Rescaldo Maratona BTT "Instituto de Gouveia" - Serra da Estrela - 22 Maio 2011

NUNO TROCANOTA

New Member
Agradeço á companhia do LuisCoriscos e ao seu primo bem como ao pessoal do Dão Nelas. Aproveito para dar os meus parabens ao Grupo dos sempre a 30 não só pelos resultados mas sim são um exemplo a seguir por muitos grupos como camaradagem.


Aproveito para dizer que foi um evento como exemplo a seguir a todos os niveis, começou com a divulgação, com a preparação da chegada a Gouveia com tudo bem sinalizado, com o pequeno almoço ,secretariado uma organização profissional , percursos de fazer babar muitos por esse pais fora. e activades para os acompanhante que faz com que as esposas acompanhem estes eventos e gostem é bom assim para poder sair aos domingos sem resmungarem Montes de locais para tomarem banho, um bom almoço, utilização de chips, enfim arrajaram um grande problema pois vai ser dicil melhorar heeheheheh e até para o ano e com mais subidas ainda se for possivel heeheh
ass: el trepador
 

Telminator

New Member
Só tenho de dar os parabéns à organização. Tudo 5 estrelas: Levantamento de dorsais, pequeno-almoço, marcações, percurso (dá para dar 6 estrelas??), almoço, actividades extra, simpatia de toda a gente, cuidados com a segurança e aquele single-track no final partiu a loiça toda. Para o ano lá estarei. E como diz o "NUNO TROCANOTA" vocês meteram-se numa alhada...para melhorar não vai ser nada fácil. Bem hajam pela excelente manhã de BTT.

Venham as fotos!!! :)
 

RRR

New Member
Depois de tudo o que já foi dito só me resta dizer, valeu bem a pena fazer 300 Km desde Arraiolos e passar um belo fim de semana em Gouveia.
 

zygy

New Member
Boas tardes a todos,

Desde já quero agradeçer ao mestre Nuno Silva pela sua simpatica e disponibilidade. Tb agradeçer aos seus pais pelo maneira que nos receberam e que nos indicaram un sitio comodo e tranquilo para passar a noite.
Em relação a maratona, tudo muito simples, prático e eficaz. Organização 5*****, prova com trilhos e marcações excelentes, mesmo que fosse mais distraido nao se enganava...:cool::cool: , staff sempre com um sorriso e pronto a ajudar em qualquer situação. Um agredecimento tb ao bombeiros que depois de uma pequena queda logo prontos a ajudar....

Os meus parabéns para Ana Gomes pela vitória da meia maratona femenina e pela companhia desde o km 18.

Para o ano NÃO FALTO....;);)
 

tigi

New Member
Palavras para que, a certas provas no nacional do XCM que deviam por os olhos nesta organização.
Só tenho acrescentar pois esqueci-me do protector e pensei que os ares em Gouveia eram iguais aos de Lisboa e graças a isso apanhei um valente escaldão.
Obrigado por tudo para o ano la estarei novamente :oops:
 

nelito

New Member
Boas Alberto. Obrigado pela sua companhia e do seu colega de equipa em grande parte da prova. Eu sou o Nelson da Marinha Grande um tipo "magrinho", que fez as subidas com toda a calma do mundo.Umm abraço e até á proxima
 
Olá malta de Lisboa!
Quem era o "cantor" das serenatas não sei mas ouvi falar do "caso" na Mini-Maratona!!!
Fica a tentativa de no próximo ano haver mais ribeiras para passar, mas lá para cima não é fácil.
Agradecemos os vossos comentários - saber que vos proporcionámos um bom dia é a melhor gratificação que podemos ter!

Até para o ano!!
Ah, já agora, o "rapaz do secretariado" era o "mestre" Nuno, responsável do BTTribo e professor da escola. Ele é que foi a causa disto tudo...;)
 

alexpinto

New Member
Confirmou-se o que me levou a Gouveia...trilhos e paisagens espetaculares,o outro lado da Serra da Estrela,aquele que não se vê "cá de baixo"...Como já aqui foi dito,o único ponto a melhorar é mesmo mais pontos de água,fazer aqueles kms todos até ao alto a contar as gotas custou um pouco:shock:
Fica marcada como daquelas a não faltar!
Agora venha Tábua!



www.peloteam.blogspot.com
 

h_rd2

New Member
A nível de secretariado, marcações e "pessoal em campo" foi a melhor organização que presenciei, o MELHOR de tudo foi mesmo o pequeno-almoço e almoço, espetacular mesmo! Comi muito melhor que em muitos restaurantes, sobremesas até demais! Pessoalmente não parei nos abastecimentos, foi sempre a rodar punho mas também pareciam bem recheados! 2 sitios para os banhos, agua quente e SEM FILA. Quanto á água, Atestei numa fonte 1L antes da "dolorosa" dos 27km, e a meio com mais um amigo "feito na hora" descobrimos uma nascente para voltar a atestar, imagino que quem não teve a sorte de nenhuma destas soluções deva ter sofrido, mas NADA fazia prever condições metreologicas tipo!

Para uma primeira organização...21 pontos em 20! A melhorar apenas mais um ou dois reforços apenas de água ou as fontes com placas AINDA MAIORES.

Parece que para o ano vão ter que se esforçar para fazer jus ao nome que estão a criar. PARABENS
 

poliveira.eng

New Member
Maratona Gouveia 2011 - A primeira de muitas!

Além do Campeonato Up and Down, o meu principal objectivo de 2011 é passar bem nos 3 dias da Douro Bike Race. Para tal tenho, nos intervalos do Up and Down, apostar em maratonas que sejam extensas e/ou duras...

Depois de estar indeciso entre ir a Amarante fazer o Rotas do Marão ou a Gouveia, estrear a Maratona... decidi ir a Gouveia, e ainda bem que o fiz!

A organização estava mais que excelente. Logo à entrada de Gouveia começaram a aparecer placas para guiar os mais distraídos até ao secretariado. Aqui a entrega dos dorsais era feita muito rapidamente e com a entrega recebiamos um pequeno briefing individual. O que estava dentro do saco, onde eram os banhos, o pequeno almoço, onde levantar o chip, a que kms estavam os reforços... tudo explicadinho a cada um dos participantes.

Com o aproximar da hora, os participantes foram entrando no km0 e à entrada mais uma vez, todos recebiam um pequeno briefing, mediante a distância que iam percorrer. Eu para a maratona recebi a seguinte informação: "Cuidado com a subida inicial, é preciso guardar forças para as outras. Atenção à descida depois do prémio de montanha, pode estar perigosa por causa da humidade dos dias anteriores. Boa sorte!"

A partida simbólica foi dada alguns minutos depois do previsto... e com muita calma todo o pelotão seguiu atrás do carro da organização até à Câmara Municipal, onde se deu a partida real lançada!

A saída de Gouveia era, como não poderia deixar de ser, a subir! Mas a subir forte e feio. Aliás, esta era a marca da Maratona... Subir, subir e subir. Destacam-se então as seguintes subidas: ao km0 (8kms, 400m D+), ao km14 (5kms, 300m D+), ao km26 (2kms, 130m D+), km36 (2.5kms, 200 D+) seguida logo da do km39.5 (3.5kms, 300 D+) e, finalmente ao km47 (6.6kms, 300 D+). Só aqui já estavam 1600m de acumulado.

O percurso era maioritáriamente em bons estradões, exceptuando a bonita passagem no parque de campismo de Curral do Negro, a descida do prémio de montanha (feita num estradão muitissimo estragado pelas condições climatológicas) e os dois singles já dentro de Gouveia (espetaculares, ainda que curtos!). Ou seja, as subidas só necessitavam de duas coisas: força nas pernas e capacidade de sofrimento! As zonas entre subidas eram curtos períodos de descanso, exceptuando a descida do prémio de montanha, que requeria umas boas unhas e muita condução.
Todo o percurso estava muito bem marcado, com fitas, setas e pinturas no chão! Além disso havia muito pessoal do staff espalhado pelo percurso, para prestar apoio se fosse necessário.

Parei em ambos os reforços para abastecer o bidon. Esteve um dia bastante quente, mesmo àquela altitude, e o sol foi inclemente. Era uma estupidez minha arriscar ficar sem água. Além da água distribuída nos reforços, as fontes existentes ao longo do caminho estavam assinaladas.

Os banhos estiveram bem, quer para mim, quer para a bicicleta! Quando cheguei ao banho já muita gente o havia feito, por isso a água não era a mais quente, mas com o calor que estava o banho tépido só me fez bem. Além disso o balneário estava quase vazio e em muito bom estado, pelo que me pude vestir à minha vontade! A bicicleta foi similar, uma máquina só pra ela!

Não me posso pronunciar quanto ao almoço, pois compromissos familiares, fizeram-me voltar logo a Viseu.


Fiquei contente com a minha prestação! Tinha o objectivo de terminar antes das 4h e consegui lá chegar, ainda que tenha sido atingido pelo homem da marreta na ultima rampa do prémio de montanha (o prémido de montanha era feito em 3 fases, uma subida inicial até à casa dos Serviços Florestais, depois uma zona plana, uma parede até ao marco geodésico, outra zona plana, e uma paredezorra final até ao posto de vigia). Nesta paredezorra fui atingido, acusei o toque, e perdi dois lugares e o contacto com oVitor Costa, que já vinha a ser o meu companheiro de prova desde Folgosinho. Depois na descida é aquela história de sempre: tenho muito medo e poucas unhas e lá se foi mais um lugar... Tirando isto correu bem! Apontava para um TOP20 e consegui!

A minha principal preocupação passava pela máquina. Desde o deslize em Vouzela que não confio a 100% na corrente, por isso, subidas em força nunca mais...! A acrescentar a isso havia o problema dos furos (para os quais me alertou antes da partida o meu colega de equipa Diogo da Silva)... Por isso foi sempre em gestão do material tendo mesmo parado para colocar óleo na corrente. A bicha ainda me pregou um susto no final, onde numa pequena rampa, curta mas inclinada, quando tentei pedalar em potência, desatou aos estalos (não precisei de mais nada, sentei-me no selim, desci para 28D e pedalei em cadência até final)!

As subidas em cima de cascalho e a descida final eram o fim do mundo para braços e mãos. Os meus ESIGrips Chunky, gentilmente cedidos pela Nexplore, provaram todo o seu valor, e mantiveram-me afastado das más vibrações!

Em suma, numa classificação de 1 a 5 estrelas, esta prova recebe da minha parte 6 estrelas!!!

Foi uma prova exemplar (ainda para mais se virmos que é a primeira vez que organizam a Maratona), onde sobressai a organização, a dureza e a beleza, que vai de certeza entrar no meu caléndário anual!

Parabéns à Organização

E pró ano há mais...
 
Last edited:

PKangú

New Member
Boas,

Na minha opinião esta organização mostrou argumentos que sem dúvida tornarão esta maratona uma referência no panorama betetista.
Para mim, foi uma das melhores maratonas em que participei e obviamente fica desde já agendada a participação no próximo ano.

Conforme foi já amplamente referido por todos, e eu subscrevo na íntegra, a organização esteve a um excelente nível na abordagem dos aspectos mais relevantes neste tipo de eventos.
No fundo "limitaram-se" a aproveitar a abundante e fantástica "matéria-prima" que possuem na zona, acrescentaram-lhe o valor da sua competência e dedicação tendo naturalmente obtido um produto final de elevada qualidade.

No entanto, gostaria de referir um aspecto que certamente por força da juventude nestas andanças não foi tido em conta.
Seria conveniente um abastecimento líquido naquela interminável subida no percurso da maratona. Mesmo com água à disposição aquilo já não era fácil, sem ela foi um martírio! E acreditem que assisti a situações de sofrimento e até de recurso.
Mas, estou certo que para o ano naquele local teremos no mínimo um auto-tanque cheio de água e quem sabe, talvez até uma máquina de finos!!!

Assim sendo, apresento desde já os meus parabéns e os merecidos agradecimentos pelo excelente dia que nos foi proporcionado.
 

NUNO TROCANOTA

New Member
ja estou com saudades tem de fazer uma ainda este ano.....só quem foi é que poderá sentir estas minhas palavras...simplesmente fantástico...e já agora benham de lá essas fotos
 

pedro.simoes

New Member
Boas tardes..

Já quase tudo foi dito, mas não quero deixar de dar os parabéns à organização, pela magnifica maratona que proporcionaram a quem esteve presente e agradecer a forma como nos receberam...

Pontos a destacar:
-convivio entre participantes, acompanhantes e organização,
-subidas, daquelas que nunca mais acabam,
-paisagens unicas,
-simpatia de todos.

Pontos menos positivos (só porque tenho de escrever):
-a descida da gravilha, muito perigosa, mas estava assinalada como tal (mesmo assim estava a ver quando é que ia riscar os cromados)
-logistica (se tudo fosse junto, banhos, almoço, partida, secretariado, sei que não é fácil)

Espero retribuir a hospitalidade e simpatia a todos os que vão estar em Tábua este domingo, cá vos espero. As melhoras para a Andreia, espero que tudo tenha corrido bem hoje.

Abraço..
 

Gouvas

New Member
Mais uma vez muito obrigado a todos pelas palavras que temos lido... com bastante atenção!!!
De facto este é o melhor reconhecimento que nos podem prestar e é muito gratificante ver aqui reconhecido o nosso esforço para que tudo estivesse impecável...

Quanto ao abastecimento de líquidos reconhecemos que falhou um ponto de água na subida para o Planalto (que estava previsto) bem como uma placa de identificação de uma fonte no Covão da Ponte (Parque de Campismo no início dessa subida) que desapareceu!
Essa falha já está bem identificada e irá merecer uma atenção redobrada na próxima edição, bem como outras pequenas falhas que identificámos e de certeza iremos melhorar.

Nuno Trocanota... como te percebo... mesmo apesar de pedalar nesta Serra praticamente todas as semanas!
Nós fazemos "uma" todos os fins-de-semana e como tal estás mais que convidado a vir pedalar connosco. É só avisar e podes crer que Tribo estará pronta para te/vos receber!

Este domingo lá estarei em Tábua... a PEDALAR!!!

Ainda hoje estarão disponíveis fotos no site do evento: http://www.maratonabttgouveia.com/Galeria.htm

Um abraço
 
Last edited:

tofarma

New Member
Boas

Alguém sabe alguma coisa da Andreia?
Espero que tenha tudo corrido da melhor forma....

Até domingo. ;)
 

ruialexis

Elos Rápidos
Já vi que colocaram as fotos no V/ site, mas a visualização não é fácil e não consigo descarregar nenhuma.
Não existe outra forma de colocar as fotos? Tipo Picasa ou Flick?

Obrigado!
1 Abraço,
RA
 
Top