[Rescaldo] - II Passeio BTT - Lagoa do Calvo - 17 Janeiro 2010

F.PRATAS

New Member
Boas pessoal,
bem, aqui vai a minha openião já tinha feito o passeio do ano passado e recomendei este passeio a muita gente e saí-me mal.
O percurso e a água são factores que estava a espera. Agora as marcações assim tão confusas não esperava, esta gente da lagoa do calvo habituou-nos a bem melhor.
Penso que foi um grande erro, depois da separação, os dos 70 km e dos 40 km voltarem a cruzar-se nos percursos.
Não sei como é possível colocarem classificações se muita pouca gente fez o percurso certo valia tudo uns por um lado outros por outro; tempos tirados a quem fez 40,42,45,46,49,54,etc. Pois eu enganei-me como a maior parte das pessoas fiz 46,5km quando cheguei ao fim não fui registar o meu tempo pois acho desonesto pois não fiz o percurso certo.
Os banhos tinham água quente mas o autocarro deixou lá o pessoal e a porta estava fechada, e estivemos aí uns 25 minutos cá fora todos molhados à espera.
Bem o almoço do ano passado dava 100 a zero ao deste ano, não gostei.
Dum modo geral, neste ano a organização deste envento andou muitos furos para trás. Vocês sabem mais do que isto.
 

jlalmeida

New Member
É-me dificil comentar esta prova, sim pq não era um passeio era uma maratona com andamento livre e com classificações.
Andei muito bem até rasgar um pneu e isto foi por volta dos 32 kms. Nessa altura com ajuda do GPS dirigi-me à estrada mais próxima onde estavam elementos da organização a controlar o atravessamento da via e prontamente me levaram e à bike de moto4 até ao 2º abastecimento para logo ser transportado até ao local de chegada. IMPECÁVEL, obrigado. Ainda foram 20 kms de carro e seria dificil com um pneu rebentado. Aqui relevo a importância do uso de GPS nas provas em zonas que não conhecemos.

A parte má é esta:
Quando cheguei junto do local de chegada vi de tudo um pouco, foram momentos hilariantes, perdoem-me se me ri com a frustração de tanta gente. Eu estava frustrado mas havia uma razão, um problema com a bike e pronto. Mas as frustraçõe que eu vi em dezenas de pessoas tinham a ver com os problemas com q se tinham debatido. Aparecia gente de tordo o lado. Ainda no caminho, no carro de apoio, apanhei um grupo enorme numa rotunda perto da passagem de nível que procuravam o caminho para ir para a zona de chagada. De onde vinham não sei, para onde queriam ir eu sei, foram pela estrada e pronto. Na meta chegava-se de todo o lado.
Assisti a uma coisa inédita. Estava eu apreciando toda esta movimentação anedótica quando chega um BTTista com uma bike verde, toda verde, com o frontal 250 e disse para os amigos desalentado: ".... perdi-me várias vezes....etc, etc " o homem estava mesmo "fulo", eis que alguém do grupo lhe diz: "ainda não chegou nunguém dos 70, já foste à meta? és o 1º !!!", o homem foi à meta e ganhou !!!!!!!! andes de ir ainda perguntou: " o tipo da BVBikes ainda não chegou???? " .
Enfim é cómico mas é real.
Foi pena, gostei do percurso nos 32 kms que fiz, era duro mas BTT tem de ser duro, tinha água, ninguém controla essas coisas.
A minha frustração é capaz de ser mais fácil de aceitar de que a dezenas de BBTistas.
Venham mais maratonas e seleccionem as que já têm créditos.
 

Atsionac

New Member
Começo por dizer que esta é a minha segunda prova, fiz uma em Coruche nas cortiçadas e agora esta.
ja começo a perceber estas coisas das marcações e é mt dificil toda agente acertar,ou pq não se v~e, oupq não estao lá as setas ou pq vai colegas a frente mas ha senmpre qq coisa.
Gostei mt e é pa repetir, fiquei num bom lugar e andei rápida, os percursos nos cabeços eram escusados, num deles, nem a pé o conseguia subir.
excelente pequeno almoço e almoço, do melhor para o convivio.
PARABENS!!!!
 

J.Castelo

New Member
Assisti a uma coisa inédita. Estava eu apreciando toda esta movimentação anedótica quando chega um BTTista com uma bike verde, toda verde, com o frontal 250 e disse para os amigos desalentado: ".... perdi-me várias vezes....etc, etc " o homem estava mesmo "fulo", eis que alguém do grupo lhe diz: "ainda não chegou nunguém dos 70, já foste à meta? és o 1º !!!", o homem foi à meta e ganhou !!!!!!!! andes de ir ainda perguntou: " o tipo da BVBikes ainda não chegou???? " .
Enfim é cómico mas é real.
Foi pena, gostei do percurso nos 32 kms que fiz, era duro mas BTT tem de ser duro, tinha água, ninguém controla essas coisas.
A minha frustração é capaz de ser mais fácil de aceitar de que a dezenas de BBTistas.
Venham mais maratonas e seleccionem as que já têm créditos.

O da VBBIKES andava perdido nem sei por onde... Passei por um grupo de companheiros QUATRO VEZES, até que resolvi ficar ao pé deles. Eles até pensaram que eu andava maluco a curtir as poças para a frente e para trás. lol. Lá conseguimos achar a meta, mas chegámos pelo lado errado na mesma. Nem fui fazer o controlo final porque estava desiludido... Valeu o treino.

Quanto ao resto acho que esteve tudo bem. Partida, percurso, banho, almoço, convívio, tudo impecável, não fossem as más marcações e era 5 estrelas.

Para o ano lá estarei e sei que vai tudo estar a 100%

Parabéns à organização.
 

jlalmeida

New Member
Lol, por isso eu digo q a minha frustração será bem menor, pelo menos fiquei frustrado logo aos 32 kms e andei de moto4 em conjunto com a bike. Há 30 e muitos anos q ando de moto e nica tinha levado a bike a passear de moto hehehhehe . O tipo foi impecável, a bike foi no meio (entre mim e ele) :) e lá fomos nós até ao 2º abastecimento.
 

vidrinhos_team

New Member
Estava eu apreciando toda esta movimentação anedótica quando chega um BTTista com uma bike verde, toda verde, com o frontal 250 e disse para os amigos desalentado: ".... perdi-me várias vezes....etc, etc " o homem estava mesmo "fulo", eis que alguém do grupo lhe diz: "ainda não chegou nunguém dos 70, já foste à meta? és o 1º !!!", o homem foi à meta e ganhou !!!!!!!! andes de ir ainda perguntou: " o tipo da BVBikes ainda não chegou???? " .

eheh o ciclista com a bike verde commençal skin verde alfaçe fui eu :) e foi engraçado o decorrer desta maratona, o principal objectivo era mm vencer a corrida e de ver como estava a minha evolução em termos de treino para o inicio da época que se aproxima em termos de competição tanto em cross como maratonas, o q se passou foi o seguinte...mal a corrida começou fui logo para a frente para tentar ganhar vantagem a toda a concorrencia e consegui pouco a pouco ir aumentando a vantagem até á passagem do 1º abastecimento ia tudo a correr bem aos 28 kms onde já levava perto de minutos para 1 grupo de 4 atletas q vinham em minha presseguição e onde ia fazer uma média nessa altura de 27kms/h, depois daí até ao 1º controlo q se situava por volta do km 31 ainda aumentei mais a vantagem q chegou por volta dos 3 minutos, e pouco depois começaram os problemas com a falta de 1 fita segui em frente ate 1 cruzamento e nada de sinalização andei ali para 1 lado e para o outro uns 2 kms e nada e quando ia a voltar para traz já farto da situação e ir até á zona de partida apareceu mais 1 atleta q trazia 1 gps e lá conseguimos dar com o caminho onde reparámos na entrada q tinha 1 fita muito pequena no chão que era impossivel vê-la em andamento...

Logo q entrámos no trilho certo ataquei de novo para começar a ganhar vantagem e consegui alguma até q por volta do km 50 +- vendo q n estava a conseguir uma grande vantagem para o atleta q vinha em 2º decidi esperar por ele e alimentar-me para ir 1 pouco na roda e tentar mais perto do final ir embora novamente, o problema é q as pernas bloquearam assim q ele me passou e foi-se embora sozinho, quando recuperei lá fui eu a fundo novamente tentar chegar-me a ele mas sem grande sucesso devido a n ter parado no 2º abastecimento fiquei sem água e começou-me a dar caimbras e tive de baixar o andamento, até chegar á parte critica onde quase todos se enganaram eu tb virei para a direita fiz aquele alcatrão solto e entrei á direita novamente e reparei q aquilo tinha sido o inicio da corrida e já lixado com a situação decidi voltar para traz e fazer a parte do inicio em direção á meta de partida onde tinha uma baia amarela de controlo de passagem e nº de dorsal e n passei por lá, fui pelo lado e disse q queria desistir :), passado uns 3 ou 4 minutos vão-me chamar a dizer que ainda não tinha passado ninguem dos 70 kms e que eu era o 1º e eu fui lá novamente á zona de meta e acabei por ganhar a corrida sem saber eheheh depois de tanto azar no final sempre compenssou qualquer coisa e com 72kms :) cerca de 6 a mais do previsto, o pessoal do gps é q se safou pelo menos n se deviam ter enganado, devia ter dado bastante jeito aquele aparelho nas bicicletas dos participantes ja n havia o problema das marcações ehehe.

Tirando a situação das marcações pensso que esteve tudo dentro do normal, os abastecimentos estavam lá mas so pedi 1 água no 2º e em andamento para molhar a boca, os banhos tinham água quente, o almoço tb estava bom, só n gostei foi da muita areia q o circuito tinha que dificultou muito devido a levar pneus 2.2 o terreno estava muito pesado e da ausencia de subidas onde se pode-se fazer mais diferença, percursos mal marcadas há em todo o lado até nas maratonas da taça de portugal.


Cumprimentos
Davide Marques
 

jlalmeida

New Member
Ora bem :) . por isso digo q a situação foi no mínimo caricata. Verdade? Parabéns pela vitória e compra um GPS pq em alguns eventos já fornecem os tracks. São só mais 150 gramas mais coisa menos coisa.
;)
 

vidrinhos_team

New Member
ya, pelo menos cmg nunca tinha acontecido nada do genero, ja cheguei a passar pessoal em cima da linha de meta agora penssar q ia em 2º e ganhar sem saber foi a primeira vez eheheh, espero ter sido a primeira de muitas q possam vir a acontecer :) costuma-se dizer q o azar de uns é a sorte dos outros, tb já me lixei várias vezes em maratonas da taça por ir a olhar para o chão e perder vários lugares no final por n ver as fitas.
 

J.Castelo

New Member
Só é pena as marcações estarem mal na parte final... Eu sabia que quando te apanhei alguma coisa estava mal contigo, pois conheço o teu potencial. Pensei para mim que a partir dali era ir na tua roda até ao final, mas reparei que estavas com um andamento mais fraco e como me estava a sentir bem fui para a frente. Fui sempre a olhar para trás, pois sabia que a qualquer momento ias atacar e podias apanhar-me. Depois foi a confusão total com pessoal a vir em sentido contrário ao meu, passar pessoal que já os tinha passado uns kms mais atrás... :(:confused::confused: Com isto tudo fiz mais 11Kms que o previsto... Foi pena...

Teremos outras "lutas" durante a época "vidrinhos". :podio::mrgreen::mrgreen:

Abraços.
 

kreisp

New Member
... depois daí até ao 1º controlo q se situava por volta do km 31 ainda aumentei mais a vantagem q chegou por volta dos 3 minutos, e pouco depois começaram os problemas com a falta de 1 fita segui em frente ate 1 cruzamento e nada de sinalização andei ali para 1 lado e para o outro uns 2 kms e nada e quando ia a voltar para traz já farto da situação e ir até á zona de partida apareceu mais 1 atleta q trazia 1 gps e lá conseguimos dar com o caminho onde reparámos na entrada q tinha 1 fita muito pequena no chão que era impossivel vê-la em andamento...

Eu tb me perdi aí. O que acho mais lamentáv, é que o posto de control ficava perto desse sitio e niguem da organização foi lá verificar se havia fita ou não :(
 

CDino

New Member
Eu mais 4 companheiros do pedal fomos para os 70 e por mim correu tudo 5***** sendo que o único reparo que faço é relativo á sinalização, pois eu e outro companheiro andamos perdidos por algum tempo, mas nada que não aconteça a quem vai a disfrutar as paisagens e por vezes nem vê as marcações mais escondidas :)
Quanto ao terreno lololololololololol aquelas poças de água foram brutais, o k eu me ri a ver a malta a passar com água quase pela cintura lolololol (inclusive eu)mto bom mesmo...
As condições do terreno não me surpreenderam, porque após quase 2 semanas continuas sempre a xover não esperava milagres, pelo que fui consciente que quer para o material quer fisicamente iria ser mto duro...

A malta da organização é super simpática, a dos abastecimentos nem se fala 5*****

Só tenho um especial favor a pedir, que é a receita da SOPA que de longe foi das melhores SOPAS que comi:p:p

Força e pro ano estamos ai outra vez

Só para mais tarde recordar...
imagem015zh.jpg
 
Last edited:

MarioVieira

New Member
Boas, depois do estalo de ontem só agora é que tive coragem de escrever.

Arranquei mal pois havia pessoal lento a minha frente, mas ainda consegui apanhar o pessoal da frente quando encostei ao grupo, o Valadas infelizmente partiu a corrente, como ele lutava para o 1º lugar eu e o RIDER99 (Beltrão) paramos para o ajudar, mas quando arrancou partiu outra vez a corrente, a partir daí foi sempre no prego mas estava complicado para apanhar o grupo.

O piso estava super molhado "fofo" o que dificultou muito a prova e como era dos 1º´s do grupo perseguidor a passar era quase sempre a cobaia, muitas vezes fiquei atolado e preso na agua e tinha de acelerar outra vez para apanhar o grupo.

A água vinha dos terrenos cultivados que provavelmente tinham estrume, resumindo a agua cheirava bastante mal mas tentei não pensar nisso quando caia de chapa. O dia estava cinzento o que prejudicou o avistamento das folhas pretas e brancas colocadas em cima dos cruzamentos.

Lá fui sempre eu e mais 1 ou 2 pessoas a tentar apanhar mais pessoal, ainda tentei puxar pelo meu amigo Beltrão mas a falta de treino foi mais forte e ele disse-me para seguir, pois ainda tinha hipóteses de apanhar os da frente, quando faltava 5km ou menos para o final vi o Fábio Torres (segundo o pessoal ele ia isolado na frente) o Bruno Costa e outra pessoa que agora não me lembro em sentido contrario, estavam perdidos... juntamos-nos e perguntamos a uma pessoa para onde era o a sociedade recreativa, lá fomos por alcatrão até a meta quando o Fábio dá um sprint eu vou atrás dele ( e passo na meta sem dificuldade pois ele tinha o pedal partido) no controlo para as classificações (se se pode chamar isso) deixei o pessoal passar a minha frente, pois pareceu-me o mais correcto, ficando 1º dos elites e 5 da geral dos 46km.


Tomamos banho nos balneários da sociedade era-mos quatro logo foi excelente, a lavagem também não foi má, os abastecimentos não parei
O almoço era simples mas bom. Até repetia se não tivesse de dieta (16kg´s a mais do que o treinador recomenda )

Hoje olhei para o pulsometro

FCMEDIA 183

FCMAX 202
 

Cigas

New Member
Boas a todos

Penso que já foi aqui dito tudo que se podia dizer...ou quase tudo...desde inicio estranhei o facto de ser um passeio com tempos e não maratona...pois pelo que sei qlqr prova com tempos e classificação é maratona e não passeio...
Qd falei e ser dito quase tudo falta dizer que houve muita mas muita gente a não cumprir o percurso e atalhar caminho , alguns atalharam alguns km que acho mal, mas cada um sabe que faz e como passeio que era não acho muito mal mas injusto.
Qt ao percurso estava pesado devido muita chuva dos ultimos dias onde provocou algumas poças ou melhor o termo da zona "lagoas" que espero não terem estragdo material de ninguém.
Se em todo o percurso existiu aquelas "lagoas" imagino os "oceanos!!!" que nos esperariam se a organização não tivesse que mudar o percurso que a meu ver esteve muito bem.
Em suma o percurso foi divertido onde existiu bom convivo, partida a horas, abastecimentos muito bons e com optimo convivio ( onde dou um bem haja a essas pessoas ) e qt a ti J.Castelo achei estranho vires em direcção contraria e avisei-te na qual pensavas que tinhas razão...mais frente colaste novamente e decidiste passar a voar onde tive que gritar e assubiar se não mais uns Kms fazias até que decidiste vir com malta que apenas foi para lá para se divertir!!!
Qt ao que kreisp disse acho não tens razão pois a organização pelo ve vi e ouvi ao verificar que muita gente e até data ninguem tinha chegado meta pelo caminho correcto e ouvido insatisfação da maior parte BTTistas foram alterar essas placas e apartir dai começou a terminar gente pelo sitio correcto.
Foi um passeio difrente onde começei e para terminar tive que passar 2x a meta !!!

Cumps a todos
 

SamuelR

New Member
Bem pessoal, eu concordo com todos os que aqui deixaram boas opiniões acerca desta prova, não vou acrescentar mais nada em relação às marcações que, pelo que me apercebi no local da prova, foram sabotadas pelos tipos de mota que por lá andavam. Por isso gostaria de comentar outros aspectos, entre os quais um que ainda ninguém referiu aqui: havia dois indivíduos numa carrinha azul a prestar assistência mecânica a quem por lá passava que pelos vistos não faziam um trabalho nada mau! Eu não parei por opção, felizmente não estava a ter problemas mecânicos, este é um ponto extremamente positivo e que eu penso que devia ser exemplo para todas as organizações!

Quanto à prova em si: o percurso era muito rolante, todo em areia e "charco". Eu dei-me um pouco mal com a areia, que era menos densa do que em Canha mas muito mais frequente, o que me fez cansar o dobro (falta de treino). Fiquei chateado no final da prova porque de facto, esta tinha-me corrido mal: perdi-me aos 30 km sensivelmente e perdi o rasto a um rapazito do meu escalão (juniores), logo fiquei em último neste e em 94º na geral --'

Quando me passou um pouco a raiva com a minha prestação, pensei bem na prova e deu para rir muito! Numa de muitas poças grandes, eu fiquei atolado graças à lama que lá havia e, logo quando pus o pé no chão, um senhor na casa dos 50 ou 60 (este pessoal da btt está sempre bem cuidado :D) ficou também preso na poça e caiu direitinho na água, perguntei se estava tudo bem e ri-me tanto pela situação como pela resposta do senhor, que passo a citar: "Epá, quem anda à chuva molha-se" - Louvo esta atitude, digna de verdadeiro desportista!

Também noutra poça, mas esta já numa zona de mato e algumas habitações, passou por mim uma carrinha que me mandou com uns belos 4 ou 5 litros de água para cima...Grande molha! Culpa minha que não esperei ao ver a carrinha.

E ainda noutra poça! :D entrei nela a abrir, de início pouco funda, mas a meio apanhei um buraco que me fez fazer uma égua e, apesar de ter evitado a molha geral, bati com uma parte deveras desagradável no quadro da bicicleta. Estas poças mataram-me!

Eu sou uma pessoa que faz BTT pelo prazer que esta proporciona e pela oportunidade de estar em contacto com a natureza, pelo ao km 30 e muitos ofereceram-me água, um senhor e uma rapariguita, que eu educadamente recusei pelo simples facto de não ter um sítio onde deitar a garrafa. Eu não peço aos bttistas que façam isto que eu faço, o pessoal vai concentrado na prova e naturalmente cansado, pelo que um refresco sabe sempre bem, mas peço à organização que coloque caixotes em todas as zonas onde decide abastecer o pessoal. o 1º estava óptimo, o 2º vale pela intenção. um caixotinho a 300m e um aviso ao entregar a água e não se poluía a Natureza que nos proporciona os trilhos.

Bem, já escrevi muito. Deixo um abraço para todos os que pedalam e um até breve. A minha próxima será no Cartaxo a 28 de Fevereiro :)
 

J.Castelo

New Member
e qt a ti J.Castelo achei estranho vires em direcção contraria e avisei-te na qual pensavas que tinhas razão...mais frente colaste novamente e decidiste passar a voar onde tive que gritar e assubiar se não mais uns Kms fazias até que decidiste vir com malta que apenas foi para lá para se divertir!!

Cumps a todos

Eu vinha a seguir as setas correctas, só que elas estavam voltadas ao contrário... Depois quando arranquei outra vez a fundo, foi porque vi pessoal a andar ao fundo desse estradão onde íamos e pensei que era por ali, mas ainda bem que me chamaram, senão nem sei quantos mais kms fazia. Aí resolvi vir sempre com vocês, pois já estava farto de andar às voltas sempre pelos mesmos caminhos. Como vimos aquilo estava mesmo mal, nem a irmos todos juntos, a andar devagar, conseguimos chegar pelo sítio correcto.

Pelo que aqui tenho lido, parece que foram uns "brincalhões" que andaram a virar as setas ao contrário e a arrancar as fitas... Ainda tenho a esperança de um dia apanhar um desses "brincalhões" em flagrante...
 

filippus

New Member
Boas,

Só um reparo, visto que já escrevi o que tinha a escrever...

ATÉ AGORA NINGUÉM SE CHEGOU A FRENTE A JUSTIFICAR O SUCEDIDO...LAMENTÁVEL

Quando quero fazer kms a mais, faço-os não preciso de me inscrever em provas.

Abraços
 

vidrinhos_team

New Member
Só é pena as marcações estarem mal na parte final... Eu sabia que quando te apanhei alguma coisa estava mal contigo, pois conheço o teu potencial. Pensei para mim que a partir dali era ir na tua roda até ao final, mas reparei que estavas com um andamento mais fraco e como me estava a sentir bem fui para a frente. Fui sempre a olhar para trás, pois sabia que a qualquer momento ias atacar e podias apanhar-me. Depois foi a confusão total com pessoal a vir em sentido contrário ao meu, passar pessoal que já os tinha passado uns kms mais atrás... :(:confused::confused: Com isto tudo fiz mais 11Kms que o previsto... Foi pena...

Teremos outras "lutas" durante a época "vidrinhos". :podio::mrgreen::mrgreen:

Abraços.
ya, isto ainda nem começou a época foi só para abrir um bocado o pulmão a partir de março é q vai começar a doer :p
 

jlalmeida

New Member
Lol. eu perguntei ao cão q estava lá em cima junto da casita e ele ensinou-me o caminho. Ainda lhe disse "se ajudasses a subir isto em vez de estares para aí a ladrar seu rafeiro" :)
 
Top