[Rescaldo] S3K A Ilha do BTT 3 de Maio de 2008

fg

New Member
logotipojb8.jpg


Há pouco mais de um ano o pessoal da pedrAmarela entretinha-se a discutir se era ou não possível fazer uma volta na Serra de Sintra com 100km sem repetir trilhos e sem sair da Serra. Discussão leva a acção e ... começámos a fazer uma prospecção de trilhos para tentar construir essa volta.

Depois de algum "trabalho" conseguimos então desenhá-la. Chamou-se-lhe S3K, de Sintra 3Km de desnível acumulado.
A história da "Ilha do BTT" tem a ver com o facto de a Serra de Sintra já ter sido, realmente, uma ilha, há uns milhões de anos. Mas isso fica para outra conversa...

Aí fica o trajecto da volta à "Ilha":
fototrackiw4.jpg


E o gráfico de altimetria:
zaltimtotalmf6.jpg


No dia 3 de Maio de 2008, 14 betetistas (pedrAs e convidados) fizeram-se aos trilhos
001jz6.jpg


005zf7.jpg

da esquerda para a direita : Ivo Mendes, Nuno Diniz, Pedro Mateus, Jorge Caiado, Francisco Rocha, Miguel Antunes, Zé Pedro Vieira, Joaquim Filipe Silva, Pedro Ferreira, Pedro Ribeiro, Fernando Godinho, Gustavo Bachi, Carlos Borrego, Miguel Romão

Alguns dos locais onde pedalámos :

016ln7.jpg

marco da Pedra Amarela (tinha que ser...)

026qz4.jpg

Peninha

053ps6.jpg

descida para a praia do Abano

088zv0.jpg

canyon da ribeira das vinhas

101xl5.jpg

aos 40km passámos no local de partida (Barragem da Rib da Mula) e houve direito a bolo e tudo.... obrigado à D. Elizabete ( e ao seu filho)!

109sb2.jpg

descida das turfas

118gs8.jpg

Adrenunes - um dos locais fundamentais da Serra

143vk4.jpg

passagem pela vila de Sintra para "aviar" uns travesseiros, e não só...

146yf8.jpg

depois da Regaleira e de Seteais, subimos em direcção à Quinta do Anjo (um dos trilhos mais bonitos de Sintra, pelo menos...)

150tm2.jpg

a "cereja em cima do bolo" : subida à Stª Eufémia

154lp5.jpg

o último trilho ....

Obrigado a todos os participantes! Para o ano há mais!

Mais fotos (Miguel Romão, Pedro Ferreira e Pedro Mateus) e track GPS no site do costume
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

ora esta é que foi uma volta épica. Pela grandeza, pelas presenças, pelas vistas, pelo espírito de grupo e sobretudo pela dureza dos números.

Às 8.30 já tínhamos o grupo completo e não havia tempo a perder, esperavam-nos cerca de 12h de BTT. O meu primeiro azar foi ter carregado no GPS o track feito ainda em 2007 que tinha algumas variações face ao novo de 2008. Contudo isso não foi problema de maior.

Tive o azar de furar. Furar USTs é sempre chato, especialmente com líquido, porque no fim acaba tudo numa grande sujeira. Não sei bem como, mas tive um furo na roda de trás que não era vedado, tive de retirar o pneu e montar uma câmara nova. Ora, antes disso tinha verificado que o furo não tinha lá nenhum pico. Só não verifiquei o resto do pneu e isto saiu muito caro. A câmara nova furou logo com um furo lento e ia perdendo ar. Tive de encher várias vezes o pneu quando a traseira já serpenteava muito. Devido à dureza da volta tive de pedir ajuda para repor a pressão, não tinha força para bombar mais. Só à chegada a Sintra tive coragem para tratar a sério do problema. Desmontei a roda, o pneu, a câmara e a após uma longa inspecção ao interior do pneu descobri o pico causador de tanto esforço desnecessário. Com o pneu "limpo", uma câmara nova e eu cheio de MagikSeal continámos caminho. (Agradeço ao Jorge a ajuda no 1º furo, ao Punk, ao PM e ao Indy pela paciência durante o 2º).

Esta foi também uma oportunidade de rever e conhecer pessoal, especial o Mr Lamb e o Gustavo (famoso pelos cavalinhos), o Indy, o Tico e o ET que realmente vieram de longe mostrar toda a energia que têm.

100 km deram muitas fotos, muita "ascensão" e paragens para abastecer. Relembro a de Gigarós (não prevista) onde já de falava na Sta Eufémia como a cereja no topo do bolo ao que logo se ouviu:

- Este bolo tem muitas cerejas (Punk)
- Eu não gosto de cerejas (ET)

Eu cheguei à conclusão que era um bolo de cerejas.

Em Sintra também houve direito a paragem e abastecimento. Ataque a toda a variedade de pastelaria e bebidas para repor a energia. Estávamos a cerca de 20 km do fim e ainda tínhamos muito para subir. A subida para a quinta do Anjo foi feita a custo, a estrada até ao cruzamento dos Capuchos já estava ao alcance do cansaço. Por fim a Santa Eufémia, a cereja que ficou para o fim que ganhou uns mg de "ferodo" com a descida frenética final. Uma volta ao autódromo mais um furo (desta vez o FG) e seguir para o carro.

Agradecimento aos vários fotógrafos de serviço que por várias vezes abdicaram do seu gozo para tão bem captarem o nosso.

Lembro ainda o Miguel Romão, que nos presenteou com um grande bolo de chocolate para o almoço e o Jorge Caiado que tratou da reposição ao jantar dos quilos abatidos durante o dia.

Dados do meu GPS:
Distância - 101km
Ascensão total - 3013m
Tempo em andamento - 8h24min
Média global - 8.4km/h

Jepas
 

indy

Member
Já há varios anos que acompanhava, pelas revistas ou pela net, relatos de incursões na Serra de Sintra. Pelas descrições e pelas fotos parecia ser um local fantástico para pedalar. Quando os Pedra Amarela me lançaram o convite não hesitei muito a aceitar. Afinal a promessa de 100km e mais de 3000m de desnível acumulado (daí a designação de S3K) valiam bem os mais de 600km de viagem de carro.

Não fui só. Acompanharam-me os meus companheiros Tico e ET. Depois de pernoitarmos em Santarém (casa dos meus pais), às 8:00 da manhã lá estávamos na Barragem do Rio da Mula onde passado um pouco apareceram os nossos anfitriões. Julgo que a partida não se terá desviado muito da hora estipulada (8:30). Começámos de imediato a subir em direcção à "sede" dos Pedra Amarela.

Depois... bom, depois começámos a subir, a descer, a subir... e andámos nisto até ao pôr-do-sol!

Os nossos anfitriões esforçaram-se por nos mostrar todos os ex-libris da zona (até ao autódromo fomos!). Destaco, embora temendo ser injusto devido a uma memória traiçoeira, o carreiro a descer até à Praia do Abano, o Trilho das Turfas, aquela subida durinha que começava (se não estou enganado) em Colares, o Trilho Maravilha, as rampas por onde entrámos em Sintra e o trilho por onde saímos, além daquelas duas rampas p***s que quase me apanhavam de "calças na mão" antes da subida final a Sta Eufémia.

Quanto ao grupo destaco, além da "boa onda" geral, o andamento certinho e homogéneo. Se demorámos tanto tempo a fazer os 100km não foi de certeza por falta de "pedal" do pessoal. Foi pela dureza do percurso e pela paixão que todos nós temos em registar para a posteridade com as nossas máquinas estes momentos.

Muito obrigado a todos. Sintra não me desiludiu e os Pedra Amarela também não. Bem pelo contrário!

Aqui ficam algumas das fotos que tirei. Existem mais algumas aqui

dsc04475iu7.jpg

Chegada à Pedra Amarela

dsc04486wz6.jpg

Jepas

dsc04496kg5.jpg

Tico

dsc04501rd8.jpg

Trilho das Turfas

dsc04514vp1.jpg

Pedro Mateus
 

fg

New Member
Grande jornada (sol a sol) de BTT !
Venha lá o governo que vier, mais um dia bem passado já ninguém nos tira. 8)

Excelente temperatura e quase sem vento, trilhos em bom estado, que mais se pode pedir ?

Pode! BOA COMPANHIA !

Pessoal do norte cheio de força ( é só single speeders...) Indy, Tico e ET. Fizémos três amigos e, como diz a canção, coisa mais preciosa no mundo não há. Obrigado por terem vindo. Grandes a pedalar e a conviver. Temos que retribuir a vossa visita. :wink:

Mais uns amigos da Margem Sul : MrLamb e Gustavo, com quem já vivemos outras aventuras. Pena terem tido que "sair" mais cedo. Mas novas oportunidades teremos para pedalar convosco! Abraço.

Representantes da Linha de Loures : I_Mendes e punk- dois grandes pedaladores também já conhecidos de outras andanças. Grande Nuno, que fez um esforço espectacular para completar a volta, indo buscar forças sabe-se lá onde para as últimas subidonas. O Ivo é aquela máquina... se não fosse eu a tirar-lhe essa da cabeça queria subir aquelas dos pedregulhos ao pé do golfe de Galamares e tudo... :D :lol:Contamos convosco para novas voltas, em Sintra ou lá para os vossos lados :wink:

Os outros 50% de participantes era uma cambada de bandidos que eu aturo todos os fins de semana. :D
Estiveram todos em grande! Obrigado pela paciência que têm para me aturar. Alguns ainda têm forças para andar para trás e para a frente nas fotos, outros para trazerem bolos para a malta....

Quanto ao passeio, ele correu bastante bem e dentro das nossas previsões. Com um grupo deste tamanho, há sempre mais paragens e daí que tenhamos terminado já à volta das 8 da noite. 4 furos e uma queda (eu não vi mas contaram-me :oops: ), mesmo assim, não foi mau...
A primeira parte decorreu na parte a Sul (a do Sol) da Serra, com evidente destaque para a descida ao Abano - o primeiro trilho da Europa, pelo menos geográficamente...
Depois do bolo, foi subir e subir e subir ( e também descer...) andando pelo coração da Serra - Monge, Capuchos, Trilhos Maravilha, etc - e pelo lado Norte (o lado Lunar) da "Ilha"- Monserrate, Colares, Rio Velho, Rio de Milho,Gigarós...
Foi um razoável (...) empeno !!! Quase tão grande como a curtição retirada. A última sequência de subidas, desde Galamares até à StªEufémia, já com cerca de 80km nas pernas.... é de nos deixar quase com as calças na mão, como disse o Indy. Mas fêz-se!

Mais algumas fotos :

030xy8.jpg


050nu2.jpg


055pn5.jpg


096jr1.jpg


097so8.jpg


107km5.jpg


117mi1.jpg


137gi5.jpg
 

imendes

New Member
Bem.... pouco há acrescentar, mas tenho de deixar aqui o meu testemunho. Foi muito divertido, um dia em grande no BTT, é disto que eu gosto, sair cedo e regressar tarde a casa, ainda conseguimos concluir o percurso com luz do dia. Como já se disse saímos com 2 ou 3 minutos depois da hora prevista, mais coisa menos coisa, começamos logo por subir, subir, subir, mas também descemos bem, acho que até descemos mais que subimos.

Em relação à minha prestação, foi positiva, não houve problemas técnicos, soube gerir o esforço, comida e líquidos. Tirei também algumas fotos que entretanto partilhei com o Sr. Godinho (he he).

Os trilhos são maravilhosos, só e mesmo só tinha pedalado 2 vezes em Sintra e já oiço falar nesse local há uns belos anos, passei por sítios que já havia passado, alguns em outro sentido, o que se tornou novidade :mrgreen: depois os outros foram espetacular, belas subidas, belos singles, principalmente aqueles a descer que nem era preciso pedalar, apenas deixar ir e curtir a descida, excelente.... é mesmo caso para dizer: "ver para querer".

Pessoal do Norte 5* e as restantes Pedras que também não conhecia e que fiz amizade, senti, que nunca houve estrelas nem troll's a pensar que andavam uns mais que outros, claro que houve uns "picansos" em algumas partes, mais situações saudáveis.

Durante todo o percurso senti-me sempre bem ou mais menos bem e confiante que iria terminar, à excepção do intervalo dos kms (40 - 55) em que pedalava pedalava e não me sentia muito bem, começou-me a doer também a cabeça, depois lá fizemos uma paragem num café e tomei um café, depois comecei a sentir-me melhor!

Pronto e foi assim que se passou um belo dia de puro BTT.


Obrigado a todos por este dia.

PS: Para o ano sao: 110kms e S3.5K :lol:
 

ET

New Member
Acho que ainda estou a sentir o efeito das endorfinas que o meu corpo produziu no Sábado! Que bela "overdose" de Btt... :) :) :)

Confesso que estava apreensivo com o percurso e assaltava-me uma dúvida razoável sobre a introdução de 100 km's num local tão pequeno. O percurso traçado no Google justificava-o e aquele trilho mais parecia um emaranhado de traços colocados no mapa ao acaso. Puro engano! Foi possível! Era mesmo engraçado quando alguém comentava: "olha, há pouco passamos a escassos metros deste local". Pudera, não conheciamos nada e portanto estavamos entregues de "corpo e alma" aos "Pedra Amarela".

O local de partida não deixava antever o que nos esperava. Depois de alguns Km's, chegamos à sede do grupo anfitrião e fomos logo ali presenteados com uma bela antevisão da belissima incursão!

A partir daqui o gozo não mais nos largou e foi um prazer conhecer todos, ou quase todos :mrgreen:, os trilhos de Sintra.

Que mais poderei comentar acerca desta jornada? Que a companhia foi perfeita? Que me senti em "casa" apesar da distância? Que os singles foram simplesmente fabulosos? Que o "bolo final" estava recheado de belas "cerejas"?

Obrigado Pedra Amarela!

Um cumprimento para todos.

Cá vos aguardamos... :mrgreen:

ET
 

MrLamb

New Member
Boas pessoal do desporto Rei !!!

Mais uma barrigada de BTT que a malta dos Pedra Amarela nos proporcionou, aquela Serra é magnifica !

Foi pena ,não ter dado para fazer tudo, mas tenho andado com uma dor nas costas e aproveitei a deixa do Gustavo ter de se ir embora, para sair de fininho...
Senão iria ser muito mau conseguir acabar.

Outra coisa muito fixe ,foi ter conhecido malta que intervem muito no meu tópico preferido aqui do Forum " SingleSpeed ", malta do Norte com umas pernas de aço,vai lá vai !!! :cadeirada:


Para o ano que vem espero estar novamente presente e desta vez vou ao jantar.

Um grande abraço
 

Tico

New Member
Ora viva pessoal, quero desde já agradecer o convite, o meu muito obrigado, por um magnifico dia bem passado na vossa companhia.

Não sou muito de escrever, não gosto, e ainda por cima não consigo arranjar palavras para descrever o dia bem passado no vosso Kintal, esse que nos pôs a salivar pelas vistas, trilhos, subidas, esse que vocês deram a conhecer ao pessoal, e que podem ter orgulho.

Obrigado ao pessoal do pedal Pedra Amarela pela cereja que nos deu, havia quem não gosta-se, mas comeu-a e não reclamou, e no final até lhe soube bem.


Tico
 

imendes

New Member
pronto estive a fazer um "miminho" para vocês, acho que merecem, espero que gostem do tema, acho que se enquadra ao dia:

http://www.youtube.com/v/3BxwrnlpGj0
http://www.youtube.com/watch?v=3BxwrnlpGj0

PS: O Pedro Mateus tira fotos muito boas, sim senhor, o Homem tem jeito!

PS1: Não sou capaz de incorporar o vídeo, alguém me dá uma ajuda? Obrigado.
 

miguelromao

New Member
Viva pessoal. :D

Grande dia de btt. Para mim, e acredito para todos o grupo PedrAmarela , foi o realizar de um vontade de fazer num só dia quase tudo o que Sintra tem e sem repetir trilhos. Deu trabalho! claro, mas deu também gozo rolar na "ilha do btt" durante 12 horas. Foi duro? claro que sim, porque só assim o nosso ego brilha subida após subida. O RESTO ESTAVA LÁ, SINTRA com toda a sua beleza que faz qualquer um querer voltar.

Ao pessoal que nos acompanhou nesta maluqueira quero deixar um abraço, tudo cinco estrelas e com boa disposição. Foi pena não terem ficado para o jantar. :cheers:

Quanto a rapaziada OBRIGADO por mais um dia espectacular de BTT e convivio.

Grandes fotos do pessoal e o filme está muito giro ( grande mimo)

UM ABRAÇO
 

orlemos

New Member
S3K,

que maravilhoso evento!

Parabéns pela iniciativa!

É sempre bom conhecer outros horizontes e com anfitriões como os "Pedra Amarela", segundo os comentários publicados pelos participantes

Apesar de ter sido um dos felizes convidados,pelo Pedro "Indy" Ribeiro, foi - me totalmente impossível responder a este desafio, com muita pena minha.

Sou professor de Educação Física com uma Escola de Referência Desportiva de BTT e patrocinado pela Vitális.
Acontece que nesta altura se realizou a "Aventura Vitális 2008" PORTO - SAGRES em BTT e, como é uma actividade com impacto na UNICER, procurei dar resposta a uma empresa que tem apoiado, incondicionalmente, a escola que represento.

Parabéns pela vossa iniciativa!

Espero conhecer, oportunamente, a vossa "Ilha do BTT" na companhia do Indy, ET, Tico, 350Plus, Tano, JAP e Major Appelberg
Muitas pedaladas!
Orlando Lemos
 

fg

New Member
Amigo e colega (eu também sou prof. EF :wink: ) orlemos :
Obrigado pelas simpáticas palavras.
Contamos contigo na próxima edição do S3K.

Ou antes.... quando quiserem vir até "cá abaixo" digam ! Sintra, Arrábida, Carregueira, etc. 1 dia, 2 dias... arranja-se um bom programa.

Abraço
 

manso

New Member
Parece ter sido um dia em cheio... Vamos a ver se o meu GPS me ajuda a repeti-lo, embora seja sem essa companhia de luxo...
 

betozeca

New Member
E eu que nesse dia fui para portalegre com 100 kms de btt de qualidade aqui ao lado de casa.... doh

PARA QUANDO UMA MARATONA EM SINTRA COM UM PERCURSO DESSA QUALIDADE?????

OS PEDRAS PODIAM PENSAR NISSO NAO???

Por certo haveria muita gente a partecipar....pensem nisso,vá lá....ok,eu sou o primeiro voluntario para ajudar!!!
 

fg

New Member
betozeca:
Embora entrando um bocado em off topic, quero esclarecer-te que não é vocação do nosso grupo organizar eventos do tipo das maratonas ou outros com inscrições ou coisas no género.
As nossas voltas, pequenas ou grandes, são de caracter informal, e apenas para curtição nossa e de alguns amigos que por vezes se nos juntam.
Aliás, na minha opinião pessoal, a organização de eventos com muitas centenas (ou milhares...) de betetistas em Parques Naturais ou Zonas Protegidas não é de todo aconselhável e vai trazer problemas futuros....há zonas que não devem ser sujeitas a determinadas cargas e os interesses particulares do BTT não devem sobrepor-se à adequada preservação desses espaços. Nós, portugueses, muitas vezes não pensamos nisso e depois tramamo-nos. Noutros países já aconteceu (Espanha por exemplo) a proibição de andar de bicicleta nessas zonas.

De qualquer modo, como és de Sintra, podes sempre consultar o site do pessoal da pedrAmarela (menu Passeios) e quando quiseres aparecer, manda um mail à malta para combinarmos e vires dar uma volta conosco. Teremos o maior prazer nisso.
Abraço.
 

drive

New Member
Viva pessoal

Foi um grande dia. Pela camaradagem, passeio e jantarada. Tudo correu pelo melhor (só os furos estiveram a mais). Para o ano tem que se repetir a dose (como alguém dizia com 3,5km de ac).
Gostei do filme que a rapaziada do norte fez, tb. Parabéns a todos.

Um abraço
Pedro Ferreira
 
Top