[Rescaldo]Maratona Festival Bike - Santarém

Status
Not open for further replies.

GTDINIS

New Member
Boa noite.

Fotos da maratona? Alguem sabe-me indicar sitios ou blogs onde eu as possa visualizar para depois comprar?

Abraços.
 

Leonix

New Member
Em 9 páginas já muita coisa foi dita, no entanto, penso que ainda é possível acrescentar algo nos seguintes pontos;

A questão federado / não federado e a forma como foi feita a distinção de ambos na partida é discutível por existirem prémios. Mas se os prémios fossem diferenciados por federados e não federados, levantava a questão que são por exemplo 100 federados com o prémio para o 1º lugar 300E, e 1000 não federados com o prémio 1º lugar 300E, logo seria injusto novamente e levantava outra polémica. Ok então façamos contas e tendo em conta a percentagem de federados damos 30E ao 1º lugar de federados e 300E ao 1º lugar não federados. Continua injusto?? eu acho que sim... Quem se sentiu prejudicado é porque tinha na mente obter um bom resultado, logo espírito competitivo, logo deveria pensar em federar-se e obter as regalias que lhes deveriam estar inerentes. Eu acho que esta ideia foi boa, e deveria ser assim em todas as maratonas.

Mas em jeito de reflexão é útil para todos que exista uma distinção entre os que supostamente procuram competir na prova e os que fazem a prova apenas por lazer. Como é que se pode fazer essa distinção na ficha de inscrição da prova? Optar por separar federados de não federados foi uma delas. Qual é o interesse do BTTista que não têm grande capacidade física, quando comparado com alguns federados em estar na frente? é o comum "sóestrova" que pretende ser atropelado? quando supostamente deveria deixar-se ficar mais para trás na partida exactamente por esses motivos.
Pelo histórico de quem já fez várias maratonas ao longo dos anos chegam facilmente à conclusão (e por isso também cada vez menos participo nas confusões), que uns pela falta de experiência, outros por terem um bom ritmo e procurarem lutar pelos lugares junto à partida, outros porque não têm mais nada de útil para fazer senão irem 2h antes para a partida porque lhes apetece, ou para estorvar os outros (pagam o mesmo têm os mesmos direitos), pagam o mesmo, mas não se querem sujeitar às regras da organização, querem o que acham bem para eles. Aqui começam as diferenças de quem sabe viver em sociedade e quem não sabe.

Já por várias vezes passei em maratonas onde pessoas com menos capacidade física vão a empurrar a bicicleta à mão, (onde inclusivamente eu também levava a minha à mão), não cediam o espaço no single track ciclável para quem o fazia montado, obrigando as pessoas a pedalar por cima de pedras soltas para conseguirem passar. Perguntei porque não facilitou a passagem, obtive a habitual resposta que pagou o mesmo que os outros têm direito a ocupar o que quiser. Isto é pensamento de quem não sabe estar em sociedade. Infelizmente nem toda a gente é assim e alguns sabem onde fica o seu "galho".

Os federados pagaram o mesmo que os restantes pelo que li, considero que está mal. Deveriam ter desconto, pois já pagam para pertencer à entidade que regula a modalidade, e por isso deveriam ser beneficiados com preços mais baratos. Pois se não houvessem federados nem haveriam provas Nacionais de XCO, XCM, DHI, etc... logo menos visibilidade teria o BTT. Os que querem que a modalidade cresça estão agora contra os federados porque lhes foi dado o beneficio de partir na frente...

"Todos" vão por lazer, mas ao fim de contas, todos querem ver na tabela em que lugar ficaram, logo existe uma procura de ranking, porque para saber o tempo que fizeram basta um conta km's de 10E ou um relógio, não precisam das tabelas classificativas.

A questão das barras e gel que não foi suficiente; tenho apenas a dizer que podemos ter muitas qualidades por ser portugueses, mas temos outros "handicaps" em relação à nossa mentalidade, nomeadamente "saber estar e fazer parte de uma sociedade". As pessoas têm de ser restringidas em vários pontos de actuação, pois não são capazes de racionalmente e independentemente fazer parte de uma sociedade sem controlo, nem regras. Somos obrigados a usar Capacete porque caso contrário haveria quem não o colocasse, porque não somos suficiente inteligentes para o usar sem ser-mos penalizados, ou impedidos de participar...
Se não houver também racionalização de barras e gel ou outros... existe quem tire as que conseguir meter ao bolso, e quem nem lhes veja a cor.
A minha opinião e sugestão era não haver barras, nem gel em pontos de abastecimento e estas serem apenas entregues no levantamento do dorsal. Cada um levava no bolso ou mochila o que a organização previamente estabelecia e assim seria igual para todos.

P.S. Eu não sou federado, nem pertenço ou tenho qualquer ligação a patrocinadores, organização desta prova.
 

GTDINIS

New Member
Boas
Esta historia de premios,federados e não federados, partidas distintas....já cansa.
Em relação a premios posso assegurar que apenas os houve mas para quem fez a maratona numa orbita bike!Sim numa orbita bike! Ainda hoje tive o prazer de treinar com que ganhou a maratona dos 80km(vitor rodrigues) e foi o que me foi dito...
Quanto as partidas distintas,federados e não federados foi assim tão mau? Eu estive lá e foi com enorme prazer e vontado que fiz btt, na companhia dos pros,federados,não federados...
Para mim foi um autentico dia de homenagem ao btt e a tudo que o rodeia...
Boas pedaladas...
Marco.
 

Rock9.2

New Member
Quanto à questão dos federados e não federados o "escola" explicou muito bem o que deveria ter acontecido e não aconteceu.


É uma questão de justiça.
 

jlalmeida

New Member
irraaaaaaaaaaaaaaa , já é quase 6ª feira e este fim de semana há mais :lol: :lol: :lol: Santarém até para o Ano, se houver maratona de Santarém pelas festas da Cidade lá estarei como este ano.

Força BTT em Santarém, Cidade Simpática e que sabe receber quem a visita :lol: :lol: :lol:
 

pre_historico

New Member
jlalmeida said:
irraaaaaaaaaaaaaaa , já é quase 6ª feira e este fim de semana há mais :lol: :lol: :lol: Santarém até para o Ano, se houver maratona de Santarém pelas festas da Cidade lá estarei como este ano.

Força BTT em Santarém, Cidade Simpática e que sabe receber quem a visita :lol: :lol: :lol:

já somos dois. tem piada que em Março não houve engarrafamentos antes da subida :mrgreen
 

tchaina

New Member
boas amantes do btt!
realmente isto de ser federado não tem grandes custos e acho até temos algumas vantagens em descontos e tal..
eu pratico btt por gozo gosto divertimento e convivio mas sou sincero dou quase sempre o meu melhor para ficar numa boa classificação, detesto ter furos ou avarias mecanicas e ver pessoal a passar por mim mas s vir alguem parado pergunto s precisa de algo!acho que deviamos pensar um pouco mais nos outros e não só em nós!
sabem o que vos digo espero conseguir acabar todos os passeios da mesma forma que acabei os 40kms em Santarém!é fantastico acabar um passeio ou uma prova e ver bués pessoas a assistir á chegada dos participantes de btt!a mim da me vontade de chegar á meta em ........
um abraço e até um proximo eento de btt!bons passeios ou provas para todos!
 

bruno.a

New Member
Rescaldo em bttcrazyteam.blogspot.com

Não coloco aqui porque o nosso repórter entusiasmou-se e escreveu quase um testamento...não é Markito??
Achei que se tornava muito massudo para colocar aqui.

Abraço a todos e um fim de semana cheio de boas pedaladas.
 

aalmeida

New Member
Boas,

Normalmente não comento passeios nos quais não participo, e não o vou fazer agora!
Vou fazer o "rescaldo" do "rescaldo" (não sei se é inédito...)

Não participei por escolha própria, mas gosto de saber "como foi". Fui acompanhando este rescaldo e após uma semana e nove paginas,fiquei a saber que:

- Os federados partiram à frente; :#1:
- A comida estava boa mas era pouca e sem cerveja; :cheers:
- Os federados partiram à frente; :cl:
- Os abastecimentos não tinham produtos suficientes para todos; :(
- Não me lembro se mencionei mas os federados partiram à frente; :-K
- Boas marcações, pessoal sempre nos cruzamentos, bom apoio do staff (apesar dos mecânicos da tenda se terem baldado cedo...); :nana:
- Demasiado alcatrão e local de partida com afunilamento;
- Algumas pequenas falhas sem grande relevância ou desculpáveis.
- Segundo consegui perceber, os federados partiram à frente! :huh:

Quanto ao passeio propriamente dito, fiquei a saber que:

- Uniram as duas distâncias no final fazendo com que os "Prós" abalroassem os "marretas" e os "marretas" obstruíssem os "Prós" (não sei se repararam mas "Prós" foi com maiúscula... :venia:
- Os federados partiram à frente! :xau:

CONCLUSÃO:
Penso que este assunto dos federados Vs. amadores deveria ter sido discutido noutro local. :flame:
Para quem não participou neste evento e leu este rescaldo, a mensagem que passou foi a que resumi acima!

É por isto que eu prefiro participar naqueles passeios organizados pela "Associação Cultural e Recreativa..." duma pequena freguesia, com 100 participantes, onde pago 10 ou 15 €uros com direito a almoço (no meio do salão de baile), a banhos (no anexo de trás com chão de cimento) e lavagem de bikes (com a mangueira de regar as flores). O percurso é marcado pelos "carolas" com ajuda do "fulano" que vende as bikes. A comida é carne "caseira" na brasa. Da "organização" fazem parte todas as pessoas da aldeia que tenham algum tempo livre, porque as receitas são para a "quermesse".
Tempos: só se levares cronómetro!
Classificações: não há! o pessoal vai chegando e pergunta "quantos chegaram?" - "Épa, talvez uns 20 ou 25"

Mas meus amigos, toda a gente te dirige uma palavra (apoio ou malandrice...). Nos trilhos, muitos dos participantes conhecem-se porque são de localidades vizinhas pelo que se torna numa parodia pegada do principio ao fim. Se furas param 5 para ajudar que até se estorvam uns aos outros. No final, ficam ofendidos se não comes mais uma "febra que acabei de pôr na brasa para si" ou se deixas o copo da cerveja chegar ao fim sem voltar a atestar.
Ninguém perde tempo a discutir se fulano partiu aqui ou ali, todos vão onde querem.
Participei num passeio ou foi um Senhor na casa dos 60 anos com uma pasteleira - mesmo isso que escrevi. Chegou ao fim (quase 30 km) e NÃO foi o último!!! :shock: (ninguém lhe perguntou se era federado) :assobio:

PERCEBEM AGORA PORQUE NÃO PARTICIPEI NESTA MARATONA? - MUITA CONFUSÃO PARA O MEU GOSTO :sorry:

Desculpem o :eek:fftopic: mas acho que tudo tem um limite!!

Cumprimentos
 

Noctal

New Member
A Federação não pode proibir provas "pirata" como acima alguém menciona. Pode sim, proibir atletas federados de participar nessas mesmas provas.

O que se deve realmente questionar é qual a razão de haver tantos participantes em maratonas "pirata" e tão poucos nas federadas. Falando por mim, não dava nem um único tostão para ter a "honra" de participar em provas federadas porque:

1- Salvo raras excepções, são pior organizadas que as "pirata"
2- Salvo raras excepções os dirigentes federativos são mal considerados pelos critérios dúbios e pouco transparentes que aplicam
3- Salvo raras excepções o ambiente é de cortar à faca.


Leiam os comentários na secção dos federados quanto a este tema ou melhor, desloquem-se pessoalmente ao terreno para verem do que falo.

Noc
 

nmb

Member
aalmeida said:
É por isto que eu prefiro participar naqueles passeios organizados pela "Associação Cultural e Recreativa..." duma pequena freguesia, com 100 participantes, onde pago 10 ou 15 €uros com direito a almoço (no meio do salão de baile), a banhos (no anexo de trás com chão de cimento) e lavagem de bikes (com a mangueira de regar as flores). O percurso é marcado pelos "carolas" com ajuda do "fulano" que vende as bikes. A comida é carne "caseira" na brasa. Da "organização" fazem parte todas as pessoas da aldeia que tenham algum tempo livre, porque as receitas são para a "quermesse".
Tempos: só se levares cronómetro!
Classificações: não há! o pessoal vai chegando e pergunta "quantos chegaram?" - "Épa, talvez uns 20 ou 25"

Mas meus amigos, toda a gente te dirige uma palavra (apoio ou malandrice...). Nos trilhos, muitos dos participantes conhecem-se porque são de localidades vizinhas pelo que se torna numa parodia pegada do principio ao fim. Se furas param 5 para ajudar que até se estorvam uns aos outros. No final, ficam ofendidos se não comes mais uma "febra que acabei de pôr na brasa para si" ou se deixas o copo da cerveja chegar ao fim sem voltar a atestar.
Ninguém perde tempo a discutir se fulano partiu aqui ou ali, todos vão onde querem.
Participei num passeio ou foi um Senhor na casa dos 60 anos com uma pasteleira - mesmo isso que escrevi. Chegou ao fim (quase 30 km) e NÃO foi o último!!! :shock: (ninguém lhe perguntou se era federado) :assobio:

:clap: :clap: :clap:
 

Espigão

New Member
Noctal said:
Pode sim, proibir atletas federados de participar nessas mesmas provas.

É que nem isso podem fazer! Há 4 anos atrás tentaram fazer isso a alguns atletas que participaram nas 6horas de Grândola através da instauração de procedimentos disciplinares enviados por carta para os atletas em questão e passadas umas semanas, estavam a pedir desculpas aos mesmos.

Uma autêntica palhaçada... :plhc: :plhc:

Cumprimentos
 

nmb

Member
pelos vistos ontem a sporttv deu. hoje também às 10h30. agora só terça feira às 14h50 na sporttv2 e terça às 23h10 na sporttv3. segundo um amigo, eu apareço lá! :mrgreen:
 
Status
Not open for further replies.
Top