Rescaldo Maratona BTT "Instituto de Gouveia" - Serra da Estrela - 22 Maio 2011

#1
É com imenso prazer que inicio este tópico.

Fantástica organização que a meo entender fez de tudo para que nada falhasse e até onde sei superou a prova.

- Sinalização na cidade - 5*
- Sinalização na Prova - 5* (as setas estavam muito visíveis)
- Percurso - 5* (mesmo que para mi que tenho falta de pernas havia subidas a mais) os single tracks fantásticos.
- Secretariado - 5* (a organização por equipas facilita muito)

Para melhorar na próxima:
- Banhos (no estadio) a agua ou era FRIA ou a FERVER, com o tempo que estava até era bom ser fresca
- A Maquina de finos ... Não pode Parar! (estou a brincar como é obvio)
- Há quem goste de Vinho e seria recomendável

De resto estão todos de parabéns.

Deixo cá as minhas fotos, que como tive tempo arranjei algumas.

https://picasaweb.google.com/agonzalez01/110521MaratonaBTTInstitutoDeGouveia?feat=directlink

Abraço.
 
#2
Sinceramente adorei!!
Agora as criticas (que irão ser dissecadas até ao osso por outros utilizadores). A única, na minha opinião, a falta de agua no inicio e a meio da grande subida, foi mesmo o unico ponto menos positivos. Não digo negativo, porque levava bastante no bidon e mochila.
Para o ano lá estarei.
 
#3
Boas!

Foi sem dúvida mais um daqueles dias memoráveis no que, ao BTT diz respeito!
Parabéns à organização e a todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso do evento!
Eis a imagem do "pelotão folgosinhense":



Cumprimentos e boas pedaladas! ;)
 
#4
Boas

Parabéns à organização pois para 1ª tudo correu a meu ver dentro da normalidade.
Fiz a meia-maratona na companhia de mais 3 bravos MK's e foi uma manhã de puro convívio.
O percurso era durinho mas quem fosse para Gouveia com intenções de rolar........só em sonhos!!! :)
Bom......não querendo alongar-me mais apenas tenho a referir que passei uma bela manhã e em 2012 só se não puder!!!!!

Amigos de Gouveia e arredores, Ruka e companhia até domingo e forte Abraço.



;)
 
#5
Boas!!

Quero felicitar a organização por este belo evento!! É para repetir!!
Belo percurso (bem durinho, conforme o anunciado), belas paisagens, pessoas super simpáticas (sempre prontas a ajudar!!), banhos com água quente e um belo almoço!! :DD O único reparo a fazer é mesmo a falta de abastecimento líquido na segunda parte do percurso. Estão de parabéns!!:p

Abraços!
 
#6
Boas,
Foi uma excelente manhã de BTT. A organização está de parabéns.
De salientar:
As paisagens, Parque Natural da Serra da Estrela, obviamente do melhor que há;
As excelentes marcações, impossível alguém perder-se;
Alimentação, desde do pequeno-almoço ao almoço estava tudo óptimo, principalmente o arroz doce no final.

Certamente existem mais aspectos positivos que para já ñ me recordo mas o pessoal vai enumerando tudo...

No próximo ano só falho esta se for novamente na mesma data do Raid Alvalade/Porto Côvo, pois há algum tempo que essa prova está nos meus planos e tenho vindo sempre a adiar... Mas Gouveia ficará certamente na minha agenda.

Fiquem bem
 
#7
boas

bem quero começar por dar os parabens á organizaçao pelo belo evento que nos pruporçionaram de puro btt e felicitar tambem o senhor nuno silva que me convençeu ir a gouveia por mim tava tdo 5 estrelas,so a falta de agua como ja foi dito mas nao é por aí que deixa nota negativa valeu a pena sair de casa ás 5 e 15 da manha e para o ano se deus quiser aí estarei pa desfrutar dessa beleza e dureza continuaçao de boas pedaladas




paulo ventura
 
#9
Boas,

Antes de mais, e para 1ª organização estão de parabéns. O secretariado 5*, com tudo organizado (por equipas e individuais).

Conseguiram aliar uma boa manhã de BTT para os participantes, com a ocupação do tempo com várias actividades também para os acompanhantes (que tantas vezes sofrem a rezar para que o tempo passe depressa), mas que neste BTT também tiveram "acção", não se remetendo para o papel do mero "espectador".

Relativamente aos pontos de água aqui falados, penso que poderá ser um ponto a melhorar, mas por outro lado, com as fontes espalhadas pelo percurso a falha dos pontos de água foi minimizada e em muito, a meu ver.

As paisagens são espectaculares, e mesmo já em situação de "morto-vivo" (com todas aquelas subidas), deu para apreciá-las e para trazer uns recuerdos.

Só tive pena que os últimos 10 Km tenham sido feitos de forma limitada por ter entortado um elo da corrente o que não me permitiu puxar nas restantes pequenas subidas, inclusive no final em até chegar à meta (cheguei a pé), tendo apenas a aproveitado nas descidas (e acreditem que aproveitei bem).

Quero também deixar um abraço eu meu Camarada dos PÓNALAMA, Ballbiker, com o qual pude partilhar toda esta aventura.

Por último, quero também deixar um abraço aos Camaradas do Pedal dos Dão Nelas, com os quais também foi possível compartilhar mais um evento, com todo aquele espírito que os caracteriza.

Este é um evento que vou ter em conta para o próximo ano.

Saudações PÓNALAMISTAS.
 
#11
Olá amigos, ao ler todo o rescaldo fico com remorsos e pena de não ter ido a tempo desta bela maratona:(
Alguem tem os tracks da maratona?
Obrigado.
 
#12
Em boa hora 3 alentejanos de Arraiolos resolveram participar nesta Maratona de Gouveia!
Chegamos logo na 6ª feira para aproveitar ao máximo o fim de semana e apesar de no Sábado termos cometido alguns abusos gastronómicos, a Maratona e Meia Maratona correu de feição a todos nós.

Em termos de organização destaco acima de tudo a simpatia e a disponibilidade de todos. 20€ com um Jersey bem porreiro, um almoço agradável num sítio muito bom com karaoke à mistura ;) Só me lembro de Idanha em 2010 com estas condições.

Mas foi pelo desafio de subir a Serra que viemos até Gouveia...e valeu muito a pena. O percurso da Maratona era simplesmente brutal, estava marcado de forma impecável, tinha subidas impressionantes e descidas de cortar a respiração, mas tudo possível de fazer a pedalar. A subida final até ao prémio da montanha era interminável, mas ver aquela placa a dizer 1595m dava ânimo a qualquer um!
Também concordo que deveriam existir não mais abastecimentos, mas sim pontos de água, não me fizeram falta mas foi à conta.
Uma nota muito positiva para as 2 ou 3 ambulâncias e viaturas dos bombeiros que vi espalhadas pelo percurso para qualquer eventualidade.

O objectivo era chegar inteiro e já agora entre as 3:30h e 4:00h e também foi conseguido.

Muito Bom!!!
Se o FMI deixar, até pró ano ;)

RA
 
#15
Olá a todos!
Quero desde já agradecer os vossos comentários e é com muito agrado que constato que vos podemos proporcionar bons momentos... essa era a nossa principal missão.
Agradeço também as vossas sugestões para uma próxima vez em que, sem dúvida, iremos colocar mais pontos de água.
Ficamos ao vosso dispor para virem pedalar connosco sempre que quiserem conhecer melhor os trilhos da Serra da Estrela, e acreditem que ainda há muito mais para ver e pedalar...

Muito obrigado a todos em nome da escola e do clube BTTribo.

No próximo fim de semana lá estarei em Tábua com os amigos do MK Máquinas!!!
Boas pedaladas e uma boa semana para todos!

A empresa responsável pela cronometragem é de Leiria - "Sportchip"

Nuno Silva
 
#16
Em meu nome e dos "Semprea30" ficam aqui os mais sinceros parabens a todos por esta Excelente Maratona. Grande dia. Contem connosco em 2012.
Quanto a classificações, sei que em 7 elementos ficámos com 5 entre o top 20. Muito bom. Agora gostaria de ver mais fotos e as classificações.
 
#18
Boa tarde,

Desde já queremos dar os parabéns a toda a organização não só por o apoio prestado a nossa empresa, mas também pela excelente evento que proporcionaram aos atletas. força para uma próxima organização.
as classificação finais da prova depois de termos confirmado todos os resultados já sairam, encontram-se em
www.sportchip.net

abraço e até um próximo evento...
sportchip - cronometragens desportivas
 
#19
Já fui a alguns passeios/provas, não muitas, mas esta foi excelente em todos os aspectos, bem organizada, simpatia e o percurso tinha paisagens fantásticas, eu como gosto mais de subir do que descer, adorei, contudo o percurso tinha para todos os gostos,menos rolar...
Excelente!! Se em 2012 organizarem novamente, estarei lá com certeza.
 

PeTr

New Member
#20
Boas tardes,

Em nome do Stralows MTB Team venho aqui deixar o parecer acerca da meia-maratona. É importante referir que fizemos cerca de 300 km desde Alverca do Ribatejo para chegar lá acima... e valeu cada litro de gasóleo e cada cêntimo da portagem.

  • Secretariado (5/5): apesar de termos chegado a Gouveia em cima das 21h de sábado e ainda termos demorado uns 15 min à procura do local, a malta da organização foi impecável por ter aguardado um bocado à nossa espera. Aquilo fechava às 21h mas a boa vontade do pessoal fez com que fosse possível, quase meia hora depois, tratar da papelada toda logo no dia anterior. Gostei especialmente da pergunta do rapaz que lá estava: "De Alverca? Mas porquê?" :)
  • Jantar de sábado (5/5): no restaurante Lá em Casa, aconselhado pelo mesmo rapaz do secretariado... chegámos em cima do fecho da cozinha, mas comemos uns bifinhos com cogumelos e umas picanhas do melhor, a bom preço.
  • Campismo no Curral Negro (4/5): Para o que era (e ao preço que foi) serviu bem o seu propósito. Não estava lá ninguém para nos receber às 23h, mas suponho que seja assim mesmo. Não fosse o "Zé Cabra" a cantar músicas do Quim Barreiros até à 1h da manhã e a termos acordado às 5h20 de Domingo com um "torpedo" e tinha sido perfeito. Alguém chegou a saber quem era o "artista musical" que estava a enervar toda a gente? :mad:
  • Levantamento dos chips (5/5): Fácil e rápido.
  • Partida até ao controlo zero (5/5): Percurso guiado pela vila, muito engraçado a malta em pelotão.
  • Percurso (4.5/5): As vistas foram do melhor que já vi neste nosso país. A dureza do percurso foi do melhor, muito diferente do que estamos habituados. É comum fazermos voltas de 40 km com 1200 metros de acumulada, mas fazê-los em 3 subidas ENOOORMES, foi o ponto alto do percurso. Nunca tinha subido tanto, durante tanto tempo... brutal! Mais do que testar a força nas pernas, serviu para testar a força mental de cada um. E sempre sem desmontar, como se quer. O mesmo se aplica às descidas... já estava cansado de taaanto descer. Muito bom!! Só dois pontos faltaram para atribuir nota 5 ao percurso... ia a contar passar por dentro de uns ribeiros, e os single tracks, apesar de espectaculares, foram demasiado curtos. No entanto, compreendo que dadas as condições geográficas e geológicas da zona, não fosse possível melhorar estes aspectos. No entanto, fica um reparo para o próximo ano.
  • Abastecimentos (5/5): Não me pareceu que tivesse faltado nada... até barras de cereais tinha.
  • Marcações (5/5): claras e sem margem para enganos. Placas muito bem concebidas e colocadas.
  • Chegada (5/5): Bem situada e com pompa e circunstância.
  • Controlo de tempos (3/5): Um dos membros da equipa acabou por não aparecer nos tempos finais... não sei o que se passou, mas o chip dele não foi identificado.
  • Banhos (5/5): finalmente, uma prova de BTT com água quente!! Tudo bem, que custava um bocado regular a água fria, mas com jeito a coisa lá se deu.
  • Almoço (5/5): Almoço completo e muito bom. A morcela era um espectáculo, os bifinhos com cogumelos estavam muito bons. Até tínhamos sobremesas com variedade. Aquelas estrelas recheadas eram um espectáculo. Os meus parabéns aos cozinheiros.
  • Pessoal da organização (5/5): Gente muito simpática em todos os locais onde parei, desde o secretariado até à meta, passando pelo almoço.
  • Apoio durante a prova (5/5): Felizmente não precisei de nada, mas foi muito bom ver a malta das motas sempre por perto, prontos a ajudar caso fosse preciso.
  • Bombeiros (5/5): Uma última palavra para o pessoal dos bombeiros que esteve com frequência ao longo do percurso, sempre para cima e para baixo, colocados em pontos-chave onde eventualmente poderia ser preciso assistir alguém. No final da prova ainda fizeram um penso a um colega meu que tinha levado uns pontos a semana passada. Obrigado.

Em resumo, foi um evento a roçar a perfeição. A Stralows MTB Team anda com ideias de correr as serras deste país, e ter começado pela Estrela, foi uma boa decisão. Sem dúvida, um passeio para repetir.

Obrigado a todos pelo esforço e empenho que colocaram num evento desta magnitude, com certeza, nada fácil de organizar.

Cumprimentos,
Pedro Sanches - Stralows MTB Team