[Rescaldo] II Maratona Int. Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor 19 Mai 07

Alf

Active Member
#21
Polegar said:
Da parte dos Betinhos informo te que o Bus soube que nem canja :lol: :lol: :lol:
Tirando a parte das Lágrimas de Suor :rotfl:

Leia-se estava muito calor no autocarro :rotfl:

E é verdade que o DaMoNd acabou com um andar novo.

Abraço pessoal, e obrigado por tudo. :yeah:
 
#22
dureza, nao pela prova em si,(tirando a parte da terra lavrada) mas para kem fez portalegre em 6h40m(328º) a semana passada 85km(4h15m) ontem ainda aguentei os 110km debaixo de 1 calor abrasador, no meu carro a sombra tavam 42graus!!!!!!!!!! acabei com 8h07m na posiçao 81 . espero po ano la voltar, mas desta vez sem os 3000mts de acomulado de portalegre! a organizaçao ta de para bens
 
#23
Como já foi referido quase por todo o pessoal, o calor foi muito, eu que conheço a zona, so custumo sentir aquele calor as 9h00 quando estamos em pleno Verão, não faço ideia a temperatura que apanhamos, mas havia certos vales em que certamente andou na casa dos 35ºC. A organização foi espectacular, com bastante água a disposição, e em alguns postos, mesmo com bebidas isotónicas para podermos hidratar mais rapidamente. Achei o percurso muito bom, com bastante variadade de terreno, para mim apenas as partes em que o terreno foi lavrado, e depois passado por cima por algum jeep para acalcar o terreno, não me agradou, pois penso que poderia haver alternativas, mas não se pode agradar a todos. Consegui terminar sem esforço excessivo e com um sorriso, o que para mim é o mais importante.
Assisti a muito pessoal com dificuldades, devido ao calor, e secalhar também por tentarem realizar os 100km(110) sem a devida preparação atencipada. Penso que o pessoal deveria ter mais atenção a isso, pois o calor associado ao esforço excessivo pode causar danos perigosos e todos deveriam ter consciência disso.
Concluindo parabéns para a Organização, e a todos nós que participámos nesta Maratona, que nos transporta para umas paisagens maravilhosas, e que muito pouca gente tem acesso. Adorei aquela cascata de água que se via do lado espanhol quando circulámos junto ao erges antes de Segura, simplesmente Maravilhosa.
 
#25
Parabens aos bravos que concluiram os " 100 Km " eu por mim fiquei-me pelos " 50 Km " pois o empeno já era grande não tanto pelo percurso mas mais pelo calor.
Como já foi dito o percurso estava optimo dos melhores que fiz, os abastecimentos estavam bem situados em termos de quilometragem, só foi pena que só houve-se agua fresca em Alcafozes pois em todos os outros a agua estava natural ou seja quente. A unica nota negatiga vai para aqueles dois senhores no ultimo abastecimento antes de Zarza mal encarados para não dizer malcriados e com racionamento de agua quentissima e uma especie de banana cozida de tão quente que estava.
Parabens á organização e espero voltar para o ano.
 
#26
Viva Pessoal

Foi com muita expectativa que fui participar nesta Maratona em Idanha a Nova. Expectativa pelos trilhos, paisagens e o património histórico da zona. Já estava à espera das dificuldades físicas devido às características do terreno. Posso dizer que fiquei bastante satisfeito apesar do empeno que apanhei. O percurso foi 5 estrelas, apenas retirava aquele troço final em terreno lavrado já com Idanha à vista, foi bastante massacrante para quem já acusava o grande desgaste do calor e das subidas anteiores, sabendo ainda que faltava a grande subida para Idanha (não compreendo quem critica a inclusão desta subida, pois com certeza que é um dos pontos mais característicos desta maratona).
Em relação aos kms a mais do que estava anunciada, compreendo que às vezes é dificil acertar os melhores trilhos com a distância pré-determinada, mas pelo menos deveriam anunciar no breefing.
Quanto à organização, estiveram bem, tanto na escolha do percurso, abastecimentos (não vou esquecer o feijão com massa) e acompanhamento dos atletas ao longo do percurso, o jantar também estava muito bom. Não esperava outra coisa da Escola Aventura, pois já participei em outros eventos organizados por eles e sempre demonstraram muito profissionalismo, PARABÉNS.


Felicito também todos os participantes principalmente os que terminaram como eu os 110 km, ( só cheguei às 18.30)

algumas fotos em http://fotos.sapo.pt/nalves

Um abraço

Nuno Alves - Leões do Sul
 
#27
Caros amigos:

No balneário do pavilhão esvaziei o saco do equipamento e esqueci-me de metade do equipamento no balneário: se alguém, por engano, ficou com um blusão vermelho da GORE, que aliás não o usei, entre em contacto comigo. Ficou também uma toalha da PT, um impermiável...imaginem como foi o empeno

Abraços

Vasco Sousa

telef. 964064689
 
#28
Sou um dos que ia para os 100km, mas k ficou pelos 50km, Em termos de abastecimento tudo muito bom. Axo k faltou umas placas a avisar k estavamos perto de uma zona de controlo. O calor foi a única coisa que me quebrou porque os trilhos eram optimos, pelo menos até Zaya. Para o ano vou para lá acabar os 100km, e espero com uma recuperação melhor de Portalegre.

PS: Perdi uns oculos antes de arrancar o k ajudou a uma queda no inicio poeirento e com valas. Se alguem em alguma maratona encontrar oculos para o btt deve indicar junto à organização, visto k irão fazer muita falta a alguem ...
 
#29
Ora bem, também eu, para não fugir á regra levei com o maior empeno da minha vida bttística.
Estava muito calor sim mas penso que esse não tenha sido o pior factor, quanto a mim o que contríbui mais para o famoso empeno foram a distância e a exigência técnica que era mais que muita, é muito diferente fazer kms em estradões do que fazer naqueles belos singles e estradas lavradas.

O início de dia não correu bem para mim, pois tomei o pequeno almoço muito em cima da prova começar e nos primeiros kms ao beber muita água a coisa azedou no estomâgo e em Zarza tive de ir ao famoso grego.

Já recomposto lá continuei a aventura com o Ka, o Baleia e o Honda, mas não consegui aguentar nada de sólidos no estômago e a água foi o meu único sustento até ao final.
Ainda acompanhei o meu amigo Honda até ao abastecimento da sopinha ( quem nem me atrevi a prová-la) mas já estáva-mos super cansados e o tempo que estávamos parados nos abastecimentos era cada vez maior. Aqui vejo-me forçado a deixar o Honda pois ele já estava mesmo muito cansado e lá continuei a muito custo com o Ka e o Baleia, durante esta etapa o Baleia vai-se embora e fico com o Ka que também estava com um empeno de todo o tamanho e estava a ver a coisa mal parada pois nunca tinha visto o Ka a ponderar desistir , mas a muito custo lá fui puxando por ele e chegá-mos ao último abastecimento onde ficámos quase uma hora a descançar o que fez com que ganhasse-mos alento para enfrentar a última etapa que para mim foi a mais fácil , tirando como é óbvio a subida da calçada onde o Ka renasce das cinzas e sobe aquilo tudo montado ( sus granda maluco)
Já depois de cortar a meta voltam os enjoos e volto a ir ao grego.
E de seguida centro de saúde com ele para levar uma litrada de soro e fiquei como novo .

Resumindo o empeno foi mais que muito, penso que a organização esteve 5 estrelas, só o pormenor da protecção para não riscarem as bicicletas durante o transporte é uma coisa não muito vista, penso eu de que.
Abastecimentos com tudo em muita quantidade, água e bebidas frescas em alguns deles.
O jantar normal para este tipo de eventos.

Parabéns a todos os que participaram nesta mega aventura aka mega empeno.
 
#30
Nunca tinha experimentado a sensação de não acabar uma maratona. :(
O corpo cedeu à falta de água durante um par de Kms e acabei por dar o berro no abastecimento da Zebreira.

Se no ano passado esteve muito calor, ontem tivemos um dia igual ou pior ao de 1 de Julho de 2006.
O percurso estava 5 estrelas, gostei de tudo menos do SOL. 8)

Antecipar de Julho para Maio, se calhar é pouco, no próximo ano .... que seja em Abril! :mrgreen:


Boas pedaladas
Tiago Lages

PS: Os abastecimentos estavam pobrezinhos. Faltaram umas laranjinhas e umas sandochas, pois bolos com cobertura de chocolate, etc tornavam-se enjoativos.Mais pontos de água entre Zarza-la-Mayor e Segura também não era má ideia. 8)
 
#31
Boas pessoal !!

Fui mais um dos queria ter feito os cento e tal kms!!!! lol :mrgreen:
O percuso foi brutal !!! Muitas zonas rapidas e singles tracks muito bons! Mas nao estava preparado para tais temperaturas !!!
E fiquei por Zarza !!!
A Organização no geral nao esteve a 100% mas nao faltou muito !! O jantar podia ter sido melhor ! Era merecido !!!!

Boas Pedaladas !!!
 
#32
bem..eu faço parte dos betinhos(as) que iam para os 50 e nem isso terminaram....o pneu do meu companheiro de viagem rebentou e furou as duas camaras de ar disponiveis aos 30 km... :( :evil: o que significou o fim de uma volta espectacular!!! pena o calor que esse era demais e o grande culpado pelo pneu desfeito....
a organização em especial a Ana Teles foram 5***** no nosso resgate na barragem da picona. um muito obrigada por tudo.
nesta aventura tivemos tambem o apoio moral de um jovem de nome Daniel (de Leiria) que além disso foi também um bom companheiro de jornada, gostava das sombras como os alentejanos!!
para o ano espero chegar a Zarza.
 
#33
Bem pessoal posso dizer que esta doeu e não foi pouco, levei o maior empeno da minha vida, mas valeu a pena.
A minha intenção desde o inicio da maratona era desfrutar das belas paisagens e tentar fazer os 100kms, mas depois de muitas banhadas pelos charcos e rios que encontrei pelo caminho, cheguei a zarla de rastos, mas valeu-me mais uma chapinhada dentro da rotunda :oops:, vim muita gente a desistir e pensei em fazer a decisão mais dificil do dia, ir aos 100.
e assim foi, valeu a pena pelos trilhos e pela massagem mesmo perto de Segura, terra essa que tive de fazer o que me mais custou, tive de fazer o resto por estrada de alcatrão, mas lá consegui chegar a idanha, ao fim de 108 km feitos.
Isto é graças a uma rapaziada que me deu boleia para o topo, porque a calçada nem ve-la.. :shock:
....Boas Recuperações Fisicas...
 
#34
Caro Nuno Lopes

O facto de ter acabado deveu-se ao oleo que pôs na corrente a quando da subida até Zarza! Lembra-se? Foi o meu óleo que o ajudou!

Um abraço

jp.moutinho
 

L.Ramos

Super Moderador
#35
:twisted:

Maratona: 5***** :clap:

Tempo: 0 (zero) estrelas! foi o responsável pela dureza da maratona!

Avaliação do evento: (de 0 a 10)

- Preço: 10
- Organização: 10... ou mais!
- Percurso/Traçado: 10 (pelo menos até Zarza :mrgreen: o resto, tirando a subida na calçada romana :roll: pareçe que era igualmente bom. O unico senão que fui falando foi as zonas de single, apesar de excelentes, não permitiam recuperar do esforço para a subida seguinte :shock:)
- Abastecimentos: 10... água... água... água! :D
- Banhos: 10
- Refeição no final: 9... as bebidas não estavam frescas. :(
- Outros Comentários: um dia bem passado, num percurso muito bom, apesar do sol e calor que provocaram grandes empenos nos valentes que optaram pelos 100 km...
- Avaliação Global: MUITO BOM

Apesar de ter arrancado para fazer os 100 km... ao chegar a Salvaterra do Extremo reflecti um pouco... e decidi ir para a "volta das meninas" (é como cá no grupo chama-mos à volta pequena :roll:)... ou seja, fui dos "betinhos" ao chegar a Zarza (pelas 13:00 e com o sol a pique :roll:) e optou por ficar um pouco a conversar com o pessoal... beber uma cola geladinha com o amigo Luis Abade, conversar mais um bocado com a malta do Forum que ia aparecendo... meter a bike no camião (parabens pelo esquema de transporte) e vir para Idanha ver os herois chegar. 8)

Assim curti este dia, falei com montes de pessoal cá do Forum... foi pena não ter encontrado o Carlos para lhe dar um grande abraço... e os parabens pelos trilhos que escolheu!
 
#36
Boas!

Maratona mais divertida era impossível! É verdade pois que só fiz os 50km (58 apesar de não ter conta kms, mas tambem há por aí gajos com Meridas Topos de gama k também não tem lol). Esta foi para ti Aldo!
Foi muito muito porreiro o convívio a organização esteve quase perfeita excepção a parte da entrega das bikes que foi muito demorada...
Aldo estou á espera que me digas onde estão as fotos, pois deram muito trabalho a tirar...

1 grande abraço em nome dos FURÕES!
 
#37
Boa noite pessoal,

aqui ficam as fotos que a minha mulher foi tirando ao longo desta Maratona, que para mim terminou aos 87kms (Zebreira), deixando o meu companheiro (Fernando) de empeno seguir até ao fim sozinho (grande campeão! "honras-te" o "espirito").

- Percurso - 5*
- Abastecimentos - 5*
- MASSAGENS - 10* - Não eram Checas! Eram Portugueses...

Em relação as fotos; seguir o link http://picasaweb.google.com/victor.rebelo/IIMaratonaIdanhaZarza2007, façam cópia, peçam em tamanho original, envio por email para quem quiser... contacto: victor.rebelo@gmail.com
 
#38
Que Pena!!! :cry: :cry: :cry:

Pela primeira vez não pude completar uma maratona!

No PTG furei por duas vezes e só tive a necessidade de repor a pressão correcta e seguir, mas a sorte desta vez não quis nada comigo pois furei sensivelmente ao Km 44 e a segunda camara de ar devia ter defeito pois a valvula pura e simplesmente desapareceu. :evil: Resultado, fiz 1h40m com a bina à mão mais o Fábio (dorsal 193) que estava com problemas com as mudanças até chegar a Santiago do Extremo?, o meu agradecimento a todos os que pelo caminho me ofereceram uma camara mas para mim a prova estava mesmo estragada e para quem ia nos 40 primeiros é frustrante e desanimador demais para prosseguir (já estava com 2 horas de atraso!).

Nesse ponto de assistencia fiquei a aguadar por transporte para mim e para a bina até Idanha mas fui informado que ali só o carro vassoura e que não faziam ideia a que horas seria :s.. Visto isto decidi começar a perguntar se alguem disponibilizava uma camara para prosseguir até Zarza para depois vir com os da meia maratona, tarefa que se revelou complicada pois agora já ninguem tinha para dispensar :evil:, até que ouve um participante que voltou a oferecer-me uma camara e desta vez não recusei ( o meu sincero agradecimento,).

E assim lá segui, agora numa de disfrutar mais a paisagem, curti demais um single track a descer bem técnico até ao rio, foi espectacular, adorei estar sem stress a curtir uns margulhos no rio ( a agua estava soberba);

Como desta vez andei cá para tras deu perfeitamente para ver que existe dois tipos distintos de participantes, ou melhor três: 1º Aqueles que mesmo não havendo nada a ganhar tentam sempre o seu melhor,treinando com alguma regularidade descobrindo assim os seus limites (que é o meu caso) 2º Aqueles que vão mesmo numa de disfrutar da natureza e do convivio que isto sempre proporciona (tipo passeios) e o 3º Aqueles que sem a minima preparação se aventuram a fazer uma maratona indo a "queimar oleo" todo o caminho com mais de 3 horas de atraso para os primeiros em Zarza ( completamente rotos) e ainda quererem proseguir.

Esta foi a minha Maratona que acabou por ser Meia.

Um beijinho à Celina com quem "convivi" sensivelmente até ao km 40 e os meus parabens pela excelente maratona 20º. :yeah:
Parabens ao Valério pelo 1º lugar (não foi surpresa, pelo menos para mim). :#1:

Quanto à equipa C.P.R.COSTA poderia estar melhor representada não fossem as desistências (minha e do Bruno), mas o Alex não deixou os creditos em mãos alheias terminando num honroso 29º :#1:
O enpenado e o Nelson não sei em que lugar ficaram pois tivemos que vir embora logo a seguir ao jantar;

Em relação à organização nada a apontar tirando o atraso inicial; Trilhos soberbos, simpatia do pessoal em geral, duches quentes, bina sem riscos no transporte e jantar 5* só faltando mesmo a boa da Imperial (mas foi melhor assim pois a viagem era longa! :rotfl: :rotfl:)

A repetir sem duvida para o Ano pois fiquei com "sede" daqueles trilhos! Magnifico! Parabêns à Organização!
 
#39
Maratona espectaculher!!!! :p

Não esperava outra coisa com um cenário destes.
Posso vos dizer que a organização não perdeu dois minutos de descanso para que tudo corresse bem no terreno. Parabéns à Organização.

Parabéns também aos dos 100 porque só de os ver a subir a calçada final ficava exausto :tungas:
Só o calor é que se dispensava, para o ano há mais!!! :wlcm:
 
A

aquelhas

Guest
#40
Tudo perfeito, só as massagens aos 70 kms me ficaram na mente.

Eu que paguei massagem, se soubesse que eram ali nem tinha pensado nisso, não é pelos 2,5€, mas sim pela sensação de "cliente enganado".
Penso que a organização nem terá nada a ver com isto, mas o Magro dirá de sua justiça.

Fazendo contas, o tipo das massagens esteve ali uma tarde, e se metade dos 1000 pagaram "massage" arrecadou mais de 1000 €, nada mau! Eu para facturar isso levou quase 1 mês!!!

Ele não deve ter massajado nem 100, digo eu!!!

Ainda cá tenho a senha e, se vir o tipo pela rua, é mesmo ali, toca a massajar, hehehehe!

Este foi, para além do abastecimento limitado em Salvaterra, o aspecto negativo que registo, que sem dúvida fica apagado por tudo o que gozei no evento, no entanto, conhecendo o Magro como conheço, sei que ele gosta de saber estas coisas.

1 abraço