[Rescaldo] Grândola 100 2010 - G100 - G50 - Camp. Regional XCM Zona B

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Vivam!

Vacilei antes de abrir este tópico. Pela primeira vez em 7 anos, não andei a pedalar no G100, e o sentimento é um misto de alegria e ao mesmo tempo tristeza. Por um lado porque adorei ajudar na organização, por outro abdicar de ser um totalista das edições do G100 é algo desconcertante para mim...
Em parte não faz muito sentido que seja eu a abrir este tópico, mas já toda a gente sabe que sou fanático daquela serra, e da boa amizade que tenho com esta rapaziada, portanto aqui fica.

Desta feita tive a felicidade de colaborar com a organização, enquanto tirava prazer do meu hobbie favorito, a fotografia.
Claro que andei por lá roidinho de inveja e à primeira oportunidade voltarei à fantástica serra de Grândola para me submeter à devida penitência em cima da bike, não fiz o G100 no dia da prova, mas fare o fantástico (e duro) percurso.

Nos próximos dias partilharei aqui alguns desses registos fotográficos, mas não seja muito exigente, uma vez que nas próximas 3 semanas, como, bebe, durmo, e penso SRP160 :p

Chega de treta!
Avancem, cheguem-se à frente os que estiveram presentes e digam de vossa justiça ;)

dsc1360.jpg


nunosilva.jpg
 
Last edited by a moderator:

Songo

New Member
tava a ver que ninguem abria o topic xD

ja andava mortinho para contar a cena mais epic que ja vi numa maratona (ok, não participei em nenhuma, e só vi esta 2 ou 3 vezes mas..foi mm brutal!!)

tava com um grupo de escuteiros a ver uma passagem na ribeira prai ao km 37 (antes d'um single track grandinho que ia ligar à vila, ou seja, era dos ultimos trilhos pra malta dos 50km)


nessa altura ja tinham passado umas 40/50 pessoas (talvez mais) em que apenas meia duzia passou sempre a pedalar..e vinha mais um grupo:

4/5 homens e uma rapariga :p

eles nem tentam ou param a meio..e ela já ia a meio connosco a incentivar, quando eu disse:

"va la, "humilha" esses gajos" (ou algo do genero)

ela 1º abana a cabeça como quem diz que não..

mas depois reduz umas mudanças, começa a pedalar forte e..

CONSEGUE xD

quando já ta longe do "perigo" (perigo de derrapar e meter o pezinho no chão) tira uma mão do guiador, cerra o punho, e grita, "yes!"

EPIC



antes disso ficou um rapaz chateado comigo xD porque perguntou se dava para passar na ribeira e eu disse que sim (e depois ele parou a meio e meteu o pé na agua) eheh


entre os 2 acontecimentos ainda safei com que precisava d'umas sextavadas...esqueceste-te de dizer obrigado, mas como ja ias meio morto tas desculpado ^^
 
Last edited:

Tiago Sousa

New Member
Pela 1º partecipei no G100 e tenho apenas a dizer bem, nunca tinha andado pela zona de grandola e fiquei surpreendido com a beleza da serra e os trilhos fantásticos. Certamente será para repetir.

Quanto a minha participação completei os 86km em 4h.40, o que evidencia a dureza do percurso, contrariando aquele mito que o Alentejo é plano :)... só falta aferir as classificações e ver as fotos que penso ainda não estarem disponíveis.

Agora resta descansar para as 24h de Coruche no próximo fim-de-semana, seguindo-se a mítica SPR160

Boa pedaladas

Tiago
 

marcolima79

New Member
Boas,

Antes de mais os meus parabéns à organização.
Entrega de dorsais muito rápida, pequeno almoço qb, abastecimentos qb, percurso fantástico, os ultimos 45 forma brutais..., lavagem de bicicletas muito boa, banhos excelentes.
Relativamente à sinalização, também estão de parabéns, apenas por uma vez tive duvidas, mas penso que a culta não seja da organização, penso que houve alguma engraçadinho que mudou o balão de local, mas pronto... estava muito bom.
Para o próximo ano quero repetir.

Boas pedaladas.

Marco Lima
 

JGomez

Member
Estive nos 50 Km, e o balanço é positivo.

Não conhecia a Serra e fiquei fã!

Foi uma prova bastante rolante e rápida. Ao meu gosto! ;)

A organização esteve bem, e por tudo isto, concerteza, repetirei a minha presença! :)
 

Pmiguel

New Member
Boas,
Já fiz varias vezes o G100 este ano sem duvida foi o mais duro e belo, o percurso teve duas partes distintas a primeira parte mais rolante até aos 50km a segunda só serra e puro btt, mesmo mesmo só serra só me lembro de fazer um estradão depois dos 50km e foi já a chegar a grandola no final da volta, a organizção esteve muito bem em "meter" o pessoal naqueles single tracks e subidas interminaveis só depois dos 50km porque antes daria uma confusão dos diabos, vejo que a organização analisou bem o percurso e viu que tinha de ser assim pra não haver confusões como há em Portalegre.
Parabéns á organização.
 

lufi79

New Member
foi a minha primeira vez no g100 e adorei o percurso apesar de ter tido vários contratempos a nivel mecanico tive de pedalar os ultimos 20km
com um pedal lixado ( rolamento gripou e saltou fora ) quanto á dureza do percurso nao achei exagerada para 90 km no meu polar deu 1620 de acumolado.
este já está e será para repetir pq a nivel de beleza de percurso é 5 estrelas .
agora venha os saloios btt é já dia 11
 

vidrinhos_team

New Member
Boas, eu também participei nesta maratona mas como federado para a disputa do titulo de campeão inter-regional de maratonas em elites, e só tenho mesmo pena desse tal engraçadinho q trocou a fita por volta do km64 que me fez perder mais de 2 minutos quando já ia isolado na frente da corrida e talvez por já haver 1 vencedor antecipado decidiram fazer a brincadeira em que eu e o Daniel Mestre ficámos prujedicados com a situação perdendo bastante tempo até encontrarmos a próxima fita que nos levava ao caminho certo...quanto á organização houve apenas essa falha em que o motard que ia na frente devia ter visto a situação é essa uma das funções da mota que vai na frente...e mais estranho ainda é que a todo o pessoal que comentei a situação todos se enganaram no mesmo sitio excepto o atleta marco fernandes que acabou por ganhar nos elites que tinha ficado para traz na subida grande anterior e enquanto eu e o outro andávamos la em cima perdidos passou sem se enganar e também o 1º veterano A da mesma equipa que ao que parece também não se enganou...é muita cuincidência. Ainda deu para fazer a recuperação e ir busca-lo no ultimo abastecimento mas na ultima subida a 7 kms da meta as pernas já não aguentaram mais e foi só seguir até ao final a 1 ritmo mais baixo e acabei em 2º lugar juntamente com o 3º.
É triste estas situações acontecerem o que tira 1 pouco a verdade desportiva, tirando essa situação tudo correu bem e para o ano á mais, agora é cicatrizar as feridas da grande queda que dei a meio que me deixou todo negro :) foi braços, pernas, ombro, costas e queixo ehehe.


cumprimentos!
Davide Marques
 

balsinha

Member
Esta foi a minha primeira participação no G100 e devo dizer que adorei :D

Esta maratona tinha a meu ver duas situações distintas, os primeiros 50 km foram muito rolantes com médias elevadas e sem grandes dificuldades de maior e depois uma segunda parte onde a meu ver começou a verdadeira maratona, nos últimos 40 km o acumulado duplicou e tornou-se BTT Puro e Duro, belos single tracks, subidas muito duras e descidas alucinantes.
Também me enganei na situação já referida aqui ao km 67 , foi óbvio que alguém mudou a fita, a sorte é que ia dar a uma subida sem saída e a perda de tempo acabou por não ser muita.

Sem duvida uma das mais duras e belas maratonas em que participei.

Parabéns para a organização, espero repetir para o ano. ;)

Venham lá as fotos e classificações

Cumprimentos
 

Blue Soul

New Member
O G100 foi uma maratona durinha qb,:D mas confesso que gostei, pela primeira vez eu e a minha equipa participamos nesta maratona, bonitas paisagens em Grândola para se realizar esta maratona, subidas e descidas com elevado grau de dificuldade, principalmente a partir dos 45km, bons single tracks e lama muita lama, raios partam a lama, entrega de dorsais rápida bons abastecimentos, a respeito das marcações ficou manchada com a situação já referida aqui,:mad: aos 60km e segundo me consta foram poucos aqueles que não se enganaram nesse km e fazer km a borla é deveras irritante, infelizmente existe pessoas sem carácter, imbecis que põem em causa a verdade desportiva em detrimento de interesses pessoais, enfim otários. :(
Por ultimo, parabéns a organização pelo esforço demonstrado antes e durante a prova.;)
Até para o ano G100.
SouJovemBikeTeam
 
Lá vou eu fazer o meu rescaldo desta experiência nova, nas lides da competição federada!
Como disse foi a minha estreia na competição e logo um pente destes, serra com fartura! Mas para dizer a verdade já ia psicológicamente preparada para tal, talvez por isso me correu bem! Mas nunca tinha feito tantos kms! E no final até fui ao pódio e tudo, que contente que fiquei. Uma grande estreia!!!!
Achei que a nível organizativo estava tudo bom, não dei conta de falhas...
Fiquei apaixonada pela serra de grândola, com zonas espectaculares para a prática do btt puro! Singles a perder de vista, zonas de descidas alucinantes e subidas a perder de vista, à medida de partir pernas de todo o tipo!

Até para o ano se tudo correr bem!
Boas pedaladas
Entre o Rio e o Mar - 30 de Maio - Passeio dos Duraizos
 

francisco_dias

New Member
Viva!

Cabe-me a mim vir aqui fazer o balanço por parte do Rodas Clube e obviamente que, por fazer parte da organização, o meu ponto de vista poderá ser sempre diferente daquele que se obtém por parte de um participante, no entanto penso que consigo ser imparcial naquilo que foi o essencial desta prova.

Começo por enumerar os objectivos que nos propusemos cumprir:

1º - Proporcionar aos participantes uma experiência única, tanto a nível desportivo como ao nível do prazer de percorrer alguns dos trilhos mais bonitos do país;

2º - Baixar os custos de organização, desta forma podendo também baixar o custo base para o participante;

3º - Voltar a colocar o Rodas Clube num lugar que é seu por direito, que é no grupo de top dos organizadores nacionais;

4º - Apostar na competição federada como complemento dos eventos de lazer, o que permite não só uma luta mais animada na disputa pelos lugares cimeiros, como também uma maior projecção do evento e uma maior legitimidade organizativa.

Passando à análise do evento em si, penso que estes objectivos foram maioritariamente cumpridos.

As reacções que obtive da maior parte dos participantes foi positiva, sendo que a maior razão de queixa foi mesmo o "empeno" que a maior parte carregava, mas isso são coisas da vida hehe.

Espero que todos tenham gostado tanto desta prova como eu gostei de fazer parte da sua organização, pois o Rodas é um clube talvez sem paralelo a nível nacional.

Aproveito assim para deixar aqui e em nome do clube um grande abraço de agradecimento a todos aqueles que abdicam da sua vida pessoal e prejudicam a sua vida profissional para ajudar a pôr de pé este evento, todos por carolice e sem ganhar um tostão, assim como aos nossos patrocinadores, à equipa médica e a todos os proprietários das herdades atravessadas, sem cuja colaboração não seria possível fazer provas deste tipo.

Cumprimentos,

Francisco Dias
 

webibinho

New Member
Apesar de não ter participado por razões pessoais, confesso que há algo numa grande parte das organizações de provas federadas que me deixam preplexos.
Como é possivél os amigos dos furoes do alentejo organizarem um evento e horas depois terem logo disponiveis as classificações de todos os participantes, quando no caso especial se trata de um campeonato inter-regional e até a data nada de classificações. É algo estranho no minimo mas já vai sendo hábito nomeadamente nos eventos de comeptição federada.

Cumprimentos
 

leoeagle

New Member
Viva pessoal,

Foi a minha 5ª participação no G100, este ano o percurso estava durinho mas em 2007 e 2008 foi muito mais duro... A diferença é que ao contrário desses anos onde as dificuldades eram repartidas por todo o percurso, este ano a dificuldade estava toda concentrada nos últimos 35Km de prova, o que leva o pessoal a esticar-se no inicio e a sofrer no final...

Gostei do percurso, durinho e bem marcado, excepto o tal Km 60 que me fez andar ás voltas à procura do percurso certo mas como estava colocado o balão de sinalização acredito que foi algum elemento exterior à prova que alterou as marcações... Na altura pensei que a marcação tivesse sido alterada já no decorrer da prova mas se o vidrinhos_team ia na frente e perdeu-se, quer dizer que as marcações foram alteradas no início... Acho que a organização é alheia a este problema pois mesmo com uma moto a abrir o percurso, se alguém com o mínimo de conhecimentos de provas de BTT quiser sabotar uma prova é só aguardar que a moto que abra o percurso passe e então alterar as fitas...

No geral concordo com o que o francisco_dias disse como membro da organização, apenas discordo do ponto 2 onde ele aborda os preços... É verdade que este ano o preço foi muito mais baixo mas também é verdade que este ano não houve almoço pelo que se eu fosse almoçar a um restaurante os custos para os participantes não iriam diminuir...

se tudo correr bem até 2011 para mais um empeno :)
 

francisco_dias

New Member
Caros,

Venho aqui apenas para informar que já estão disponíveis na Galeria Picasa do Rodas Clube algumas fotos da prova de ontem.http://picasaweb.google.pt/105945363051483968660/G100CampeonatoInterRegionalXCMZonaBDePortugal?authkey=Gv1sRgCMyl6NGuh6v0ywE#

Quanto às classificações, e em resposta ao amigo webibinho, as mesmas foram expostas no dia do evento tanto pela Associação de Ciclismo de Setúbal como pelo Rodas Clube.

Mais, precisamente por este evento ser uma prova oficial da UVP-FPC, as classificações apenas se tornam oficiais após serem verificados os registos de todos os controlos de passagem espalhados pelo percurso, o que como deve imaginar exige tempo e muito trabalho. Assim sendo, as mesmas serão apenas disponibilizadas no final do dia de amanhã.

Já que fala em perplexidade, e aqui faço um comentário pessoal e independente, também acho curioso que seja uma pessoa que não participou no evento seja a primeira a vir aqui comentar este aspecto.

Curioso mas não um motivo de estranheza, porque também isso já vem a ser um hábito entre nós, mais conhecido por "bota-a-baixismo" crónico. Há no entanto pessoas que são profissionais desse ofício, e que o fazem sem qualquer conhecimento sobre o assunto de que falam ou respeito pelo trabalho das pessoas que atingem com esses comentários.

Talvez o convidemos um dia para vir trabalhar connosco numa prova e perceber aquilo que os comentários gratuitos não conseguem apagar, que é a satisfação real dos atletas quando terminam uma prova deste nível de dificuldade, algo para que trabalhamos com todo o afinco e sem nada receber.

Cumprimentos,

Francisco Dias
 
Last edited:

webibinho

New Member
Francisco peço desculpa se o ofendi ou até mesmo a organização. Não era essa a intenção, nem tão só me estava a dirigir à vossa organização em concreto.
Quanto à questão do bota-a-baixismo não costumo ter por hábito essa postura, até porque já fiz parte de algumas organizações e sei bem o trabalho que é por em pé um evento dessa natureza.
Além disso reconheco merecidos méritos no rodas clube.
Contudo a sua explicação para as classificações esbarra em outros exemplos também oficiais da UVP-FPC, como algumas maratonas da taça de portugal e xco em que as classificações ficam disponiveis no próprio dia, ou no dia seguinte.
Bem mas importante mesmo era disponibilizarem os tempos do lazer porque tenho uma aposta com um amigo meu que participou no G90.
Cumprimentos e boa sorte não só para si como para o Rodas Clube

p.s. - peço desculpa pelo off-topic
 
Last edited:

RedTrek

New Member
Boas, eu também participei nesta maratona mas como federado para a disputa do titulo de campeão inter-regional de maratonas em elites, e só tenho mesmo pena desse tal engraçadinho q trocou a fita por volta do km64 que me fez perder mais de 2 minutos quando já ia isolado na frente da corrida e talvez por já haver 1 vencedor antecipado decidiram fazer a brincadeira em que eu e o Daniel Mestre ficámos prujedicados com a situação perdendo bastante tempo até encontrarmos a próxima fita que nos levava ao caminho certo...quanto á organização houve apenas essa falha em que o motard que ia na frente devia ter visto a situação é essa uma das funções da mota que vai na frente...e mais estranho ainda é que a todo o pessoal que comentei a situação todos se enganaram no mesmo sitio excepto o atleta marco fernandes que acabou por ganhar nos elites que tinha ficado para traz na subida grande anterior e enquanto eu e o outro andávamos la em cima perdidos passou sem se enganar e também o 1º veterano A da mesma equipa que ao que parece também não se enganou...é muita cuincidência. Ainda deu para fazer a recuperação e ir busca-lo no ultimo abastecimento mas na ultima subida a 7 kms da meta as pernas já não aguentaram mais e foi só seguir até ao final a 1 ritmo mais baixo e acabei em 2º lugar juntamente com o 3º.
É triste estas situações acontecerem o que tira 1 pouco a verdade desportiva, tirando essa situação tudo correu bem e para o ano á mais, agora é cicatrizar as feridas da grande queda que dei a meio que me deixou todo negro :) foi braços, pernas, ombro, costas e queixo ehehe.


cumprimentos!
Davide Marques


Óh Davide, com o trambolhão que deste não terás perdido um pouco de lucidez também?
Acusar colegas de pelotão ou a equipa que os acompanha, no meu ponto de vista não é nada correcto e acho que se está a cair demasiado na acusação fácil, já há muito tempo.
No km 64 não posso falar, mas no último abastecimento foram vários os atletas que viravam para a esquerda no alcatrão em vez de virarem para a direita, e estava sinalizado, o que acontece é que muitas vezes vão a olhar para o chão e não reparam.
E depois quem paga é sempre a verdade desportiva, sempre chamada à baila, coitada...
Parece que o Despertar Sport Zone já faz comichão!

Abraço e as melhoras das feridas.
 

marcolima79

New Member
Caros,

Tudo bem que para alguns isto é competição e levam isto muito a sério, mas vamos com calma... no futebol e outros assim é que se ganha ou perde muito com as vitórias ou derrotas...

Estou nisto à relativamente pouco tempo, e já assiste a situações que em nada dignificam a modalidade... Acham normal um atleta chegar à meta e não cumprimentar o adversário só porque este não esperou por ele? Onde está o desportivismo?

Há mais marés que marinheiros, se não ganharam desta fica para a próxima, agora fazer acusações... não me parece muito bonito... Por exemplo nesse mal fadado km, como já referi eu tb me enganei, e o meu colega também... mas ia um outro ciclista entre nós e não se enganou... (não não era do Despertar). Agora uma coisa é certa, tanto eu como o meu colega no final da prova concordamos, ambos fomos parvos em virar... por a organização teve o cuidada que sempre que mudavamos de direcção tinhamos uma indicação, indicação essa que não existia ali... logo deviamos ter seguido em frente mas pronto... muitos de nós viramos... outros não... deixem lá... foi só mais uns metros de subida... fomos ver a casa do Sr.
Vai na volta ainda foi o Sr. a mudar a fita para lhe irem lá fazer uma visita... lol lol

Agora a sério... deixem-se de acusações... o BTT Nacional só tem a ganhar com uma boa imagem. Vai abrir portas às organizações para solicitarem patrocínios... Quem sabe daqui a uns anos aos passeios são à borla... com as Câmaras a patrocionar...

Vá um abraço a todos, boas pedaladas e até ALTE ou Portalegre (as minhas duas próximas participações).

Marco Lima
 

Rukadurt

New Member
Boas,
foi uma exelente maratona, muito bem organizada e com uma escolha de percurso muito bem elaborada.
As marcações estavam magnificas, dificil de enganar só mesmo por distração. nesse km que falam também seguia com mais atletas e os três se enganaram e eu segui o percurso certo, vinham com os olhos nas rodas e nem repararam,enfim coisas da competição.
dou os parabens á organização mas, o almoço é que podia ter acontecido e certamente não iria ficar mais caro do k a maior parte do pessoal pagou nos restaurantes que se associaram á prova com os 10% de desconto.
nota 5 estrelas para a tshirt muito fixe
cumprimentos e boas pedaladas
 
Top