[RESCALDO/FOTO-REPORT] Travessia Castro Daire - Viseu a Solo

poliveira.eng

New Member
Depois de ler um post do Bravellir intitulado SÓ, fiquei com vontade de me meter numa "aventurazinha" a solo!

Andei a pesquisar, a procurar um bom percurso para se fazer a solo, e pareceu-me que uma Travessia de Castro Daire a Viseu fora de estrada seria uma bela ideia! Era perto, rápidamente me poderiam ir por a Castro Daire, e depois estaria em casa! Além disso, a percurso que vi passava num dos locais onde mais gosto de andar, o que tb seria bom!

Primeiro era preciso arranjar quem me pusesse em Castro Daire numa manhã de Sábado??? Pensar! Pensar! Ah! É isso, já que acordo cedo o melhor é acordar a minha mulher também e convencê-la a levar-me lá! Tarefa dificil, mas estamos a falar da minha mulher, que basicamente só não pedala por mim! Ela aceitou logo! Nem com uma candeia encontraria mulher como ela! :drool:

E assim vamos ter a sabado de manha! Bicicleta preparada, alimentação e bebida preparada, percurso metido no GPS e equipamento pronto! Tudo carregado na carrinha, e lá fomos nós numa curta viagem de 30 minutinhos!
Chegados a Castro Daire, lá no alto, no Calvário, ouvi as últimas recomendações da minha treinadora, aka mulher! Isto não é uma corrida, tem cuidado contigo, não puxes demais por ti, cuidado que vais sozinho, o telemóvel tem carga? Sim sim sim eu já só queria arrancar, com tanta vontade que nem uma fotozinha da praxe tirei!

E então arranquei! Entrei no percurso e fui apreciando a paisagem enquanto me deixava guiar no desconhecido pelo GPS. De inicio custou-me um bocadinho ir assim, às cegas, mas depois até teve graça, fazer tudo como se fosse a primeira vez!
Desvantagem de ir a solo: sempre tive este problema, puxar demais por mim, não conseguir gerir o esforço a não ser que vá acompanhado! Este foi o meu medo inicial. Portanto quando achei que o ritmo estava a ser muito pesado parei pra tirar umas fotos e ver se punha a cabeça no controlo das pernas! já lá iam 8 kms, faltavam mais de 40 para chegar a casa! Já tinha descido bastante, mas tb já tinha a minha quota parte de subida! Estava num vale bem encaixado, e à minha espera tinha mais uma subidinha!

Vinha daqui! No meio deste pinhal descia bem e depressa, mas aqui e ali havia umas belas regueiras, ideais para rebentar pneus!
p1260019pc5.jpg

Para ali seguia o caminho!
p1260018ph8.jpg

E aqui estava eu! Belos lameirinhos, mas pra chegar cá...
p1260020wg4.jpg

Uma imagem do meu cockpit! Cada vez tenho mais tretas neste guiador, qualquer dia não tenho sítio para por as mãos!
p1260021rp4.jpg


Pronto, chegava de foto e de paragem, tinha de me meter a caminho! Ataquei a subida com calma, decido baixar o ritmo e entrar num ritmo de passeio, pois vinha num ritmo de competição (o meu ritmo de competição deve ser parecido ao ritmo de passeio de muitos de vocês) :D!
Passada mais este pedaço a subir, entrei numa zona muito rolante em alcatrão atravessando a vila de Mões. Depois era voltar a sair da estrada!

Estabeleci o Posto de Vigia de S. Miguel S. Lourenço como o meu objectivo de meia etapa! Ainda faltava! E isto era pela estrada!
p1260022rz7.jpg

Aqui um grande plano do meu EDGE 205 em acção!
p1260024hp8.jpg


Agora voltava às subidas, umas bem jeitosas com muita inclinação, onde paguei caro andar com um pneu velhinho atrás! Muitas perdas de aderência, muito pé no chão, e ainda alguns bocaditos à mão! Mas valia bem a pena, pois no fim destas subidas, extendia-se uma zona planáltica onde rolei no meio de um caminho cheiinho de vegetação, com muito sol e uma bela paisagem! O sol era tanto que as fotos ficaram muitissimo claras, não fazendo jus aquilo que os meus olhos foram registando.

p1260027gn6.jpg

p1260028sv3.jpg


Depois o caminho abria, transformando-se num belo estradão! Mais à frente estava um Marco Geodésico, onde decidi parar um bocadito.
p1260029nv6.jpg

p1260034mo0.jpg

p1260033ei6.jpg


Era altura de fazer um primeiro balanço desta aventura a solo! Pra já estava a adorar! Tinha decidido não olhar para o relógio pra não me pressionar com as horas, por isso tinha vindo apenas a preocupar-me com a navegação via GPS, com os meus gastos físicos, e com uma correcta alimentação e hidratação. Como no último passeio que tinha ido, a hidratação tinha sido uma grande falha, estava particularmente atento a este tópico. Além dos barulhos da natureza que me rodeava, do pisar dos pneus e do chiar dos meus pedais (que irritante! :grrr:), decidi que uma musiquinha ajudaria. E realmente estava a tornar tudo muito simples! Tirando uma ou duas pessoas com quem me cruzei nas aldeias por onde passei, até ao momento estava a ser um solo fenomenal! Mas era altura de continuar...

Daqui pra frente voltava a descer um pouquinho, até encontrar o alcatrão de novo. Segui mais um pedaço pela estrada, até encontrar nova placa que me indiciava que me aproximava do meu objectivo intermédio, mas antes uma paragem num parque infantil no meio de nenhures, mas com uma vista fabulosa!

Belo parque! Não me parece ter muitos visitantes, mas a vista é boa! Muito boa!
p1260035vy1.jpg


Já tinha tratado de me alimentar e, como não gosto de deitar lixo pró chão, trazia algum nos meus bolsos. Vi um caixote do lixo e pensei: "Vou despejar isto!". Lá ia eu quando me deparei com esta situação... Isto assim serve pra quê? Enfeitar!? Voltei a meter o lixo nos bolsos e toca a andar!
p1260037mc7.jpg


Ora é mesmo para aí que eu quero ir, mas vou ali pelo caminho de terra atrás!
p1260039sb9.jpg


E o caminho subia, e subia bem! Mas compensava pela vista.
p1260040np2.jpg


E com uma pedalada certa e ritmada já estava quase lá!
p1260041mp0.jpg


Após este trecho de subida, o percurso entrava numa descida rápida cheia de adrenalina, onde dei por mim a pedalar como um tolo e dar urros de satisfação! Desemboquei no alcatrão, já pertinho do ínicio do aceiro, subida final antes do Posto de Vigia.
Bem, eu juro-vos que tentei subir aquela "parede" em cima da bicicleta, mas depois de 3, 4 ou 5 perdas de tracção onde vi o chão mesmo muito perto, e de ter aleijado o joelho numa tentativa de arranque, decidi leva-la à mão :oops:! Lá fui eu, arrastando-me a mim e a burra até lá acima! Aí montei nela outra vez e acelerei até ao Posto de Vigia!! Mais uns urros, mais velocidade!
p1260042jy4.jpg

Curiosidade: Vêm o estradão mais escuro? Vim por lá, e aquilo é assim, de um momento para o outro o solo fica preto, quase como as praias dos Açores! Presumo que seja uma intrusão de xisto, mas não sei! Mas é giro, vimos num estradão castanho clarinho, depois entramos num estradão pretissimo, tipo alcatrão e voltamos a sair para um estradão clarinho!
p1260043je7.jpg

Horizonte aqui não falta!!!
p1260044vp8.jpg


Decidi ligar pra casa a assegurar que estava tudo bem e perguntar, já agora, que horas eram! 12.40! Já andava aqui há 2:40h! Fisicamente achava-me muito bem! tinha conseguido gerir o esforço, tinha-me alimentado devidamente, e estava a gerir bem a água que levava! Estava-me a sentir extremamente bem! Tinha planeado esta saida durante grande parte da semana e estava a correr melhor do que eu esperava! Sem avarias, a um belo ritmo e a adorar cada km! E agora, depois de muito subir, chegava a parte de ....

... muuuuuuuiiiiiitttttoooooooooo descerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr! :hehe: Não sei se nota, mas isto desce de caramba!!!!
p1260045ei5.jpg

Uma formação rochosa, no mínimo, curiosa!

Depois a pendente aligeirava, e segui por um estradão florestal na curva de nível onde relaxei os músculos da pressão que tinha feito na descida (é que a mim metia medo!)
'Bora lá olhar para trás...
p1260047uj0.jpg

Comecei ali no monte mais à esquerda, ao lado do tufinho de verde! depois vim passando de monte em monte prá direita. Daí entrei nestas voltinhas de estradão florestal!
p1260049eb9.jpg


Estava quase a atingir o meu novo objectivo, a barragem de Várzea de Calde! Daqui para a frente os trilhos já eram meus conhecidos, por isso seriam pera doce (pelo menos era o que eu achava nesta altura!)
Uma vez lá, aproveitei para encher o meu cantil suplente com aguinha fresca e receber um telefonema do meu colega de pedalada, gozando comigo, dizendo que havia feito 40 kms em 1h e 15 m na sua bicicleta de estrada (apeteceu-me manda-lo a um sitio que a gente cá sabe!)
p1260050jr8.jpg


Depois desta curta paragem descobri que afinal não conhecia aquilo tudo para aquelas bandas! O percurso levava-me por uns caminhos que nunca tinha feito e que me agradaram muito, entre o plano e o ligeiramente a descer, vi que ia comendo kms! Comecei a pensar que ainda tinha mais um subida de respeito pela frente e que precisava de atinar.. Por isso até Viseu, agora era só pedalar, mais fotos não! Mas pronto passei aqui e não resisti!
p1260053nf4.jpg

Não se preocupem era um fogo controlado, um método de controlo da vegetação!

Daqui pra frente é que foi sempre a pedalar, certinho, ritmado, ao som da musica e do pisar dos pneus! Encontrei o primeiro e único bttista que ainda tentou acompanhar-me, mas não conseguiu e eu achei que não deveria mexer no meu ritmo, pois estava a correr bem!
Antes da subida alimentei-me e ataquei-a com vontade e cabeça! Cheguei ao Aerodromo muitissimo bem, cheio de força pra enfrentar mais um troço novo quase até à cidade de Viseu, pelo meio do eucaliptal, caminhos rápidos cheios de curvas e curvinhas. Excelente!
Chegado a Viseu, mais exactamente à Cava de Viriato e Feira de S. Mateus, ainda ponderei subir até à Sé, mas aí pela primeira vez olhei para o relógio! 13.45! Se fosse rápido pra casa ainda almoçava com a família! E assim o fiz!

Em suma, foi uma travessia a solo extremente saborosa e deliciosa! Fiquei feliz por me conseguir controlar em termos de gestão de esforço, e de conseguir saber quando me alimentar e hidratar! Cheguei cansado, mas muito feliz!

Em números:
Tempo Total: 3h 56m
Tempo em movimento: 3h 27m
Ritmo: 4:06 m / km
Distância: 50.46 km
Velocidade média em movimento: 14.6 km/h
Velocidade máxima: 50.9 km/h
Acumulado em subida: 1386 m


Boas pedaladas
Pedro Oliveira

PS - Desculpem o testamento! Obrigado aos TainadaBTT pelo TrackGPS original, que eu saquei do Motionbased!

Track gps em http://trail.motionbased.com/trail/activity/4868622
Vou tentar mete-lo no tracks4you!

Fotos georeferênciadas em http://www.panoramio.com/user/137002
 

Myrage

New Member
hehehehehe.... ainda se cria por aqui o "Movimento dos Sinónimos" Só, Solo, solitário, etc...

Bela aventura e obrigado pela partilha.

My
 

Pax

New Member
Grande relato!

São reports como estes que fazem do btt o meu desporto de eleição!

Obrigado por partilhares a tua aventura.
 
Excelente report Pedro. Essa zona de facto é linda, tal como todo o Norte. Já andei por caminhos perto de Chaves e de facto a vista é fenomenal.

Um abraço
 

Ray Bonga

New Member
Boa aventura, as fotografias também são boas.

Gosto de ver que há pessoal com gosto por estas aventuras - acho que vais apanhar o bichinho e começar a fazer aventuras mais extremas (mais inchadas!) - começa a apontar para os 80km/100km/120km/160km HAHA Vais ver como vais ser gratificante superar sempre os teus limites. Aconselho-te que leves companhia nas voltas maiores.

Abraço e continua em frente! (mas cuidado com as curvas...)

INCHA!


PS: obrigado pelo track de GPS.
 

PedroPadinha

New Member
Brutal;) e muito porreiro o percurso. só por curiosidade de onde desencaste o percurso, conhecias..sacaste da net..?

O fazer a solo também deve ser bastante gratificante, mas concerteza n terias dificuldade a encontrar malta para te acompanhar ( :roll:)

cumprimentos
 

daraopedal

New Member
Grande aventura, sim senhor! Fazer isso tudo sozinho ainda é algum risco, em caso de queda grave e em alguns sítios não há telemóvel que valha. Por isso parabéns. Guardei o track GPS. Quem sabe um dia não faço essa aventura!
Boas pedaladas
Daraopedal
 

poliveira.eng

New Member
Ray Bonga said:
... acho que vais apanhar o bichinho e começar a fazer aventuras mais extremas (mais inchadas!) - começa a apontar para os 80km/100km/120km/160km HAHA Vais ver como vais ser gratificante superar sempre os teus limites.

Eu acho que o bichinho já está cá dentro! faltam pernas e tempo, mas isso a gente com paciência arranja!

RicardoTerminal said:
Tive muita pena de não ir, pois pareçe que o percurso é espetacular, para a próxima contem comigo.
Parabens mulas 5*

Pois, mas isso foi no fds anterior! eu tb n pude ir, por isso é que fui a solo! :D Mas concordo, com os parabéns aos Mulas pelo percurso delineado!

Kalash said:
Brutal;) e muito porreiro o percurso. só por curiosidade de onde desencaste o percurso, conhecias..sacaste da net..?
O fazer a solo também deve ser bastante gratificante, mas concerteza n terias dificuldade a encontrar malta para te acompanhar ( :roll:)

Conhecia muitos dos locais por já ter trabalhado naquela zona! Mas não tinha assim um conhecimento profundo dos caminhos! Por isso quando andava a explorar o Motionbased deparei-me com este track (mais coisa menos coisa) e saquei-o para o meu GPS (deu logo outra segurança) e depois foi meter pernas ao caminho!
Claro que não seria dificil encontrar pessoal, mas eu tava mesmo numa de ir a solo! :D

daraopedal said:
Fazer isso tudo sozinho ainda é algum risco, em caso de queda grave e em alguns sítios não há telemóvel que valha.

Claro que isto dos solos é sempre um pouquinho arriscado! Ok, levas telemóvel e avisas e tal e coisa, mas as coisas podem correr sempre mal! Se vais acompanhado, há sempre ali outra pessoa que pode avisar, andar, fazer e acontecer. Sozinho é um risco, calculado é certo, mas não deixa de ser um risco. Mas também, convebnhamos, é isso que lhe dá assim um gostinho especial, não é? :wink:

Muito obrigado pelos vossos comentário! Quando tiver a minha próxima aventura dou-vos notícias!!! :mrgreen:
 

helio69

New Member
Só não te perdoo por não me teres dito nada! :mrgreen:

Quem quiser fazer o percurso e não tiver GPS pode falar comigo que eu faço de guia com a melhor das vontades! Este já é quase o meu percurso de treino! Estou um bicho! eh eh eh

Para quem o quiser fazer a solo lembrem-se de levar dois telemóveis de rede diferente, pois em alguns sitios falha a rede de algumas operadoras! Um TMN e um Vodafone dá para assegurar rede em 100 do caminho!

Eu estou a preparar o trilho para o Google Earth com toas as indicações importantes relativas a segurança e pontos de abastecimento, etc..
 

RicardoTerminal

New Member
Podem ter a certeza que é um bom guia, isso é garantido, e garantido é tambem as paisagens fantásticas, digo isto por experiencia propria, pois já fiz a travessia mais o Hélio. :yeah:
 
Top