[ Rescaldo ] Maratona do Vouga - 10 Julho 2011 Águeda

Ciscobald_JORBI

New Member
Alguém sabe dizer quem era aquele rapaz e onde posso encontrar as fotos dele, a pagar ou não, que estava a tirar fotos do lado direito ao fim do paredão ao atravessar o rio???
 
B

blick

Guest
Bom dia.

Acabei de me inscrever no forum. Não poderia deixar de expressar também a minha opinião ao contrário de todas as provas que tenho feito ao longo destes anos. E foram bastantes.... umas melhores, outras piores... Todos sabemos que a prova de vale do vouga está muito bem cotada em Portugal. Apercebemo-nos facilmente pelos posts anteriores. No entanto e peço desculpa por não concordar em nada com o que tem sido dito. Bem sei que as opiniões valem o que valem mas tinha que deixar este registo....

Estamos a falar de uma das maiores provas em Portugal, uma zona de recepção muito agradável, muito estacionamento e espaço para o convivo. (até aqui tudo bem....) mas não conseguiam alargar a partida??? será que é necessário fazer uma fila daquele tamanho.... (sei que para as fotografias dá outro impacto). Partida a horas apesar da organização não ter conseguido arranjar uma buzina como nas mais pequenas provas organizadas a primeira vez.
A segunda forma de alongar a malta (subida na estrada) foi muito melhor do que a primeira (partida encolhidinha).

Bem a seguir..... a desgraça.... que se prolongou até ao final da prova!!! Durante o percurso não vi uma placa a indicar perigo.... Sei que estavam algumas pessoas a avisar (algumas delas nem deviam fazer parte da prova...relembro algumas: descidas perigosas, zonas com muita pedra, até uma vala com uma tábua miserável muito perto do final..... sem uma placa de PERIGO..... ao longo de todo o percurso e apesar de termos passado por bonitas paisagens, das inclinações terem sido bem escolhidos... não se admite não ter havido uma maior preocupação tanto com o percurso, nem com a sinalização!!!! Prova disso foram as inúmeras quedas, idas ao hospital etc.... Nestes anos todos deve ter sido a prova com mais acidentes.... vão-me dizer que o btt não é para meninas??? não acredito!!! isto não quer dizer que o percurso fosse um espectáculo, quer dizer sim é que estava muito mal sinalizado. (não acredito que a organização tenha sequer um registo real de acidentes que existiram para além dos que infelizmente foram parar ao hospital!!!). No final da prova havia uns míseros três bombeiros...com muito pouca vontade de trabalhar diga-se.... mas mais nada!!! (é uma boa organização????)..... enfim.... (estamos a falar de 1500 atletas!!!!),
bem se continuarmos e sem me querer alongar muito mais, duas máquinas de jacto de água, quatro balneários, dois WC na zona de acolhimento parecem-me realmente muito pouco para tanta gente.... para quem pagou o que pagou para participar numa prova "com prestigio" e nem sequer deram um mísero brinde!!!! se falarmos então nessa questão.... Belos patrocinadores e nem um lápis foram capazes de colocar no saco...pobrezinhos!!!! problemas com alguns dorsais e pessoal a queixar-se (isto já não se usa!!!). louvemos muitas provas que dão o que têm e o que não têm para satisfazer os participantes.... inclusivamente muitas das provas que por ai andam com fins de apoio social.... (aqui provavelmente a máquina funciona de outra maneira... só se inscreve quem quer!!!)...
A comidinha muito pobrezinha.... sobremesas em couvets de pasteis de nata, cafes em copos de shots.... dizem bem o que foi dito!!!
Deixo o registo para o perigo do percurso!!! As melhoras para todos aqueles que se magoaram, um abraço para os que conseguiram acabar sem mazelas, parabens aos que cumpriram os objectivos.
Á organização desejos para que consigam melhorar, para bem da modalidade....

abraço e desculpa aos que não partilhei a mesma opinião.
blick
 

Ciscobald_JORBI

New Member
Era um rapaz que estava ajoelhado, ele estava do lado direito e nós virávamos à esquerda uns 2 metros mais à frente....esse da fotobikers acho que não era pq estive a ver algumas fotos dele lá e as fotos dele foram tiradas depois da subida....
 
T

Trepador

Guest
Olá,
Participei pela primeira vez na Maratona Vale do Vouga e depois do que tenho lido aqui, pouco tenho a acrescentar!
Só tenho aqui uma questão. Será que o "blick" participou na mesma maratona que todos nós??? Sinais de perigo, não havia? Sabe o que querem dizer as 2 ou 3 setas viradas para baixo?... Conhece a sinalética do BTT?... Parece que não!

Parabéns a todos os que estiveram por detrás desta maratona, quase tudo estava perfeito.
Um evento a repetir sem dúvida!
 

CoolAlex

Member
É o 3º ano em que participo nesta maratona, e de certo a que menos me impressionou. Acabei com a sensação que faltou algo em relação aos anos anteriores. O percurso da meia maratona foi bom, a subida longa foi sem duvida uma excelente escolha, mas faltaram as belas paisagens dos anos anteriores. Nota muito negativa, a quantidade de engarrafamentos que houve durante o percurso todo, incluindo na meta (!!!).
Para o ano estou lá outra vez...mas na expectativa de voltar à beleza dos anos anteriores.

PS - Alguém encontrou um ciclocomputador SIGMA BC 1106 DTS na zona da chegada à saída do corredor da meta?

Obrigado
 

Hautamaki

New Member
Este foi sem dúvida alguma o percurso melhor marcado em q já participei até hoje. A única situação de facto que achei perigosa foi a tal tábua mesmo no fim. Se estava sinalizada, eu não vi o sinal. De resto...impecável! E se dúvidas houvesse por exemplo numa bifurcação cuja direcção a tomar não se distinguisse, lá estava, pelo menos, uma placa com um "X" numa das vias, logo...: 1 + 1 = 2
Eu quando vou para uma prova de BTT, vou para conviver, tendo como objectivo pessoal chegar ao fim e de preferência, num melhor tempo que na edição anteriror da mesma prova. Agora, queixarem-se até do facto do café ser servido em copos de shot's?

Como diz um colega meu e bem: "pedala...pedala e não digas disparates" :D
 

atouguia

New Member
Boas pessoal.

Foi a terceira vez que participei nesta prova e mais uma vez só posso dizer bem. O percurso foi bem marcado, com bastantes placas e com avisos de perigo (ao contrário do que alguém já referiu acima) e pessoal qb em cruzamentos, assistências e reabastecimentos.
Este ano penso que o percurso estava melhor pois havia mais sombra que em caso de calor seria uma mais valia. Parabéns à organização. Tudo IMPECÁVEL.
Abraço e até para o próximo ano
 

micx

New Member
Considero extraordinário a leviandade com que as pessoas analisam as participações num evento de BTT. "Blick", acredita, se não gostaste deste evento não vale a pena participares em mais nenhum.
Realmente quando se chega ao ponto de tecer considerações acerca da qualidade das chávenas de café :) parece-me que estamos a entrar no território da fantasia. Alguns inspectares da ASAE não são tão exigentes!!

Viver o BTT é diferente.... É dar valor à natureza, conviver com espírito aberto e aproveitar dia!!
E que dia de BTT passei ontem!!!

Um Abraço

Micx
 

jmspinto

New Member
Participei na meia maratona.

Fiz esta maratona pela primeira vez no ano passado e já tinha ficado bem impressionado (essa situação da falta de água ... há umas coisas chamadas mochilas ..., mas claro que pesam muito aos "pros").

Este ano, no entanto, a organização superou-se, esteve impecável (menos as "couvets" da salada de frutas, não é? Ha Ha Ha).

A aglomeração na partida, é chata mas é normal para uma prova com tanta gente. Esta maratona tem o bom senso de ter logo uma subida bem comprida que permite fazer alguma diferenciação (mais um ou dois kms não eram mal pensados).

Quantos aos engarrafamentos, se bem que são dificeis de evitar, certamente existiriam menos se os afunilamentos aparecessem para lá dos 20 kms.
As marcações: de nivel superior! Sem o menor percalço, tudo muito bem sinalizado (mesmo a tal tabuínha).
Pessoas simpatiquissimas a assistir ao longo do percurso, muitos pontos de abastecimento de água (lá está, para os que não podem com a mochila).

Penso que é injusto deixar de classificar esta organização como excelente!
 

R_Almeida

New Member
Citação de Blik:
Durante o percurso não vi uma placa a indicar perigo....
Não gosto de ser advogado de defesa do diabo nem de Deus... Se não viu uma única placa a indicar perigo, deixe-me dizer-lhe que algo de pouco normal se passa consigo.
haviam e muitas, haviam a sinalizar as descidas, haviam sempre que havia aproximação de estrada, e até no parque do soto ria havia uma a assinalar perigo que para mim nem se justificava.

Nessa "tábua" que refere a 3 km do final (aproximadamente), havia uma placa a dizer perigo, que na minha opinião devia estar acompanhada de uma de passagem estreita como tinha uns km atrás na passagem sobre o rio naquela ponte metálica, mas eu quando vejo sinalização de perigo abrando e vou com atenção... mas isso para quem vê, claro...

Quanto á restante opinião, para mim vale o que vale, é a sua opinião e temos de a respeitar porque óbvimante está no seu pleno direito.
 

Nuno Rodinhas

New Member
Com esta são três participações que faço no Vale do Vouga.
Já no ano passado custou me ler aqui certas critícas, este ano custa mais ainda como podem apontar defeitos neste evento.

Quando vão treinar têm alguém a dar água de 10 em 10 kms?
Isto para dizer que:

"Quem vai para o mar havia se em terra!"

É triste ver tantarem levar a baixo um trabalho notório de tanta gente para nos proporcionar um dia em grande de BTT.
A sinalética, quem fala mal dela é sinónimo que ñ tem as noções básicas da mesma, em BTT.
Queriam placares como na auto estrada a dizer:

"Cuidado, curva a 30m, trave e reduza mudança"

Já agora, aproveita para agradecer a um elemento de Águeda que me ajudou ao km 33, quando parei para encher a roda detrás que vinha a perder, e meu músculo caiu, o srº foi incansável na minha ajuda e até me encheu a roda com a minha bomba de CO2, mesmo eu na altura estando preocupado com a minha classificação q seguia nos 10 primeiros da meia maratona.

Ajudem as organizações, qualquer dia ñ temos eventos deste nível porque as pessoas q os organizam, fartam se de ouvir criticas sem fundamentos, e essas mesmas pessoas, além de organizarem um dia deste nível, nos dias seguintes trabalham, como a maior parte de nós.

Vale do Vouga 2012, sim claro, nem questiono isso!
Um abraço,
Nuno Tinoco
 

Harmony

New Member
Boas "Blick"!

Sem ofensa é natural que não tenhas visto a sinalização de perigo,
Pois deves ter um tipo de condução em que só vês a roda da frente.
E essa de dizeres que os " bombeiros...com muito pouca vontade de trabalhar" foi forte.
Não concordo em nada com o que dizes, só quem já participou numa organização dum evento de uma maratona
de BTT (já não digo desta dimensão) é que sabe as noites que perde sem dormir só para dar prazer a quem gosta desta
bonita modalidade.

Já participei em muitas maratonas de BTT inclusive Portalegre e Vale do Vouga para mim está no Topo.
 
Last edited:
Bem, eu nunca tinha ido a uma prova,foi mesmo a minha estreia e fui com o objectivo de a acabar!Dito por quem não percebe nada disto, achei mesmo muito boa!Para quem não está habituada a estas andanças, achei a sinalização abundante e bastante clara, quer a de direcção quer a de perigo.Houve água com fartura, boa disposição, companheirismo e entreajuda, o que é fabuloso para quem é novata(assim quase recém-nascida no btt).
Muito giro, valeu a pena, para o ano vou outra vez!
Parabéns à organização!
 

andremariz

New Member
@Blick quando vais andar ao domingo tambéns tens placas a indicar os perigos e as descidas perigosas!!? Olha eu aqui em Valongo pelo menos não tenho. Penso que cada é que tem que ver onde há perigo ou não.... aliás, maior parte das indicações que vi de "perigo" ( sim, havia essas indicações) pra mim não apresentavam grande perigo mas pronto.

Boas pedaladas
 

Espigão

New Member
Esta Maratona é uma das que é impossível "riscar do mapa" (como já se ouviu por aqui), pelos mais variados motivos bastando apenas apontar um (a enorme presença de participantes ano após ano) para se ter uma ideia do que é a Maratona Vale do Vouga.

Ainda mais é de louvar quando corrigem estes ASPECTOS (a maioria) para melhor dando assim provas que estão atentos às críticas dos participantes e não ficam apenas atentos...

Quanto às críticas que já se ouviram por aqui, são de respeitar por mais absurdas que pareçam. Para tecê-las há que ter uma ideia do trabalho que dá organizar uma Maratona para milhares de participantes e parece-me que não existe essa ideia...

Prometi este ano estar presente mas por vários motivos foi para mim impossível fazer mais uma Vale do Vouga. Deixo à mesma os parabéns à Organização e espero que seja até para o ano.

Cumprimentos

Hugo
 

Yurmo

New Member
Boas minhas senhoras e senhores do pedal. Está é a 5 participação em Vale do Vouga, sendo as 3 primeiras na meia e as duas últimas na maratona. O que noto é que a qualidade foi subindo até ao ano passado, sendo que eu e os meus companheiros do pedal da "Armada Amarela" sempre nos fomos surpreendendo com o nível da organização. Este ano as minhas expectativas foram um pouco defraudadas, sobretudo comparando com o ano passado.
A sinalização tinha algumas falhas, sobretudo cortes que poderiam ter sido assinalados com ajuda de cal, pois em descidas rápidas aconteceu-me uma ou duas vezes quase seguir em frente (mas isso sou eu que sou muito rápido). Havia uma seta num cruzamento de estradões ou algo do género, que dava indicação para virar à esquerda, quando o percurso era em frente.
Os banhos frios no final foram novidade em Vale do Vouga, pelo menos para mim. Independentemente de estar calor ou frio, o conforto de um banho quente é algo insubstituível, sobretudo depois de montado nela 5:48:27
Quanto ao almoço não me pronuncio pois já era hora do lanche quando cheguei e foi precisamente isso que fui fazer..
Relativamente aos menos civilizados, em nada vêm ajudar ao desporto...quanto aos engarrafamentos, há que ganhar coragem em algumas descidas e sobretudo nas subidas...
Um abraço ao pessoal do pedal, especialmente à Armada Amarela... espero que para o ano nesta maratona melhorem o que esteve menos bem.
Fico feliz por terem conseguido convencer o S. Pedro a não nos torrar tanto como no ano passado.
Não deixo de felicitar a organização pelo trabalho desenvolvido...queria deixar uma palavra especial de apreço ao pessoal dos abastecimentos que esteve sempre solicito a animar o pessoal.
 
Last edited:
Top