[Rescaldo] Maratona btt Ponte de Lima 10/04/10

cister monge tony s

Active Member
foi a primeira vez que participei na Maratona de Ponte de Lima e num evento organizado pela Shcool Eventos e tenho a dizer que foi espectacular. quanto ao resto, já foi tudo dito. não vale a pena repetir. faltam é as fotos e os tempos:yeah:
 

Zimota

New Member
Boas pessoal...
Tb foi a minha 1ª vez em Ponte de Lima..
Para mim que fiz a maratona posso dizer que achei o percurso espectacular, bem marcado, paisagens fabulosas (tb devessem ter tido mais atenção na colocação dos postos d controlo e abastecimento), até quase deu para atropelar um cavado :), e a descida final foi uma alucinação

Parabens quase por tudo, porque os banhos...... é um caso a rever...

Agradeçam à Sh.ª que servia o almoço, porque é mt simpática.
 

Pessegueiro

New Member
Bons dias,

Quero agradecer a todos que ajudaram e apoiam na queda da minha companheira,
ela já se encontra fora de perigo,
agradeço mais uma vez aos meus colegas de clube, Povoabtt,
mesmo, sem saberem, que éramos atletas do mesmo clube, param para ajudaram, muito obg.
quero também, agradecer ao Srº Pedro da School-Eventos e ao Srº Edgar Vilaça do PovoaBTT, pela atenção e preocupação,

O percurso era muito bonito e estávamos a adorar,

Só quero dar uma opinião construtiva, relativamente ao abastecimento e a segurança,

Os abastecimentos muitas vezes não têm a comida essencial e ou quantidade suficiente,
neste caso tinham muito bem as Bananas , fruta essencial, nas em quantidade insuficiente,

Na segurança, acho que falta uma melhor coordenação e planeamento,
os bombeiros deviam ter um mapa com o percurso com a quilometragem marcada e indicações de caminhos de acessos,
como haver, pelo menos, 3 nº de apoio,
pois o nº não funcionou e tempo de chegada ao hospital foi demorado,

Espero, que o meu comentário, e dos meus colegas sejam construtivos, não só para esta organização, nas para todas,

Param o ano, esperamos estar novamente em Ponte de Lima,

Mais uma vez obg. a todos


Pessegueiro
 
Last edited:

duchene

New Member
Aqui fica o meu rescaldo da Maratona de Ponte de Lima:

Antes da maratona:

Apesar da School eventos ser já conhecida por ter um nível de qualidade respeitável nos seus eventos, não se poderá esquecer de que há sempre novos participantes nestes eventos e portanto deverá ter um pouco mais de cuidado na apresentação da informação online. A informação no site era escassa e dispersa e poderia, pela sua simplicidade, afastar quem não tivesse já referências dos eventos realizados por esta empresa.

Entre sexta e segunda-feira da semana anterior ao evento troquei alguns emails com a organização mas o facto de as respostas serem telegráficas e incompletas levou a que acabasse por não almoçar no almoço da organização porque até à data limite de pagamento (segunda-feira) não consegui saber o preço por acompanhante, apesar de o ter perguntado no primeiro email.

Aparte disso, inscrição feita e paga, mandei um mail a perguntar quando estariam disponíveis os kit para levantamento na loja orbea no porto. Disseram-me quarta à tarde mas tive a clareza de ligar para lá antes de ir e efectivamente a loja só recebeu os kits na quinta feira antes do almoço.

Kit do frontal 480 levantado. Deu para apreciar a qualidade do jersey, apesar de não ser muito fã de jerseys de fecho integral. A lama gráfica era de evitar já que mesmo sendo novo, já parece estar todo sujo :)

O frontal era de papel laminado e cedeu um pouco ao colocar no sítio mas acabou por não rasgar e aguentou-se muito bem à meia maratona. No verso um dispositivo cada vez mais essencial nestas provas que é o chip de identificação e registo de tempo que vejo sempre com muitíssimo agrado uma vez que elimina muitos dos problemas com as classificações e com os controlos.

No dia da maratona:
Chegada sem problemas vindo da A3 e como sabia que os banhos e lavagens eram na expolima, segui logo as indicações e deixei o carro no parque do recinto. Bastante espaço ainda havia uma vez que muita gente deixou os carros no areal da praia fluvial, pelo que se devem ter arrependido na hora de ir ao banho, uma vez que ainda ficavam algo longe.

Box de partida bem situada e sinalizada, animação quanto baste e um speaker incansável a repetir as indicações de partida, percurso e pós chegada.

Controlo zero feito foi tempo de encontrar um lugar no primeiro terço da box, o que nem seria necessário uma vez que os primeiros km's foram feitos sem estrangulamentos.

E que primeiros quilómetros engraçados! Primeiro a ecovia foi um excelente cartão de apresentação da beleza do percurso. No entanto havia já quem certamente não tivesse olhado bem para o gráfico de altimetria vs distância e ainda eu aquecia em rotação, já ouvia "esqueeeerda!" "meeeeeio"....

Bom, lá segui eu no meu ritmo, preparando-me para os 15km sempre a subir que se seguiriam. E que subida fantástica!

Após o primeiro km engatei no meu ritmo e subi de forma bastante vivaça por lá acima. Curiosamente comecei a apanhar alguns dos apressados da ecovia, já em alguma dificuldade...

Consegui rodear-me de um grupo interessante que, apesar de nunca termos falado ao longo do percurso, fomos puxando mutuamente e mantendo um ritmo bem interessante. Lembro-me de um colega numa KTM, de um outro numa IETI e de um numa Specialized. Juntos fizemos mais de 25km, ora à frente, ora atrás sendo que só na fase final com a quebra de todos os outros, eu embalei para o final em Ponte de Lima.

Nota menos positiva para a colocação do primeiro posto de controlo que ficava numa curva, em plena subida. Sitio péssimo para obrigar os atletas a quebrar o ritmo, especialmente porque 200m mais acima havia uma zona completamente plana.

Vistas magníficas acompanharam grande parte do percurso, que considero um dos melhores em termos de balanceamento já que não quiseram transformar a maratona num raid. As zonas técnicas que existiam eram perfeitamente enquadradas e devidamente assinaladas.

Uma nota de melhoras para o companheiro que caiu na zona de pedras mesmo antes do primeiro abastecimento e que já tinha a assistência dos bombeiros estando o braço já imobilizado, pelo que presumo que a queda tenha sido algo dura.

No abastecimento não parei mas sinceramente a olhar de relance pareceu-me algo espartano. Peguei numa garrafa de água que me acompanhou até à meta, mesmo depois de vazia. Uma palavra de desagrado para os pedantes armados em profissionais que insistem em atirar lixo para o chão mesmo quando se trata de uma garrafa que vazia pesa 10 ou 15g.

Após o abastecimento foi a montanha russa. Elevada cadência, sempre pedalar, por uma "descida semi plana a subir" que se prolongou por uma boa dezena de km.

Um parênteses para falar das marcações. Pecaram por escassas em algumas alturas. Falhou uma ou 2 placas em sítios essenciais e as fitas eram escassas noutros locais. Tive uma indecisão que obrigou mesmo a parar, e noutras foi mesmo no limite que descortinei o caminho certo. Mesmo no final tive quase a certeza que estava perdido, não fosse entretanto ter avistado a ponte romana por entre a folhagem, que me garantiu estar na estrada correcta.

Após o último posto de controlo comecei a apanhar alguns colegas que entretanto fraquejaram e foi aguentar o ritmo forte até ao final. Uma última posição ganha a 3km da meta e estava selada a minha classificação.

Chegada sem problemas, a ponte romana era praticamente dos ciclistas e o registo final a ser feito com o chip, sem azo para problemas.

Lavagem de bicicletas estava deserta pelo que foi rápido a lavar e colocar a bicicleta em cima do carro.

Eu já sabia que os banhos eram no campo de futebol, uns metros mais acima, mas alguns colegas ainda andaram perdidos dentro da feira de gado. Falhou eventualmente a indicação na placa dos banhos. Poderia ter sido colocada a distância: Banhos (600m - Campo futebol)

Uma ultima surpresa. Chegado aos banhos com mais 10 atletas dos primeiros, ainda estava tudo fechado. Teve de vir um elemento da organização abrir a porta. Cortesia de ser dos primeiros foi também a água fria até encher os canos e água quente já na enxaguadela final. Foi um mix interessante.

Assunto arrumado, peguei na minha Maria e fomos para a zona das lagoas, fazer um belo piquenique e aproveitar mais um pouco a beleza natural e o excelente trabalho realizado pela autarquia de Ponte de Lima.

Em suma:
Apesar de existirem alguns pontos a melhorar, a nota final para esta segunda maratona de Ponte de Lima é bastante positiva. Prova que é possível oferecer um percurso de qualidade, uma organização com pés e cabeça e um jersey por um preço realista e bastante acessível.

Resultado final: 17º classificado na meia-maratona com 02h24m


Aqui fica o registo da minha entrada na ponte romana, no final.

o9isg7.jpg
 

mctorn

New Member
e entao alguem sabe dos tempos eu ainda nao sei e fotos existem é que no site da school eventos ainda está imaginem a destribuiçao dos kits é inacreditavel...
 
Boas,
como ja esta tudo dito venho so acrecentar que estava tudo bom, so tive pena do percursso pois era uma fotocopia da lenda de serra de agra, isto os 40km,mas fica uma nota positiva da minha parte.
Venho desejar as melhoras a todos aqueles que tiveram quedas.

Cump
 

BTTeam

New Member
Ok pessoal, já que gostaram tanto das maravilhas que a natureza nos encantou em PONTE DE LIMA, podem sempre voltar ainda este ano com o famoso passeio da SERRA DA NORA que o grupo SEARA TRILHOS,(no qual tambem teve em conjunto com a school eventos na organização da maratona de ponte de lima), irá realizar novamente este ano, onde poderão apreciar novas e belas paisagens. Acompanhem as actualizações no site da Seara Trilhos. Abraços.
 

Pessegueiro

New Member
Boas,

já falta pouco, para a 3ª Edição da Maratona de Ponte de Lima, no próximo dia 9 de Abril de 2011,
espero este ano que corra bem melhor, depois do susto que tive na queda do minha cara metade,

pessegueiro
 
Top