume ao dia em si, mas começa muito antes, por alturas das inscrições. Neste campo, nada a assinalar. O processo era bastante simples, apoiado por um website próprio, com a informação necessária bem como algumas fotografias de uma edição anterior. Após o pagamento a confirmação foi célere e a lista devidamente actualizada.

No dia da prova, uma novidade. Placas indicadoras logo à saída da auto-estrada permitiram um acesso rápido e sem enganos ao local de concentração, aspecto importante para um forasteiro como eu.

Como fiz questão de chegar cedo, perdi menos de um minuto e meio no secretariado. Rapidamente assinei o levantamento do frontal 692 e recebi o respectivo saco com as ofertas. No entanto não confirmei o conteúdo no local, o que se veio a revelar um erro, por dois motivos. O primeiro foi o facto de apenas ter uma senha de almoço, quando tinha pago 3 acompanhantes e o segundo, menos relevante para mim, foi o facto de não trazer o anunciado galo de barcelos. Entretanto no decurso da prova foi resolvida a questão dos almoços no secretariado e prontamente foram entregues as 3 senhas de almoço em falta.

Houve alguma hesitação no programa destinado aos acompanhantes. Ás 9h o speaker anunciava a saída do percurso pedestre para as 10h20 e pouco depois informava que afinal a saída pedestre tinha sido cancelada devido ao mau tempo. Ora, quem esperava ter algo programado e se tinha preparado devidamente para as condições metereológicas previstas, não iria desistir por estar a chover... Pelo que sei acabou por se fazer alguma coisa mas, segundo o que as pessoas que foram comigo me disseram, perante o "vamos não vamos, da organização" acabaram por decidir tomar a iniciativa e fazer alguma coisa sozinhas. Acabaram por preferir assim até porque conseguiram ver a minha chegada ao contrário do grupo pedestre, que encontramos a terminar a sua jornada, já eu regressava do carro para o banho.

Voltando ao BTT.... Começamos logo com um exemplo a seguir: partida à hora marcada! Ainda havia bicicletas em cima dos carros quando foi dada a partida. Acima de tudo está o respeito por quem chegou atempadamente e estava naquela altura parado e já à chuva. Portanto foi um ponto que registei com bastante agrado. Aliás, a hora mais avançada da partida em relação ao normal, não permitia grandes atrasos.

Ritmo simpático a começar para rodar bem as pernas antes da primeira subida séria logo aos 4km e primeiros quilómetros suficientemente espaçosos para permitir fraccionar o pelotão nos vários andamentos o que se veio a revelar crucial mais à frente. Tenho ideia que cheguei rapidamente aos 25% da frente e portanto o andamento mais vivo nessa zona não deu lugar a engarrafamentos ou confusões.

No entanto, no melhor pano cai a nódoa, ou melhor dizendo, a lama.
De véspera, ao ver o track GPS em detalhe no google earth, já tinha ficado com um mau pressentimento, que se veio a confirmar no terreno. O percurso passava predominantemente em zonas agrícolas que, dado a composição do solo, com esta chuva o mais certo era estarem completamente ensopadas. E estavam mesmo...

Foram quilómetros e quilómetros muito pouco divertidos. Infelizmente nem o percurso em si ajudou a esquecer a lenta progressão. Praticamente sem zonas "UAU!", na maior parte do tempo senti estar a pedalar quase por obrigação. Não foi interessante, e com o agravamento (imprevisível é certo) causado pela metereologia dos últimos dias, piorou. Foi com invulgar agrado que recebi as zonas de alcatrão e paralelo, verdadeiras tréguas para as pernas e para o material. Lembro-me de ter passado uma altura terrível por volta do quilómetro 20 em que pensei seriamente que o conta quilómetros estivesse avariado, tão lenta era a progressão dos números face ao esforço que aplicava nas pernas a vencer caminhos e caminhos de lama.

Não quero com as linhas anteriores, ressalvo e sublinho bem, ser pretensioso ou desagradável para com a organização. Sei perfeitamente que BTT significa exactamente "todo-o-terreno", sendo que neste caso o terreno era quem mais ordenava. Sei também que quem organiza não pode agradar a todos ou não controla factores imprevisíveis como a metereologia. Recordo que o raid da Lama à 15 dias foi realizado no mesmo tipo de terrenos, mas a um ritmo muito mais alto (fiz mais 12km no mesmo tempo) e praticamente sem zonas de lama, precisamente porque não choveu na semana anterior.

Mas acima de tudo, é a mim pessoalmente que tenho de satisfazer e o Trilho dos Moinhos nesse aspecto não me encheu as medidas.

Consegui no entanto manter alguma motivação e acabar abaixo das 3 horas, que considero ser um tempo interessante para o meu nível físico e para o percuso em si.

Do percurso importa no entanto dizer que na generalidade estava bem marcado, sendo que as maiores dúvidas acabaram por ser causadas mesmo na parte final, num misto de cansaço com um ou dois elementos da organização um pouco distraídos. As pequenas placas amarelas eram de uma simplicidade importantíssima, já que nas viragens cegas eram o suficiente para nos colocar rapidamente no caminho certo.

Inúmeros assistentes em grande parte dos cruzamentos facilitavam a tomada de decisões rápidas e senti-me perfeitamente confiante em todos os atravessamentos de estradas principais com a presença das forças de segurança a regular o trânsito.

Uma nota que já tinha referido no rescaldo dos 5 cumes. As fitas parecem já estar gastas do sol dada a cor esbatida utilizada na impressão, e como são brancas diluem-se bastante com a envolvente em algumas zonas. No percurso citadino foram descortinadas com alguma dificuldade...

Chegada sem problemas, com o registo de tempo a ser feito de forma eficaz. Como já referi, completei o percurso em 2h51m15s.

Na altura em que cheguei, estavam 4 companheiros do pedal na zona de lavagem das bicicletas pelo que foi um processo rápido. Quando voltei para o banho a fila ainda era reduzida.

O banho foi uma recompensa muito agradável. Água quente e com bastante pressão a fazer esquecer a dureza das últimas horas. Tal como nos 5 cumes, os balneários eram adequados e em número suficiente, sem filas de espera.

O almoço foi mais uma vez a prova de que as organizações se reinventam deixando ficar o que está bem. Agora com quatro zonas de distribuição de comida, melhoraram face aos 5 cumes há alguns meses, com as coisas de forma muito organizada e que permitiram fazer o escoamento rápido de quem ia chegando.

A sopa estava um pouco salgada mas a massa estava bem apurada e muito boa, para algo confeccionado para tanta gente. Nota igualmente positiva para a existência de salada e claro, a famosa bola de berlim a rematar. Fruta, pão e sumos também estavam presentes.

Em suma: Apesar da excelente organização por detrás do Trilho dos Moinhos, de muito pouco ter falhado na parte logística e apesar de reafirmar que esta é uma das boas equipas de organização de eventos de BTT no norte do país, caso estejamos numa situação metereológica semelhante não tenciono participar no próximo ano.

O desgaste de material e o custo global da participação sobrepõe-se claramente ao prazer que retirei do evento e portanto, nessas condições, prefiro ficar cá pelo quintal onde a lama não é tão abundante. No entanto, deixo a porta aberta para que uns dias ensolarados em Fevereiro de 2011, possam fazer com que mude de ideias.

Resultado final: 26º com 2h51m15s.
 
Last edited:
V

Vtr_carvalho

Guest
Caro amigo ANTTEI, já somos dois!!

Acabei a prova com 3h12 e o meu nome também não consta da tabela final!

Embora não fosse para ganhar nada, mas é sempre agradável fazer parte da lista de resistentes que conseguiram chegar ao final!
 

petei

New Member
Caros,
Eu fui um dos que me inscrevi, paguei e não participei!

Fico contente por não terem existido problemas durante o percurso, ainda bem que sim, a sério! Mas eu não quis arriscar dado as indicações da Protecção Civil - Alerta VERMELHO para a zona! Logo sabendo que com este tipo de alertas o risco de uma árvore cair, de pedras caírem são elevados!!! Além que não faltarão oportunidades para fazer BTT!!!

Abraços a todos
PeTei
 

jscosta

New Member
Os meus parabéns a todos os que tiveram a coragem de se levantar da cama, enfrentar uma previsão meteorológica quanto a mim alarmista devido ao que aconteceu na Madeira, e apresentar-se na linha de partida para o que se adivinhava ser uma prova bem durinha.

Para mim o BTT é isto mesmo, qualquer tipo de terreno com qualquer tipo de tempo.

Lá para o verão não faltarão oportunidades para belos passeios junto à praia, a saborear a brisa marítima e a frescura das manhãs solarengas. Mas em Fevereiro a chuva é rainha, e acrescento, ainda bem, porque a lama transforma o mais insuspeito trilho num teste à destreza do mais afamado ciclista, acrescentando um tempero extra ao acto de pedalar.

E assim foi, lama, lama, e mais lama ... descidas alucinantes, não pela inclinação (tipo 5 cumes) mas pelo piso (ainda bem que levei os meus pneus de trepar paredes), subidas "contra a corrente", tal era a água e lama em sentido contrário, e zonas planas que qualquer agricultor equipado com o melhor tractor agrícola pensaria duas vezes em desafiar, tal era a profundidade dos lameiros.

Esta foi também uma prova que testou as máquinas ao limite, tendo as avarias sido mais que muitas, particularmente correntes partidas e falta de travões.

Resumindo, uma prova muito técnica e de uma dureza acima da média, a apelar ao espírito de sacrifício que qualquer praticante de BTT tem que ter, isto se quiser apreciar verdadeiramente esta modalidade.

Este foi sem dúvida o verdadeiro Raid da Lama, em contraponto com a verdadeira "seca", em sentido figurado e literal, que foi o raid na Retorta há duas semanas (não é uma crítica à organização, já que esta não pode controlar o estado do tempo).

Escusado será dizer, como já certamente adivinharam pelo relato, que achei a prova simplesmente FANTÁSTICA, tendo acabado com um sentimento de vitória, apesar de não ter ficado com muitos concorrentes atrás de mim :#1:

Talvez por isso, e agora aqui vem a parte desagradável, os lameiros não tivessem acabado com o final da prova, tendo a odisseia continuado nos balneários, que rivalizavam na quantidade de lama com muitos dos trilhos percorridos. Mas se esta questão ainda se desculpa, já que a terra que cada ciclista carregava tinha que ir para algum sítio, já o mesmo não se pode dizer da água do duche, que estava simplesmente GELADA. Se sabia tinha logo tomado banho à mangueirada juntamente com a bicla, que me parece ter apreciado o banho bem mais que eu :mad:

Para terminar, o almoço esteve a bom nível, até porque a cerveja, essa sim, estava à temperatura correcta ... bem gelada :D

Ainda assim, os meus parabéns à organização, principalmente por não ter cancelado a prova ... que desperdício que teria sido!

E mais uma vez os meus parabéns a todos os concorrentes. Espero que as diversas quedas verificadas não tenham tido consequências de maior.

Até ao próximo dilúvio.
 
biba
começando.
entrega dos dorsais sem agarrafamentos 5*****
partida a horas 5*****
marcaçao do pecurço 5*****
ajuda da organozaçao nos cruzamentos de estrada 5*****
pecurço 4**** so nao gostei muitos dos caminhos agricolas porque estao muito trilhados pelos tractores e com a agua que se encontrava dificultava e muito o desempenho dos battetistas.
tempos 4**** podiam dar logo la no local a classificaçao ao pessoal.
lavagem das binas fraco so uma mangueira era pouco, depois ja aviam 2 mangueiras 2**
banhos ainda apanhei agua quente porque fui dos primeiros 55 a chegar. 4****
almoço sem esperas e bem confecionado 5*****
no modo geral 5***** e organizaçao esta de parabens e continuem assim com este bom nivel.
 

ANTTEI

New Member
Caro amigo ANTTEI, já somos dois!!

Acabei a prova com 3h12 e o meu nome também não consta da tabela final!

Embora não fosse para ganhar nada, mas é sempre agradável fazer parte da lista de resistentes que conseguiram chegar ao final!

Exactamente
Não é para ganhar nada.Mas queé desagradavel é

Enviei um email aos amigos da montanha para verem o que se passou
 

rmatos

New Member
e eu que não me inscrevi no Raid da Lama para não levar uma valente coça :mrgreen:

a minha biclazita é que coitadita....foi tantas vezes ao chão :fpalm::fpalm:

gostei da rapidez no levamento dos dorsais, da partida a horas, da marcação do percurso, da bola de berlim, e do próprio percurso (apesar de não o poder apreciar condignamente devido ás condições do terreno, tempo), o almoço estava bem confeccionado e a bebidinha nunca faltou :cool::cool:

Não gostei da seca que apanhei para lavar a bicla e da água fria (apesar de já ter apanhado muito pior)


Parabéns a todos os malucos que saíram de casa para este valente EMPENO :cool::cool:
 
C

CarlSaint

Guest
Boas,
sem dúvida a organização está de parabens. Com a quantidade de participantes neste evento pensei que iam haver muitos problemas e atrasos, mas nada disso. O unico aspecto negativo, mesmo negativo foi o banho frio, depois de um esforço daqueles merecia uma agua quentinha :( Mas..."chegasses mais cedo!!!" De resto , tudo OK.

O percurso foi muito agressivo devido a quantidade de lama, o que me desgastou mais cedo do que o normal e causou diversas paragens devido as câimbras, foi o percurso todo sempre a puxar, por vezes até a descer tinha de pedalar, tal era a lama que colava a bicicleta ao chão. Mas a dificuldade tornou mais gratificante a chegada ao final.

Gandas malucos todos os que compareceram neste dia de verdadeiro btt. :D


Cumprimentos
 

F.MARQUES

New Member
Boas malta,

Somos mesmo malucos, a minha namorada na vespera mandou uma a SMS a dizer para não ir e parece que até ao meu telefonemoa no fim da prova estava com o coração nas mãos, somos mesmo malucos, mas quem gosta de BTT e anda nisto sabe a adrenalina que tiramos deste tipo de evento. As vezes perguntam que gozo temos nós de nos levantar as vezes de madrugada para ir pedalar no frio e na lama... Mas quem pergunta isso não sabe.

Queria deixar aqui um abraço a todos os "gerreiros" que embracaram nesta aventura e venha a próxima...

E as fotos claro, temos de ver isso, devem ser bem bacanas, tal como a reportagem da BarcelosTV que filmou aquela descida maluca...lollol

Grande abraço a todos.

Filipe MARQUES
 

KicksPt

New Member
Boas ppl,
Gostava de saber uma coisa.
Por acaso alguem tem as pernas cheias de Borbulhas?
É que alguns amigos meus no dia a seguir á prova estavam a queixar-se de comichão e de borbulhas nas pernas.

Boas pedaladas
Rui Gonçalves
 

noasfalto

New Member
Eu também fiquei com comichão e borbulhas!!!! Deve ter sido de andarmos no meio dos campos....

Quanto aos tempos não sei que se passa....ao chegar disseram-me que tinha feito 2h40min.

Mas não apareço na lista...

João Brochado
 
Boas,eu ainda hoje tenho comichao nas pernas, mas isso penso que é devido ao pó dos pinheiros,isso é,pois eu sou alergico e tenho as pernas com as ditas borbulhas, mas isto passa,hoje ja quase que nao tenho nada,tirando a comichao,mas voto alcool que passa.

Abraços e parabens a todos os participantes
 

cobrabtt

Member
Boas, companheiros do pedal.
Também sou um dos muitos BTTistas que trocou os lençois e a companhia da "Maria" para num belo dia "Invernoso" andar nos trilhos, montes, e grandes caminhos da bonita cidade de Barcelos.
Pela primeira vez participei nesta prova, e posso afirmar que fiquei completamente rendido e já estou a organizar a minha agenda para que possa participar nos 5 cumes que segundo informaçoes ainda é mais dura que a de Domingo.
Estão de parabens a Organizaçao "AMIGOS DA MONTANHA" pelo percurso escolhido, pela partida a horas, pela marcaçao do percurso, pela segurança disponibilizada (e digo isto da segurança, com conhecimento de causa, pois meu cunhado, que também pela primeira vez participante, teve um precalço e nem 5 minutos a ambulancia demorou a chegar junto dele e transporta-lo para o hospital, felizmente não deixou de ser só um susto de quem foi fazer uma prova destas sem ter treinado pelo menos um bocadinho).
De toda a equipa Alcataeia Matriz que fomos (6 elementos) nenhum chegou ao fim, todos com avarias mecanicas nas suas queridas biclas (travoes zero, desviadores inop, etc), mas mesmo assim para o ano lá pensamos estar em Barcelos.
Como chegamos bem mais cedo que o resto dos HEROIS que fizeram o percurso todo, claro que não tivemos os problemas de água, nem das lavagens, nem ate da dita "MASSA A LAVRADOR" que até esta muito boa.
Sinceramente tive mais medo quando vinha a conduzir a minha viatura na Auto-Estrada do que a fazer os kilometros (cerca de 16 KM) da prova. Claro que havia lama, muita lama, havia muita chuva "miudinha", mas o BTT é um desporto de Inverno.
Claro que também gosto de fazer provas com tempo seco, mais por poupança do material, do que de gostar, na essencia gosto de fazer todos "SECAS" MOLHADAS" "COM VENTO" "SEM VENTO" etc.
A TODOS OS MEUS PARABENS e até a uma proxima prova de BTT, para já estamos na de ESPOSENDE-LUSO GALAICO
Cobrabtt
 

F.MARQUES

New Member
Boas malta,

Eu estava a perguntar-me o mesmo, tenho borbulhas por traz dos joelhos e nas nádeguas, já andei a botar um creme que a minha mãe usa (pois tem Psiuris) a ver o que faz, pois já me aconcelharam a evitar o alcool.

Já me tinha acontecido o mesmo no Up and Down de Vouzela. Mas só me passa ao fim de 3/4 dias mas a comichão fica sempre um pouco mais.

Agora venham daí essas fotos que a malta gostava de ver as figurinhas. Já andei a cuscar no site da Barcelos TV a ver se já tinha o video da prova.

Grande abraço e até dia 27/03 para quem vai a Mortágua.

Filipe MARQUES
 

RCC_T_BOURO

New Member
Lama, Lama, Lama e mais Lama...
Simplesmente fantastico este passeio...
Com chuva irei repetir certamente...
Adorei...
O menos bom foi mesmo só os banhos...(um autotanque dos bombeiros com várias mangueiras dava um jeitásssso para a lavagem das biklas,pois fiquei completamente gelado à espera para lavar a bikla. Enquanto água quente para todos é incontornavel...)
Parabéns a todos...
 

ANTTEI

New Member
*****
tb estou cheio de burbulhas nas pernas...parece uma infestação de pulgas....

Para além de não terem colocado o meu tempo (ainda não responderam ao mail que enviei) fiquei todo sarnento...
 
Top