Rescaldo do Raid de Salvaterra

maralto

Member
Sábado de manhã lá nos levantamos com as galinhas. O João ficou de vir ter cá a casa às 7h45. Quando cá chegou vinha com mais dois amigos mas um deles tinha-se esquecido da roda da frente, por isso voltou atrás e foi ter connosco já a Salvaterra. Às 9 h chegamos a Salvaterra. O tempo estava fresco e ameaçava chover a cantaros, mas estavamos decididos a ir pedalar.

A organização, entenda-se o Vitor e um amigo que eu não sei o nome, tratou de separar os ciclistas em dois grupos, um para os 100km e outro para os 50km (leia-se 58km).

Partimos num ritmo lento para aquecer. Apesar de ameaçadoras as nuvens não despejaram muita água. No grupo dos 100kms caiu granizo, claro para os mais duros o São Pedro foi mais duro.

O trajecto foi variado e incluiu o passeio ao longo de valas de água, um pouco de areia, subidas calmas, alguns single tracks, poças para todos os gostos e um pouco de alcatrão no inicio e no fim mas em quantidades muito limitadas como se gosta num passeio de BTT.

O ambiente foi espectacular. Para além do convivio e da conversa normal contámos com a presença de três raparigas que ajudaram a animar o passeio. Enquanto esperavamos uns pelos outros deu para falar sobre as bicicletas e as experiencias de cada um.

Menos bom foi a queda que me envolveu e que resultou num quadro partido. Foi o acontecimento mais parvo e pior do passeio, quando sem dar por isso as duas bicicletas encostaram uma à outra e eu acabei por cair por cima da outra bicicleta. A espessura do quadro na zona em que partiu parecia a de uma lata de coca cola. Felismente ninguem se magoou de forma seria, eu fiquei com umas nodoas negras e o outro ciclista julgo que não sofreu mesmo nada. Decidi que tenho que comprar umas luvas com dedos pois as que levava não protejeram os dedos na queda e esfolei dois.

Com estas coisas todas acabamos o passeio às 15h30, cerca de 6 horas depois de começarmos, com 1 hora de paragens (um furo, a queda e os reagrupamentos normais). A velocidade media foram 13 km/h (sem paragens). Consumi 4 200 calorias.

No fim do passeio fomos comer uma sopa de pedra que me soube muitissimo bem.

Aqui fica o meu agradecimento ao Long Range BTT Assault Team por um dia bem passado e ao Vitor Louçã que teve a paciencia de nos guiar.
 

Remi

New Member
O meu GPS acusa 59.7km num total de 5:53 de passeio. Foi uma manhã muito relaxante .. apesar da muita lama e areia que abrandaram bastante o ritmo e obrigaram a muitas paragens para reagrupamento, foi um passeio bastante relaxante, com uma paisagem muito bonita e muito bom convívio.

Um abraço ao Vitor Louçã e a todos os companheiros que pedalaram comnosco ... obrigado pelos trilhos, pela companhia e por este dia bem passado!
 

batman

New Member
Boa noite

Antes de mais quero agrader ao Mario Silva, ao Azurara que foram os guias no percurso de 87km, e tambem ao faustino ao nuno e ao carlos Almeida que mesmo sem estarem presentes, fazem parte da "familia", e tambem ao sport billy e já agora a todos que estiveram presentes em especial ao amigo de Agueda que teve que acordar cedo apra pedalar connosco.
Posso dizer que o salvaterra deste ano, foi o mais dificil para mim mas foi tambem muito agradavel, fiquei com uma rapaziada para guiar foi uma responsabilidade grande mas o grupo que se formou era espectacular e foi uma experiência magnifica, seguimos num ritmo que dava para todos, e apenas com a desistencia do miguel (pensa positivo o treino de estrada tambem não faz mal :) ), e com o quadro partido numa coisa incrivel, que me fez pensar se realmente vale apena investir tanto dinheiro numa coisa tão fragil, eu levei a minha cube velhinha (da mesma marca da que partiu curiosamente) e chegou para as curvas.
O percurso era facil, mas a o terreno estava pesado, o que torna mais dificil o pedalar, devido a falta de chuva os trilhos acumularam mais areia que o normal durante estes ultimos meses, areia essa que estas chuvadas não retiraram, pedalar na areia acaba por ser uma subida escondida, mas o passeio tinha que ter algumas dificuldades, é dificil acertar com os 50km porque eu não uso ciclometro e faço os rekons por tempo (3h, 4h), mas anda sempre la perto.
Tivemos que passar cercas saltar por cima das mesmas (obras da auto -estrada oblige), fugir dos cavalos (cuidado com os coices não há nada pior que um animal assustado, um aviso apra os city slickers), felizmente que os bois andavam por longe, mas estes juntos na leziria são inofensivos querem é pastar.
Falcão as fotos estão optimas, se for possivel envia-mas.
Espero que tenham gostado dos trilhos ribatejanos, que nos gostamos de os mostrar.
Agora vamos seguir com o fandago´s trail projecto quase pronto em que pedalaremos 180km de puro btt autonomico como eu gosto, os trilhos vão sempre dar a algum lugar é preciso é seguir os mesmo.

Um abraço

Vitor louçã aka batman o meu super heri favorito, porque fora a fortuna e os gadgets não tinha super poderes (mas tinha o frank miller)
 

Fario

New Member
óptimo e duro Sábado!!! Salvaterra

Queria comprimentar todos os BTTistas que participaram no RAID, e em especial os organizadores e guias,
que nos deram a oportunidade de passar um óptimo e duro Sábado :):)

No meu caso que participei nos 82 Km, não esperava que tivesse um andamento tão alto logo de inicio, e talvez por isso os últimos Km foram de morte.
A 1º paragem deste grupo foi aos 35Km... até aqui a única coisa que vi foi a roda de traz de um amigo que não sei o nome, (a quem, desde já agradeço as boleias... :) sem elas tinha ficado para traz sozinho

Depois deste 1º troço e de uma breve refeição deixai-me ficar e reagrupei na malta que vinha mais a traz. A partir dai a volta ficou mais relaxante e descontraída,
que nos da tempo para apreciar o local ter umas conversas pelo meio.

Pelo meio fomos perdendo elementos que escolhiam o asfalto para o regressarem a base.

A partir daqui as coisas complicaram-se a chuva começou a cair algumas vezes com força e até granizo, muita lama, areia, alguns single tracks, poças para todos os gostos.
As pernas também começavam a fraquejar as dores de "cu" e de costas começaram a ser uma guerra a travar.

Mas tinha jurado a mim mesmo que acabaria os 82 km, e já faltava menos embora os Km custassem a passar cada vez mais :)
Com a ajuda do Guia Nuno e de dois companheiros (boa Gente do Norte), lá consegui chegar ao fim com muito custo e depois de 4h00min de andamento???

Mas é isto tudo que nos faz sentir vivos e de boa saúde. Depois de combater estes desafios estamos prontos para mais uma semana de trabalho. :)
Para o ano há mais e lá estarei mas desta vez com mais treino nas pernas.
um Abraço a todos
Mário Fario
P.S. Neste grupo de 10 elementos chegamos ao fim apenas 3. :roll:
 

ramos

New Member
Salvaterra

O Passeio foi fabulástico.
O Louçã e companhia, pelo segundo ano consecutivo ofereceu-nos um passeio extraordinário. Em relação ao ano passado, este foi de longe mais bonito (para mim), o grupo foi tantástico, o único senão foi a minha queda a 6km do fim, dentro de uma vala de rega, fiquei todo esfolado, mas como se diz cá no nosso meio, o pior são os riscos no quadro, pois a pele cresce.
Um Grande Abraço para todos.
 

Fura-Ferreira

New Member
Não querendom destoar dos comentários feitos e concordando com alguns deles, infelizmente passou-se algo que reduziu à insignificância os momentos passados: O MEU CARRO FOI ASSALTADO :x :x :evil: :evil:
Não querendo deixar de agradecer ao Vitor e seus companheiros pelo passeio, mas para mim ficou manchada pela desagradavél situação.
Se bem me lembro é a 2ª vez que os carros são assaltados neste passeio, pelo que sugeria que no futuro encontrassem outro ponto de encontro...quanto a mim, dificilmente irei participar novamente neste raid, pois assim a viagem fica muito cara...

1 abraço
 

Fario

New Member
PALHAÇOS!!

Podes crer, má onda roubarem os carros, essa malta mercia é que para a proxima ficassem alguns de nós a espera do momento certo e agarrasse-mos os meninos com a boca na botija... :roll: PALHAÇOS

Acho bem que mudem o local para o proximo ano!!!
ou então contactem as autoridades locais para darem um vista de olhos no local em vez de estarem de papo para o ar a beber umas jolas que é o costume, :roll: :shock:

Por causa de uma cena destas mancha logo um dia que podia ser bem bacano. Não queria estar na pele do nosso amigo!!!!
 

xingu

New Member
Bandidos! gatunos! inegrumenos!!!!!

Sinceramente! este pessoal já sabe onde ficam os carros e até devem saber o tempo que dura a volta!

Nestas coisas o melhor é não deixar os carros sempre no mesmo local, mas sim ir variando.
 

viman

New Member
olá boa noite .

Eu acho que os organizadores destes passeios tem de começar a ter parques fechados ao vigiados por alguém.......
Porque a muita malta que vem de fora e que guarda tudo dentro dos carros como (carteiras com dinheiro e docs.,telemóveis e outros obj.) e estes filho da p. estão sempre a ver as coisas para depois nós,dar com o martelo.
E amigo fura-ferreira tens de ter paciência, é das coisas que me dá mais raiva é ser roubado!!!!!
um abraço .

V.F.
 

SportBilly

New Member
eu acho que está a falhar aqui qq coisa...
o raid em Salvaterra... NÃO ERA UM PASSEIO ORGANIZADO...
O Vitor Louçã e mais uns quantos amigos é que são uns baris e resolvem convidar um grupo de malta a segui-los. Assim podem mostrar alguns dos melhores trilhos scalabitanos...

Acho que tem de ficar esclarecido de uma vez por todas...
O Vitor, sem ter qq tipo de obrigação, dirigiu-se ao posto Territorial de Salvaterra e expôs a situação, pediu que a GNR fizesse o favor de ter especial atenção naquele parque de estacionamento uma vez que já no ano passado tinham acontecido alguns assaltos e era realmente desagradável que isso voltasse a acontecer. Parece que de nada valeu este nobre gesto....

Ahhhh e p'ra que fique claro eu nada tenho a ver com a organização deste evento e no ano passado até fui um dos infelizes contemplados com uma visita dos "amigos do alheio", ainda assim disponibilizei-me para não só estar presente este ano, como para ajudar no que fosse preciso...

Quero com isto dizer que devemos louvar a organização de encontros de confraternização como este e não estar a apontar o dedo inquisidor aqueles que não têm culpa nenhuma destes tristes acontecimentos, ou seja, a "suposta organização"...


Cumps
Mário Marques


P.s.: vão mas é pedalar....
 

viman

New Member
olá

bom dia a todos !!!

Amigo eu não estou a falar neste caso ,estou a alertar para outros passeios de futuro e outras organizações OK.
Eu não conheço o Victor Louçã mas se eu fosse convidado eu tb ia e deixa o carro a onde todos deixaram, ELE NÂO TEM CULPA ALGUMA.
São dias de azar!!!
um abraço
V.F.

P.S. Nós cidadãos deste Pais temos de fazer alguma coisa porque as autoridades não tem competência para mais, que é pena .
 

batman

New Member
Boa noite

Infelizmente o passeio deste ano vai ser o ultimo Salvaterra/Salvaterra que eu e os meus amigos vamos desorganizar, é muito mau o que aconteceu, e eu não quero que algo divertido fique associado a assaltados a carros a viaturas, como já ficou.
Para ano se eventualmente houver alguma coisa será sempre noutra localidade, e mesmo assim não sei. A escolha de Salvaterra e do local de encontro tinha a ver com a facilidade de acesso aos trilhos, sendo que dentro da vila a praça de toiros com muitos locais para estacionar, e sendo facilmente vista da estrada é um óptimo ponto de encontro.
O indivíduos que se encontravam perto do ringue ao fundo da rua serão certamente os causadores dos assaltados, e pelo vistos reúnem-se nesse local (escondidos debaixo das bancadas do ringue), ora a ocasião faz o ladrão, tanto carro junto dá nas vistas (como ocorreu o ano passado). Este ano estavam poucos carros, a maior parte estacionados em sítios visíveis, para mais a esposa de um dos participantes ficou no local quase sempre, menos na hora de almoço (que é quando o assaltado deve ter ocorrido).
Infelizmente a nossa sociedade esta a transformar-se e não para melhor, apesar de morar no campo cresci nos Olivais e putos como aqueles era ao pequeno almoço (mesmo com os cães com que agora andam e tudo), mas antigamente e desculpem o saudosismo a malta só “assaltava” na avenida de Roma, na minha rua podia deixar o carro aberto, e os bailes na Musgueira eram baris, agora defendem-se com cães .
Mas não vale a pena insistir, durante dois anos tudo correu normalmente, agora chega, duas vezes é mesmo demais

Um abraço

Vítor Louçã
 

viman

New Member
Olá Vítor,
Será que não conseguíamos apanhar o ladrão , se organizasses outro passeio???
Era uma boa maneira de dar uma lição de boas maneiras a esse badameco de merda, não achas???
Quem faz a 1ª, faz a 2ª e volta a fazer a 3ª .O que é que acham?
Estou como tu amigo, vivi e cresci na Pontinha e nunca tive problemas com o meu carro, toda a gente sabia os carros da malta e ninguém mexia em nada, e agora é isto…


Um abraço

V.F.
 

batman

New Member
É engraçado que tambem pensei nisso, ficar lá de platão so para ter o prazer de apanhar essa rapaziada, amansa-los e entregar por correio azul na gnr, so para lhe dar trabalho, e olha que sou menino para isso.
Mas pronto eu gosto é de pedalar, mas para o ano se houver mais guias não me importo nada de ficar a porta de armas se for essa a solução, não era a primeira vez.

um abraço

vitor louçã
 
P

Peritus

Guest
larápios

Saudações betetistas, sei a solução para os assaltos.
Para o ano, cada um leva a sua garina e elas ficam a fazer a espera aos larápios e como compensação têm o prazer de nos pagar o almoço (de preferência uma sopa da pedra). A minha já disse que não se importava :D.
Para o ano estou a contar lá voltar, por isso tirem o cavalinho da chuva em não desorganizar outro passeio.
 

Fura-Ferreira

New Member
Companheiro Vitor,

A situação foi realmente desagradável, mas acima de tudo volto a repetir que toda a vossa "desorganização" foi muito bem feita: os trilhos fantásticos, companheiros do pedal do melhor, enfim tudo o que se pretende de um bom passeio de BTT "à moda antiga" !
Todavia, o meu desabafo foi mais um alerta para que algumas medidas sejam tomadas; penso que uma delas pode passar exactamente por estacionar os carros noutro local.

1 abraço
 

ramos

New Member
Amigo Louçã, tenho muita pena, mas se para o ano não houver martaona, terei que tomar medidas drásticas e processar a organização, pois não paguei 500 euros de inscrição para estar a ler estas coisas.

Agora falando a sério, poderemos partir de outro local, por exemplo se os senhores da casa Cadaval nos deixassem pôr lá os carros num sítio onde não estorvasse, era fixe, isto é apenas mais uma ideia.

Um Grande Abraço aqui da Lourinhã.
 

lfaustino

New Member
Epá assim de repente pensei aqui numa coisa!

A GNR e a PSP fazem serviços de vigilancia desde que sejam pagos!
Pq nao dividir o custo por todos os participantes? Ficava uma ninharia e assim todos ficavam contentes, ate mesmo a GNR que deveria fazer este serviço a lucrar...
 
Top