[Rescaldo] II Maratona Int. Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor 19 Mai 07

Alf

Active Member
Polegar said:
Da parte dos Betinhos informo te que o Bus soube que nem canja :lol: :lol: :lol:

Tirando a parte das Lágrimas de Suor :rotfl:

Leia-se estava muito calor no autocarro :rotfl:

E é verdade que o DaMoNd acabou com um andar novo.

Abraço pessoal, e obrigado por tudo. :yeah:
 

dacosta

New Member
dureza, nao pela prova em si,(tirando a parte da terra lavrada) mas para kem fez portalegre em 6h40m(328º) a semana passada 85km(4h15m) ontem ainda aguentei os 110km debaixo de 1 calor abrasador, no meu carro a sombra tavam 42graus!!!!!!!!!! acabei com 8h07m na posiçao 81 . espero po ano la voltar, mas desta vez sem os 3000mts de acomulado de portalegre! a organizaçao ta de para bens
 

Ricky Rock

New Member
Como já foi referido quase por todo o pessoal, o calor foi muito, eu que conheço a zona, so custumo sentir aquele calor as 9h00 quando estamos em pleno Verão, não faço ideia a temperatura que apanhamos, mas havia certos vales em que certamente andou na casa dos 35ºC. A organização foi espectacular, com bastante água a disposição, e em alguns postos, mesmo com bebidas isotónicas para podermos hidratar mais rapidamente. Achei o percurso muito bom, com bastante variadade de terreno, para mim apenas as partes em que o terreno foi lavrado, e depois passado por cima por algum jeep para acalcar o terreno, não me agradou, pois penso que poderia haver alternativas, mas não se pode agradar a todos. Consegui terminar sem esforço excessivo e com um sorriso, o que para mim é o mais importante.
Assisti a muito pessoal com dificuldades, devido ao calor, e secalhar também por tentarem realizar os 100km(110) sem a devida preparação atencipada. Penso que o pessoal deveria ter mais atenção a isso, pois o calor associado ao esforço excessivo pode causar danos perigosos e todos deveriam ter consciência disso.
Concluindo parabéns para a Organização, e a todos nós que participámos nesta Maratona, que nos transporta para umas paisagens maravilhosas, e que muito pouca gente tem acesso. Adorei aquela cascata de água que se via do lado espanhol quando circulámos junto ao erges antes de Segura, simplesmente Maravilhosa.
 

barfly

New Member
Parabens aos bravos que concluiram os " 100 Km " eu por mim fiquei-me pelos " 50 Km " pois o empeno já era grande não tanto pelo percurso mas mais pelo calor.
Como já foi dito o percurso estava optimo dos melhores que fiz, os abastecimentos estavam bem situados em termos de quilometragem, só foi pena que só houve-se agua fresca em Alcafozes pois em todos os outros a agua estava natural ou seja quente. A unica nota negatiga vai para aqueles dois senhores no ultimo abastecimento antes de Zarza mal encarados para não dizer malcriados e com racionamento de agua quentissima e uma especie de banana cozida de tão quente que estava.
Parabens á organização e espero voltar para o ano.
 

NALVES

New Member
Viva Pessoal

Foi com muita expectativa que fui participar nesta Maratona em Idanha a Nova. Expectativa pelos trilhos, paisagens e o património histórico da zona. Já estava à espera das dificuldades físicas devido às características do terreno. Posso dizer que fiquei bastante satisfeito apesar do empeno que apanhei. O percurso foi 5 estrelas, apenas retirava aquele troço final em terreno lavrado já com Idanha à vista, foi bastante massacrante para quem já acusava o grande desgaste do calor e das subidas anteiores, sabendo ainda que faltava a grande subida para Idanha (não compreendo quem critica a inclusão desta subida, pois com certeza que é um dos pontos mais característicos desta maratona).
Em relação aos kms a mais do que estava anunciada, compreendo que às vezes é dificil acertar os melhores trilhos com a distância pré-determinada, mas pelo menos deveriam anunciar no breefing.
Quanto à organização, estiveram bem, tanto na escolha do percurso, abastecimentos (não vou esquecer o feijão com massa) e acompanhamento dos atletas ao longo do percurso, o jantar também estava muito bom. Não esperava outra coisa da Escola Aventura, pois já participei em outros eventos organizados por eles e sempre demonstraram muito profissionalismo, PARABÉNS.


Felicito também todos os participantes principalmente os que terminaram como eu os 110 km, ( só cheguei às 18.30)

algumas fotos em http://fotos.sapo.pt/nalves

Um abraço

Nuno Alves - Leões do Sul
 

vascompsousa

New Member
Caros amigos:

No balneário do pavilhão esvaziei o saco do equipamento e esqueci-me de metade do equipamento no balneário: se alguém, por engano, ficou com um blusão vermelho da GORE, que aliás não o usei, entre em contacto comigo. Ficou também uma toalha da PT, um impermiável...imaginem como foi o empeno

Abraços

Vasco Sousa

telef. 964064689
 

900rr

New Member
Sou um dos que ia para os 100km, mas k ficou pelos 50km, Em termos de abastecimento tudo muito bom. Axo k faltou umas placas a avisar k estavamos perto de uma zona de controlo. O calor foi a única coisa que me quebrou porque os trilhos eram optimos, pelo menos até Zaya. Para o ano vou para lá acabar os 100km, e espero com uma recuperação melhor de Portalegre.

PS: Perdi uns oculos antes de arrancar o k ajudou a uma queda no inicio poeirento e com valas. Se alguem em alguma maratona encontrar oculos para o btt deve indicar junto à organização, visto k irão fazer muita falta a alguem ...
 

furapepe

New Member
Ora bem, também eu, para não fugir á regra levei com o maior empeno da minha vida bttística.
Estava muito calor sim mas penso que esse não tenha sido o pior factor, quanto a mim o que contríbui mais para o famoso empeno foram a distância e a exigência técnica que era mais que muita, é muito diferente fazer kms em estradões do que fazer naqueles belos singles e estradas lavradas.

O início de dia não correu bem para mim, pois tomei o pequeno almoço muito em cima da prova começar e nos primeiros kms ao beber muita água a coisa azedou no estomâgo e em Zarza tive de ir ao famoso grego.

Já recomposto lá continuei a aventura com o Ka, o Baleia e o Honda, mas não consegui aguentar nada de sólidos no estômago e a água foi o meu único sustento até ao final.
Ainda acompanhei o meu amigo Honda até ao abastecimento da sopinha ( quem nem me atrevi a prová-la) mas já estáva-mos super cansados e o tempo que estávamos parados nos abastecimentos era cada vez maior. Aqui vejo-me forçado a deixar o Honda pois ele já estava mesmo muito cansado e lá continuei a muito custo com o Ka e o Baleia, durante esta etapa o Baleia vai-se embora e fico com o Ka que também estava com um empeno de todo o tamanho e estava a ver a coisa mal parada pois nunca tinha visto o Ka a ponderar desistir , mas a muito custo lá fui puxando por ele e chegá-mos ao último abastecimento onde ficámos quase uma hora a descançar o que fez com que ganhasse-mos alento para enfrentar a última etapa que para mim foi a mais fácil , tirando como é óbvio a subida da calçada onde o Ka renasce das cinzas e sobe aquilo tudo montado ( sus granda maluco)
Já depois de cortar a meta voltam os enjoos e volto a ir ao grego.
E de seguida centro de saúde com ele para levar uma litrada de soro e fiquei como novo .

Resumindo o empeno foi mais que muito, penso que a organização esteve 5 estrelas, só o pormenor da protecção para não riscarem as bicicletas durante o transporte é uma coisa não muito vista, penso eu de que.
Abastecimentos com tudo em muita quantidade, água e bebidas frescas em alguns deles.
O jantar normal para este tipo de eventos.

Parabéns a todos os que participaram nesta mega aventura aka mega empeno.
 

tlages

Member
Nunca tinha experimentado a sensação de não acabar uma maratona. :(
O corpo cedeu à falta de água durante um par de Kms e acabei por dar o berro no abastecimento da Zebreira.

Se no ano passado esteve muito calor, ontem tivemos um dia igual ou pior ao de 1 de Julho de 2006.
O percurso estava 5 estrelas, gostei de tudo menos do SOL. 8)

Antecipar de Julho para Maio, se calhar é pouco, no próximo ano .... que seja em Abril! :mrgreen:


Boas pedaladas
Tiago Lages

PS: Os abastecimentos estavam pobrezinhos. Faltaram umas laranjinhas e umas sandochas, pois bolos com cobertura de chocolate, etc tornavam-se enjoativos.Mais pontos de água entre Zarza-la-Mayor e Segura também não era má ideia. 8)
 

meketref

New Member
Boas pessoal !!

Fui mais um dos queria ter feito os cento e tal kms!!!! lol :mrgreen:
O percuso foi brutal !!! Muitas zonas rapidas e singles tracks muito bons! Mas nao estava preparado para tais temperaturas !!!
E fiquei por Zarza !!!
A Organização no geral nao esteve a 100% mas nao faltou muito !! O jantar podia ter sido melhor ! Era merecido !!!!

Boas Pedaladas !!!
 

naani

New Member
bem..eu faço parte dos betinhos(as) que iam para os 50 e nem isso terminaram....o pneu do meu companheiro de viagem rebentou e furou as duas camaras de ar disponiveis aos 30 km... :( :evil: o que significou o fim de uma volta espectacular!!! pena o calor que esse era demais e o grande culpado pelo pneu desfeito....
a organização em especial a Ana Teles foram 5***** no nosso resgate na barragem da picona. um muito obrigada por tudo.
nesta aventura tivemos tambem o apoio moral de um jovem de nome Daniel (de Leiria) que além disso foi também um bom companheiro de jornada, gostava das sombras como os alentejanos!!
para o ano espero chegar a Zarza.
 

Pé leve

Member
Bem pessoal posso dizer que esta doeu e não foi pouco, levei o maior empeno da minha vida, mas valeu a pena.
A minha intenção desde o inicio da maratona era desfrutar das belas paisagens e tentar fazer os 100kms, mas depois de muitas banhadas pelos charcos e rios que encontrei pelo caminho, cheguei a zarla de rastos, mas valeu-me mais uma chapinhada dentro da rotunda :oops:, vim muita gente a desistir e pensei em fazer a decisão mais dificil do dia, ir aos 100.
e assim foi, valeu a pena pelos trilhos e pela massagem mesmo perto de Segura, terra essa que tive de fazer o que me mais custou, tive de fazer o resto por estrada de alcatrão, mas lá consegui chegar a idanha, ao fim de 108 km feitos.
Isto é graças a uma rapaziada que me deu boleia para o topo, porque a calçada nem ve-la.. :shock:
....Boas Recuperações Fisicas...
 

jp.moutinho

New Member
Caro Nuno Lopes

O facto de ter acabado deveu-se ao oleo que pôs na corrente a quando da subida até Zarza! Lembra-se? Foi o meu óleo que o ajudou!

Um abraço

jp.moutinho
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Maratona: 5***** :clap:

Tempo: 0 (zero) estrelas! foi o responsável pela dureza da maratona!

Avaliação do evento: (de 0 a 10)

- Preço: 10
- Organização: 10... ou mais!
- Percurso/Traçado: 10 (pelo menos até Zarza :mrgreen: o resto, tirando a subida na calçada romana :roll: pareçe que era igualmente bom. O unico senão que fui falando foi as zonas de single, apesar de excelentes, não permitiam recuperar do esforço para a subida seguinte :shock:)
- Abastecimentos: 10... água... água... água! :D
- Banhos: 10
- Refeição no final: 9... as bebidas não estavam frescas. :(
- Outros Comentários: um dia bem passado, num percurso muito bom, apesar do sol e calor que provocaram grandes empenos nos valentes que optaram pelos 100 km...
- Avaliação Global: MUITO BOM

Apesar de ter arrancado para fazer os 100 km... ao chegar a Salvaterra do Extremo reflecti um pouco... e decidi ir para a "volta das meninas" (é como cá no grupo chama-mos à volta pequena :roll:)... ou seja, fui dos "betinhos" ao chegar a Zarza (pelas 13:00 e com o sol a pique :roll:) e optou por ficar um pouco a conversar com o pessoal... beber uma cola geladinha com o amigo Luis Abade, conversar mais um bocado com a malta do Forum que ia aparecendo... meter a bike no camião (parabens pelo esquema de transporte) e vir para Idanha ver os herois chegar. 8)

Assim curti este dia, falei com montes de pessoal cá do Forum... foi pena não ter encontrado o Carlos para lhe dar um grande abraço... e os parabens pelos trilhos que escolheu!
 

Picão

New Member
Boas!

Maratona mais divertida era impossível! É verdade pois que só fiz os 50km (58 apesar de não ter conta kms, mas tambem há por aí gajos com Meridas Topos de gama k também não tem lol). Esta foi para ti Aldo!
Foi muito muito porreiro o convívio a organização esteve quase perfeita excepção a parte da entrega das bikes que foi muito demorada...
Aldo estou á espera que me digas onde estão as fotos, pois deram muito trabalho a tirar...

1 grande abraço em nome dos FURÕES!
 

Rebelv

New Member
Boa noite pessoal,

aqui ficam as fotos que a minha mulher foi tirando ao longo desta Maratona, que para mim terminou aos 87kms (Zebreira), deixando o meu companheiro (Fernando) de empeno seguir até ao fim sozinho (grande campeão! "honras-te" o "espirito").

- Percurso - 5*
- Abastecimentos - 5*
- MASSAGENS - 10* - Não eram Checas! Eram Portugueses...

Em relação as fotos; seguir o link http://picasaweb.google.com/victor.rebelo/IIMaratonaIdanhaZarza2007, façam cópia, peçam em tamanho original, envio por email para quem quiser... contacto: victor.rebelo@gmail.com
 

speed

New Member
Que Pena!!! :cry: :cry: :cry:

Pela primeira vez não pude completar uma maratona!

No PTG furei por duas vezes e só tive a necessidade de repor a pressão correcta e seguir, mas a sorte desta vez não quis nada comigo pois furei sensivelmente ao Km 44 e a segunda camara de ar devia ter defeito pois a valvula pura e simplesmente desapareceu. :evil: Resultado, fiz 1h40m com a bina à mão mais o Fábio (dorsal 193) que estava com problemas com as mudanças até chegar a Santiago do Extremo?, o meu agradecimento a todos os que pelo caminho me ofereceram uma camara mas para mim a prova estava mesmo estragada e para quem ia nos 40 primeiros é frustrante e desanimador demais para prosseguir (já estava com 2 horas de atraso!).

Nesse ponto de assistencia fiquei a aguadar por transporte para mim e para a bina até Idanha mas fui informado que ali só o carro vassoura e que não faziam ideia a que horas seria :s.. Visto isto decidi começar a perguntar se alguem disponibilizava uma camara para prosseguir até Zarza para depois vir com os da meia maratona, tarefa que se revelou complicada pois agora já ninguem tinha para dispensar :evil:, até que ouve um participante que voltou a oferecer-me uma camara e desta vez não recusei ( o meu sincero agradecimento,).

E assim lá segui, agora numa de disfrutar mais a paisagem, curti demais um single track a descer bem técnico até ao rio, foi espectacular, adorei estar sem stress a curtir uns margulhos no rio ( a agua estava soberba);

Como desta vez andei cá para tras deu perfeitamente para ver que existe dois tipos distintos de participantes, ou melhor três: 1º Aqueles que mesmo não havendo nada a ganhar tentam sempre o seu melhor,treinando com alguma regularidade descobrindo assim os seus limites (que é o meu caso) 2º Aqueles que vão mesmo numa de disfrutar da natureza e do convivio que isto sempre proporciona (tipo passeios) e o 3º Aqueles que sem a minima preparação se aventuram a fazer uma maratona indo a "queimar oleo" todo o caminho com mais de 3 horas de atraso para os primeiros em Zarza ( completamente rotos) e ainda quererem proseguir.

Esta foi a minha Maratona que acabou por ser Meia.

Um beijinho à Celina com quem "convivi" sensivelmente até ao km 40 e os meus parabens pela excelente maratona 20º. :yeah:
Parabens ao Valério pelo 1º lugar (não foi surpresa, pelo menos para mim). :#1:

Quanto à equipa C.P.R.COSTA poderia estar melhor representada não fossem as desistências (minha e do Bruno), mas o Alex não deixou os creditos em mãos alheias terminando num honroso 29º :#1:
O enpenado e o Nelson não sei em que lugar ficaram pois tivemos que vir embora logo a seguir ao jantar;

Em relação à organização nada a apontar tirando o atraso inicial; Trilhos soberbos, simpatia do pessoal em geral, duches quentes, bina sem riscos no transporte e jantar 5* só faltando mesmo a boa da Imperial (mas foi melhor assim pois a viagem era longa! :rotfl: :rotfl:)

A repetir sem duvida para o Ano pois fiquei com "sede" daqueles trilhos! Magnifico! Parabêns à Organização!
 

Fario

New Member
Maratona espectaculher!!!! :p

Não esperava outra coisa com um cenário destes.
Posso vos dizer que a organização não perdeu dois minutos de descanso para que tudo corresse bem no terreno. Parabéns à Organização.

Parabéns também aos dos 100 porque só de os ver a subir a calçada final ficava exausto :tungas:
Só o calor é que se dispensava, para o ano há mais!!! :wlcm:
 
A

aquelhas

Guest
Tudo perfeito, só as massagens aos 70 kms me ficaram na mente.

Eu que paguei massagem, se soubesse que eram ali nem tinha pensado nisso, não é pelos 2,5€, mas sim pela sensação de "cliente enganado".
Penso que a organização nem terá nada a ver com isto, mas o Magro dirá de sua justiça.

Fazendo contas, o tipo das massagens esteve ali uma tarde, e se metade dos 1000 pagaram "massage" arrecadou mais de 1000 €, nada mau! Eu para facturar isso levou quase 1 mês!!!

Ele não deve ter massajado nem 100, digo eu!!!

Ainda cá tenho a senha e, se vir o tipo pela rua, é mesmo ali, toca a massajar, hehehehe!

Este foi, para além do abastecimento limitado em Salvaterra, o aspecto negativo que registo, que sem dúvida fica apagado por tudo o que gozei no evento, no entanto, conhecendo o Magro como conheço, sei que ele gosta de saber estas coisas.

1 abraço
 
Top