[Rescaldo] Maratona Idanha-a-Nova

Status
Not open for further replies.

zecarlos_vsc

New Member
Como muitos foi a primeira vez que estive em Idanha. O que dizer??? tudo 5.000 estrelas... Alguns trilhos são qualquer coisa de extasiante, lembro-me por exemplo depois de um abastecimento fazer uma curva em alcatrão e a vista ser digna de parar e ficar a contemplar tal era a beleza. Os singles junto ao rio são do melhor que já. Enfim nada do que me tinham dito era exagerado acho até que pecava por defeito.
Fomos 3 amigos com o objectivo de fazer a maratona e como nunca tinhamos pedalado tantos kms fomos gerindo o esforço para atingirmos o objectivo. A segunda parte (depois de Zarza) era um BTT mais "normal" com estradões largos e muito sobe-e-desce. Cerca dos 70 kms senti uma ameaça de câimbra que sempre que tinha de puxar mais voltava a ameaçar e fui obrigado a gerir ainda com mais cuidado o esforço. Depois de um abastecimento onde tinham umas powerbars a coisa ficou melhor e deu para terminar sem problemas. Apenas o cansaço psicológico era maior do que o fisico ainda por cima quando na descida para a barragem o velocimetro já acusava 102 kms.
Na descida por uma calçada romana até ao rio Erges (creio que depois de Salvaterra do Extremo) foi uma pena estar a chover porque a deixou muito escorregadia, mesmo assim fiz mais de 90% em cima da bicicleta (tive de desmontar no meio do trânsito) mas hoje acho que arrisquei muito... não posso ver uma descida daquelas e não ter o prazer de a descer, afinal é isso que me motiva a subir... :)
No final o cansaço era tanto que num desabafo disse que não voltava, mas era apenas um desabafo... Para o ano lá estarei, ainda por cima a camara de filmar não funcionou e não fiquei com recordações em imagens por isso tenho de voltar para filmar... :)
Para ser perfeita para mim era ter 80kms, mas como não existe nada perfeito... :)

PS: O pior mesmo foi ter perdido o GPS nos primeiros kms da prova, como ia com ele desligado só notei uns kms adiante. Se por acaso alguma alma caridosa o encontrou agradecia que entrasse em contacto comigo. É um Garmin Oregon 300 com um risco bastante grande no visor.
 
Last edited:

duarte

New Member
BORA LA BILABIKERS DE VILA REAL....

Os BilaBikers estiveram presentes com 9 elementos e por unanemidade nota maxima para este evento.
Pessoalmente a maratona foi mesmo ao meu gosto montes de trilhos tecnicos e paisagens lindas....
(Acho que foi a primeira vez que vi uma placa de "SUBIDA INGREME")

De certeza que um dia vou la outra vez.

Boas pedaladas Duarte Guedes

www.bilabikers.com
 
Last edited:

JonCOST

New Member
Simplesmente espectacular. A Organização está de PARABÉNS.
Apenas faço um reparo a alguns participantes. Supostamente quem participa neste tipo de eventos é porque gosta da natureza e especialmente de a apreciar no seu estado mais puro. No entanto, muitos participantes julgam que estão na volta à França e deitam para o chão as embalagens dos Gel´s e das Barras. À organização cabe a tarefa de retirar todas as marcações depois do evento e a nós participantes não deitar lixo para o chão. Os bolsos das Jerseys também têm essa utilidade.
A única marca que devemos deixar nos trilhos é das nossas rodas.
Até 2011 ;)
 

fox77

New Member
foi a prmeira participaçao e foi simplesmente espectacular...parabens a organizaçao para o ano la estarei.
provavelmenta a maratona mais bonita em termos de paisagens que ja participei
 

mdiogo

New Member
O pessoal do BTtralhos também marcou presença por terras de Idanha. A relacção preço/qualidade foi talvez das melhores ou mesmo a melhor que apanhámos, muito bom mesmo. Parabéns a quem está por detrás deste evento.

P.S. Fiz em Idanha o single track mais comprido de sempre, nem sequer parecido em termos de distância tinha apanhado algo assim, brutal.

Para quando as classificações?
 

Nakaias

New Member
Primeira vez em Idanha e achei tudo impecável. Percurso magnífico (quer em paisagem quer em qualidade "BTTística") e para todos os gostos (talvez só fosse melhor indo a Zarza fora de alcatrão), muito bem marcado (vi as placas na separação das provas e subi a calçada toda sózinho e não me enganei), almoço excelente (era mesmo porco no espeto, e do bom! E o arroz estava óptimo!), enfim, tudo 5*****. Talvez o único ponto a repensar seja a partida descendo a calçada, porque houve muito boa gente que desceu pela estrada de alcatrão passando à frente a todos os outros que vinham (pacientemente) na "procissão" pela calçada.
Parabéns a todo o staff que nos proporcionou este dia e um abraço (caso leia) para o companheiro de Águeda com uma Trek (penso que se chama Matos) com quem fiz todo o percurso desde Zarza e até ao começo da subida da calçada onde tive um (pequeno) problema mecânico que levei uns minutos a resolver... mas depois subi-a e como sabe bem chegar cá acima em cima da bike!!!!:cool:
Se puder, concerteza que para o ano voltarei a Idanha! :yeah:
 
Last edited:

miguelmarques

New Member
Boas,

Foi a primeira vez na maratona de Idanha a Nova.
Fui de Barcelos, quase 800km ida e volta e esta Maratona justificou cada km que fiz, foi sem duvida alguma a melhor Maratona em que participei.

Pontos positivos:

- Percurso (105km) MUITO MUITO MUITO BOM. Paisagem espectacular daquelas que obrigam a parar para tirar uma foto. Single tracks de deixar o pessoal de sorriso na boca, muitos rios muita agua. Sem duvida uma das “zonas” mais bonitas de Portugal.

- Abastecimentos: muito bom – a habitual banana, laranja, bebidas energéticas, barra etc etc…

- Marcações: Muito bom – as placas sempre indicar as direcções as subidas íngremes as descidas perigosas os cruzamentos e o pormenor de marcar no chão com cal como nos campos de futebol :D

-Jersey: não abri o meu ainda mas os que vi parece me com qualidade e são bonitos

- Partida a horas

- Separação do pessoal para os banhos por dorsal para evitar congestionamentos

- almoço o local do almoço entrega de prémios e a animação que havia no local

- Staff: toda a gente que participou na organização desde da ORGANIZAÇÃO, GNR, BOMBEIROS ate as populações locais.



Pontos negativos:

Apenas água um pouco fria mas suportável



Quero agradecer a organização e todo o staff este magnifico dia de puro BTT, para o ano lá estarei..
 

Wrath-of-God

New Member
Antes demais quero referir que em 2009 classifiquei esta maratona como a melhor que fiz, e em 2010 irá igualmente ter o mesmo rótulo.

São 105km, mas até dá pena não serem mais. E o prazer no final fazer a calçada, uma vez mais vencida em cima da "burra", compensa todo o cansaço físico e psicológico.

Em termos de organização tudo perfeito.

P.S. só um aparte, o percurso de 2010 foi para aí 99% igual ao de 2009, com a beleza que nos dão, não seria possível em 2011 mostrar um pouco mais de Idanha???
PS.2 mesmo que em 2011 o percurso seja 100% igual, irei marcar presença
 

bttview

New Member
Numa avaliação geral, considero tudo bom, apesar de algumas falhas que referenciei quando abri este tópico.

A ausência de resposta por parte da organização à questão dos tempos e classificações poderão contribuir para uma imagem negativa que não é fiel a todo o evento.

Vá lá. Despachem-se a mandar cá para fora essa informação.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas
Pessoal, primeiro ano em Idanha Nova e não será o ultimo de certeza, simplesmente fantástico!
- Paisagem arrebatadora, percurso fora de série
- Abastecimentos á maneira (nunca tinha comida tanta banana)
- Bora lá 2011

Cheguei a Idanha Nova na 6a pelas 12h, fui almoçar, estava a chegar o STAFF de Idanha Nova, algum pessoal conhecido e um grande amigo, Fura Bastos.
Antes de almoço, conheci o Quim (foi quem me trocou a roda em 2008 nos Trilhos da Raia), depois de almoço chegou o Diogo de Torres Vedras, pagou-me o café, passeamos de tarde com as esposas, depois chegou o Ricardo e respectivos amigos/familiares pelas 17h30, lá nos conhecemos e foi RAMBÓIA desde 6a tarde até Domingo depois de almoço (um grande abraço a este grupo de amigos)!!

Sábado de manhã, pelas 07h50 pessoal á espera de dorsal, outros a tirar as bikes do carro, outros a meter creme de aquecimento nas pernas, outros já na recta da meta 1h antes de começar, até tremiam com nervos (que malucos)!!
A partida, dada á hora indicada e lá fomos todos, desde Meia Maratona dos 50km até aos 100km da pura e dura aventura!!

Agora, já que ninguem falou do JANTAR MEDIEVAL, falo eu...

Sábado de noite, desde as 19h30, hora de chegada a Monsanto, até 23h30, hora de saida, nunca esquecerei, nunca me ri tanto na minha vida como naquela noite, vai ser inesquecivel!
Comida á maneira, gente simpática, só o Vereador da Câmara é que teve uma quezilia com um amigo nosso mas tudo se resolveu a bem, não houve tiros nem facadas!!
A euipa de teatro "VIVARTE" esteve ao mais alto nivel, o meu bem haja a essa gente toda.
No final, até viemos a pé desde o Castelo até cá abaixo onde estavam os carros, o autocarro tinha de descer e subir 2vezes antes de nos vir buscar e lá fomos nós, uns 4km a pé debaixo de chuva, simplesmente brutal, a companhia foi do melhor que há!!

BORA LÀ 2011!!

A companhia dos amigos Quim Martins e Ricardo foi a melhor que tive até hoje, desde que ando em Maratonas e Passeios, adorei mesmo, do principio ao fim.
Abraço especial a estes amigos

Cumprimentos para estes amigos do fórum que vi nesta Maratona:
- IdFrancis
- June27
- Nobrega (vi te no 2º posto de controlo)
- Bispo
- Bruno Espinha e outro pessoal da Motovedras e ATV
- Fura Bastos e Km_Zero

Entre outros que agora não me lembro dos nomes...

P.S ---»» Moderador L.Ramos, tenho uma foto tua...
 
Last edited:

F.Moreira

New Member
Olá Pessoal,

Foi a minha primeira vez em Idanha e só tenho uma palavra para descrever: "BRUTAL"... foi simplesmente "A" maratona de 2010. É certo que até ao verão ainda há uma séria candidata ao título (Vale do Vouga em Águeda), pelo menos as expectativas são altas... Voltando a Idanha, não tenho nada de negativo a apontar mas as calçadas que iam aparecendo durante os 105km de prova lixaram-me o cuzinho todo :).
Pessoal de Idanha, na próxima contem com uma invasão das gentes de Águeda e Aveiro que depois de ouvirem os nossos relatos estão mortinhos pela edição de 2011.

Quanto ao nosso "Mago" é sempre um prazer poder padalar ao lado de alguém como o Gamito, mesmo que por alguns km apenas...

Continuem com o bom trabalho a contem comigo numa próxima edição.

Um abraço, força no pedal.

Nando - Slowdown/Medicértima
 

xteves

New Member
Olá Pessoal,
pois é, não tenho muito mais a dizer sobre esta magnífica maratona. Foi o primeiro ano que passei por Idanha e certamente não será o último. Todo o percurso era muito agradável com paisagens espectaculares, e alguns trilhos manhoso com muita pedra.
O único ponto negativo, que me parece ser digno de realçar é o facto de não existir um único ponto de controlo em todo o percurso. Isto realmente pode ter alterado a verdade da classificação que tanto aguardamos. Fora isso foi sem dúvida a melhor prova onde participei este ano.

Abraço para todos e venham as classificações
 

syndicaterider

New Member
Alô pessoal da organização ! então e que tal se ainda não for possivel disponibilizar os tempos e classificações,dar um esclarecimento e explicar as razões aqui ao pessoal que aguarda com alguma ansiedade para ver a sua prestação!!! A malta agradeçe e fica sempre bem a organização dar uma palavrinha de apreço pela nossa participação:mad:!!! Aguardamos então que alguem se pronuncie!;)
 

sergiocmax

New Member
Parabéns pessoal da integrado neste evento de louvar... Pro ano lá estarei...

Contudo acho importante referir que a determinada altura passamos para um campo onde estava no chão "ARAME FARPADO", pareceu-me que era uma vedação que foi deitada abaixo para poder seguir o percurso. É muito grave visto poder magoar alguém seriamente.
 
Last edited:

Gun_Hugo_Dale

New Member
Pessoal, vocês tem de aguardar pois os elementos do STAFF de Idanha Nova, tiveram bastante trabalho e a noite foi longa para eles, para arrumar todo o material e acessórios, de tal maneira que no Domingo, os "organizadores" sairam de Idanha Nova, pelas 12h30, não devem ter tido tempo para rescaldos

Esqueci-me.. Cumprimentos á Marta KK, espero que tenha gostado dos pastéis de tentugel
 

jomendes

New Member
Olá Pessoal,
pois é, não tenho muito mais a dizer sobre esta magnífica maratona. Foi o primeiro ano que passei por Idanha e certamente não será o último. Todo o percurso era muito agradável com paisagens espectaculares, e alguns trilhos manhoso com muita pedra.
O único ponto negativo, que me parece ser digno de realçar é o facto de não existir um único ponto de controlo em todo o percurso. Isto realmente pode ter alterado a verdade da classificação que tanto aguardamos. Fora isso foi sem dúvida a melhor prova onde participei este ano.

Abraço para todos e venham as classificações

concordo,o não haver controlo na meia-maratona é negativo de facto, por isso pró ano lá estarei
na MARATONA ;)

a meia soube a pouco

IDANHA-A-NOVA
CATEDRAL DO BTT

bora lá 2011

abraço e boas pedaladas

Jorge Mendes
 
Status
Not open for further replies.
Top