[RESCALDO] Lisboa- Santiago de Compostela

P

piquet

Guest
Pois é palavras para quê!!!!

Saida da Torre Vasco da gama em andamento de aquecimento, ai ocorreu o primeiro acidente do qual resultou um ombro partido  :cry:, hà que dar o valor a este valoroso BTTista que mesmo com o ombro partido levou a bicla até aos Olhos de àgua  :clap:, foram somente 110Km sem se queixar, logo aqui à que realçar o espirito de grupo e de sofrimento que todos estavam dispostos a fazer para levar esta epopeia até ao fim.

Até Santarém foi sempre a rolar em ritmo forte, o terreno a isso convidava, tirando uns Km`s antes de Valadas em que a lama (cola), não nos deixava andar, foi sempre a abrir.
primeira dificuldade do dia subida para Santarém, a partir daqui até final da etapa em Olhos de Água foi um constante sobe e desde, a destacar a subida para os moinhos após o Arneiro das Milhariças, final da etapa com 110km em 05h41.

Aqui tivemos as primeiras peripécias com a nossa "mãe" Lara a conduzir o barco, foi uma noite agradável em que as brincadeiras imperaram e uniu ainda mais o grupo.

2º Dia, saida dos Olhos de Água pelas 8h30, debaixo de um forte nevoeiro e com uma suuuuuuubida  :eish: :eish: :eish: com mais de 2 km para aquecimento que mais parecia ser interminável, às 09h45 estavamos a chegar ao cimo da Serra de Santo António (13.7 km em 01h05), infelismente o nevoeiro não nos deixava ver mais que 30 mt e não pudemos apreciar a magnifica paisagem do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, arrancada para uma vertiginosa descida em alcatrão onde bati um novo record de velocidade pessoal 83,2 Km/h  :#1: :#1:.
Chegada a Fátima cerca das 11h00 com 33,33 km feitos em 02h14, paragem para almoço e despedida daqueles que fizeram apenas a etapa, Lisboa - Fátima depois de almoço sempre a rodar até Ansião, 96,6Km em 06h38, o jantar foi servido no Restaurante Solar da Rainha onde comi a melhor sopa de peixe da minha vida (recomendo).

3º Dia, saida de Ansião com destino a Oliveira de Azemeis, almoçamos em Coimbra pelas 13h00, com 47.9Km em 03h16, depois de almoço partimos todos em grupo para aquela que iria ser a mais looooooonga etapa desta aventura, quando estavamos a atravessar a mealhada começou a chover e não mais parou até chegarmos a Oliveira de Azeméís, foi uma aventura e pêras, a chuva era tanta que os caminhos que havia no meio do mato eram autênticos rios, durante Km´s e por vezes com água acima do meio metro, foi um espectáculo, puro e duro como a gente gosta  :yeah: :yeah: :yeah:, aqui passei a que para mim foi a pior noite  :aiui: :aiui:, já que não consegui dormir nada, já não tou habituado a tendas de campismo, mais uma vez a logistica *****, até as tendas nos montaram, só faltou andarem com a gente ao colo, neste dia tivêmos a infelicidade de perder mais um elemento devido a uma queda e um braço partido, as melhoras para o "morto". :yeah: :yeah:

4º Dia, saida de Oliveira de Azemeis com destino a barcelos, efectuamos uma primeira paragem em Espinho e depois fomos pelos 14Km de passadiço em madeira que existem à beira mar quase ate Vila Nova de Gaia, são 14 Km memoráveis, em que os felizardos de Suspensão total não sentem o mesmo que os das Semi rigidas....."ai ai nunca mais acabam estas tábuas", dores esquecidas com a passagem na casa do GLORIOSO   :#1:de V. N. Gaia, a paisagem nas margens do rio Douro sempre deslumbrante, pena não haver uma paragem para provar os respectivos vinhos  :cheers: :cheers: (uma falha da logistica) a rever, subida até à Sé do Porto onde mais uma vez estava a nossa "mãe" Lara e respectiva equipa para nos dar mais uns mimos e animar para o resto da volta, almoço em Mosteirós, aqui juntou-se mais um amigo que ia a caminho de Barcelos e aproveitou a boleia "a pedalar", a partir daqui foi sempre a abrir até Barcelos, nos ultimos Km quando as forças já não eram muitas, começou a chover abundantemente o que veio complicar um pouco mais a nossa missão, os ultimos Km´s foram feitos na companhia da Aninhas " a nossa princesa", a poucos Km´s de Barcelos perguntámos a uma Srª já de idade se barcelos ainda estava longe, ao que ela respondeu "Coitadinho do seu colega foi em frente na vez de virar ali á direita, coitadinho, a chover tanto, ai o coitadinho"  doh doh , só depois de a descansarmos que ele se não perdia é que ela nos informou que já não nos faltava muito, mas sempre a dizer "AI O COITADINHO", chegada a Barcelos 110km em 07h10, dormida no pavilhão do Óquei de Barcelos, ainda assistimos aos treinos de Hoquéi da equipa principal  :clap:.

5º Dia, juntou-se mais algum pessoal, a destacar a presença de mais duas senhoras, para mim aqui começou a parte que mais gostei, magnificas paisagens, belos trilhos e bom espirito de grupo, até deu para as Merida irem tomar banho no rio com respectivos donos e rir a bom rir com o piquet (eu) e o madeirense.
A primeira parte foi feita até Ponte de Lima onde almoçamos e aproveitei para comprar um sininho e colocar no selim, foi um must (alguns ainda me devem de estar a rogar pragas, ...tilim tilim....)  :rotfl: :rotfl: :rotfl: , afinal estavamos em peregrinação, Esta segunda parte foi muito dura, com a subida à CRUZ DOS MORTOS  doh doh doh , impossivel de fazer em cima da máquina foi um verdadeiro calvário, depois na companhia do Rui "Madeira" (madeirense do grupo, que se deslocou ao continente para esta aventura), fomos sempre a abrir por aqueles trilhos e singles espectaculares até valença, cheguei a Valença com um sorriso de orelha a orelha e com vontade de voltar atrás e repetir aqueles maravilhosos trilhos, foram 73 km em 05h00, aqui dormimos num abrigo dos peregrinos ao lado dos bombeiros que durante a noite tocaram a sirene bastante tempo e meteram o pessoal todo em polvorosa.

6º dia Entrada em espanha logo de manhã, com nevoeiro, aqui aproveitamos umas magnificas escadas para arrebitar e para o Valente Muralhas fazer um drop com mais de um metro, foi o momento FREERIDE desta aventura  :yeah: :cheers: , em Pontevedra fizêmos um desvio de 30 km e fomos dormir a Vila Garcia ao parque de campismo dormida em bungalows, aqui os senhores das merida mais uma vez fizeram questão de dizer que tem orgulho nas suas meninas, "só peneiras" e foi mais uma noite agradável de convivio que serviu para relaxar e descontrair.

7º dia e ultimo a pedalar, para gastar as ultimas energias e abençoar esta nossa aventura mais uma vez a chuva foi nossa companheira, foi uma etapa feita em ritmo calmo, já todos com o pensamento em Santiago, mais uma vez fiz os ultimos km´s na companhia da Aninhas e sem travões traseiros, chegamos à praça frente à catedral às 15h15, onde já havia companheiros, é inexplicavél o sentimento que se sente quando se atinge e pisa aquela praça depois de ter feito todo este esforço, mesmo que não se vá como peregrino Há algo que mexe por dentro de nós.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

O resto do tempo foi a confirmação de um saudavel convivio entre todas as pessoas do grupo.

674,50 Km em cerca de 43h00, 7980 mt de acumulado

Foi sem duvida a coisa mais louca que fiz de Bicicleta e que se deus quisser irei repetir, foram momentos que ficarão eternamente na minha memoria, foram amizades que se arranjaram, foi a experiencia de uma grande travessia.

agradeço:

aos FURA TRILHOS darem-me o prazer de vos poder acompanhar.
A todos os COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS que se portaram que nem valentes cavaleiros montados nos seus cavalos de aluminio e carbono.
A MIM porque consegui chegar ao fim.
À LOGISTICA que foi sem duvida fenomenal e não nos faltou com nada.
À nossa "Mãe" LARA, sim sem o seu espirito organizativo penso que seria mais dificil ter feito esta travessia, é sem duvida uma das mulheres mais espectaculares que conheci até hoje, nunca perca esse espirito e obrigado por a ter conhecido.
À minha ESPOSA que esteve uma semana sem me aturar.

Dedico esta minha aventura ao meu amigo e colega que à cerca de um mês nos deixou para sempre PAULO CONCEIÇÃO
 

guerreia

New Member
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Pois é piquet, palavras para quê......

Simplesmente espectacular, tambem eu já por duas vezes fui a Santiago, e o espírito é mesmo esse um espectáculo, para repetir.

Parabens
:bompost:
 

fura-sempre

New Member
Parabens pelo texto que está muito bom e reflete efectivamente o que se passou ao longo dos 9 dias. Um apanhado das fotos vai estar brevemente disponivel na galeria dos Fura-Trilhos (100 das 7000 fotos tiradas) e para quem esteve presente na grande aventura vai poder dentro de dias levantar um DVD na Loja das Bicicletas com mais de 6000 fotos.

Vamos aguardar tambem pela reportagem na Bike Magazine.

Um muito obrigado a todos os presentes nesta GRANDE AVENTURA por a tornarem tão especial para todos, para o ano há mais e como os Fura-Trilhos não param vamos ter mais surpresas e aventuras espectaculares até ao fim deste ano e primavera do próximo.

2007 vai ser um ano Loja das Bicicletas/Fura-Trilhos em eventos de aventura, vários e originais desafios vão ser lançados, para quem gosta de viver o melhor do BTT. Esperem para ver e não percam a Fura-Actividade.
 

penatabua

Active Member
Olá Piquet, bela crónica, um pouca mais extensa, que as habituais de Sintra :teclar: :exacto: :#1: :clap: mas esta muito mais intensa, bela reportagem, que cria água na boca a muitos leitores.
Se eu tivesse uma "FOLGUINHA" da Maria, tb adorava "EMBARCAR" numa aventura destas, quem não gostaria?????????
Parabéns :clap: :clap: :clap: á Lara(o teu apoio, já começa a ser um "MARCO" e uma referencia) e aos Fura-Trilhos pelo apoio a este Projecto.
Abraço de penatabua
 

Cabete

New Member
Boas pessoal!...

Estou a pensar fazer o caminho de santiago partindo da zona da Figueira da Foz, ou seja fazer uma etapa não oficial até ao Porto e depois seguir o trajecto normal com credencial e companhia. Gostaria no entanto e for possivel que alguém me informasse sobre o local onde poderei apanhar o caminho a partir da Mealhada assim como o itinerário a seguir.

Sem mais desde já um muito obrigado
e boas pedaladas
 

esquilas

Member
Boas

Nao sei qual eh o caminho oficial mas na mealhada podes engatar na n1 e eh sempre a direito, se nao arrancas logo dai na 109 :mrgreen:

Mas o melhor eh pedires o track ao pessoal que o fez e estudares a coisa
 
Top